Anda di halaman 1dari 17

Anlise dos Registros de Ocorrncia e dos Inquritos Policiais Referentes ao Crime de Homicdio Doloso na Baixada Fluminense

Ana Paula Mendes de Miranda UCAM/ISP, RJ, Brasil Andria Soares Pinto ISP, RJ, Brasil Brbara Tiago Bono UCAM, RJ, Brasil Marcos Vincius Moura UFF, RJ, Brasil

Resumo: Sendo o homicdio doloso considerado o crime mais grave contra a vida, pretende-se que este estudo permita diagnosticar as caractersticas do processo de investigao e os fatores que determinam e/ou dificultam sua resoluo. A Baixada Fluminense foi a regio escolhida por concentrar, em mdia, 30% dos casos de homicdios dolosos registrados ao ano no Estado do Rio de Janeiro. Foram analisados 346 inquritos policiais registrados em unidades policiais do tipo Delegacia Legal na regio da Baixada Fluminense e 17 entrevistas realizadas com integrantes da policia judiciria (delegados e investigadores) dessas e de outras unidades policiais com grande volume de registros de homicdio doloso.

Palavras Chaves: Homicdio Doloso, Crime e Polcia Abstract: Being the murder considered the crime most serious against the life, one intends that this study it allows to diagnosis the characteristics of the inquiry process and the factors that determine and/or make it difficult its resolution. The Baixada Fluminense was the chosen region chosen for concentrating, in average, 30% of the cases of registered murders to the year in the State of Rio de Janeiro. 346 police inquests registered in police units of the type Legal Police station in the region of the Baixada Fluminense had been analyzed and 17 interviews carried through with integrant of police judiciary (policies commission agents) of these and other police units with great volume of registers of murder.

Key Wods: Murder, Crime e Police

-1-

1. Introduo
Este artigo tem como base a pesquisa Anlise dos registros de ocorrncia e dos inquritos policiais referentes ao crime de homicdio doloso na Baixada Fluminense1 realizada pelo Instituto de Segurana Pblica (ISP)2. Esta pesquisa compreende duas fases: 1) anlise dos registros de ocorrncia e dos inquritos policiais referentes ao crime de homicdio doloso e; 2) anlise de discurso atravs de entrevistas com policiais lotados nas delegacias componentes da amostra. Seu objetivo principal avaliar a investigao dos homicdios no mbito do Programa Delegacia Legal3, implantado no estado do Rio de Janeiro em 1999. Este trabalho tem por objetivo o diagnstico das caractersticas do processo de investigao e dos fatores externos que determinam e/ou dificultam a resoluo dos crimes de homicdio doloso na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Considera-se que o homicdio doloso seja o crime mais grave contra a vida e que constitui um evento de baixo percentual de elucidao no estado do Rio de Janeiro. A regio de estudo a Baixada Fluminense, rea que concentra, em mdia, 30% dos casos de homicdios dolosos registrados ao ano no estado do Rio de Janeiro. Os critrios de seleo da amostra foram: 1) delegacias da Baixada Fluminense, que em 2004 j estavam integradas ao programa Delegacia Legal; 2) total de homicdios dolosos registrados nessas delegacias em 2004; 3) inquritos instaurados a mais de um ano. Foram utilizados mtodos quantitativo e qualitativo de anlise. A parte quantitativa da pesquisa compreende a estruturao e anlise de banco de dados dos registros de ocorrncia e inquritos policiais referentes ao delito de homicdio doloso na regio da Baixada Fluminense. A parte qualitativa compreende a realizao de entrevistas semi-estruturadas com policiais civis lotados em delegacias da Baixada

Esta pesquisa encontra-se em fase de concluso e compreende, alm de relatrio com a anlise dos dados quantitativos, tambm entrevistas com policiais lotados nas delegacias da Baixada Fluminense pertencentes amostra. 2 O Instituto de Segurana Pblica (ISP) uma autarquia vinculada Secretaria de Estado de Segurana Pblica do Rio de Janeiro, criada em 1999. 3 O programa Delegacia Legal foi criado em 1999, na gesto do Governador Anthony Garotinho. Este programa tem por objetivo realizar um amplo processo de reforma da Polcia Civil. As aes que nortearam o programa foram a reforma fsica ocorrida nas instalaes das unidades policias, assim como a reformulao dos processos de trabalho e a concentrao dos policiais nas atividades investigativas.

-2-

Fluminense, anlise de discurso, observao de campo atravs de visitas a essas delegacias. Dessa forma, a amostra foi composta por quatro delegacias: uma delegacia com o maior volume de registros de homicdio doloso dentre as delegacias da Baixada, a 54 DP Belford Roxo (245 registros); uma delegacia com volume mdio de registros, a 66 DP Piabet (51 registros); e duas delegacias com os menores volumes de registros, a 61 DP Xerm (18 registros) e a 63 DP Japeri (32 registros). No total, obteve-se um universo de 346 registros de ocorrncia de homicdio doloso. Com relao segunda fase da pesquisa, foram entrevistados, at o momento da elaborao deste artigo, sete delegados (Titulares e Adjuntos) e dez inspetores das delegacias pesquisadas, alm do delegado titular da Delegacia de Homicdio da Baixada Fluminense (DHBF), que no integra a amostra.

