Anda di halaman 1dari 28

Universidade Federal do Esprito Santo Centro Tecnolgico Departamento de Engenharia Mecnica

ANLISE DE FALHA DE EIXO VIGA TUBULAR

Alunos: Andr Canal


1

Filipe Andrade Vidal Maquense Lemos Prof.: Luciano de Oliveira

SUMRIO
Introduo; A metodologia adotada; Fluxograma com as etapas de investigao; Identificao da falha; Anlise macroscpica; Anlise microscpica da fratura; Anlise metalogrfica; Anlise de composio qumica; Ensaio de dureza; Ensaio de trao; Diagrama de fadiga; Discusso dos resultados; Concluso; Referncias.

INTRODUO
O componente analisado um eixo veicular auxiliar (EVA), que faz parte de um conjunto de elementos mecnicos que fazem a ligao entre as rodas, sendo sempre integrados por componentes de freio e rodagem, podendo ainda estar integrado por componentes estruturais da carroaria e suspenso.

INTRODUO
O eixo rompeu em ensaio de verificao de fadiga por flexo vertical realizado no IPT/SP, conforme o relatrio n 48.044 ENSAIO DE VERIFICAO DE FADIGA POR FLEXO VERTICAL EM EIXO VEICULAR AUXILIAR. Algumas Propriedades:
Dureza escala Brinell > 150 HB Tenso de Escoamento = 440 MPa Tenso de Ruptura = 600 MPa

INTRODUO
Caractersticas Requeridas:
Resistncia mecnica Resistncia corroso Boa resistncia flexo Boa resistncia fadiga

A METODOLOGIA ADOTADA
Anlise macroscpica Anlise microscpica da fratura Anlise metalogrfica Anlise de composio qumica Ensaio de dureza Ensaio de trao Construo do diagrama de fadiga do componente

FLUXOGRAMA DAS ETAPAS DE INVESTIGAO

Anlise Macroscpica

Anlise Microscpica da Fratura

Anlise Metalogrfica

Anlise de Composio Qumica

Ensaio de Dureza e de Trao

Construo do Diagrama de Fadiga


7

IDENTIFICAO DA FALHA
A norma NBR6744/87 especifica que o ensaio de flexo simples deve ser realizado com uma carga entre 5000 N e duas vezes o peso mximo indicado para o eixo veicular, o que resulta em 220000 N, com frequncia de aplicao de carga entre 1 e 10 Hz.

ANLISE MACROSCPICA
Foram observadas regies distintas na superfcie da fratura:

ANLISE MACROSCPICA
Regies Observadas:

10

ANLISE MACROSCPICA
Regies Observadas:

11

ANLISE MACROSCPICA
Regies Observadas:

12

ANLISE MICROSCPICA DA FRATURA


Foram analisadas no MEV duas amostras retiradas do incio da fratura dos dois lados do eixo e uma amostra retirada da regio prxima a solda da haste lateral.

13

ANLISE MICROSCPICA DA FRATURA


Regies Observadas no MEV:

14

ANLISE METALOGRFICA
Foram preparados corpos de prova retirados da regio prxima ao incio da fratura.

15

ANLISE METALOGRFICA
Microestrutura encontrada:

16

ANLISE DE COMPOSIO QUMICA


A anlise qumica foi realizada em uma amostra, com uma mdia de trs anlises. Os resultados obtidos esto de acordo com a especificao.

17

ENSAIO DE DUREZA
O ensaio de dureza foi realizado na escala Brinell (HB), utilizando-se uma carga de 62,5 kgf , esfera de 2,5 mm e obtendo-se como resultado a mdia de 182 HB. Este valor est de acordo com a especificao, cujo valor mnimo de 150 HB.

18

ENSAIO DE TRAO
Foram confeccionados trs corpos de prova conforme a Norma ASTM E8M, utilizando-se dimetro de 4mm. Os resultados dos testes foram 390 MPa para tenso de escoamento e 620MPa para tenso de ruptura. Os valores especificados so de 600MPa para a tenso de ruptura e 440MPa para o limite de escoamento.

