Anda di halaman 1dari 4

Sonho Lcido O sono em si algo muito curioso.

. Muitos foram os grandes homens que estudaram o estado onrico, mas poucos conseguiram explicar o que ocorria quando suas conscincias tomavam conhecimento de que estavam sonhando e assim assumiam o comando dos acontecimentos. A isto chamamos de sonhos lcidos ou sonhos translcidos Farei uma melhor comparao entre os mais variados tipos de sonhos. Primeiramente, perguntaranos, o que um sonho? Algumas respostas so propostas por muitos pesquisadores, como por exemplo: * Um sonho uma manifestao de imagens e, s vezes, sons os quais apresentam interrelaes comuns ou incomuns. * Um sonho um espelho que reflete algum aspecto da vida ou do inconsciente. * Um sonho um chamado para viver a vida de uma forma mais intensa do que pode ser vivida em apenas um estgio de conscincia. * Um sonho a criao da noite etc... Freqentemente, as imagens onricas so o foco central de um conflito ou tenso interagindo com o eu desafiado. Ento, existe a finalizao ou resoluo no sonho, no qual o conflito ou complicao terminado pela situao onrica, criando-se a sensao de desabafo ou equilbrio. Mas nem sempre assim ocorre. Isto depender do grau de complicao no qual o sonhador est envolvido. No me cabe aqui discutir o que seja o sonho, mas sim, de explicar, ou melhor, fornecer alguns dados referenciais sobre algumas modalidades de sonho e proporcionar ao leitor uma sensibilidade mais acurada de distinguir um determinado fenmeno onrico de uma projeo, e certamente ensinar como despertar o "EU" extrafsico atravs de um sonho translcido. Tipos de sonho

Existem muitos tipos de sonhos que podem ocorrer em uma noite apenas. Existem os pesadelos, ou sonhos de extrema ansiedade nos quais o que no encarado conscientemente pelo sonhador, sobrevir a toda fora inconscientemente num sonho. Muitas vezes os pesadelos podem ser utilizados como molas impulsoras para o estmulo de uma projeo consciente. Ocorre, ento, o que chamamos de sonhos estimuladores, os quais classificam-se como sonhos translcidos, e conseqentemente, aps algum treino, podero ser dominados e, assim, sero como portas de entrada para uma nova dimenso. Vamos ento classificar melhor alguns tipos de sonhos mais comuns. Os grande sonhos: So aqueles que refletem a maior parte de nossas vidas e os quais so repletos de simbolismos espirituais de total significado para o nosso "EU" interior. Eles ajudam a clarificar nossas mentes conscientes e nos fornecem informaes curativas para qualquer problema que esteja perturbando nossa vida consciente. Sonho ordinrio: o sonho do dia-a-dia, muitas vezes apresentados de maneira jocosa e sem sentido. So imagens sem significado, decorrentes de impulsos psicoemocionais saturados em nossa mente subconsciente. Sonho comprobatrio: So aqueles que mostram que o caminho que tomamos em nossa vida foi o melhor que poderamos ter feito. Por exemplo: Uma pessoa sonhou um dia depois de ter sado de seu emprego, o qual no mais suportava, que sua av, h muito falecida e a qual era muito querida, vinha de um lugar muito distante para parabeniz-lo pela deciso que havia tomado e que assim que iniciasse o novo emprego seria muito bem sucedida. No dia seguinte, a pessoa acordou cheia de coragem para enfrentar a nova situao. Sonho premonitrio: So aqueles os quais o indivduo sonha algo que ir ocorrer com ele mesmo ou com algum bem prximo de sua convivncia diria. Trata-se de uma expanso de conscincia podendo ser considerada at mesmo como um impulso que desfia o tempo e espao. Sonho translcido: Descreve o estado onrico no qual o ego, ou melhor, o EU, para quela experincia em si orientando as cenas e imagens onricas onforme seu desejo e livre escolha, ou ento, o sonhador percebe que est sonhando e passa a perceber que que est ocorrendo, passando ento a ponderar e orientar as cenas. Isto o que est bem prximo para o disparo de uma projeo consciente. Certamente alguns sonhos so mais intensos ou vvidos que outros.

Na realidade, o estado de sonho translcido deveria ser o ponto que todas as pessoas, ao menos, deveriam alcanar, no intuito de, posteriormente, analisarem de uma forma mais ponderada o que ocorre a nvel subconsciente, pois sabemos que muitos de ns deixamos nossos impulsos apoderarem-se de ns sem ao menos questionarmos a ns mesmos o porqu daquilo realmente acontecer. Atravs do sonho lcido podemos ter acesso que desejamos aos pontos mais sensveis de nossas mentes. Como chegar ao ponto de controlarmos o prprio sonho? Para tal, aqui proponho alguns exerccios que podero ser teis ao desenvolvimento do estado translcido. Esta experincia foi extrada do tratado sobre "Dreamwork" desenvolvido pelo Jungian-Senoi Institute dirigido pelo professor Strephon Kaplan Williams, como segue:

Sonhando translucidamente

1 Determine seus valores, razes e intenes para produzir o sonho translcido. 2 Faa uma lista dos perigos, em termos de importncia prpria, os quais podero ocorrer e perturbar seu intento de produzir o sonho translcido. 3 Formule uma ao simples ou sinal, o qual, no momento em que o sonho ocorrer far disparar a conscincia de que est sonhando. Voc poder escolher qualquer objeto ou parte do corpo, como sinal, o qual assim que focalizado na cena onrica entrar em reao com aquilo previamente determinado conscientemente. 4 Mantenha sempre um registro de sucessos e falhas. 5 Assim que conseguir engendrar em sua mente o sinal, procure perceber em detalhes o momento certo de influenciar seu prprio sonho. Procure dominar exatatamente o que est acontecendo, tornando-se senhor de seu prprio mundo onrico. 6 A prxima fase escolher o que fazer com a habilidade de se influenciar o sonho. Voc pode manipular o estado onrico de vrias formas, por exemplo, escolher voar ou deixar seu corpo e explorar outra cidade. 7 Registre o que viu e sentiu. Avalie seu significado.

8 Examine detalhadamente os sonhos translcidos espontneos pois os mesmos podem conter sinais que podero tornar-se sinais para o disparo permanente de induo a novas experincias translcidas. Como podemos notar, esta foi mais uma dica til que poder auxiliar o leitor a vivenciar, de uma forma mais efetiva e controlada, a experincia fora do corpo.

Anda mungkin juga menyukai