2. A Baixada Fluminense
A questo da segurana pblica no Estado do Rio de Janeiro alvo de permanente ateno da opinio pblica, em especial da imprensa brasileira, que destaca as altas taxas de criminalidade em determinadas reas do Estado, entre elas, a Baixada Fluminense. A Baixada Fluminense uma regio vizinha Capital do Estado que abrange 13 municpios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itagua, Japeri, Mag, Mesquita, Nilpolis, Nova Iguau, Paracambi, Queimados, So Joo do Meriti e Seropdica. Suas principais vias de acesso so a Avenida Brasil, inaugurada em 1946, e a Rodovia Presidente Dutra, em 1951. No incio do sculo XX, esta regio assumiu papel de cidade dormitrio para uma populao laboriosa que se deslocava todos os dias para a cidade do Rio de Janeiro em busca de trabalho. O inchao populacional nos grandes centros urbanos e a valorizao constante do metro quadrado do solo na Capital, resultante da explorao imobiliria, acabou empurrando um grande contingente populacional para a Baixada Fluminense, aumentando, desta maneira, a demanda de lotes na regio. O crescimento econmico favoreceu importantes investimentos pblicos, tais como a construo da Via Light, da Linha Vermelha, implantao da refinaria de petrleo (REDUC) e da primeira universidade pblica da regio (FEBF/UERJ).

-3-

Segundo dados do IBGE, em 2006, a populao estimada da Baixada era de 3.725.208 habitantes, o que representava 23,9% do total da populao do Estado do Rio de Janeiro. A taxa mdia de crescimento da Baixada no perodo de 1991 a 2000 foi de 2,0% ao ano (bem superior Capital que foi de 0,7%), com taxa de analfabetismo de 7,0%, o dobro da Capital. Com relao criminalidade violenta, a Baixada se destaca por apresentar um dos maiores percentuais de homicdios por reas do Estado. Em 2005, 30,0% dos homicdios registrados no Rio de Janeiro pertenciam s delegacias da Baixada4. Alm disso, pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econmica e Aplicada (IPEA), com o objetivo de medir o risco de uma pessoa ser assassinada nos municpios com mais de 300 mil habitantes5, mostra que, entre as vinte cidades mais violentas do Pas, quatro pertenciam Baixada Fluminense.

3. Instrumentos de anlise: do conhecimento do fato abertura do inqurito policial


Para analisar os crimes de homicdio ocorridos na Baixada utilizou-se como instrumento inicial de trabalho os registros de ocorrncia de homicdio doloso de delegacias da polcia civil dessa regio. O registro de ocorrncia, ou RO, a primeira documentao do fato que servir de base para a abertura do inqurito policial. O Inqurito Policial um procedimento administrativo utilizado pela Polcia Civil que visa apontar a autoria e a materialidade do evento criminoso, e que servir de base para a acusao (denncia ou queixa) do crime ao Ministrio Pblico. Resumidamente podemos dividir em seis as fases de um Inqurito Policial: a) Conhecimento do Fato b) Instaurao c) Diligncia d) Relatrio e) Remessa f) Arquivamento do Inqurito
4 5

Boletim Mensal de Monitoramento e Anlise, disponvel em: www.isp.rj.gov.br LerDo Velho Oeste ao Paraso, Revista poca. Rio de Janeiro: Editora Globo, edio 359, abril de 2005.

-4-

O conhecimento do fato acontece mediante representao, requerimento, registro de ocorrncia etc. Os casos de homicdio se caracterizam por ser um tipo de ao penal pblica incondicionada, isto , quando o titular da ao penal o Estado. A instaurao do inqurito ocorre atravs de portaria. Nos crimes de homicdio a portaria deve ser aberta no instante em que se tome conhecimento do fato. Por meio de diligncias so coletadas as provas. Sendo assim, a ida ao local do fato torna-se imprescindvel para a coleta de informaes que iro subsidiar a investigao. Neste momento, segundo um dos policiais entrevistados, a investigao de homicdio trabalhada inicialmente com depoimentos (...) e com as provas tcnicas - ttulos de percia penal e criminal.