19

DIAGRAMA DE FADIGA
Diagrama de Goodman relaciona tenso aplicada e resistncia fadiga do eixo. O diagrama determinado conhecendo-se os valores da tenso aplicada (relatrio IPT), tenso de escoamento (ensaio de trao), tenso de ruptura (ensaio de trao) e resistncia fadiga.
20

DIAGRAMA DE FADIGA
Teoria de Shigley: Se = Ka Kb Kc Kd Ke Se Resistncia fadiga do material (Se): conforme diagrama, 391 MPa. Fator de superfcie (Ka): para eixo forjado a frio, 0,82 (considerando que a tenso de ruptura do material 620 MPa). Fator de tamanho (Kb): considerando o efeito da superfcie e flexo determinou-se Kb, a partir do dimetro externo do componente, como sendo 0,75.

21

DIAGRAMA DE FADIGA
Os fatores de carga (Kc), de temperatura (Kd) e de entalhe (Ke) foram considerados iguais a 1. A resistncia fadiga do componente (Se) calculada foi de 240,5 MPa. Coeficiente de segurana Sg = Se/S Onde: Solicitao empregada: S = Mf/Wf Momento fletor: Mf = Pmximo x L Momento resistente: Wf = I/R = (/64)(D4 d4)/R O valor calculado: Sg = 0,6.
22

DISCUSSO DOS RESULTADOS


A carga dinmica aplicada que resultou na fratura maior que a estabelecida em norma; A norma de ensaio prev que o tubo deve estar usinado, ou seja, isento de imperfeies superficiais; Fratura por fadiga na regio de maior trao quando da aplicao da carga de flexo, prxima ao centro do componente; A regio de incio da fratura no tem relao com o processo de soldagem;

23

DISCUSSO DOS RESULTADOS


A fratura, enfim, ocorreu como esperado. Esta informao levou a algumas hipteses:

sobrecarga oriunda do ensaio, ou algum erro de montagem do ensaio; sobrecarga de fadiga devida ao subdimensionamento do componente. Esta hiptese foi avaliada segundo o diagrama de fadiga do componente; algum defeito microestrutural.

24

DISCUSSO DOS RESULTADOS


A Norma NBR6744/87, item 4,3, exige um dispositivo que permita aplicar a carga de ensaio igualmente sobre os assentos dos feixes de molas. O dispositivo deve ser suficientemente rgido para que no afete os resultados. Imperfeies oriundas do processo de fabricao. A camada ferrtica atua de forma a diminuir a resistncia do material nucleao de trincas de fadiga, visto que prevista uma microestrutura ferrtica e perltica tpica de um ao SAE1020. O coeficiente de segurana calculado (Sg = 0,6), considerando o fator de superfcie e de tamanho, comprova o subdimensionamento quanto fadiga.

25

CONCLUSO
Falha prevista, pois a solicitao maior que a resistncia do componente; Falha por fadiga devido flexo na regio de maior solicitao; Incio da falha sem relao com a regio da solda; Baixa segurana do componente para fadiga; Problemas de fabricao ocasionou camada superficial ferrtica e oxidao; As condies superficiais so crticas para fadiga, considerando a solicitao empregada; O mtodo de ensaio, com dois atuadores independentes, pode apresentar variaes na solicitao prevista.

26

CONCLUSO
Aps as anlises feitas, as seguintes aes corretivas podem ser implementadas: utilizar um coeficiente de segurana maior para fadiga, o que acarreta em especificar um material de maior resistncia mecnica ou com dimenses resistentes maiores; melhorar as condies no processo de fabricao para que no ocorra problemas como a camada superficial ferrtica e a camada de oxidao; procurar reproduzir os ensaios o mais prximo possvel das especificaes previstas em normas para que os mesmos interfiram o menos possvel nos resultados. tratamentos trmicos e termoqumicos tambm podem ser feitos para melhorar as propriedades mecnicas e qumicas do componente.

27

REFERNCIAS
1.

Barlavento, M. A., Hoppe, R. A., Pecantet, S., Griza, S., Strohaecker, T. R., Anlise de Falha em Eixo Viga Tubular , UFRGS, 2001. Cassou, C. A. , Metodologia de Anlise de Falha , Dissertao de Mestrado, PPGEM, UFRGS, 1999. Metals Handbook, Fadigue Analysis and Prevention , 9th edition, ASM 1986. Nishida, S., Failure Analysis in Engineering Aplications , Butterworth Heinemann, great Britain, 1992. Shigley, J. E., Mischke, C. R., Mechanical Engineering Design , USA, 1989.

2.

3.

4.

5.

28

Anda mungkin juga menyukai