Anda di halaman 1dari 6

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca Normal)

22.Jan.2010

Nome:________________________________________________________ Parte Terica (sem consulta)


Durao: Parte 1 40 minutos (j com tolerncia): Parte 2 25 minutos (j com tolerncia) Cotaes: Parte 1 8 val.; Parte 2 4 val. Parte 1 (45 Questes: todas com a mesma cotao) Assinale na quadrcula esquerda de cada questo, V (se a afirmao correcta) ou F (se a afirmao incorrecta), sendo que cada resposta errada desconta 33% da cotao de uma resposta correcta.
Um contactor de corrente alternada nunca pode ser usado em corrente contnua. Um motor comandado por contactor/botes de presso ter inerente a proteco de mnimo de tenso. Para o esquema de inverso do sentido rotao de um motor so usados dois contactores auxiliares. Um rel trmico para proteco de um motor ter o seu orgo de comando inserido no circuito de comando, e no no circuito principal. Um contactor tem uma vida mecnica, na ordem de, uns milhares de operaes. Um contactor um aparelho de corte. Para o comando alternado de dois motores, com simultaneidade, so utilizados dois contactores de potncia, um contactor auxiliar e um rel trmico. Numa instalao colectiva de um edifcio, os equipamentos seguintes aparecem por esta ordem, de montante para jusante: Quadro de colunas, Portinhola, Caixa de Colunas, Quadro de Entrada, Disjuntor de Entrada (DLP), Contador. Numa instalao fabril com um nico posto de transformao, no haver rede de Mdia Tenso privativa. Uma instalao colectiva de um edifcio de vrios utilizadores e uma instalao de um edifcio de um s utilizador tm, ambas, uma estrutura radial de quadros. Uma instalao de um edifcio de um s utilizador, com grupo de emergncia e deslastre local, ter uma nica alimentao de potncia a cada quadro. Numa instalao colectiva, o Quadro de Entrada da mesma o Quadro de Servios Comuns. Numa instalao colectiva a canalizao designada por entrada liga, nomeadamente, a portinhola ao Quadro de Colunas. Numa instalao colectiva pode no haver coluna montante. Os cdigos IP e IK fazem a classificao de um invlucro, relativamente ao grau de proteco contra choques elctricos e contra choques mecnicos, respectivamente. Um invlucro com grau de proteco IP24 garante melhor proteco do que um com grau de proteco IP56. Uma rede de mdia tenso urbana, tpica, tem estrutura radial e explorada em anel aberto. Uma rede de mdia tenso rural, tpica, agrupa os PTs em cachos. Os equipamentos de um PT, de montante para jusante, podem ser os seguintes: Pra-raios, Seccionador, Contador, Transformador, Quadro. Um PT pode ser areo, isto , colocado no exterior, em edifcio prprio.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca Normal)