Geralmente voc manda uma equipe de colete para o local do fato, a equipe faz uso de arma ostensiva para segurana. Um dos integrantes da equipe vai a paisana e pra num comrcio prximo ao local do fato, geralmente um bar, e vai bater papo como se fosse uma pessoa do povo, nesse momento de conversa com os populares, muitas informaes so obtidas. Outra forma : chegar no morro que est a vtima cada, a voc pergunta pro curioso que est l olhando quem a vtima que est ali e ele diz que o fulano. Voc pergunta porque aquele cara morreu e ele vai falando que o fulano queria pegar a filha do cicrano e o cicrano o cara do trfico e por a vai... A voc j tem a qualificao da vtima, j tem autor, j tem a motivao, j tem a linha de investigao. (Delegado)

No entanto, na prtica, poucas so as vezes em que o policial vai ao local do crime. Alguns dos motivos alegados seriam a falta de equipamentos (viaturas, armas, etc.) e de efetivo policial. Aps um determinado perodo de investigaes e obteno de informaes, o delegado, para dar continuidade ao fluxo do inqurito, pode julgar ter argumentos suficientes para elaborar seu relatrio e encaminh-lo ao Ministrio Pblico atravs de despacho para abertura de processo criminal. O Ministrio Pblico, por sua vez, avalia esta documentao e decide se ela tem argumentos suficientes para oferecer a denncia ou o arquivamento do caso; caso contrrio, o relatrio retornado delegacia com as observaes e medidas que o MP julga necessrias para complementar e/ou fundamentar tal procedimento. Este processo de tramitao do inqurito entre a delegacia e o MP visto pelos policiais, principalmente pelos delegados, como oneroso e desgastante. Um exemplo das crticas apontadas ao trabalho do MP pode ser observado no relato de um dos investigadores entrevistados, a seguir:

-5-

O MP no l os inquritos, uma vez coloquei no inqurito que o corpo havia sido encontrado ao lado da mesa de boneco (referncia a mesa de tot) a a promotora me pediu que chamasse o boneco para depor... (risos) (Investigador)

Com a seguinte fala o investigador tenta exemplificar a atuao do MP junto ao trabalho policial. Na viso de alguns policiais entrevistados muitos inquritos deixam de ser denunciados pelo MP por questes mnimas ou sem fundamento. No trecho acima o MP pede ao policial que o boneco seja chamado para depor, sem se dar conta de que se tratava de uma mesa de jogo e no de uma pessoa. O policial nos relata indignado o fato ocorrido, pois segundo ele este fato evidencia o trabalho do MP junto aos inquritos que lhe so enviados. Atravs da anlise dos 346 registros, observou-se que 98,8% dos inquritos j foram enviados ao MP, somados os casos que estavam nas seguintes situaes: devolvidos pela justia, enviados justia e justia relatado. Uma porcentagem significativa dos casos tramitava na justia (42,5% ou 147 inquritos). Atravs da leitura desses inquritos, observou-se que a maioria deles foi enviada justia para solicitao de novo prazo para investigao. Havia, inclusive, casos de inquritos enviados ao MP mais de dez vezes para solicitao de novo prazo. Outro ponto que merece destaque o tempo que o MP leva para despachar e devolver os inquritos polcia para que esta continue as investigaes. O nmero de casos que foram enviados definitivamente justia para oferecimento da denncia (relatados justia) foi de 24 inquritos, ou seja, 6,9% dos casos analisados. Em contrapartida, a relao entre delegados, promotores e peritos vai alm das prticas formais de documentos oficiais, assumindo carter pessoal e individual. Os policiais entrevistados acreditam que uma boa relao pessoal com o MP determinante para o bom andamento do trabalho policial. Prticas como telefonar para o promotor, pedir ao colega da polcia tcnica para adiantar o laudo, ter a mesma equipe h anos, sempre acompanhando o mesmo delegado, fazem parte da rotina do trabalho policial. Antes de serem enviados ao Ministrio Pblico, os inquritos so precedidos de um telefonema do delegado ao promotor, fazendo a ele determinadas solicitaes ou at mesmo para identificar o que o promotor espera que contenha no inqurito. Para os policiais entrevistados o ato de entrar em contato com o promotor da regio fundamental para o prosseguimento da investigao.

-6-

Sendo o Registro de Ocorrncia (RO) uma das fontes de nossa pesquisa, acreditou-se ser relevante neste artigo realizar uma anlise detalhada desta pea e de seus respectivos campos de preenchimento. O RO o documento bsico da Polcia Civil destinado principalmente ao registro dos fatos considerados crimes ou contravenes penais, mas tambm, existem fatos administrativos que por sua ordem devem ser registrados. Sendo assim, tomar como base de anlise o RO significa partir de uma classificao policial do que por eles considerado crime. O uso dos registros de ocorrncia como fonte de pesquisa j foi problematizado por vrios pesquisadores e no nenhuma novidade a crtica feita qualidade das informaes contidas nesses registros (BEATO, 1998, 2000; COELHO, 1986 e 1988; KAHN, 1998 e 2000; MISSE, 1997; SOARES & SENTO S, 1996). Segundo Muniz (2000):

