Anda di halaman 1dari 10

Guarde este manual para referncias futuras.

Moendas de Cana CANA SHOP


Debulhadores de Milho

Moendas de Cana

BETONEIRA
www.vencedoramaqtron.com.br

Modelo e o nmero de srie podem ser encontrados na etiqueta principal. Voc deve anot-los em um local seguro para possveis usos futuros.
Batedeiras de Cereais

Trilhadeiras

Desintegradores

Trituradores para milho mido

Ensiladeiras

Bombas Mancal

Betoneiras
R

Carretas

www.vencedoramaqtron.com.br

MAQTRON IMPORTAO E EXPORTAO LTDA.


Av. Caetano Natal Branco, 3800 - Bloco B Centro Empresarial - 89600-000 Joaaba - SC Fone: 49 3551-2525 Fax: 49 3551-2526 e-mail: maqtron@vencedoramaqtron.com.br
PARA SUA SEGURANA LEIA E ENTENDA TODO ESTE MANUAL ANTES DE OPERAR A MQUINA.

Manual do Proprietrio

CERTIFICADO DE GARANTIA
Comprador:_________________________________________________________________ Endereo:__________________________________________________________________ Cidade:__________________________________ CEP:_________________ Estado:______ Produto:____________________ Mod.:_________ N________ Srie:________ Ano:______ Nota Fiscal:_________________________________________ Data:______/______/______ Revendedor:________________________________________________________________
DECLARO ter recebido o Certificado de Garantia, devidamente preenchido e as instrues de Uso.
Carimbo e assinatura do Revendedor Assinatura do Comprador

A MAQTRON IMPORTAO E EXPORTAO LTDA. garante seus produtos contra imperfeies de fbrica, nas condies abaixo estabelecidas: A - REGRAS GERAIS A - 1. Sero substitudas em garantia, todas as peas reconhecidas como deficientes ou defeituosas. A - 2. As peas substitudas sero de propriedade da MAQTRON IMPORTAO E EXPORTAO LTDA. A - 3. Sero atendidas em garantia, no caso de apresentarem imperfeies para o uso todas as peas, desde que sofram exame do nosso departamento tcnico. A - 4. Os Servios de garantia sero efetuados nas dependncias de oficina autorizada, sendo que as despesas de transporte sero por conta do cliente. A - 5. A MAQTRON IMPORTAO E EXPORTAO LTDA. reserva-se o direito de alterar as especificaes de seus desenhos ou produtos, sem qualquer aviso prvio e sem incorrer na obrigao de efetuar as mesmas especificaes nos produtos anteriormente vendidos. A - 6. A fbrica no se responsabiliza por garantias extras no impressas no presente Certificado, bem como no assume responsabilidade pela validade do prazo de garantia, quando o canhoto do Certificado no for remetido fbrica logo aps o preenchimento. A - 7. A MAQTRON IMPORTAO E EXPORTAO LTDA., garante seus produtos contra imperfeies de fbrica, nas condies abaixo estabelecidas: B - CONDIES DE ATENDIMENTO B - 1. A reclamao deve ser feita diretamente ao Revendedor/Oficina Autorizada ou Fbrica, logo aps a constatao do defeito. B - 2. Que os defeitos no sejam oriundos do uso imprprio do produto, acidentes ou quedas, transportes, fora maior, elementos da natureza ou inobservncias das orientaes contidas no Manual de Instrues. B - 3. A permanncia de uma imperfeio por falta de aviso (reclamao), certamente acarretar em outros danos que no poderemos atender e ainda nos obriga a cortar em definitivo a garantia do produto. C - PRAZO DE VALIDADE C -1. A validade ser de 6 (seis) meses, a contar da data de venda ao comprador, a qual dever constar no Certificado de Garantia, juntamente com o nmero de Nota Fiscal. D - EXTINO D - 1. Pelo decurso do prazo de validade. D - 2. Que a mquina tenha sofrido a interveno de pessoa no autorizada ou alterao na estrutura, construo ou funcionamento. D - 3. A inobservncia de qualquer uma das recomendaes constantes do Manual de Instrues e deste Termo de Garantia.

MAQTRON IMPORTAO E EXPORTAO LTDA.


