Anda di halaman 1dari 20

Revista Vrtices No.

11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

IMPUREZA: SEXUALIDADE E SADE PBLICA NO JUDASMO DO PERODO PERSA

UNCLEANNESS: SEXUALITY AND PUBLIC HEALTH ON THE JUDAISM OF PERSIAN PERIOD

Llia Dias Marianno1 RESUMO:


Este artigo procura encontrar os fundamentos para leis relativas lepra e tantas proibies referentes casamentos mistos e outras espcies de miscigenao. As leis do Levtico funcionavam como normas de sade pblica e os sacerdotes presentes em Jud no ps-exlio eram tambm agentes da vigilncia sanitria no Antigo Israel. Passa pelas mudanas de dimenso que o exlio assume de acordo com os avanos das pesquisas arqueolgicas, examina as diferenas de estilo de vida entre autctones e golah, mostra a partir de que ponto a miscigenao passou a ser um grande problema para Israel e estabelece o cenrio que proporcionou o surgimento das leis proibitivas de casamentos mistos e interditantes sobre a lepra, alm de certas espcies de atos sexuais. A ttulo de concluso, estabelece a ponte que transformou preceitos de sade pblica em leis divinas e mostra como at hoje estes preceitos permeiam o comportamento de tantos descendentes do povo de Israel.

Palavras-chaves: judasmo leis sexualidade - doenas ABSTRACT:


This article tries to find the foundations to relatives laws about leprosy and other prohibitions about mixed marriages and more sizes of miscegenation. Leviticus laws worked as public health regulations, and the priests in Yehudah on post-exile were a size of sanitary security

Mestre em Teologia Bblica pelo Seminrio Teolgico Batista do Sul do Brasil (STBSB) com especializao em Primeiro Testamento, Mestre em Cincias da Religio - Literatura e Religio do Mundo Bblico pela Universidade Metodista de So Paulo. Coordenadora e leciona lnguas bblicas e exegese na ps-graduao em Exegese Bblica do Centro Universitrio ABEU - UNIABEU. tambm administradora e atua h 26 anos com gesto de pessoas no Terceiro Setor e na docncia da rea de gesto. lilia.marianno@gmail.com

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

agents on Ancient Israel. Talks about changes of dimension that exile assumes according with the advances of archaeological researches, examine the differences of life style between golah and autochthones, shows us since then the miscegenation become a big problem to Israel and establishes the scenery that made appear the prohibitive laws about mixed marriages and leprosy beyond certain sizes of sexual acts. On the conclusion, establishes the bridge that transformed public health prescriptions in divine laws, evidencing how, until now, these prescriptions orient the behavior of so many Israel descendents.

Key-words: Judaism law sexuality illness.

Introduo2 Os anos do Perodo Exlico e Ps-Exlio (entre 597 aEC sob o domnio babilnico e 445 sob o domnio persa) constituem um perodo de relevncia inquestionvel para a estruturao da religio judaica tal qual a conhecemos hoje. Antes do Exlio sequer poderamos chamar a religio judaica de judasmo. Tnhamos ali uma religiosidade israelita sincrtica que por muitos sculos no distinguiu muito bem a divindade Yahweh da divindade Baal3. Foi uma caminhada de praticamente um milnio em busca deste discernimento. Aps o Exlio, Yahweh passou a ser o nico Deus para Israel. Os processos que transformaram o sincretismo do politesmo num monotesmo exclusivista so profundos, repletos de intervenes scio-histricas, polticas e econmicas. A religiosidade israelita o produto desta longa construo teolgica afetada pela poltica e economias internacionais. Fato que a religio judaica no seria o que conhecemos hoje sem que Israel tivesse passado pelas experincias do Exlio.