O registro de ocorrncia um documento legal elaborado pela Polcia Civil que representa a primeira notificao oficial de uma queixa-crime para a maior parte dos casos que so encaminhados a uma unidade de polcia judiciria (UPJ). Considerando as especificaes das funes de polcia investigativa e de polcia judiciria PCERJ, pode-se dizer que o RO expressa o atendimento preliminar oferecido ao pblico e agentes institucionais que, por diversas motivaes, acionam os servios policiais civis. Trata-se, portanto, de um instrumento artesanal e em certa medida, verstil, no qual registrado no s aqueles fatos interpretados juridicamente como crimes e contravenes, como tambm os atos administrativos efetuados por uma unidade policial distrital e/ou especializada. Por conta disso, o Registro de Ocorrncia consiste na principal ferramenta que aciona boa parte das rotinas executivas, investigativas e cartorrias desenvolvidas em uma delegacia. Dentro da linha de produo do trabalho policial civil (que de uma forma simplificada, comea no balco de atendimento, passa pela confeco de depoimentos, levantamento de provas, averiguaes, diligncias solicitadas, incurses nas ruas e termina com o envio do inqurito ao Ministrio Pblico), o registro de ocorrncia destaca-se como uma forma de comunicao legal que procura atender, minimante, a propsitos operacionais diferentes, porm, complementares. (Muniz, 2000:2)

Podemos destacar como principais razes para anlise e estudo destes documentos, o fato de nos revelar a criminalidade oficialmente registrada pelo Estado e demonstrar o perfil da instituio que o confecciona. A anlise dos RO permite perceber as caractersticas do processo de produo da verdade policial. As alteraes necessrias no RO so feitas mediante o Registro de Aditamento (RA), documento que acrescenta, altera e/ou corrige informaes no registro de ocorrncia. Segundo um investigador, o registro de aditamento serve para complementar o registro de ocorrncia ou alterar alguma coisa que estava errada ou adversa.

-7-

Para Cano (2000), o modelo de RO vigente durante meados dos anos 90 contm pouca informao e, particularmente, pouca informao codificada de forma a facilitar o seu processamento. Assim, difcil tentar realizar um perfil das vtimas, dos suspeitos ou das caractersticas dos crimes mais freqentes. O novo modelo de RO implantado com as Delegacias Legais se destaca por ser mais detalhado e oferecer um conjunto de informaes muito maior. Alm disso, o preenchimento eletrnico impede que certos campos obrigatrios sejam deixados em branco, no permitindo a continuidade do preenchimento, o que supe um ganho tanto na qualidade quanto na confiabilidade da informao. Mesmo assim, alguns discursos mostram que possvel encontrar formas para no preencher tantos campos:
Quando o sistema est muito lento, acabo pulando alguns quadrinhos, enquadro o cara no que tiver que preencher menos quadrinhos (...) quando o elemento autor aparece muita coisa para eu preencher, mas quando eu coloco no campo envolvido aparece menos. (Investigador)

O trecho acima deixa clara a resistncia dos policiais de se inserir ou se adequar a um dos objetivos fundamentais propostos pelo programa Delegacia Legal, que a mudana na lgica do trabalho policial. Quando o policial nos fala que pula alguns quadradinhos, isto significa que informaes consideradas relevantes pelo Programa no esto sendo coletadas, e demonstra a descrena deste no processo de produo da informao. Em uma das visitas feitas a uma unidade policial, um investigador comentou que no preenchia todos os dados do sistema, pois, em alguns casos, o autor poderia consider-lo homossexual ao v-lo observar algumas de suas caractersticas fsicas. O investigador nos relatou, indignado, o quanto constrangedor tentar perceber se o autor possui ou no tatuagens, cicatrizes, manchas ou marcas do gnero. Assim, mais quadrinhos deixam de ser preenchidos e mais informaes deixam de ser acrescidas ao RO. Ao que parece, os policiais no conseguem se acostumar nova rotina de trabalho e optam por criar formas alternativas de manter a antiga rotina, valendo-se das mesmas prticas antes utilizadas nas delegacias tradicionais. Uma justificativa para este tipo de conduta pode ser a forma como os policiais percebem a confeco do registro de ocorrncia. Uma grande parcela dos agentes v o RO como uma prtica meramente burocrtica, que acaba pautando de forma direta o trabalho policial. As informaes contidas nos RO deixam de ser encaradas como

-8-

contribuies para o trabalho investigativo. O registro da ocorrncia passa a ser visto como um entrave ao trabalho policial e no como um primeiro contato com o crime, o princpio que desencadear todo o inqurito. Durante a pesquisa de campo, realizada nas delegacias estudadas, ouvimos de um Delegado o seguinte relato:

(...) Parar para atender no balco demora um tempo, assim no d para prosseguir com a investigao. S em parar, ir ao balco, j requer muito tempo. A prioridade atender ao balco, fazer o servio burocrtico. (Delegado)

Alm deste habitual desinteresse na confeco do RO, constatou-se que alguns casos que chegam s delegacias acabam sendo mediados informalmente no balco de atendimento ou so desqualificados pelos policiais. Alguns delitos so encarados como insignificantes para um atendimento policial, ou para a confeco de um RO. Um exemplo de delito mediado informalmente no balco da delegacia a briga de famlia (KANT,1995). Enquanto nas delegacias tradicionais o policial que se encontra no balco no momento em que a vtima chegar delegacia aquele que faz a mediao do atendimento e a convence a no registrar o fato (KANT,1995), na Delegacia Legal esta funo das estagirias (estudantes de servio social ou psicologia). Nas visitas s delegacias foi possvel observar situaes em que estagirias utilizavam a morosidade no preenchimento do RO como argumento para convencer as vtimas a no registrar o fato.

