Anda di halaman 1dari 3

O mundo global visto do lado de c um documentrio feito pelo brasileiro Silvio Tendler, onde ele em entrevista com Milton

n Santos busca trazer e discutir o mundo globalizado. Revelando as suas maldades, mostrando que a verdadeira mudana vir de baixo pra cima, porm a situao complica por conta da alienao que as grandes massas sofrem.

O filme apresentado por uma entrevista com o gegrafo e intelectual baiano Milton Santos, nascido em Brotas de Macabas, Bahia. O documentrio nos permite uma viso critica a respesito da globalizao, algo que apesar de to perversa acaba passando aos nossos olhos como algo normal, pelo costume. Isso aponta mais ainda o nvel em que a humanidade encontra-se, onde consegue viver como se fosse normal a fome, o desemprego e a pobreza na mo de muitos em contra partida com a riqueza na mo de poucos.

De inicio apresentado a globalizao divididas em duas fases, a primeira a ocupao territorial. A colonizao, onde desde j busca os conflitos entre os povos para desorganiza-los e depois poder dominar os mesmos de forma mais fcil, assim dada a primeira fase da globalizao. Nesse processo desconsiderada qualquer preocupao com o social para que seja mais fcil dominar e roubar as riquezas do povo. A segunda, em que ns estamos no presente momento, a fragmentao dos territrios. Milton Santos em um dos seus discursos apresentado no documentrio nos trs a ideia que o humanismo foi substitudo pelo consumo, onde as pessoas consomem de forma desenfreada, tendo o mesmo como uma doutrina, ou seja, um fundamentalismo.

A globalizao possui trs formas de ser vista, a primeira a globalizao como nos fazer ver, ou seja, as pessoas so levadas a acreditar em algo que na verdade no existe. A segunda a globalizao como perversidade, onde o desemprego cresce de forma exagerada, salrios baixos, pouca qualidade de vida, explorao da mo de obra, etc. A terceira viso a globalizao como ela poderia ser, ou seja, uma soluo para os problemas onde ela pode ser mudava e ser uma forma de oportunidade para todos e no para excluso de muitos para o poder de poucos.

As multinacionais esto buscando pr as suas filiais em pases onde no h a ideia de explorao, assim pagando salrios baixssimos aos empregados, sem dar aos mesmos nenhum direito e assim superfaturando com os produtos. Isso um reflexo dos pases desenvolvidos sobre os pases ditos como de terceiro mundo, onde neles

buscando somente a explorao sem nenhuma preocupao com a sociedade, enxergando apenas como uma maneira de obter mais lucros e nada mais. Nesses pases, devido ao alto ndice de pobreza, esses empregos se torna a nica opo para que se possa trabalhar, j que o nvel de desemprego alto j algo normal aos olhos de todos. Essa situao de desemprego geral fica muito clara no documentrio quando apresentado filas imensas e brigas para conseguir um emprego.

O Consenso de Washington, em 1989, foi um conjunto de reformas neoliberais, onde visa o ajustamento dos pases em desenvolvimento da America latina. Isso se pode dizer que somente em tese, pois movimento de contra-ataque do capitalismo para esses pases que esperaram sem retorno o desenvolvimento econmico seguindo esses mandamentos. Nesse conjunto de reformas foi proposto privatizaes, aumento dos juros, elevaes de impostos. No documentrio mostrado diversos movimentos contra essas medidas, alguns com xito.

A respeito da fome apresentada uma frase interessante de Josu de castro, onde apresenta a humanidade dividida em dois grupos: os que comem x os que no dormem por medo da revolta dos que comem. A partir dessa frase nos remete a pensar sobre a fome, quais so as causas? Todos sabem que a mesma no causada por falta de alimento, pelo contrrio, produzidos mais alimentos do que o necessrio para a humanidade, mas h uma grande parcela da sociedade que passa fome conta da mal distribuio, muitas pessoas morrem em todo planeta por fome.

A globalizao na verdade uma maneira de excluir os menos favorecidos, um grande exemplo disso so as barreiras construdas contra as pessoas. As mesmas so proibidas de maneira pesada a circulao entre os lugares, com fronteiras que se for ultrapassada leva a priso, podendo chegar at a morte. Em contra partida a isso o dinheiro, exportaes circulam livremente entre os pases, mostrando assim, mais uma vez, que o que interessa nos pases menos desenvolvidos para os pases desenvolvidos so maneiras de obter lucros.

O dinheiro o centro do mundo, os pases desenvolvidos buscam cada vez maneiras piores de alcanar mais lucros sobre os pobres. A mdia age como grande alienador dessas pessoas, pois ela apresenta as noticias no mundo de acordo com interesses pr-determinados, se for necessrio e benfico ela contorce toda a noticia. No documentrio foi apresentada uma animao onde deixa essa situao muito clara, tudo o que apresentado na mdia possui interesses por trs. Como resposta a isso apresentado pessoas que em situaes precrias conseguem

registrar situaes onde a mdia no consegue ou no quer chegar. apresentado manifestaes culturais nas perifeiras brasileiras, diferente do que a mdia apresenta sobre o local, onde s expes casos de morte, trafico de drogas e extrema pobreza esquecendo assim de mostrar que h o lado bom, h manifestaes culturais como musica, teatro, etc. Assim, apresentando pequenos movimentos culturais que mesmo sem conseguir chegar em tamanhas dimenses como as outras noticias j o inicio, para alertar pessoas excludas e levar ao mesmo tempo cultura as mesma.

O mais marcante desse documentrio quanto turistas visitam a favela, ficam impressionados com a diferena de mundos, como se aquelas pessoas vivessem em outra poca. Ao mesmo tempo apresentada uma comunidade encantada com uma simples visita ao shopping, onde as crianas ficam encantadas com as diversidades de brinquedos, as mulheres sente vontade de possuir o que esta a venda e todos os demais vivem o desejo de um mundo inacessvel a eles.

Dessa forma, fica claro que vivemos em uma falsa democracia, onde os menos favorecidos ficam merc dos gigantes, em um sistema onde voc vale o que tem. O rapaz pobre no tem valor algum, vivemos em uma sociedade onde os valores foi trocado pelo o que voc possui. A populao acredita nessa falsa democracia, principalmente nas eleies j que podemos mudar os governos, mas se analisando profundamente, podemos somente mudar o governador, mas quem toma as verdadeiras decises so as grandes organizaes mundiais. O filme nos denuncia o que est diante os nossos olhos e no facilmente percebido, uma denncia ao mundo atual, juntamente com a sua globalizao perversa. Amplia as vises da lgica perversa e capitalista, onde a unio entre as tecnologias apresentadas pela globalizao e a classes baixas podem trazer um futuro diferente e melhor para a humanidade, porm isso s ser alcanado atravs dos pequenos movimentos que vem de baixo, aos poucos aumentado as dimenses do mesmo podem construir um mundo diferente do que temos.

Anda mungkin juga menyukai