Anda di halaman 1dari 7

Configure um segundo roteador para aumentar a cobertura da sua Wi-Fi OUT 25 Publicado por CFMMorris Casas grandes ou apartamentos

com muitas paredes grossas por vezes sofrem com a falta ou com a fraqueza do sinal da rede sem fio emitida por um nico roteador. possvel comprar um roteador mais potente ou ento adquirir uma antena adicional com mais alcance para aumentar o sinal do Wi-Fi, mas isso custa bastante dinheiro. Para se ter uma idia, uma antena nova bsica de 22DBI (que no assim to potente) custa em torno de R$ 50,00. Alm disso, se o roteador estiver numa posio ruim, como debaixo de uma laje espessa, num cmodo de paredes muito grossas ou com outros aparelhos eletrnicos causadores de interferncia, a adio de uma nova antena provavelmente no resolver o problema da intensidade do sinal na residncia. A melhor soluo de todas para esse tipo de problema a amplificao do sinal por meio do uso de um segundo roteador (repetidor de sinal) posicionado em uma poro da residncia onde o sinal do primeiro roteador comea a enfraquecer. Nesse tutorial ns ensinaremos como transformar basicamente qualquer roteador Wi-Fi, novo ou velho, num roteador repetidor de sinal. O que acha? Tire aquele roteador antigo da gaveta e melhore o alcance, a estabilidade e a velocidade da sua rede sem fio! No esquea de salvar ou imprimir esse guia antes de execut-lo, j que voc ficar sem internet durante o processo. Conforme colocamos acima, a soluo mais simples para adicionar um segundo roteador sua rede sair e comprar um roteador repetidor, mas isso pode sair muito caro! Ns achamos bem mais inteligente voc utilizar um roteador comum e prepar-lo para funcionar como um roteador repetidor. De forma prtica, a nica diferena entre a rede com um roteador repetidor de fbrica e uma rede com dois roteadores comuns corretamente configurados que no segundo exemplo cada roteador cria a sua prpria rede com sua prpria senha, apesar do sinal ser originalmente o mesmo. Na figura abaixo ns colocamos um exemplo de como voc pode distribuir dois roteadores na sua casa para aumentar o sinal da sua rede sem fio. Nesse exemplo a cozinha, que antes no tinha Wi-Fi por conta da distncia at o primeiro roteador (R1), aquele ligado ao modem, agora recebe sinal intenso a partir de R2 (que um roteador normal, funcionando como um repetidor).

Exemplo da aplicao de um roteador comum funcionando como um repetidor numa residncia. Vale lembrar que R1 e R2 no precisam ser da mesma marca ou modelo. A nica coisa importante voc no confundir qual aparelho qual durante o tutorial. Antes de comear esse guia faa uma marca que identifique cada aparelho. Sugiro que voc deixe o roteador mais novo ou mais potente como R1 e o inferior como R2. Est tudo muito bonito (inclusive minhas habilidades de desenho postas prova acima), mas como que se configura esse treco? Abaixo ns descrevemos os passos para configurar os dois roteadores adequadamente. Caso voc esteja familiarizado com configuraes de roteadores e queira uma verso expressa do tutorial, aqui vai: basta desligar a funo DHCP de R2 ao mesmo tempo em que se garante que o IP interno de R1 diferente de R2 (que possivelmente j o caso, se voc estiver usando roteadores de marcas diferentes). Parece complicado? No se preocupe que abaixo ns explicamos direitinho. O jeito mais fcil de configurar os roteadores ligar um notebook numa das portas LAN (qualquer uma) de cada um dos aparelhos e configur-los um de cada vez, separadamente. No fim desse tutorial ns iremos conectar um roteador no outro, mas todo o processo de configurao deve ser feito antes deles estarem ligados por meio de um cabo. Vou repetir mais uma vez: configure cada roteador separadamente, sem conectar um no outro. Para seguir os passos abaixo, voc ter que ter acesso ao painel de controle dos dois roteadores. Caso voc tenha dvidas sobre como fazer isso, d uma olhada nesse guia para descobrir o IP de cada um dos roteadores, e confira esse nosso outro tutorial para descobrir como acessar o painel de controle de um roteador. Vale ressaltar que ns utilizamos um TP-Link 941N para preparar esse guia. A interface do seu roteador pode variar um pouco de acordo com a marca e o modelo, mas normalmente as opes so parecidas. Caso voc tenha alguma dvida consulte o