4. A Investigao Policial
Que dados so considerados fundamentais para a elucidao de um caso de homicdio? Que fatores so relevantes para o bom xito de uma investigao de homicdio? Estas foram as principais questes que nortearam nossas anlises no sentido de apontar que fatores facilitam ou dificultam o xito das investigaes policiais. O crime de homicdio caracteriza-se por possuir como titular da ao penal o Estado. O fluxo de processamento da justia criminal (CASTRO, et al, 2004) inicia-se com uma ocorrncia realizada pela Polcia Militar (PM), ou por qualquer outro cidado, que comunica o fato Polcia Civil (PC) para efetuar o registro. Registrada a ocorrncia, a PC abre uma portaria, que a pea inicial do inqurito policial, na qual ser averiguada a materialidade do crime ocorrido. Arroladas as testemunhas,

-9-

depoimentos tomados, laudos recebidos (ICCE, IML, Instituto Felix Pacheco - IFP) e demais procedimentos investigativos realizados, produz-se um relatrio e remete-se o inqurito policial ao Ministrio Pblico (MP). O MP avaliar se h ou no meios que possibilitem o oferecimento da denncia e, entendendo que o inqurito est suficientemente fundamentado, preparar a denncia que ser remetida Vara Criminal. A investigao, assim, parece ser a etapa deste processo entre o registro na DP e a denncia na justia criminal que determina o grau de dificuldade e obstculos encontrados durante este fluxo. Por isso, as tcnicas e ferramentas utilizadas pelos policiais neste momento adquirem fundamental importncia para a resoluo do fato. Sobre as tcnicas de investigao da polcia, Kant (1995) salienta que a polcia acaba por no se preocupar com os fatos em jogo numa ocorrncia, mas com a identificao do contexto sociocultural que os cerca. As entrevistas realizadas nesta pesquisa mostraram que, nos casos de homicdio, os policiais consideravam como caractersticas essenciais para a constituio da figura do suspeito e da vtima: a localidade onde o crime ocorreu (prximos a favelas, bairros nobres, bar, casa e etc.), os trajes da vtima, alguns traos fsicos, a presena de marcas como tatuagens, entre outras. So esses fatores que auxiliam a polcia a concluir se aquela vtima, por exemplo, seria ou no um criminoso, ou quais seriam as motivaes para o crime. Alm disso, de acordo com BEATO (1999), a polcia brasileira realiza com o inqurito policial, um ritual semelhante ao que exercido pela Justia por meio das varas criminais, onde o delegado ocupa a posio de juiz. Talvez, por isso, a exigncia de um policial voltado cada vez mais para o normativismo do que para o trabalho investigativo. Todos os procedimentos relativos ao trabalho investigativo so colocados em prazos legais, tendo como referncia o prazo limite para o envio do inqurito ao Ministrio Pblico. Uma forma encontrada pelos policiais para obter um prazo maior para envio do inqurito ao MP ocorre mediante um procedimento j institucionalizado pela polcia, chamado de Verificao de Procedimento de Informao VPI (KANT, 1995). A VPI aberta quando no h informaes suficientes que possibilitem a instaurao do inqurito. A VPI dura, aproximadamente, 30 dias, perodo no contabilizado para envio do inqurito ao MP. S depois de passado este perodo que o policial instaura o inqurito tendo, deste momento em diante, 30 dias para envi-lo ao MP. Dessa forma, o prazo que oficialmente de 30 dias a partir do instante que a PC

