Anda di halaman 1dari 2

1. Considere a situao em que voc est em uma roda de amigos e, de repente, o assunto sobre a Filosofia.

. Entre as diversas posies, as seguintes foram propostas: - A Filosofia s doidice, maluquice mesmo.... - A Filosofia no contribui de modo algum para a nossa vida, ela inutilidade pura.... Considerando os ditos equivocados acima, proponha um argumento, em no mximo 10 linhas, acerca da Filosofia como saber oposto ao desequilibrado e oposto ao intil. (3,0 pontos)

A filosofia a cincia que induz o homem busca pelo saber. Atravs da filosofia podemos buscar as respostas para nossas dvidas mais profundas. A filosofia faz com que possamos buscar o conhecimento do desconhecido, nos leva a pensar, a questionar o que nos passado como certo, nos faz querer saber, nos faz ter autonomia, nos leva a refletir sobre nossos prprios conhecimentos e a sermos crticos e criativos, no por menos que significa amor ao saber. Qual homem no passou por louco ao questionar algo que era tido como conceito correto, mas no lhe trazia paz conscincia, pois via que a tendncia era que fosse explicado de outra forma? A filosofia a loucura do sbio, o que lhe joga busca pelo verdadeiro saber. Maluco e desequilibrado o homem que aceita algo, mesmo no tendo lgica alguma na formulao do seu conceito, o homem que deixa de lado sua capacidade de pensar e a busca pelo saber. 2. Imagine-se em um Congresso Internacional de Cincia e que, depois de uma comunicao proferida por voc, algum tenha lhe proposto as seguintes questes: a) Todas as suas concluses so fracas ou inadmissveis.... b) Suas premissas carecem de informaes pertinentes.... Considerando os ditos a e b CORRETOS, argumente de forma fundamentada em no mximo 15 linhas, sobre como superar o diagnstico apresentado, raciocinando de modo correto e adequado. (3,5 pontos) O homem como ser pensante tem de estar apto a rever seus conceitos, e a ter a compreenso de que necessitamos da busca constante pelo saber e que no somos os donos da verdade. No caso citado acima, o palestrante necessita rever suas fontes de pesquisa, seus conceitos pr-formados, suas concluses sobre o assunto em questo. H a necessidade de uma reciclagem de conhecimentos, uma busca pelo saber mais aprofundado e por novas informaes, e uma reformulao dos conceitos. Assim sendo o palestrante deve reconhecer que seus argumentos sobre o assunto esto insuficientes e, deve buscar uma nova viso sobre o mesmo. 3. A humanidade, a grosso modo, em seu estgio atual, conseguiu avanar em vrios aspectos quando comparada humanidade da Antiguidade, por exemplo, em relao escravido, acesso formao, informao etc. Contudo, precisamos reconhecer que ainda h muito para avanar,

medida que presenciamos ou tomamos conhecimento de comportamentos de intolerncia, no mbito familiar, profissional, social etc. Considerando a intolerncia inaceitvel, argumente em no mximo 15 linhas, sobre como a tica pode contribuir para cultivar a Tolerncia. (3,5 pontos) A tica leva o homem pensar em se suas atitudes so aceitveis perante a sociedade. Ao longo da vida aprendemos valores sociais que necessitamos ter para que o convvio com o outro diferente de mim seja possvel. Com a tica bem entendida, podemos rever valores, conceitos e tambm aprendemos a tolerar aquilo que no nos to aceitvel assim e, isso tudo para que o bem de todos seja possvel e a convivncia em sociedade seja algo alcanvel para todos. A tica constituda pela prpria sociedade para definir o que so aes corretas e incorretas perante ela, assim sendo o homem tem onde se basear para saber se suas atitudes so tolerveis perante seu prximo e, assim pode aprender a ver as diferenas como algum que deve ser visto com calma e com tolerncia, sabendo que algo nele pode incomoda o outro e que esse est tendo que tolerar tambm para que possamos viver em sociedade amigavelmente.

Anda mungkin juga menyukai