Anda di halaman 1dari 2

Colgio Estadual Machado de Assis. Aluno(a):__________________N0______Data:________ Profa.

Allison Ensino Medio 10 no Turma_______

Valor:___________

PRINCIPAIS SUBDIVISES DA BIOLOGIA:


A Biologia apresenta vrias subdivises, de acordo com os diversos nveis de complexidade em que o mundo vivo se organiza. As principais reas em que subdivide a biologia so:
Bioqumica ou Citoqumica -> Estuda os componentes qumicos da matria viva e seus respectivos papis biolgicos. Morfologia (do grego morpho, forma, e logos, estudo, cincia) Estuda como os seres vivos so constitudos. Fisiologia (do grego physio, natureza, no sentido de funcionamento) Estuda como os seres vivos funcionam. A Morfologia e a Fisiologia esto intimamente relacionadas.A Morfologia pode ser estudada em diversos nveis: Anatomia (do grego anatome, dissecao) estudam a estrutura e organizao dos seres vivos, tanto externa quanto internamente. Histologia (do grego hystos, tecido) o estudo dos tecidos biolgicos, sua formao, estrutura e funo. uma das disciplinas fundamentais dos cursos das reas de sade e biolgica. Citologia (do grego kitos, clula) estuda as clulas no que diz respeito sua estrutura, suas funes e sua importncia na complexidade dos seres vivos. - Esses so os trs principais ramos em que se subdivide a Morfologia. Sistemtica Estuda da diversidade biolgica, ou biodiversidade. Taxonomia (do grego taxis, ordem, e nomos, lei) Classificao biolgica. Embriologia (do grego embryon, embrio) Estuda a formao dos complexos rgos e sistemas de um animal, a partir de uma nica clula indiferenciada. Gentica (do grego genetikos, que gera, procria) Estuda a forma como se transmitem as caractersticas biolgicas de gerao para gerao. Ecologia (do grego oikos, casa) Estuda os ecossistemas, ou seja, o estudo cientfico da distribuio e abundncia dos seres vivos e das interaes que determinam a sua distribuio e abundncia. Paleontologia (do grego palaios, antigo, e ontos, ser) Estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geolgico, bem como os processos de integrao da informao biolgica no registro geolgico, isto , a formao dos fsseis. Evoluo - a mudana das caractersticas hereditrias de uma populao de uma gerao para outra. Este processo faz com que as populaes de organismos mudem ao longo do tempo. Pode-se tambm subdividir a Biologia levando em conta os grupos de organismos estudados: Virologia, que estuda os vrus; a Microbiologia, que estuda os microrganismos, em particular as bactrias; a Micologia; que estuda os fungos; a Protozoologia, que estuda os protozorios; a Parasitologia, que estuda os organismos parasitas em geral; a Botnica, que estuda as plantas; a Zoologia, que estuda os animais; a Ornitologia, que estuda as aves; a Ictiologia que estuda os peixes; a Herpetologia, que estuda anfbios e rpteis; a Entomologia, que estuda os insetos, e assim por diante. Fonte: http://phdoctors.wordpress.com/category/ciencias/biologia
SIMBOLO DO CURSO DE BIOLOGIA

1-RESPONDA COMPLETANDO COM AS DIVISES DA BIOLOGIA: 1 A ________________ apresenta varias subdivises, de acordo com os diversos nveis de complexidade em que o mundo vivo se organiza. 2-_________________ estuda os componentes qumicos da matria viva e seus respectivos papis biolgicos. 3-_________________ estuda as estruturas que compe as clulas. 4-_________________ estuda a organizao e funes dos tecidos vivos. 5-_________________ estuda a forma e a organizao de rgos e sistemas. 6-_________________ estuda as funes dos rgos e dos sistemas vitais.

7-_________________ estuda a classificao dos organismos vivos. 8-_________________ estuda os seres microorganismos. 9-_________________ estuda a formao e o desenvolvimento dos embries. 10-_________________ estuda as leis que regem a hereditariedade. 11-_________________ estuda os principais seres vivos que fazem parte do reino vegetal. 12-_________________ estuda os principais seres vivos parasitas. 13-_________________ estuda as transformaes ocorridas nos seres vivos ao longo das geraes. 14-_________________ estuda os principais seres vivos do Reino Fungi (fungos). 15-_________________ estuda os principais seres vivos do Reino Animal. 16-_________________ estuda as relaes dos seres vivos entre si e com o ambiente em que habitam. 2- COMPLETE COM AS PRINCIPAIS DIVISES DA BIOLOGIA:

1 1 0

MOD A

1 0

Anda mungkin juga menyukai