- 10 -

toma conhecimento do fato, passa para 60 dias. Vale ressaltar que, nos casos de homicdio, este procedimento no tem carter legal, uma vez que o cdigo de processo penal prev a instaurao imediata do inqurito, logo que a Polcia Civil tome conhecimento do fato. Tomado conhecimento do fato, o policial deve abrir uma portaria, pea que d incio ao inqurito policial. Observou-se durante a construo do banco de dados que muitos policiais abriam portarias no instante em que confeccionam o registro de ocorrncia, mas, observou-se tambm, casos em que as portarias foram abertas muito tempo depois do conhecimento do fato. Na verdade, tem-se a impresso de que o trabalho policial acaba, em alguns casos, limitado ao cumprimento dos prazos determinados pela lei e fiscalizados pelo MP. Em algumas delegacias, determinados policiais tinham como tarefa principal verificar e manter o controle dos casos que estavam prximos do prazo limite de emisso de relatrio ao Ministrio Pblico. Em uma das visitas feitas s delegacias, quando entramos na sala de um Delegado nos deparamos com a seguinte situao: duas mesas repletas de inquritos de homicdio empilhados e, por trs dos inquritos, sem quase poder ser visto, estava o Delegado, analisando cada inqurito para ver o que ainda poderia ser feito em cada um deles. Nas mos do Delegado, um inqurito instaurado h 10 anos, para ver o que ainda faltava ser feito pela investigao. De acordo com o Delegado, havia outras salas na DP com funo de guardar os inquritos pendentes de concluso das investigaes e prximos do limite de prazo para envio ao Ministrio Pblico.

5. A Coleta das Provas Testemunhais


Como dito anteriormente, as provas coletadas iro subsidiar todo o trabalho do MP mais frente. Dentre os tipos de provas coletadas durante o processo de investigao destacam-se as provas testemunhais.

Com as provas tcnicas voc tambm vai depender das provas testemunhais porque s vezes voc sabe at onde est a autoria, mas precisa de mandado de busca e o judicirio exige (...) Sempre digo que nos crimes o difcil no voc chegar a quem matou, mas colher elementos seguros para que a justia possa autuar e condenar... as testemunhas nem sempre querem falar. (Delegado)

- 11 -

A maioria no quer falar com medo. A testemunha tem que mudar totalmente sua vida, este municpio, por ser um lugar pequeno, aqui na roa, as pessoas ficam indignadas e querem falar. (Delegado)

Dos inquritos analisados, cerca de 45% continham duas testemunhas. Na maioria das vezes, estas eram os policiais militares que primeiramente atenderam a ocorrncia e comunicaram o fato na DP. A anlise dos inquritos mostrou que as declaraes desses PM arrolados como testemunhas eram muito semelhantes. So declaraes que, por sua generalidade, quase nada acrescentam investigao em termos de informaes, como as descries do fato destacadas a seguir:

XXXXXX, soldado da Polcia Militar, comunica o encontro de cadver, vtima de projtil de arma de fogo, na Estrada XXXX, Km 43, XXXXX. A vtima, de cor parda, sexo masculino, em decbito dorsal, trajando calo azul, apresentando perfuraes na altura do ombro e cabea. local ermo, sem residncias prximas. Segundo o comunicante, quando em servio no XXXXX, foi solicitado para comparecer em local de homicdio na Rua XXXXX, prximo ao nmero 760, em XXXX. Ao proceder para o local constatou a veracidade do fato, apurando que aps desentendimento entre as partes, os autores sacaram de suas armas de fogo, e atiraram contra a vtima XXXXXXXXXXXX, que faleceu no local, e contra XXXXXXXXXX, socorrido, atendido no Posto Mdico de XXXX e removido para o Hospital Municipal XXXXXXXXX. Noticia o COMUNICANTE, SD PM XXXXXX, que no dia de hoje, realizava patrulhamento, quando recebeu determinao da Sala de Operaes do Batalho para comparecer a Estrada das XXXXX, a fim de verificar a existncia de um cadver no interior de um veculo VW/GOL, cor branca. Chegando ao local logrou encontrar o citado auto que ostentava a placa XXXXXXX, estando o cadver em decbito lateral direito no interior da mala, apresentando algumas perfuraes provocadas por P.A.F. Disse ainda que o local do fato desprovido de residncias prximas e durante o perodo em que permaneceu aguardando os exame necessrios para remoo do corpo, no foi possvel obter qualquer informao quanto a autoria, ou quanto a identificao da VTIMA. Trata-se de Crime de Homicdio (Agresso a Paf). Informa o Sd-XXXXX, que na data de hoje, por volta das 22:50h estava em patrulhamento por XXXXXXX, quando foi acionado por sala de mar 20, para que procedesse para local de homicdio;que de imediato foi com seu colega o Sd-XXXX, para Rua XXXXXX esquina com Avenida XXXXXX, o corpo de XXXXXXX na posio de decbito ventral e com varias perfuraes a paf nas costas, que a vtima estava trajando short amarelo, camiseta na cor cinza, bon amarelo e chinelos de dedos; que apesar de haver muitos curiosos no local ningum quis comentar nada sobre o crime.

Nas entrevistas de campo observou-se tambm um novo personagem no inqurito policial, alm do autor, da vtima, da testemunha e do envolvido. Nas entrevistas, alguns policiais citaram a existncia de um informante, que seria uma pessoa de confiana dos policiais e/ou do delegado e que traria informaes que

- 12 -

poderiam ajudar na investigao. Na linguagem tradicional da policia, este informante conhecido como X-9. As informaes levantadas por esta pessoa no entram formalmente no inqurito.