Av. Caetano Natal Branco, 3800 - Bloco B Centro Empresarial 89600-000 Joaaba/SC Fone: 49 3551-2525 Fax: 49 3551-2526 e-mail: maqtron@vencedoramaqtron.com.br site: www.vencedoramaqtron.com.br

Catlogo de Peas

Manual do Proprietrio - Betoneira


Avisos de Segurana e Instrues
Conhea sua Betoneira Leia e entenda o manual do usurio e etiquetas fixas na betoneira. Aprenda suas aplicaes e limitaes bem como o potencial especfico de riscos peculiares mesma. Se familiarize com os controles antes de operar esta betoneira. Fique Atento No opere a betoneira quando estiver cansado ou distrado. Observe o que voc estiver fazendo o tempo todo. Evite Condies Perigosas Tenha certeza de que h espao adequado. Mantenha sua rea de trabalho limpa e bem iluminada. reas desorganizadas esto mais propensas a acidentes. Mantenha a rea ao redor da betoneira livre de obstculos, graxa, leo, lixo e outros objetos que possam causar quedas sobre as partes mveis do equipamento. S use ou opere a betoneira em local slido e plano que seja capaz de suportar o peso do equipamento e sua carga para prevenir a betoneira de tombar. No tente mover a betoneira quando estiver carregada ou em uso. Esta betoneira prpria substncias explosivas ou inflamveis. No a use em reas onde haja emanaes de tinta, solventes ou lquidos inflamveis como um potencial de risco. Evite Condies Perigosas Tenha certeza de que h espao adequado. Mantenha sua rea de trabalho limpa e bem iluminada. reas desorganizadas esto mais propensas a acidentes. Mantenha a rea ao redor da betoneira livre de obstculos, graxa, leo, lixo e outros objetos que possam causar quedas sobre as partes mveis do equipamento. S use ou opere a betoneira em local slido e plano que seja capaz de suportar o peso do equipamento e sua carga para prevenir a betoneira de tombar. No tente mover a betoneira quando estiver carregada ou em uso. Esta betoneira prpria para produo de concreto, argamassa ou reboco. Ela no prpria para a mistura de substncias explosivas ou inflamveis. No a use em reas onde haja emanaes de tinta, solventes ou lquidos inflamveis como um potencial de risco.
3

18

Inspecione sua Betoneira Verifique sua betoneira antes de lig-la. Mantenha-a guardada em local de trabalho ordenado. No ligue a betoneira com a proteo motorenvolta em plstico. Verifique todas as porcas e parafusos apertando-os antes de cada uso, especialmente os que requerem mais segurana nos mecanismos de engrenagens. Vibrao durante a mistura pode causar estas solturas. Tenha o hbito de verificar para ver se todas as ferramentas de ajuste, ps, esptulas manuais e outras ferramentas / equipamentos foram removidos da rea da betoneira antes de lig-la. Substitua partes danificadas antes de us-la. As etiquetas de orientao mostram informaes importantes. Substitua as mesmas assim que estiverem danificadas. Roupas Apropriadas No use roupas largas, luvas, colares ou jias (anis, relgios). Eles podem ficar presos em partes moveis. Luvas protetoras no-condutoras eletricamente e calados antiderrapantes so recomendados para o manuseio do equipamento. Use proteo para cabelo quando tiver cabelo comprido, prevenindo-se assim contra ficar preso no maquinrio. Use sempre culos com proteo facial. culos de uso dirio tm somente lentes resistentes a impactos. Eles no so culos de proteo. No Abuse do Fio Eltrico Nunca carregue a betoneira pelo fio eltrico ou puxe-o para desconectar da tomada. Mantenha o fio eltrico longe do fogo, leo e equipamentos cortantes. Extenso do Fio Eltrico A extenso do fio eltrico no deve ser mais de 50 metros. O tipo de fio deve ser de 1.5mm para permitir corrente suficiente para o motor. O uso imprprio da extenso do fio eltrico pode causar operao ineficiente na betoneira o que pode resultar em super aquecimento e dano no motor. Somente fio eltrico de extenso para a especificao H07RN-F prprio para o uso externo deve ser usado. Evite o uso de conexes no isoladas inadequadas. As conexes devem ser feitas com material protegido fornecido para uso externo. Tenha certeza de que qualquer conexo esteja seca e segura. Assegure-se de que a extenso do fio eltrico est cuidadosamente revestida para evitar lquidos, partes cortantes e locais onde veculos possam passar sobre os mesmos. Evite que a extenso de fio eltrico possa ficar presa sob a betoneira. Desenrole-a completamente ou ela super aquecer e poder pegar fogo.
4

Aviso No despeje ou esguiche gua diretamente sobre a capa do motor, especialmente nas aberturas da mesma. Remova qualquer material da capa do motor. No use derivados de petrleo, aguarrs, verniz ou solvente para tintas, fluidos de lavanderia ou produtos similares. O uso de produtos qumicos pode afetar as propriedades da capa que foi feita com alta densidade polietileno PET.

