Anda di halaman 1dari 20

1

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE ESTRUTURAS DE CONCRETO II MATERIAL DE APOIO: DIMENSIONAMENTO DE PILARES EM CONCRETO ARMADO

1.1 INTRODUO: Pilares so elementos estruturais lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, cujas aes preponderantes so foras normais de compresso, que tm, como funo principal, receber as aes atuantes nos diversos pavimentos e conduzi-las at as fundaes. Os pilares, juntamente com as vigas, formam os prticos, que so os responsveis por resistir s aes verticais e horizontais e garantir a estabilidade global da estrutura.

Figura 1.1 Esquema estrutural em edificao lajes, vigas e pilares. Junto com as estruturas de fundao, os pilares constituem-se nos principais elementos estruturais de uma construo, pois a runa de um deles pode provocar danos globais, culminando, at mesmo, no seu colapso progressivo.

1.2 CARACTERSTICAS GEOMTRICAS: Dimenses mnimas: A seo transversal dos pilares, qualquer que seja a sua forma, no deve apresentar dimenso menor que 19 cm. Em casos especiais, permite-se a considerao de dimenses entre 12 cm e 19 cm, desde que no dimensionamento se multipliquem as aes por um coeficiente adicional n:

, sendo b a menor dimenso do pilar (cm).

As recomendaes referentes aos pilares so vlidas nos casos em que a maior dimenso do pilar (h) for menor ou igual () a 5b. Quando esta condio no for satisfeita, o pilar deve ser tratado como pilar-parede. Em qualquer caso, no se permite pilar com seo transversal de rea inferior a 360 cm.

1.2.1 COMPRIMENTO EQUIVALENTE (Le*):


Para pilar vinculado em ambas extremidades, o comprimento le o menor dos valores das designaes ilustradas na Figura 1.2.

Onde: lo distncia entre as faces internas dos elementos que vinculam o pilar; h dimenso da seo transversal do pilar, medida no plano da estrutura; l distncia entre os eixos dos elementos aos quais o pilar est vinculado.

Figura 1.2 Esquema para clculo do comprimento le.

Denomina-se comprimento de flambagem distncia entre os pontos de inflexo da deformada do pilar, cujas posies dependem das condies de apoio. Os casos mais usuais esto indicados na Figura 1.3.

Figura 1.3 Pontos de inflexo para determinao do comprimento de flambagem.

A aplicao do conceito do comprimento de flambagem ao comprimento le do pilar tem, como resultado, o valor do comprimento equivalente Le* do pilar.

1.2.2 RAIO DE GIRAO:

Onde: I o momento de inrcia da seo transversal; A a rea de seo transversal. Para o caso em que a seo transversal retangular:

1.2.3 NDICE DE ESBELTEZ:

Pode-se dizer que, quanto maior a esbeltez, maior a possibilidade do elemento comprimido flambar.A conveno adotada para a determinao do ndice de esbeltez, neste trabalho, est mostrada na Figura 1.4, onde apresentado um exemplo para a determinao do ndice de esbeltez de uma seo retangular com relao direo x. Sendo assim, x a esbeltez relacionada possibilidade do pilar flambar e se deslocar na direo x. Resumindo: o ndice x representa a direo na qual o pilar vai se deslocar em decorrncia da flambagem.

Figura 1.4 Conveno adotada para clculo do ndice de esbeltez.

Com base na Figura 1.4, tem-se que:

Analogamente,

Portanto, com os valores dos raios de girao dados no item anterior, os ndices de esbeltez para sees retangulares e circulares so dados, respectivamente, por:

onde h dimenso da seo transversal paralela direo em que o pilar vai se deslocar pelo efeito da flambagem. 1.3 CLASSIFICAO DOS PILARES:

1.3.1 QUANTO S SOLICITAES INICIAIS: Os pilares podem ser classificados de acordo com a solicitao inicial a que esto submetidos. So considerados pilares internos (ou interiores) aqueles submetidos a compresso simples, ou seja, que no apresentam excentricidades iniciais. Estes pilares localizam-se no interior do edifcio, de modo que as lajes e as vigas que neles se apoiam tm continuidade nas duas direes. Admite-se que as reaes sobre os pilares sejam centradas e que os momentos fletores a eles transmitidos sejam desprezveis, conforme mostrado na Figura 1.5.

