Anda di halaman 1dari 6

Geologia Ambiental

Abr 00, mod. 06

Elementos de apoio preparados por J. Alveirinho Dias

SISMOS
Sismicidade de Portugal
: A sismicidade, em Portugal, no , normalmente, nem muito intensa, nem muito frequente. No entanto, o territrio tem sido atingido por diversos sismos com elevada magnitude e . intensidade, tendo sido detectados eventos desde h mais de dois milnios.
: Sismotectnica Sismicidade Monitorizao Perigosidade

O sismo mais antigo de que h notcia conhecido pela descrio efectuada por Frei Bernardo de Brito (1609) na Monarquia Lusitana, e teria ocorrido em 63 a.C., afectando as costas actuais portuguesa e a da Galiza. Teria sido acompanhado por tsunamide grande altura, em consequncia do que as populaes fugiram do litoral para o interior. A localizao do epicentro deste sismo (questionvel, segundo alguns autores) incerta. Em 382 d.C. h notcia de outro grande sismo, com epicentro provvel a SW do cabo de So Vicente, havendo relatos da ocorrncia de um grande tsunami e desaparecimento de ilhas que existiriam ao largo do cabo referido. Outro sismo histrico importante foi o que ocorreu em 24 de Agosto de 1356, que foi sentido em toda a Pennsula Ibrica, tendo atingido em Portugal intensidade semelhante ao de 1755.
:

A magnitude e a intensidade dos sismos (tanto histricos, como instrumentais) que . tm afectado territrio nacional tm elevada relevncia, sendo de toda a utilidade as sistematizaes que tm sido tentadas.

Data 63 a.C. 382 1356 1755 1761 1969

Magnitude

tsunami Grande Grande

Sismicidade Inter-Placas Regio dos Aores


Devido sua localizao junto fronteira divergente de placas e ao ponto triplo, a regio dos Aores caracterizada por sismicidade assinalvel. O ltimo sismo catastrfico que ocorreu nos Aores foi o de 1 de Janeiro de 1980

8,5 8,7 a 9,0 8,0 6,5 a 7,3 Grande Pequeno Pequeno

Alguns sismos interplacas com epicentro provvel localizado na zona do Gorringe.

(M = 7.2). O mecanismo focal indica um movimento de desligamento esquerdo numa falha com direco N25W, subvertical. A rea de ruptura tem 40 km de comprimento numa profundidade de 14 km (que a espessura da crosta sismognica estabelecida por sismologia experimental) A rea epicentral situa-se no oceano; no entanto foi possvel observar rotura superfcie na zona emersa, no extremo SE da ilha de S. Jorge.

Banco do Gorringe
A maioria dos autores, fundamentados na distribuio dos danos, localiza a rea epicentral de alguns dos sismos histricos mais importantes que afectaram o territrio de Portugal continental, no mar a sudoeste do cabo de So Vicente, na regio do Banco do Gorringe. o que se passa, entre outros, com os abalos ocorridos em 60-63aC, 1033, 1356 e 1755. O banco do Gorringe um fragmento de crosta ocenica e de manto infraocenico exumado antes do Cretcico Inferior. Foi sujeito a levantamento muito importante (atestado pelo seu topo localizado a -25 m de profundidade, emergindo de plancies abissais a mais de 5 000 m de profundidade) durante os perodos compressivos da Falha Aores - Gibraltar, localizada a sul do Banco de Gorringe. Este levantamento consequncia directa dos deslocamentos verticais induzidos pelos sismos de alta magnitude localizados na face sul, o que confirma o mecanismo de subduco da placa africana pela placa euro-asitica. Nesta regio, a sismicidade instrumental, embora com a profundidade focal mal estabelecida, parece ocorrer preferencialmente nos 30km superficiais da litosfera, atingindo profundidade mxima de 50 a 70km. O ltimo grande que provocou danos no territrio continental portugus foi o de 28 de Fevereiro de 1969, que teve epicentro na zona do Goringe (mais propriamente na plancie abissal da Ferradura) e magnitude estimada (de acordo com os diferentes autores) entre 6,5 e 7,5. O epicentro do sismo de 1755 (o mais destruidor que afectou territrio nacional, e considerado com um dos mais energticos a nvel mundial, com magnitude estimada em 8,75) tem sido localizado, tradicionalmente, no Banco do Gorringe. Todavia, estudos recentes, baseados designadamente na anlise do tsunami gerado pelo sismo, apontam para uma hiptese de rotura mltipla numa falha na regio do Goringe, e noutra orientada em direco a Lisboa (falha fo Marqus de Pombal). Este sismo originou o maior tsunami que atingiu a costa portuguesa e um dos maiores registados a nvel mundial.