Instrues de Manuteno
Aviso Assegure-se de que a extenso do cabo est sempre desconectada antes da capa do motor ser removida. A correia de propulso est sempre sobre constante tenso por uma induo de carga espiral. Os rolamentos so blindados. Aviso O diagrama de instalao eltrica e as partes esquemticas neste manual esto somente como ferramentas de referncia. Nem o fabricante ou o distribuidor faz qualquer representao ou garantia de qualquer tipo para o comprador que ele/ela est qualificado a fazer qualquer reparo no produto para substituir qualquer parte do produto. Somente tcnicos qualificados devem reparar a betoneira. Qualquer manuteno e reparos realizados, para qualquer dos componentes eltrico devem ser submetidos a um eletricista tcnico qualificado. As partes no circulo somente devem ser ajustadas por um eletricista tcnico qualificado.

Esquema Eltrico

17

Carregamento
Aviso Desenrrole completamente a extenso do cabo. Conecte-o na betoneira antes de conectar na alimentao de energia. Sempre ligue a betoneira antes de carregar o tambor. Carregar o tambor com o mesmo girando. No jogar material dentro do tambor para evitar o rompimento do fundo do tambor. Escoar regularmente. NOTA: Um protetor eltrico embutido fornecido no motor para preveni-lo de super aquecimento. O protetor trmico reinicia automaticamente quando o motor esfriar. Para melhores resultados, proceda como segue: 1. Adicione o montante requerido de cascalho dentro do tambor. 2. Adicione o montante requerido de cimento dentro do tambor. 3. Adicione o montante requerido de areia dentro do tambor. 4. Despeje o montante requerido de gua dentro do tambor.

Evite Choque Eltrico Verifique se o circuito eltrico est protegido adequadamente e que ele corresponde com a fora, voltagem e freqncia do motor. No conecte ou desconecte o motor quando estiver em contato com o piso molhado. No use a betoneira em reas molhadas ou expostas chuva. Previna o contato corporal com superfcies aterradas. Tenha certeza de que seus dedos no toquem o prolongamento dos pinos de metal quando for conectar a betoneira. Mantenha visitantes e crianas afastadas Mantenha pessoas no autorizadas longe da betoneira. No permita que algum apie-se na betoneira. No exagere Mantenha equilbrio e sustentao prpria o tempo todo quando carregar ou descarregar a betoneira. Nunca fique em p sobre a betoneira. Acidentes graves podem ocorrer se a betoneira tombar ou se as partes mveis esto intencionalmente desconectadas. No armazene nada sobre ou perto da betoneira onde algum possa ficar em p sobre a betoneira para alcan-los. Evite acidentes inesperados Mantenha as mos fora do caminho de todas as partes mveis. No coloque qualquer parte ou qualquer coisa ou ferramentas como ps dentro do tambor durante o uso. Quando em uso, no passe as mos atravs dos vos entre a estrutura e o brao de suporte. No force o equipamento Ela far um trabalho melhor e mais seguro seguindo o ndice de design. Trabalhe sempre dentro do ndice de capacidade. No inicie o motor se o tambor estiver carregado totalmente. No desligue a betoneira quando estiver cheia de concreto. No use a betoneira para um propsito ao qual ela no foi desenvolvida. A betoneira no para ser puxada/transportada por nenhum veculo. Nunca deixe a betoneira rodar desatentamente No deixe a operao da betoneira at sua parada completa.
5

Esvaziamento
No desligue a betoneira enquanto estiver com carga. Esvazie a betoneira com o tambor girando.