manual do usurio impresso ou online para se familiarizar com o painel de controle do seu roteador especificamente. Os passos abaixo comeam com o painel de controle de cada um dos roteadores j acessado. Passo 1: Configurando R1 para funcionar como um roteador normal Se voc tiver uma rede j em funcionamento, possvel que voc no precise mudar nenhuma configurao do R1. Dentro do painel de controle de R1, navegue at a funo DHCP e certifique-se de que a mesma est ligada (retngulo vermelho da figura abaixo). Essa a funo do roteador que distribui os diferentes IPs internos para os aparelhos conectados na rede, tanto por cabo quanto por Wi-Fi. No nosso roteador de exemplo, h uma guia dedicada a essa funo (retngulo verde da figura abaixo). O ltimo passo de configurao de R1 verificar e anotar o IP interno que est destinado ao prprio roteador (no necessrio mudar esse nmero, s anot-lo num papel para usarmos depois). No nosso roteador, esse nmero, o endereo de IP 192.168.1.1, pode ser facilmente encontrado j na primeira tela do painel de controle (retngulo azul da figura abaixo).

Configurao de R1 com DHCP ligado (vermelho) e IP interno destacado (azul).

Passo 2: Configurando R2 para funcionar como repetidor Agora que voc j configurou R1, desconecte o cabo do mesmo e ligue o seu computador em R2. Alguns modelos de roteador possuem em seu painel de controle uma opo de Acess Point ou Ponto de Acesso. Nesses aparelhos essa opo transforma o equipamento automaticamente num roteador repetidor. Caso o seu roteador tenha essa opo, basta que voc a selecione e pronto! No entanto, normalmente essa configurao tem que ser manual. A primeira providncia a ser tomada no painel de controle de R2 desligar o DHCP (elipse preta da figura abaixo) para que no haja confuso na distribuio de IPs dentro da rede, ou seja, somente R1 ter essa funo ligada. O outro passo extremamente importante garantir que o IP interno de R2 diferente do IP interno de R1. No nosso roteador de exemplo, R1 usa os IPs de 192.168.1.100 at 192.168.1.199 para identificar qualquer dos computadores na rede (elipse vermelha da figura abaixo). Dessa forma, eu escolhi o edereo 192.168.1.2 para ser o IP de R2 (ou seja, um nmero prximo, mas fora do intervalo de IPs fornecidos por R1), como pode ser visto na elipse verde da figura abaixo. O motivo do IP de R2 estar fora do intervalo de IPs fornecidos por R1, que assim evita-se completamente a chance de conflitos de IP entre qualquer dos computadores da rede (que tero sempre um IP entre 192.168.1.100 e 192.168.1.199) e R2 (cujo novo IP 192.168.1.2). Mudar o endereo de IP do roteador em si muito fcil. Basta voc digitar o novo endereo no campo apropriado dentro do painel de controle do roteador. No caso do aparelho desse exemplo, essa opo se encontra na guia Network (Rede), na subguia LAN (Local Area Network), como pode ser visto na elipse azul da figura abaixo. Lembre-se que se R1 e R2 forem de fabricantes diferentes possvel que seus IPs tambm j sejam diferentes, dispensando qualquer tipo de alterao desse tipo.