Carta de isosistas para o sismo de 1 Nov 1755. Adapt. Moreira (1991)

Mecanismo focal do sismo de 28 FEV 1969

Distribuio de epicentros de sismos histricos e instrumentais, de 33aC a 1991. Adaptado de L. Matias, in J. Cabral (1993).

Sismicidade Intraplacas
:

Alm da sismicidade associada deformao litosfrica na fronteira de placas AoresGibraltar, existe tambm actividade ssmica significativa no interior do territrio portugus e junto ao litoral, caracterizada pela ocorrncia de alguns sismos histricos com magnitude estimada em cerca de 7. Eventos quer histricos (como, por exemplo, os sismos de Benavente, em 1909, de Loul, em 1856, e o de Setbal, em 1858), quer instrumentais, revelam que a sismicidade intra-placas tem, tambm, grande relevncia. A simples observao de um mapa de epicentros da Pennsula Ibrica permite identificar de imediato uma banda de concentrao de actividade ssmica ao longo da fachada atlntica da Pennsula, mais intensa para sul da Galiza, sugerindo algum processo de interaco entre as litosferas ocenica e continental ao longo da margem atlntica oeste-ibrica que seja responsvel pela actividade tectnica e ssmica regional. Admitindo que a margem oeste-ibrica uma margem passiva, a referida actividade ssmica ser gerada em falhas activas no interior da placa litosfrica eurasitica, consistindo, consequentemente, em sismicidade intraplaca. No entanto, grande parte desta sismicidade pode ser explicada se se aceitar a hiptese da
Sismicidade da zona oeste-ibrica, com base no catlogo ssmico do IGIDL e o catlogo 1970-2000 do IM <www.igidl.ul.pt>

existncia de uma zona de subduco em iniciao ao longo da margem continental ocidental. Os eventos mais fortes de que h conhecimento correspondem a sismos histricos ocorridos em diversas reas do territrio, nomeadamente na regio do vale inferior do Tejo (sismos em 1531 e 1909), na plataforma continental a sul de Setbal (sismo em 11 NOV 1858; M=7,1), e na plataforma continental do Algarve, ao largo de Portimo (sismo em 6 MAR 1719) e de Tavira (sismo em 27 DEZ 1722). Estima-se que todos estes eventos tiveram magnitude prxima de 7. Alm da sismicidade referida, a distribuio de epicentros mostra uma disperso considervel, no sendo fcil correlacion-los com as falhas activas conhecidas. O carcter difuso da sismicidade poder dever-se sua
:

Falha da Nazar
A falha da Nazar tem apresentado actividade especialmente na parte submersa. Os epicentros dos sismos parecem acompanhar esta zona de fractura. Foi nesta falha que se gerou o sismo de 26 de Dezembro de 1962, com magnitude 5,7.

Zona Vale inferior do Tejo Loul Setbal Batalha - Alcobaa Moncorvo

Alguns sismos 1344,1531, 1909 1587, 1856 1858 1528, 1890 1751

Falha do Vale Inferior do Tejo

Algumas zonas com sismicidade histrica notvel

A falha do Vale Inferior do Tejo, com direco aproximada NE-SW, corresponde a uma fonte sismognica em que se tm verificado vrios eventos catastrficos (p. ex.: 1344, 1531, 1909), que atingem, por vezes com grande violncia, a cidade de Lisboa. Foi nesta falha, provavelmente nas proximidades de Vila Franca de Xira, que ocorreu o sismo de 26 de Janeiro de 1531 (um dos mais energticos com epicentro em terra), e que destruiu muitas aldeias no Vale de Santarm. Foi tambm nesta falha que se gerou o sismo de Benavente, em 23 de Abril de 1909 (que destruiu por completo esta vila e vrias aldeias prximas, causando, tambm, danos em Lisboa), cuja magnitude est estimada entre 6 e 7,6, e que considerado o sismo mais destruidor, em Portugal Continental, no sculo XX.