22.Jan.2010

No dimensionamento de canalizaes elctricas, se o calibre da proteco for inferior corrente mxima admissvel no cabo h risco de disparos intempestivos. No dimensionamento de canalizaes elctricas, a condio de queda de tenso, a no ser verificada, por em risco a segurana da canalizao. Na verificao da, chamada, condio de curto-circuito, com fusveis, considerado, conforme o tipo de canalizao, ou o curto-circuito fase-neutro ou o curto-circuito fase-fase. Na verificao da, chamada, condio de curto-circuito, considera-se que o regime de aquecimento adiabtico, isto que uma parte do calor libertado na alma condutora transferido para o exterior. Um disjuntor de calibre 160 A e de poder de corte 6 kA, ir actuar para qualquer corrente superior a 160 A e inferior a 6 kA. Um disjuntor de 16 A (curva C - Zona de transio entre 5 In e 10 In), percorrido por uma corrente de 60 A, ser actuado pelo disparador trmico do aparelho. Para a proteco de motores, os disjuntores usados no devem ser da curva B. Dois disjuntores domsticos esto situados em dois quadros, um a montante do outro. Sabe-se que h selectividade parcial entre aqueles disjuntores. Logo, quando um defeito ocorre a montante do quadro mais a jusante podem disparar os dois disjuntores. Dois disjuntores tm as seguintes caractersticas: D1: In= 16 A, Pdc= 6 000 A; D2: In= 10 A, Pdc= 10.000 A. Logo, D2 no dever estar num quadro a montante de D1. Dois disjuntores tm as seguintes caractersticas: D1: In= 16 A, Pdc= 6 000 A; D2: In= 20 A, Pdc= 3.000 A. Logo, D2 no dever estar num quadro a montante de D1 Dois disjuntores do mesmo quadro tm as seguintes caractersticas: D1: In= 63 A, Pdc= 10 000 A; D2: In= 20 A, Pdc= 10.000 A. Logo, no faz sentido falar em filiao entre D2 e D1. Um cabo de 4 condutores pode no ter condutor neutro. Um cabo tripolar de 90 mm2 caracterizado por ter trs condutores, cada um deles com uma alma condutora de seco 90 mm2. Em Portugal no so usados cabos de alumnio para baixa tenso, de seces 1,5 e 2,5 mm2. O cobre mais usado do que o alumnio em linhas areas, nomeadamente porque mais barato. Um seccionador interruptor com fusveis um aparelho usado em BT. O PVC um material isolante raramente usado como bainha de proteco. Um contacto indirecto pode ser estabelecido, nomeadamente, entre fase e terra, ou entre duas fases. Os seguintes so alguns dos efeitos da passagem da corrente elctrica pelo corpo humano: Tetanizao, Comicho e Fibrilao. Um posto de transformao pode no ter aparelhagem de corte na mdia tenso. Num posto de transformao do tipo, de distribuio pblica, vulgar que o QGBT seja aberto. Um contactor pode cortar correntes de curto-circuito. A resistncia interna do corpo humano ter, tipicamente, um valor de umas centenas de ohm. Um fusvel poder actuar por manobra. Um cabo de enterrado directamente no solo ter menor corrente mxima admissvel do que se for enterrado entubado.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca Normal)

22.Jan.2010

Parte Terica (sem consulta)


Durao: Parte 1 40 minutos (j com tolerncia): Parte 2 25 minutos (j com tolerncia) Cotaes: Parte 1 8 val.; Parte 2 4 val. Parte 2 (Questo 1: 1 Valor [cada alnea = 0,2 valores]; Questo 2) 1,2 Valores [cada alnea = 0,3 valores]; Questo 3: 1,8 Valores [a) 0,3 valores; b) 0,3 valores; c) 0,6 valores; d) 0,6 valores] 1) Compare a Classe II com a Classe I, relativamente aos seguintes aspectos: a) Isolamento(s) b) Ligao terra c) Grau de segurana garantido d) Tipo de aplicao (equipamentos) e) Smbolo representativo 2) Compare os Sistemas TT, TN e IT, relativamente aos seguintes aspectos: a) Ligaes caractersticas b) Princpio de proteco no caso de defeitos terra c) Campo (tipo de instalaes) de utilizao d) Aparelho de proteco associado. 3) Relativamente medida de proteco contra contactos indirectos, conhecida por Separao Elctrica: a) Diga numa frase em que consiste. b) Em que tipo de instalaes usada (dois exemplos). c) Apresente um esquema que ilustre convenientemente o que acontece em caso de defeito num aparelho de uma instalao em que usada esta medida. d) Apresente um outro esquema, agora com dois aparelhos, ambos com defeito (um na fase e ouro no neutro) e mostre, na figura, porque razo um utilizador corre perigo.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca Normal)

22.Jan.2010

Parte Prtica (com consulta)