Figura 1.5 Pilar interno (BASTOS, 2005).

Nos pilares de borda (ou de extremidade), as solicitaes iniciais so constitudas por uma fora normal de compresso e um momento fletor atuando no plano perpendicular borda, caracterizando uma flexo composta normal, conforme ilustrado na Figura 1.6. Portanto, h uma excentricidade inicial na direo perpendicular borda.

Figura 1.6 Pilar de borda ou de extremidade.

Pilares de canto so submetidos a flexo composta oblqua. As excentricidades iniciais ocorrem nas direes das bordas. As vigas e a laje so interrompidas no pilar nas duas direes, nas quais so gerados momentos fletores, alm da fora normal de compresso, conduzindo a uma situao inicial de flexo composta oblqua, ilustrada na Figura 1.7. As excentricidades iniciais, portanto, ocorrem nas direes das bordas.

Figura 1.7 Pilar de canto.

1.3.2 QUANTO ESBELTEZ:

Pilares curtos

1 Pilares mdios 1 < 90 Pilares curtos > 90

A NBR 6118/2003 no admite, em nenhum caso, pilares com ndice de esbeltez superior a 200.

7 1.3.2.1 Esbeltez Limite (1): A esbeltez limite corresponde ao valor da esbeltez a partir

do qual os efeitos de 2 ordem provocam uma reduo da capacidade resistente do pilar no estado limite ltimo, quando comparada com a capacidade resistente obtida de acordo com a teoria de 1 ordem. Essa reduo definida arbitrariamente, no devendo ser superior a 10%, segundo a NBR 6118/2003.

, onde 35 1 90

1.3.2.2 Coeficiente de Uniformidade (b): coeficiente que depende da distribuio de momentos no pilar.
a) Para pilares biapoiados ou em balano com momentos menores (ou iguais) que o momento mnimo:

b) Para pilares biapoiados sem cargas transversais, com pelo menos um dos momentos que atuam nas extremidades do pilar sendo maior que o momento mnimo:

Onde: MA e MB so os momentos solicitantes de 1 ordem nas extremidades do pilar, gerados a partir das excentricidades iniciais. Adota-se para MA o maior valor absoluto entre os dois momentos de extremidade. Adota-se o sinal positivo para MB, se este tracionar a mesma face que MA (curvatura simples), e negativo em caso contrrio (curvatura dupla), conforme mostrado na Figura 1.8.

Figura 1.8 Curvaturas simples e dupla dos pilares clculo de b.

8 c) Para pilares biapoiados com cargas transversais significativas ao longo da altura:

d) Para pilares em balano:

Onde: MA o momento de 1 ordem no engaste e MC o momento de 1 ordem no meio do pilar em balano.

1.4 EXCENTRICIDADE DE 1 ORDEM: Excentricidade inicial:


Em estruturas usuais de edifcios, ocorre um monolitismo nas ligaes entre vigas e pilares que compem os prticos. A excentricidade inicial, oriunda das ligaes dos pilares com as vigas neles interrompidas, ocorre em pilares de borda e de canto.

As excentricidades iniciais so provenientes da transmisso de momentos das vigas aos pilares, uma vez que a ligao desses elementos estruturais monoltica. Nos casos usuais, admite-se que as excentricidades iniciais surgem nos pilares de extremidade e de canto, em funo da falta de continuidade das vigas, conforme ilustrado pela Figura 1.9.

Figura 1.9 Esquema da transmisso de momentos das vigas aos pilares.

Com os diagramas de esforos de Fora Normal e de Momento Fletor em cada tramo do

pilar, calculam-se as excentricidades iniciais no topo e na base, dividindo-se o valor do momento fletor (M) pelo valor da fora normal (N).

