Anda di halaman 1dari 7

Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Licenciatura em Administrao Pblico Pblico-Privada

Regime de acrscimo (periodizao econmica)

O conceito de exerccio contabilstico: a importncia dos acrscimos e dos diferimentos


As empresas constituem-se para desenvolver, por tempo indeterminado, a actividade em que consiste o seu objecto social. Isto s possvel repartindo artificialmente a vida das empresas em segmentos temporais, para determinao no final de cada um deles, do seu resultado e da sua posio financeira. Cada segmento designa-se por perodo contabilstico, exerccio contabilstico, exerccio econmico exerccio e perodo

O conceito de exerccio contabilstico: a importncia dos acrscimos e dos diferimentos


O exerccio contabilstico tem a durao de doze meses, coincidindo ou no com o ano civil. A segmentao da vida das empresas em perodos contabilsticos suporta a existncia de alguns princpios contabilsticos geralmente aceites, nomeadamente o princpio do acrscimo. As demonstraes financeiras tradicionais Balano e Demonstrao de Resultados so elaboradas numa base de acrscimo (accrual basis), qual se ope a base de caixa (cash basis).

O conceito de exerccio contabilstico: a importncia dos acrscimos e dos diferimentos


A base de acrscimo assenta no pressuposto de que as transaces e outros acontecimentos so reconhecidos quando ocorrem, escriturados nos registos contabilsticos dos perodos a que respeitam e relatados nas demonstraes financeiras dos respectivos exerccios ou perodos. esta a ideia expressa no regime do acrscimo constante do SNC. Na base de caixa os efeitos das transaces e outros acontecimentos s so reconhecidos quando ocorrem os respectivos recebimentos e pagamentos.

O conceito de exerccio contabilstico: a importncia dos acrscimos e dos diferimentos


A Demonstrao dos fluxos de caixa assenta num conceito da base de caixa precisamente para que os utentes da informao financeira tenham conhecimento do modo como a empresa gera e utiliza o dinheiro num determinado perodo. Para que seja possvel cumprir o princpio da especializao ou do acrscimo existem no SNC as seguintes contas: 272 Devedores e credores por acrscimos (periodizao econmica)
2721 Devedores por acrscimos de rendimentos 2722 Credores por acrscimos de gastos

28 Diferimentos
281 Gastos a reconhecer 282 Rendimentos a reconhecer
5

272 Devedores e credores por acrscimos


Estas contas registam a contrapartida dos rendimentos e dos gastos que devam ser reconhecidos no prprio perodo, ainda que no tenham documentao vinculativa, cuja receita ou despesa s venha a ocorrer em perodo ou perodos posteriores.

28 Diferimentos
Compreende os gastos e os rendimentos que devam ser reconhecidos nos perodos seguintes.
6

O conceito de exerccio contabilstico: a importncia dos acrscimos e dos diferimentos


A especializao dos gastos e dos rendimentos frequentemente efectuada apenas com referncia ao final de cada exerccio ou perodo contabilstico, o que limita a utilidade da informao financeira produzida durante o ano. desejvel que a especializao dos gastos e rendimentos relevantes seja feita mensalmente.

O conceito de exerccio contabilstico: a importncia dos acrscimos e dos diferimentos


Alguns exemplos:
Encargos com frias e subsdios de frias; Comisses sobre vendas; Assistncia tcnica (obtida ou prestada); Juros a receber ou a pagar; Amortizaes; etc.

Conceitos econmicos e financeiros subjacentes contabilizao nas contas acima referidas: rdito, receita, recebimento, gasto, despesa, pagamento.

O conceito de exerccio contabilstico: a importncia dos acrscimos e dos diferimentos


Os rditos e os gastos so componentes, respectivamente, positivos e negativos dos resultados. So conceitos de tipo econmico. As receitas e as despesas acabam por dar origem a recebimentos e a pagamentos. Se as vendas e as compras forem realizadas a pronto significa que h coincidncia entre a receita e o recebimento e entre a despesa e pagamento. So conceitos de tipo financeiro.

Exemplos
A empresa X dedica-se comercializao de mobilirio de escritrio e efectuou as seguintes transaces: 1/6/00 comprou a um fornecedor diversas secretrias, pela quantia de 100, nas seguintes condies: 40% a pronto e 60% a 90 dias. No exerccio de 2000, temos:
Em 1/6/00 a empresa X incorreu numa despesa de 100, num pagamento de 40 e assumiu um dbito de 60.

10

Exemplos
Em 1/7/00, vendeu a um dos seus clientes todas as secretrias adquiridas no ms anterior, por 180, nas seguintes condies: 60% a pronto e 40% a 60 dias.

1. Em 1/7/00 a empresa X obteve uma receita de 180, um recebimento de 108, um rendimento (rdito) de 180 e possui um crdito de 72 e incorreu num gasto de 100 (quantia pela qual foram adquiridas as secretrias agora vendidas). 2. Em 30/8/00 a empresa X incorreu num pagamento de 60 e obteve um recebimento de 72.

11

Exemplos Em 1/10/00 adquiriu, a 90 dias e pela quantia de 18, um computador para a seco de contabilidade, esperando-se que o mesmo possa ser utilizado durante 3 anos.

12

Exemplos
1. Em 1/10/00 a empresa X incorreu numa despesa de 18 e assumiu um dbito de 18. 2. Em 31/10/00 a empresa X incorreu num gasto de 0,5 relativo depreciao, referente a Outubro de 2000, do computador, conforme o seguinte clculo:

18 : 3 = 6 por ano 6 : 12 = 0,5 por ms

3. Em 31/11/00 idem como no ponto 5 (depreciao de Novembro) 4. Em 31/12/00 a empresa X incorreu no pagamento de 18 (despesa referente ao ponto 4) 5. Em 31/12/00 idem como no ponto 5 (depreciao de Dezembro).
13

Anda mungkin juga menyukai