Setbal
, tambm, importante zona ssmica. A 11 de Novembro de 1858 ocorreu um sismo destruidor que provocou enorme destruio em Setbal, e foi sentido em todo o territrio continental, cujo epicentro provvel se localizou no mar, a alguns quilmetros desta cidade. Alguns autores integram este sismo, com magnitude estimada em 7,1, nos 15 maiores ocorridos mundialmente em crosta continental estvel.

Sul de Portugal Continental


Verifica-se grande concentrao de epicentros na regio do Algarve.

Falha de Portimo
A sismicidade aludida maior no barlavento, na rea da serra de Monchique, estendendo-se para o mar mais ou menos ao longo da falha de Portimo. Foi provavelmente nesta falha que teve origem o sismo de 6 de Maro de 1719, cuja magnitude estimada 7. 1344 1531 1909

Carta de isosistas do sismo de 1909

Data Magnitude 7,0 a 7,5 6,4 a 7,1

Obs.
Grande destruio rm Lisboa Grande destruio rm Lisboa Destruio de Benavente; intensidade IX a X

Loul
Provavelmente associada ao diapirismo, verifica-se sismicidade importante nesta zona. Em 27 de Dezembro de 1722 ocorreu um sismo em que Loul foi quase totalmente destruida (mas alguns autores situam o epicentro ao largo de Tavira, apontando evidncias da ocorrncia de um tsunami). Tambm a 12 de Janeiro de 1856 ocorreu um sismo muito importante, com origem provvel na falha de Loul, que causou muitos danos no Algarve, particularmente em Loul, Tavira e Faro.

Alguns sismos intraplacas com epicentros possivelmente associados Falha do Vale Inferior do Tejo, na rea de Benavente

Cabo de So Vicente

Benavente aps o sismo, em 23 de Abril de 1909

No Golfo de Cdiz uma rea sismognica, designadamente a zona do banco de Guadalquivir, onde se define um alinhamento de epicentros. Outro alinhamento, com direco SE-NW, prolonga-se do referido banco at ao cabo de So Vicente (com possvel ligao falha de Portimo). possvel que alguns sismos importantes que afectaram a regio algarvia (por vezes comtsunamis associados) tenham sido gerados nestes alinhamentos.

Falha da Vilaria
Estruturas activas nesta rea tm provocado sismicidade significativa. Em 19 de Maro de 1858 ocorreu um sismo com origem nesta falha que destruiu a vila de Moncorvo.

vora
Esta zona do Alentejo caracterizada por sismicidade difusa. O maior sismo recente ocorreu em Julho de 1998 e teve magnitude 4,1.
Bibliografia BRITO, Bernardo de (1609) - Monarquia Lusitana. Parte II, Lisboa. CABRAL, J. (1995) - Neotectnica em Portugal Continental. Tese de Doutoramento, Univ. Lisboa. DIAS, R. P. (2001) - Neotectnica da Regio do Algarve. Tese de Doutoramento, Univ. Lisboa. MARTINS, I. & MENDES-VICTOR, L. M. (1990) - Contribuio para vo Estudo da Sismicidade de Portugal Continental. Publicao n 18, Instituto Geofsico Infante D. Luiz, 67p., Lisboa. MOREIRA, V. S. (1982) - Sismotectnica de Portugal Continental e Regio Atlntica Adjacente. Instituto Nacional de Meteorologia e Geofsica, Lisboa. MOREIRA, V. S. (1991) - Sismicidade Histrica de Portugal Continental. Revista do INMG, Lisboa. MOREIRA, V. S., MARQUES, J. S., CRUZ, J. F. & NUNES, J. C. (1993) - Review of the historical seismicity in the Gulf of Cadiz area before the 1 November 1755 earquake. An intermediate report. <emidius.mi.ingv.it/RHISE/i_15sou/i_15sou.html> SENOS, M. L. & CARRILHO, F. (2003) - Sismicidade de Portiugal Continental. Fsica de la Terra, 15:93-110. SOUSA, F. L. Pereira de (1930) - O Terramoto de 26 de Janeiro de 1531. Boletim da Academia de Cincias de Lisboa.

Mapa de isossistas do sismo de 11 de Novembro de 1858 (escala de Mercalli mod.), adpat. Moreira (1991)

Anda mungkin juga menyukai