1.5 CLCULO DO MOMENTO MNIMO: Em estruturas reticulares, a NBR 6118/2003 permite que o efeito das imperfeies geomtricas locais nos pilares seja substitudo pela considerao de um momento mnimo de 1 ordem:

Onde: Nd - fora normal de clculo; h - altura total da seo transversal na direo considerada (em metros); ei,min - excentricidade mnima igual a 0,015+0,03h (em metros). Admite-se que o efeito das imperfeies locais esteja atendido se for respeitado esse valor de momento total mnimo. A este momento devem ser acrescidos os momentos de 2 ordem. No caso de pilares submetidos flexo oblqua composta, esse mnimo deve ser respeitado em cada uma das direes principais, separadamente.

1.6 EXCENTRICIDADE DE 2 ORDEM:

A fora normal atuante no pilar, sob ao das excentricidades de 1 ordem (excentricidade inicial), provoca deformaes que do origem a uma nova excentricidade, denominada excentricidade de 2 ordem. A determinao dos efeitos locais de 2 ordem em barras submetidas flexo-compresso normal, pode ser feita pelo mtodo geral ou por mtodos aproximados. A considerao da fluncia obrigatria para ndice de esbeltez > 90, acrescentando-se ao momento de 1 ordem (M1d) a parcela relativa excentricidade suplementar ec . A NBR 6118/2003, em seu item 15.8.3.3 afirma que a determinao dos efeitos locais de 2 ordem pode ser feita por mtodos aproximados, como o do pilar padro e do pilar padro melhorado. Para tal, explicita dois processos: (i) Mtodo do pilar padro com curvatura aproximada e (ii) Mtodo do pilar padro com rigidez aproximada.

10

1.6.1 MTODO DO PILAR PADRO COM CURVATURA APROXIMADA: Pode ser empregado no dimensionamento de pilares com 90, com seo constante, armadura simtrica e constante ao longo do seu eixo.

Onde: b o coeficiente de uniformidade dos momentos; M1d,A o valor de clculo do momento de 1 ordem MA (maior momento no extremo do pilar); h a dimenso da seo do pilar, na direo analisada; a fora normal adimensional; fcd a resistncia a compresso de clculo do concreto; M1d,min o momento mnimo de 1 ordem.

1.6.2 MTODO DO PILAR PADRO COM RIGIDEZ APROXIMADA: Pode ser empregado no dimensionamento de pilares com 90, com seo RETANGULAR constante e armadura simtrica e constante ao longo do seu eixo. Este mtodo pode ser aplicado em pilares submetidos flexo composta oblqua, analisandose cada uma das duas direes principais, simultaneamente. O valor de clculo do momento total mximo no pilar (soma do momento de 1 ordem com o momento de 2 ordem) deve ser calculado pela expresso:

sendo: Md1,A o valor de clculo do momento MA; a rigidez adimensional, calculada aproximadamente por:

11

As demais variveis possuem o mesmo significado do mtodo anterior. Usualmente, 2 ou 3 iteraes so suficientes quando se optar por um processo iterativo. Para evitar o processo iterativo, o eng. Leonardo de Arajo dos Santos apresenta a formulao mostrada a seguir. A equao que fornece o valor do momento total :

Onde:

a = 5h (com h sendo a dimenso da seo transversal do pilar na direo analisada);


= . 5. . , com Mc sendo o momento a ser amplificado pelo efeito de

2 ordem (= b . MA Md1,min) = . .

Resolvendo a equao do segundo grau, tem-se, como raiz positiva, o seguinte valor:

1.7 DETALHAMENTO:

1.7.1 COBRIMENTO DAS ARMADURAS:


Cobrimento mnimo (cmin) o menor valor que deve ser respeitado ao longo de todo o elemento considerado. Para garantir o cobrimento mnimo, o projeto e a execuo devem considerar o cobrimento nominal (cnom), que o cobrimento mnimo acrescido da tolerncia de execuo (c).