Durao: 75 minutos Cotaes: Problema 1 6 val.; Problema 2 2 val Em cada problema - todas as perguntas tm a mesma cotao Problema 1 A figura 1 representa esquematicamente a instalao elctrica de um prdio com 4 pisos (R/C + 3), que conta tambm com um estabelecimento comercial (R/C) de acesso independente. As potncias (mximas) a contratar so as seguintes: 4,6kVA (SEsc, monof.) em cada um dos 12 escritrios (Pisos 0 e 1); 5,75kVA (SH0, monof.) para cada um dos 6 apartamentos T0 (Piso 2); 6,9kVA (SH2, monof.) para cada um dos 3 apartamentos T2 (Piso 3); 13,8kVA (SSC, trif.) para os servios comuns do prdio; 20,7kVA (SEC, trif.) no estabelecimento comercial (cos = 0,8). Dentro do edifcio, todas as canalizaes elctricas so de tipo entubado (tubos VD), embebidas directamente nas paredes. O armrio de distribuio AD #3 alimenta exclusivamente trs prdios idnticos (iguais ao esquematizado) e insere-se numa rede de distribuio pblica BT, de tipo subterrneo. Nesta rede, todas as canalizaes principais tm trajectos distintos. Quanto aos ramais, os cabos esto enfiados em tubos corrugados rgidos (PEAD), enterrados a profundidade apropriada; os dois ramais de cada prdio esto estabelecidos tambm em valas distintas. Finalmente, o armrio AD #3 est directamente ligado ao quadro geral de baixa tenso do PT da urbanizao (630kVA - 15000/400-230V - 50Hz, xf=5,5%), por meio duma canalizao principal directamente enterrada no solo. a) Determine as correntes de servio: IB.[SC] na entrada dos servios comuns; IB.[CM2/3] na coluna montante de cada prdio para alimentao dos seus pisos habitacionais (2 e 3); IB.[CP3] na canalizao principal de alimentao do armrio AD #3. Dimensione, atendendo s condies de aquecimento em regime permanente e de proteco contra sobrecargas, a coluna montante dos Pisos 2/3 de cada prdio. Nota: considere IB.[CM2/3] = 60A e indique o tipo, nmero e seco dos condutores, o dimetro do tubo e o calibre dos fusveis a instalar no quadro de colunas. c) d) e) Determine a queda de tenso em cada um dos ramais para os estabelecimentos comerciais alimentados a partir do armrio AD #3, considerando IB.[REC] = 30A. Calcule o poder de corte mnimo dos fusveis de proteco das sadas do QGBT (quadro geral de baixa tenso) do posto de transformao. Verifique a adequao do calibre In=160A escolhido para os fusveis instalados no armrio AD #3 para proteco de cada um dos trs ramais de alimentao dos prdios. Nota: Apenas se pretende a verificao em termos de proteco contra curto-circuitos.

b)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca Normal)
AD #3
PT

22.Jan.2010

Prdio 1
LVAV 3x185+95 (L=125m)

Prdio 2 Prdio 3

QE 31
T2

QE 32
T2

QE 33 kWh (2x) CC (Piso 3) kWh (1x)


T2

2x H07V-R 3G10 2x VD40 (Lmax=6m) H07V-R ... VD ... (L=3,5m)

H07V-R 3G10 VD40 (Lmax=10m)

QE 21
T0

QE 23 (...)
T0

QE 24 kWh (3x) CC (Piso 2) kWh (3x)


T0

QE 26 (...)
T0

3x H07V-U 3G6 3x VD40 (Lmax=6m) H07V-R ... VD ... (L=3,5m)

3x H07V-U 3G6 3x VD40 (Lmax=6m)

QE 11
Esc.

QE 14 (...)
Esc.

QE 15 kWh (4x) CC (Piso 1) kWh (4x)


Esc.

QE 18 (...)
Esc.

4x H07V-U 3G6 4x VD40 (Lmax=6m) H07V-R 3x25+2G16 VD 63 (L=8m) H07V-R ... VD ... (L=8m)

4x H07V-U 3G6 4x VD40 (Lmax=6m)

QE 01
Esc.

QE 04
Esc.

(...)

kWh (4x)

CC (Piso 0) QSC QC QE (EC)


kWh

4x H07V-U 3G6 4x VD40 (Lmax=10m)

H07V-R 5G16 VD 50 (L=4m) H07V-U 5G6 VD40 (L=1m) LSVAV 4x95 PEAD (=160mm) AD #3 (a 15m)

H07V-R 5G10 VD40

LSVAV 4x16 PEAD (=110mm)

Figura 1

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca Normal)

22.Jan.2010

Problema 2 (esta folha dever se devolvida no final da prova, devidamente assinada) Pretende-se estabelecer o circuito de comando de 3 motores (M1, M2, M3) que cumprem, repetidamente, o seguinte ciclo de operao (Figura 2), completando a Figura 3, abaixo: Ciclo de operao: M1 M2 M3 0 tA tB Repete Incio de operao: Boto de presso S1 Fim de ciclo: atravs de interruptor de fim de curso S2, com reincio automtico de novo ciclo, com arranque de M1. Fim de operao: Boto de presso S0 ou entrada em sobrecarga de algum motor. Sinalizao: s de marcha, luminosa. Figura 2

-S1

-S2 -K1M -K1T (tA) -K2M -K4A -K4T (tB)


Motor 2 Motor 3 Sinalizao luminosa

-K5A

Motor 1

Figura 3

NOME (Completo): ______________________________________________________

Anda mungkin juga menyukai