Limpeza
Aviso Nunca coloque as mos dentro do tambor quando estiver girando. Limpe completamente a betoneira no final de cada dia de operao. Mantenha sua betoneira limpa. O mais leve trao de material deixado no tambor endurecer e atrair mais cada vez que a betoneira for usada at que a mquina se torne imprestvel. O cimento seco deveria ser raspado do tambor. No jogar tijolos dentro da betoneira para fazer limpeza. No bater o tambor com a p, um martelo outras ferramentas para quebrar as acumulaes de mistura de cimento seco, resultando em danos para o equipamento. O tambor pode ser limpo com gua usando uma mistura de gua e pedras. Ento esvazie o tambor eliminado a mistura de gua/pedras e esguiche o tambor na posio de esvaziamento por dentro e por fora. A betoneira de concreto de construo de classe de proteo IP45D permite voc esguichar cuidadosamente o tambor na posio de esvaziamento.
16

Desligue a fora Nunca abra a capa do motor antes de desconectar a betoneira. Desligue a alimentao de energia quando no estiver em uso, antes de mover, fazer ajustes, troca de partes, limpeza, ou trabalhos na betoneira. Consulte o manual tcnico antes do servio. Mantendo sua betoneira com cuidado Limpe a betoneira imediatamente aps o uso. Mantenha a betoneira limpa para um uso melhor e mais seguro. Na manuteno da betoneira, substitua as partes somente por partes originais. Proteja o meio ambiente Leve o material para pontos de coleta autorizados ou siga as recomendaes no pas onde o equipamento est sendo usado. No descarte materiais dentro de crregos, no solo ou gua. Armazene equipamento no usado Quando no estiver em uso, a betoneira deve ser armazenada em local seco para prevenir contra a ferrugem. Mantenha a betoneira longe de crianas e outros no qualificados.

Posio para mistura/carregamento


Para argamassa Para concreto

Posio vazia

Posio de armazenamento

Tabela de Contedos
Avisos de segurana e Instrues.........................................................3 Conexes Eltricas.................................................................................6 Especificaes........................................................................................7 Instrues de Montagem..........................................................................8 Instrues de Operao............................................................................14 Instrues de Manuteno.......................................................................17 Diagrama de Instalao Eltrica...............................................................17 Catlogo de Peas....................................................................................18

Conexes Eltricas
Esta betoneira est duplamente isolada para proteo Classe II e taxada em IP45D. A isolao ser somente eficaz se as partes de isolamento original so usadas para reparar os espaos entre o isolamento original que so mantidos. O duplo isolamento elimina a necessidade para o cabo eltrico de trs fios de energia aterrada e sistema de fornecimento de fora aterrada. Ferramentas duplamente isoladas podem usar tanto um cabo de dois fios ou de trs fios.
6 15

NOTA: No conecte o ncleo ao pino de aterramento.

Modelo Motor Voltagem Capacidade do Tambor Velocidade do Tambor C Dimenses L H Peso

HCM 160 150W 220V/60HZ 46 litros 29.8/min. 510 mm 1070 mm 885 mm 22 kg

HCM 400 500W 220V/60HZ 115 litros 26.7/min. 710 mm 1200 mm 1350 mm 49 kg

HCM 450 550W 220V/60HZ 125 litros 26.6/min. 710 mm 1200 mm 1400 mm 58 kg

A caixa de transmisso Alinhando as cavas do eixo, deslize a caixa de transmisso sobre a haste do pinho. Afirme a caixa de transmisso na estrutura com quatro porcas M8.

Modelo com basculamento por barra

Instrues de Operao
Inclinao do tambor A barra/volante basculante da carga com travamento de encaixe fornece um controle positivo fcil do tambor que pode ser travado na mistura, descarga e posio de armazenamento. O tambor travado na posio do encaixe na barra/volante basculante de auto posicionamento que prende dentro da plataforma de travamento na estrutura da betoneira. Para bascular o tambor, remova a barra/volante basculante para desprender os encaixes de travamento. Isto ento permite que a barra/volante basculante e o tambor girem na mesma direo. Para reter o tambor na posio, alinhe a trava com as fendas, solte a barra/volante basculante que retm o tambor. Gire a barra/volante at que o encaixe de travamento prenda dentro da plataforma de travamento na estrutura da betoneira.

14

Modelo com basculamento por volante

Instrues de Montagem
NOTA: A montagem recomendada por duas pessoas. Suporte 1. Somente para modelo de giro de volante A mola espiral apertada em seu cabo por uma plataforma em forma de U para uma montagem mais fcil. Deslize o volante sobre a haste de dimetro mais largo at os furos do suporte triangular se alinhem com o furo de sondagem. Insira um parafuso hexagonal M10X60 e aperte com uma porca e arruelas chata e de presso de um lado. Aperte a porca contra o suporte triangular firmemente, mas no to apertado para prevenir a barra de revolver em torno do eixo sobre o parafuso. Libere a mola espiral pela remoo da plataforma em forma de U.