As dimenses das armaduras e os espaadores devem respeitar os cobrimentos nominais, estabelecidos na tabela, para c = 10 mm.

Os cobrimentos so sempre referidos superfcie da armadura externa, em geral face externa do estribo. O cobrimento nominal deve ser maior que o dimetro da barra:

12

A dimenso mxima caracterstica do agregado grado utilizado no pode superar em 20% o cobrimento nominal, ou seja:

1.7.2 ARMADURA LONGITUDINAL:


Deve atender no s funo estrutural como tambm s condies de execuo, particularmente com relao ao lanamento e adensamento do concreto. Os espaos devem permitir a introduo do vibrador e impedir a segregao dos agregados e a ocorrncia de vazios no interior do pilar. Colaboram para resistir compresso, diminuindo a seo do pilar, e tambm resistem s tenses de trao. Tambm tm a funo de diminuir as deformaes do pilar, especialmente as decorrentes da retrao e da fluncia.

1.7.2.1 Dimetro das barras O dimetro das barras longitudinais no deve ser inferior a 10 mm e nem superior a 1/8 da menor dimenso da seo transversal:

1.7.2.2 Taxa geomtrica de armadura Define-se taxa geomtrica () de armadura longitudinal do pilar pela seguinte relao:

sendo: As - soma das reas das sees transversais das barras longitudinais; Ac - rea da seo transversal do pilar. A rea mnima de armadura longitudinal (As,mn) determinada pela seguinte expresso:

Portanto, a taxa geomtrica mnima de armadura igual a mn = 0,4%.

13 A mxima rea de armadura (As,mx) possvel em pilares, considerando-se inclusive a sobreposio de armadura em regies de emenda, deve ser de 8% da rea da seo transversal:

Portanto, a taxa geomtrica mxima de armadura igual a mx = 8%. Para que isso ocorra, a taxa geomtrica mxima na regio fora da emenda deve ser igual a mx = 4%. 1.7.2.3 Nmero mnimo de barras Em sees poligonais, dentre as quais esto includas as sees retangulares, deve existir pelo menos uma barra em cada canto ou vrtice do polgono (Figura 1.10). Em sees circulares, devem existir pelo menos seis barras, distribudas ao longo do permetro (Figura 1.10).

Figura 1.10 Esquema da distribuio de barras ao longo do permetro dos pilares.

1.7.2.4 Espaamento das barras longitudinais O espaamento mnimo livre entre as faces das barras longitudinais, medido no plano da seo transversal, deve ser igual ou superior ao maior dos seguintes valores:

Esses valores se aplicam tambm s regies de emenda por traspasse.

Figura 1.11 Esquema do espaamento entre barras ao longo do pilar.

14 O espaamento mximo (amx) entre os eixos das barras deve ser menor ou igual a duas vezes a menor dimenso da seo (b), sem exceder 40 cm, ou seja:

1.7.3 ARMADURA TRANSVERSAL:


Deve ser constituda por estribos e, quando for o caso, por grampos suplementares; Deve ser colocada em toda a altura do pilar, sendo obrigatria sua colocao na regio de cruzamento com vigas e lajes; Os estribos devem ser fechados, geralmente em torno das barras de canto, ancorados com ganchos que se transpassam, colocados em posies alternadas. Funes dos estribos: a) garantir o posicionamento e impedir a flambagem das barras longitudinais; b) garantir a costura das emendas de barras longitudinais; c) confinar o concreto e obter uma pea mais resistente ou dctil.