As ideias contidas neste artigo foram desenvolvidas com maior profundidade em minha pesquisa : MARIANNO, Llia Dias. A ameaa que vem de dentro: um estudo sobre as relaes entre judatas e estrangeiros no Ps-Exlio em perspectiva de gnero. Sobre o desenvolvimento desta teoria, tenho um enorme dbito com o prof. D. Dr. Milton Schantes, meu orientador, cujos valiosssimos insights eram transmitidos tanto na hora do caf quanto tambm em classe, ou seja andando pelo caminho, num estilo agradavelmente peripattico. Outro desdobramento deste mesmo tema, desta vez a partir da violncia promovida pela intolerncia religiosa encontra-se em MARIANNO, Llia Dias. Bebs esmagados contra as pedras: Santidade intolerante no imaginrio do expatriado (Sl 137). Em: Estudos Bblicos Tolerncia e intolerncia religiosa, p. 43-52. 3 REIMER, Haroldo. Sobre o monotesmo no Antigo Israel, p. 967-988.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Este artigo parte das diferenas de sistemas de vida que existiam entre a golah (o grupo dos judatas5 deportados) e os autctones (judatas que permaneceram em Jud), tentando encontrar os fundamentos para tantas leis relativas lepra e tantas proibies referentes aos casamentos mistos e outras espcies de miscigenao. Nossa perspectiva a de que, muito mais do que preceitos religiosos ou normas clticas, as leis do Levtico funcionavam como normas de sade pblica e que os sacerdotes presentes em Jud no ps-exlio no eram apenas lderes religiosos, mas os chamaramos - nos termos modernos de agentes da sade pblica ou vigilncia sanitria. Eles eram fiscais que impediam que o povo fosse contaminado com as doenas dos estrangeiros misturados em Babilnia durante sua permanncia naquele pas. Num primeiro momento falaremos das mudanas de dimenso que o exlio experimentou a partir dos avanos das teorias arqueolgicas seguida por uma relao comparativa entre os estilos de vida dos deportados e o estilo de vida dos autctones. Em segundo lugar mostraremos como a miscigenao passou a representar um grande problema para os judatas autctones, algo que nunca havia sido problema. Num terceiro momento mostraremos o contexto sociolgico no qual surgiram as principais leis religiosas interditantes e proibitivas para, enfim, num quarto momento, compreendermos de que forma estas leis de sade pblica passaram a ser consideradas como teolgicas dando teologia de Israel uma moldura diettica e marital to singular, e que caracteriza o judasmo at os dias de hoje.
4

i. Avanos arqueolgicos versus retrocesso na dimenso do exlio Finkelstein6 nos alerta sobre a mudana conceitual que o exlio experimentou quando estudamos este evento luz da sociologia e da arqueologia. Segundo ele, existia uma noo de que o exlio levara toda a populao do territrio de Jud para a

Uma expresso hebraica abrangente que em sntese significa: deportados ou cativos. Ainda hoje a expresso utilizada para referir-se aos judeus que vivem fora de Israel, mas a expresso popularizou-se como judeus da dispora. 5 Usamos a expresso judata para no fazermos uso anacrnico da expresso judeu. Por judatas compreendemos os israelitas residentes no territrio de Jud, aps a dissipao do Israel do Norte (em 722aEC) e durante os perodos exlico e ps-exlico, uma vez que a partir da dominao grega j comum encontrarmos na prpria literatura bblica a expresso judeu designativa dos habitantes da regio. Na atualidade o conceito de judeu possui aspectos muito mais amplos que fundem nacionalidade, consanguinidade e religiosidade. 6 FINKELSTEIN, A Bblia no tinha razo, p. 409-410.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Babilnia. Os primeiros arquelogos a se debruarem sobre este assunto tratavam-no como se Jud tivesse sido esvaziada e a zona rural completamente devastada. Com o tempo e com a evoluo da pesquisa arqueolgica e principalmente de sua aproximao da pesquisa scio-histrica, esta tese elementar mostrou-se errada. Os primeiros arquelogos partiam do pressuposto que o registro bblico era preciso, cabia arqueologia apenas confirm-lo. Nesta perspectiva a primeira campanha babilnica (em 597 aEC) teria levado dez mil judatas para Babilnia7, mas a questo entra em conflito, pois mais adiante o mesmo relato reduz o nmero de deportados para oito mil8. J o livro de Jeremias altera este nmero para quatro mil e seiscentos deportados. Acredita-se que os deportados variavam entre quinze e vinte mil pessoas, e comparando este nmero com a populao total de Jud ao final do sc. VII, em escala, a populao no territrio chegava perto dos setenta e cinco mil habitantes. Jerusalm era habitada por aproximadamente a quinta parte deste nmero total de judatas (o que chegaria a uns quinze mil habitantes) e outro tanto como este estaria assentado nas terras agrcolas mais prximas.
Assim, mesmo se aceitarmos os nmeros mais elevados possveis para os exilados 20 mil eles parecem compreender, no mximo, da populao do Estado de Jud; isso significaria que pelo menos 75 por cento da populao permaneceu na terra judaica.
9

De acordo com o relato bblico, Jeremias foi um personagem que testemunhou as deportaes para a Babilnia. Os pesquisadores da sociologia bblica colocam os relatos de Jeremias escritos antes do final da redao da Historiografia Deuteronomista, onde esto os livros dos Reis. Pelos cenrios descritos em ambos os livros e, ao compararmos estes cenrios com os dos livros de Esdras e Neemias, notamos claramente que a presena deste grupo em Babilnia, ainda que apenas a quarta parte da populao de Jud, trouxe mudanas substanciais, tanto para a vida da comunidade

7 8

2 Reis 24,14. 2 Reis 2,16. 9 FINKELSTEIN, Op. Cit, p. 410. Ver tambm: GUNNEWEG, Antonius. Histria de Israel, p. 211. Gunneweg elucida que a prosperidade dos deportados chegou num grande nvel a ponto de se encontrarem documentos arqueolgicos mencionando judatas da Babilnia como precursores do sistema bancrio.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

judaica que estava deportada quanto para a vida da comunidade autctone que permanecera em Israel redistribuda no territrio pelo rei da Babilnia10 . Diante destes dados, pode-se imaginar que, em pouco mais de um sculo, esta proporo de habitantes, tanto em Babilnia quanto em Jud, no tenha variado muito, e que na poca da Hegemonia Persa a populao de judatas em Babilnia teria aumentado j que procriaram e muitos nunca quiseram regressar Jud.