13

O Suporte 4. A arruela de couro deve ser posicionada dentro entre o tambor e a p. Fixe a p de mistura no interior usando uma arruela chata, uma arruela espiral e porca. 5. Finalmente, assegure-se de que a montagem da p de mistura na parte superior e inferior est apertada. O giro com barra/volante 1. Deslize o prato de trava sobre a haste de dimetro largo na extremidade do suporte da estrutura com o aro de face para dentro como mostrado na figura. Fixe com dois parafusos M8X25, cada um com uma porca e arruelas chata e de presso. 1. Com um parafuso de separao dentro de cada buraco em cada munho do eixo, coloque uma arruela chata, ento uma roda seguida por outra arruela chata. Insira um outro pino de separao dentro do buraco do eixo da roda pelo lado de fora de cada arruela. Dobre cada lado dos pinos externos assim eles no sairo.

2. Com a estrutura deitada de lado, fixe a perna do suporte como mostrado na figura. Insira dois parafuso hexagonais M8X70 nos buracos de um lado, ento arruelas chatas, arruelas de presso e porcas do outro lado. Tambm fixe com um parafuso hexagonal M8X55 com arruela de presso e arruelas chatas para a porca sobre a estrutura. Aperte-as.

1. Somente para modelo de giro com barra Insira a fenda para dentro da barra cilndrica. Segurando no lugar com um dedo, coloque a barra sobre a haste de dimetro mais largo para que a haste retenha a mola espiral. Pressione para baixo sobre a barra at que os furos do suporte triangular se alinhem com o furo de sondagem. Insira um parafuso hexagonal M10X60 e aperte com uma porca e arruelas chata e de presso de um lado. Aperte a porca contra o suporte triangular firmemente, mas no to apertado para prevenir a barra de revolver em torno do eixo sobre o parafuso.
12 9

3. Levante a estrutura e fixe o suporte em forma de triangular com rodas da mesma maneira. 4. Certifique-se de que todos os parafusos e porcas esto apertados. Tambor Inferior 1. Deslize o bloco do suporte sobre a coluna. Segure-a no lugar com argola espiral de 42. 2. Cuidadosamente e com duas pessoas, fixe o tambor inferior com o brao do suporte sobre os suportes laterais como mostrado na figura, para que o bloco do suporte encaixe-se dentro dos canais fornecidos nos suportes laterais. O dimetro mais largo da haste deve estar apoiado na extremidade do suporte. 3. Em cada lado, alinhe os furos nos suportes laterais com os do bloco do suporte e insira um parafuso hexagonal M8X65 de um lado, ento uma arruela chata, uma arruela de presso e a porca do outro lado. Aperte com uma chave inglesa. O tambor superior 1. A posio do tambor superior sobre o tambor inferior servindo de borda, certificando-se que a montagem dos furos se alinhe em ambos bem como as flechas em suas posies corretas. 2. Insira um parafuso de cabea em cruz M6X16 em cada um dos furos de aro. Afirme cada parafuso de baixo com uma arruela chata, uma arruela de presso e uma porca. Certifique-se que o processo de aperto realizado progressivamente. 3. Afirme as ps de mistura na parte superior do tambor colocando dois parafusos de cabea em cruz M8X16 de fora par dentro atravs dos furos no tambor.

As ps de mistura Montar as ps de mistura dentro do tambor inferior livremente como mostrado na figura dois furos so fornecidos na base do tambor dentro do qual um parafuso M8X20 pode ser inserido de fora para dentro. Um arruela de couro, uma arruela Chata, uma arruela de presso e uma porca deveriam ser passadas livremente para dentro. A arruela de couro deveria ser colocada sob as ps contra o tambor. NOTA: Duas flechas esto posicionadas uma no tambor inferior e outra no tambor superior para acertar sua posio. Se tiver alguma dificuldade para posicionar as ps de mistura, til que se monte temporariamente o tambor superior sobre o tambor inferior, girando-o para que as flechas se alinhem.
10 11

Anda mungkin juga menyukai