O informante diferente da testemunha porque no depoimento da testemunha pode ter contradies l na frente, no juzo ela vai ser contraditria. O informante no, ele teria um dado concreto. Por exemplo, o tio da vtima reconheceu o corpo no IML. Ele [informante] viu? No. Ouviu? No. Sabia de algum desafeto da vtima? No. Ento ele um informante. (Delegado)

Uma vez arroladas as testemunhas chega a hora de tomar as declaraes. O que para alguns policiais algo simples e rotineiro, para outros um momento decisivo na investigao, onde se almeja conseguir o mximo de informaes possveis do depoente. Usam como tcnicas de interrogatrio: chamar o depoente vrias vezes delegacia para se tomar depoimento, realizar interrogatrios longos, confrontar informaes etc. Algumas das tcnicas utilizadas pelos policiais so descritas abaixo:

Pegamos a testemunha colocamos o cdigo penal na frente e falamos do artigo que fala de falso testemunho, colocamos a pessoa ciente disso. Aps ouvir a testemunha eu falo que ela est presa, a a pessoa se desespera e comea a chorar, neste momento eu falo que ela est presa por falso testemunho, falo ento que ela tem que falar a verdade a, a verdade aparece. Infelizmente a gente tem que ser 716... (risos) mexemos com o emocional tudo no 71. (Investigador)

J com relao ao depoimento de acusados, as tcnicas aplicadas parecem ainda mais incisivas:

No que seja tortura psicolgica. O cara cai se quiser, eu coloco ele aqui e grito com ele, digo que ele vai para o pau de arara, aqui do lado eles ficam jogando videogame, a parece que est rolando a maior pancadaria e daqui a pouco ele se enrola e acaba confessando, ento isso vlido. Por exemplo: tem dois interceptados, eu trago um aqui pra dentro e o outro fica l fora. A ele acaba caindo e abre o jogo. A gente joga um contra o outro, a eles saem daqui e comeam a ligar um para o outro, ligam pra terceiro e eu estou aqui ouvindo [atravs do grampo telefnico]. (Delegado)

6. A viso dos policiais sobre o Programa Delegacia Legal

6 Referncia ao artigo 171 do CPP: Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. Popularmente a expresso 171 ou somente 71 utilizada para caracterizar uma pessoa que aplica golpes em busca de obter vantagens.

- 13 -

De uma forma geral, os policiais entrevistados acharam que, dentre todas as modificaes trazidas para o trabalho policial com o Programa Delegacia Legal, a informatizao das unidades policiais foi uma das mais importantes. As mudanas ocorridas na estrutura ou na forma de trabalho trouxeram agilidade no que diz respeito ao acesso aos registros de ocorrncia ou inquritos policiais instaurados em qualquer delegacia do Estado, facilitando a consulta e cruzamento de dados entre as unidades. De acordo com um dos policiais entrevistados, antes das unidades serem legais (ainda hoje temos delegacias tradicionais), eles mesmos traziam cadeiras, mesas, armrios e todo material de escritrio que fosse preciso. Em algumas delegacias no havia nem mesmo banheiro. Quando eram transferidos, todos os mveis os acompanhavam, em alguns casos os inquritos policiais tambm eram levados. O processo de informatizao das delegacias permitiu maior controle e acesso informao que antes era restrita somente ao policial da unidade. Como dito anteriormente, o trabalho policial acaba, em alguns casos, limitado ao cumprimento dos prazos determinados pela lei e fiscalizados pelo MP. Atravs do Sistema de Controle Operacional (SCO) do Programa Delegacia Legal (PDL), no entanto, um inqurito que j excedeu ao prazo de envio ao Ministrio Pblico (MP) facilmente identificado, uma vez que a data de envio ao MP fica grifada em vermelho. Dos 346 inquritos trabalhados, 32 (9,2%) encontravam-se fora do prazo. Em relao s mudanas propostas pelo programa Delegacia Legal, no que se refere lgica do trabalho policial, observou-se que a cultura policial (Kant, 1995) apresenta-se, desta forma, como um entrave a essas mudanas.

7. Fatores de facilitam e fatores que dificultam a elucidao dos homicdios


Em relao ao percentual de elucidao dos casos de homicdio, observou-se que, da amostra de 346 inquritos, 38 possuam autoria identificada. Entendeu-se aqui como autoria identificada os casos que trazem informaes, tais como: nomes completos dos autores, endereo ou documentao dos mesmos. Destes 38 inquritos com autoria identificada, seis eram provenientes de flagrantes, e apenas 17 foram relatados ao Ministrio Pblico com autoria identificada.