1.7.3.1 Dimetro dos estribos O dimetro dos estribos (t) em pilares no pode ser inferior a 5 mm ou 1/4 do dimetro da barra longitudinal:

1.7.3.2 Espaamento mximo dos estribos Deve ser igual ou inferior ao menor dos seguintes valores, medido na direo do eixo do pilar :

Pode-se adotar o dimetro dos estribos t menor que l/4, desde que as armaduras sejam constitudas do mesmo tipo de ao e o espaamento respeite tambm a limitao:

15

1.7.3.3 Resumo das principais recomendaes da NBR 6118/2003 a respeito do espaamento das armaduras em pilares:

Figura 1.12 Resumo das principais recomendaes da NBR 6118/2003 - espaamento das armaduras em pilares 1.7.3.4 Estribos suplementares Os estribos poligonais impedem a flambagem das barras longitudinais situadas em seus cantos e as por eles abrangidas, situadas no mximo distncia de 20 t do canto, desde que nesse trecho de comprimento 20 t no existam mais de duas barras, no contando a do canto. Quando houver mais de duas barras no trecho de comprimento 20 t ou barras fora dele, deve haver estribos suplementares.

Figura 1.13 Esquema explicativo da necessidade de aplicao de estribos suplementares.

16

Figura 1.14 Esquema explicativo da necessidade da formatao dos estribos suplementares.

Se constitudo por uma barra reta, terminada em ganchos, deve atravessar a seo do elemento estrutural e os seus ganchos devem envolver a barra longitudinal. Se houver mais de uma barra longitudinal a ser protegida junto extremidade do estribo suplementar, seu gancho deve envolver um estribo principal em ponto junto a uma das barras, o que dever ser indicado no projeto de modo bem destacado. Essa amarra garantir contra a flambagem essa barra encostada e mais duas no mximo para cada lado, no distantes dela mais de 20 t. Para essas amarras, necessrio prever um cobrimento maior.

Figura 1.15 Esquema explicativo da necessidade da formatao dos estribos suplementares.

1.7.4 EMENDA DE BARRAS LONGITUDINAIS:


Em funo do processo construtivo, as barras longitudinais dos pilares precisam ser emendadas. As emendas das barras podem ser por traspasse, por luvas com preenchimento metlico ou rosqueadas e por solda. A emenda por traspasse empregada por seu menor custo, alm da facilidade na montagem das barras da armadura na construo.

17 A emenda por traspasse no permitida para dimetros de barras maiores que 32mm; tirantes e pendurais (elementos inteiramente tracionados). O comprimento de traspasse nas barras longitudinais comprimidas determinado pela expresso:

sendo que: lb,nec o comprimento de ancoragem necessrio; loc,min o maior valor entre 0,6lb, 15 e 200 mm; lb o comprimento de ancoragem bsico. a) Comprimento bsico de ancoragem:

sendo que:

onde:

b) Comprimento de ancoragem necessrio:

onde:

18

Em resumo:

Onde:

Ento:

Logo:

19

Emenda por traspasse das barras longitudinais em pilares:

Figura 1.16 Esquema de emenda por traspasse das barras longitudinais em pilares.

1.8 ROTEIRO PARA DIMENSIONAMENTO DE PILARES:


a) Caractersticas geomtricas Comprimentos equivalentes ndice de esbeltez b) Excentricidades Inicial (ei,x; ei,y) Base e topo do pilar Acidental (ea,x; ea,y) Seo intermediria: Verificar o momento mnimo de 1 ordem (M1d,mn) Necessidade de excentricidade de 2 ordem: Esbeltez limite (1) Efeitos de 2 ordem: Mtodos aproximados c) Situaes de clculo Seo de topo Seo de Base Seo Intermediria d) Dimensionamento das armaduras Situao mais desfavorvel Equaes adimensionais Escolha do baco Taxa mecnica de armadura () rea de ao

20

e) Detalhamento Armadura Longitudinal Dimetro das barras Taxas mnimas e mximas de armadura longitudinal Nmero mnimo de barras Espaamentos para armadura longitudinal Detalhamento Armadura transversal Dimetro Espaamentos para armadura transversal Proteo contra flambagem localizada das armaduras Comprimento dos estribos Comprimento dos estribos suplementares Nmero de estribos Nmero de estribos suplementares Desenho da seo transversal Comprimento das esperas Comprimento total das barras longitudinais f) Desenhos

Anda mungkin juga menyukai