Configuraes de R2 com DHCP desligado (preto) e IP interno (verde) fora do intervalo de IPs dado por R1 (vermelho). Passo 3: Conectando R1 a R2 Pronto! Agora que voc j configurou os dois roteadores com sucesso, basta ligar um no outro. A idia toda fazer com que o segundo roteador (R2) sirva de mero repetidor do sinal fornecido pelo primeiro roteador (R1). Para isso basta usar um cabo ethernet saindo de uma porta LAN de R1 para uma outra porta LAN qualquer de R2. Na figura abaixo ns estamos usando dois roteadores TP-Link 941N para demonstrar o arranjo necessrio dos cabos. Note que a porta WAN de R2 permanece vazia e R2 ligado a R1 como se fosse um computador qualquer, por meio das portas LAN. Se voc ligar um roteador no outro antes de executar os Passos 1 e 2 desse tutorial h uma grande chance de voc no ter acesso ao painel de controle dos aparelhos, principalmente se os dois tiverem o IP de fbrica igual. Novamente, configure tudo direitinho antes de ligar R1 em R2.

Arranjo dos cabos para usar a funo repetidora de roteadores comuns. Note que a porta WAN de R2 permanece vazia e R2 ligado a R1 como se fosse um computador qualquer. E isso! Agora voc j pode desfrutar de sinal Wi-Fi intenso dentro de uma rea muito maior de sua casa. Posso confirmar para vocs que aqui em casa eu liguei dois TPLink 941N e tenho sinal completo nos dois andares e at no canil, que fica no fundo do quintal, onde os downloads so rpidos o bastante at para streaming de vdeos.

Obervaes Como ns explicamos na introduo, tanto R1 e R2 criaro a sua prpria rede Wi-Fi. Se os roteadores forem da mesma marca e modelo, as redes criadas podem inclusive ter o mesmo nome. Para diminuir a confuso, importante que voc se certifique que as redes sem fio criadas por cada um dos roteadores tenham nomes diferentes. Isso pode ser feito facilmente atravs do painel de controle de um dos roteadores (R1 ou R2). Na maior parte dos roteadores essa opo se encontra na guia Wireless (Rede sem Fio), sob a opo SSID, conforme pode ser visto no retngulo preto dessa prxima figura. Para achar essa opo no seu aparelho, consulte o manual do usurio. Coloque algo fcil de lembrar como Seu Nome 1 para R1 e Seu Nome 2 para R2.

Opo para mudana do nome da rede sem fio, mostrada no retngulo preto.
Vocs tambm devem ter notado que R1 deve ser ligado a R2 por meio de

um cabo. Se por acaso voc no puder estender um cabo de R1 para R2 outras estratgias tm que ser tentadas. Na minha opinio a melhor opo usar adaptadores para transmisso de sinal de internet atravs da rede eltrica da casa. Esses aparelhos so bastante caros e funcionam por permitir que um sinal de um roteador seja transferido para uma tomada eltrica normal. Esse sinal ento captado por um outro adaptador colocado numa tomada em outro ponto da rede eltrica. Esse segundo adaptador funciona como um roteador repetidor. O dois maiores problemas dessa soluo so o custo muito alto (investimento mdio superior a R$ 500,00) e a possibilidade de vrios problemas de interferncia de sinal, principalmente em casas de fiao antiga ou com tubulao muito apertada. Em breve ns estaremos fazendo o review de um desses adaptadores aqui no TD Gadgets. A segunda melhor opo para quem no pode usar um cabo para ligar R1 a R2 usar o programaMaryfi. Esse programa usa a placa Wi-Fi de qualquer PC para replicar um sinal de rede qualquer. A maior vantagem dessa opo que o computador rodando o Marify no precisa estar ligado num cabo, podendo criar uma rede Wi-Fi virtual a partir de outra rede sem fio (Wi-Fi ou 3G, por exemplo). Para mais detalhes de como usar o Marify, fique ligado no TD Gadgets. E ento? Voc conseguiu configurar seu roteador repetidor? No deixe de colocar suas experincias, impresses ou dvidas nos comentrios.

Anda mungkin juga menyukai