- 14 -

Nas entrevistas realizadas com os delegados e investigadores, abordou-se ao trmino de cada entrevista o seguinte ponto: Quais fatores podem ser importantes para a elucidao de um homicdio? As respostas mais comuns foram: a) boa relao com o Ministrio Pblico; b) diligncias ao local do fato; conversa com populares; arrolamento de testemunhas etc.; c) haver criminosos j conhecidos na regio: de acordo com o mudus operandis consegue-se identificar de quem a autoria comparando com perfis de alguns criminosos atuantes na regio; d) ajuda dos familiares: os familiares, num instante de indignao, acabam revelando tudo que sabem sobre a provvel autoria; e) caracterstica geogrfica da Baixada Fluminense: o relevo plano, caracterstico da maior parte do territrio que compe essa regio, seria um facilitador do acesso dos investigadores ao local do crime.

A geografia da Baixada pode ser vista como um facilitador para o xito da investigao. A rea geogrfica [no favelas] contribui [mais] quando queremos chegar a uma denncia na Baixada do que na Capital. Na Baixada voc consegue ainda ir ao local do crime, mas na Capital.... (Delegado)

Com as entrevistas realizadas at o momento, notou-se que o objetivo proposto pelo Programa Delegacia Legal de realizar a reformulao dos processos de trabalho e de concentrao dos policiais nas atividades investigativas, no encontra eco entre os mesmos. Na verdade, muitas das antigas prticas de procedimentos ainda fazem parte da rotina do trabalho policial investigativo. Nenhum policial entrevistado citou as ferramentas disponveis pelo programa, como busca e consulta por nomes, caractersticas do fato, caractersticas fsicas, palavras-chave e etc., como instrumentos de auxlio no processo investigativo, ou citou seu uso para qualquer outro fim que no fosse o preenchimento do registro de ocorrncia, o que demonstra o grau mnimo de utilizao do programa por parte desses profissionais. De forma geral, as relaes interpessoais norteiam todas as seis fases que constituem um inqurito policial, desde o conhecimento do fato, com chegada dos primeiros policiais ao local do fato e o registro da ocorrncia, at a aceitao da denncia ou o arquivamento do inqurito, mediados pelas comunicaes mantidas entre os delegados responsveis e os juzes e promotores do Ministrio Pblico. Alm disso, em seus discursos, os policiais demonstraram compreender como xito o fato de um inqurito ser despachado pela delegacia e ser aceito pelo MP, mesmo que a elucidao

- 15 -

do crime no tenha sido alcanada. Assim, o normativismo (BEATO, 1999) parece ainda prevalecer sobre a atividade investigativa desempenhada pela polcia judiciria.

Referncia Bibliografia:
BEATO FILHO, Cludio C. Determinantes da Criminalidade em Minas Gerais. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 13, n 37, 1998.

________________________. Polticas Pblicas de Segurana e a Questo Policial, So Paulo em Perspectiva, 13, 4: 1327, 1999.

________________________. (et alli). Regionalizao como estratgia para a definio de polticas pblicas de controle de homicdios. Cadernos Sade Pblica, 25, 5:1269-1280, 2004.

CANO, Igncio. Registros Criminais da Polcia no Rio de Janeiro: Problemas de Confiabilidade e Validade, In: Cerqueira, D. Lemgruber, J. e Musumeci, L (orgs.), Frum de Debates Criminalidade, Violncia e Segurana Pblica: Uma Discusso sobre as Bases de Dados e Questes Metodolgicas. Rio de Janeiro, IPEA/CeSECUCAM, 2000.

COELHO, Edmundo C. A Administrao da Justia Criminal no Rio de Janeiro (1942-1967). Dados Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, vol. 9, n. 1, p. 6182, 1986.

KANT DE LIMA, Roberto. A Polcia da Cidade do Rio de Janeiro: Seus Dilemas e Paradoxos. 2 edio, Rio de Janeiro: Forense, 1995.

KAHN, Tlio. ndice de Criminalidade. Revista do Ilanud, n 2, So Paulo, 1998.

MISSE, Michel. Cidadania e Criminalizao: o problema da contabilidade oficial do crime. In: MISSE, M. (org.) O Crime Violento no Rio: um exame preliminar das fontes.

- 16 -

Rio de Janeiro, laboratrio de Pesquisa Social (IFCS UFRJ), Rio de Janeiro, Srie Iniciao Cientfica, n 8, 1997.

MUNIZ, Jacqueline. Registros de Ocorrncia da PCERJ como Fonte de Informaes Criminais. In: Cerqueira, D. Lemgruber, J. e Musumeci, L. (orgs.), Frum de Debates Criminalidade, Violncia e Segurana Pblica: Uma discusso sobre as Bases de Dados e Questes Metodolgicas. Rio de Janeiro, IPEA/CeSEC-UCAM, 2000.

SOARES, Luiz E. e SENTO-S, Joo T. O que aconteceu com o Rio de Janeiro em 93 e 94, segundo os dados sobre criminalidade? In: SOARES, L. E. et alli, Violncia e Poltica do Rio de Janeir, Rio de Janeiro: Relume-Dumar/ISER, 1996.

- 17 -

Anda mungkin juga menyukai