ii. Sociedades comparadas: diferenas entre golah e autctones Sobre os deportados, o que sabemos que eles foram para a Babilnia em pelo menos duas levas principais. Uma em 597 aEC e outra depois da destruio de Jerusalm em 587 aEC. De acordo com o texto bblico, a primeira deportao levou o rei, a elite de Jerusalm, as mulheres da corte, artesos, ministros, sacerdotes, nobres, funcionrios da administrao e tambm os militares. No segundo grupo seguiu o restante da populao de Jerusalm, mas os demais funcionrios da administrao, sacerdotes e o rei Zedequias foram executados em Ribla11. Os profissionais especializados a servio da corte tambm seguiram para Babilnia. Eles no eram considerados nobreza, mas fato que o corpo sacerdotal dava uma substncia significativa ao grupo. Este grupo de deportados foi menor em relao ao primeiro grupo12. Os deportados, assim como os autctones, foram obrigados a cultivar terras para o rei. Eles passaram a trabalhar onde foram assentados. Passados os primeiros sessenta anos, muitos destes judatas haviam prosperado tanto ali a ponto de construrem a comunidade mais proeminente da dispora judaica at tempos recentes a comunidade da Babilnia/Iraque13. Embora Babilnia tivesse uma enorme diversidade de naes representadas em seu territrio tudo indica que pelo sistema de colnia judaica, os judatas tenham vivido socialmente afastados dos demais grupos tnicos, mesmo assim era fcil perder a identidade num ambiente como aquele. Devido ao grande nmero de sacerdo-

10

SIQUEIRA, Trcio Machado. Um pouco da histria da pesquisa sobre o povo da terra, p. 916. 11 2 Rs 25,18-21. 12 PIXLEY, Jorge. A histria de Israel a partir dos pobres, 6 Ed. 1999. 13 BORGER, Hans. Uma histria do povo judeu, vol. 1, p. 137-153.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

tes entre os deportados, de se imaginar que o grupo se fundia aos levitas e sacerdotes deportados, e por tal motivo todos passaram a viver sob influncia de um ordenado sistema litrgico. Assim, a liturgia acabou servindo como ambiente onde esta identidade se preservou atravs da repetio das tradies histricas e da redao das leis. Por estarem mais aglutinados e em menor espao que os autctones - espalhados e dispersos -, os deportados conseguiram se tornar um grupo mais homogneo do que os autctones. No a toa que elementos importantes da liturgia e da religiosidade de Israel (como a guarda do sbado, leitura da lei e a circunciso) s tenham ganhado normatividade ritual a partir desta poca. Se lembrarmos que os deportados estavam em regime de cativeiro, o espao litrgico se tornou para eles no apenas um lugar pra se rememorar tradies a respeito de seu povo, mas o espao para respirar sua prpria identidade judaica e ter saudades da terra natal14. Estes podem ter sido alguns motivos pelo qual o sistema de vida dos deportados na Babilnia conseguiu trazer para Jud uma disciplina to forte sobre a vida da nao, disciplina que nem as reformas religiosas de Ezequias e mais intensamente a de Josias conseguiram promover. Semelhante ao que hoje acontece quando se nota uma ortodoxia religiosa maior nos grupos judaicos de dispora do que nos que vivem no prprio territrio de Israel15.

iii. Miscigenao no era um problema, mas passou a ser Mesmo antes da deportao, a sociedade judata se encontrava bastante estratificada. A deportao contribuiu ainda mais para este sectarismo. Em relatos nos livros de Esdras e Neemias se percebe que as mulheres autctones se queixavam da opresso de um irmo sobre o outro16. No apenas a separao social foi sendo depurada, mas um novo tipo de separao se estabeleceu: a separao tnica. Os deportados ficaram bastante tempo no convvio com outras naes. Para construrem uma identidade no meio de tamanha

14 15

GUNNEWEG, Antonius. Histria de Israel, p. 219-241. BONDER, Nilton. Judasmo para o sculo XXI, p. 8. 16 De acordo com Neemias 5,1-10. Ver tambm: CROATTO, Jos Severino. A dvida na reforma social de Neemias, p. 25-34, e BEDFORD, Peter. Diaspora: homeland relations in EzraNehemiah.p. 147-165.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

mescla de gente, os ritos e preceitos da lei assumiram o controle da vida comunitria. Concepes sobre pureza ritual ficaram cada vez mais refinadas na mente deste grupo. Por ser um grupo menor que os autctones, os deportados foram os pioneiros dos modelos de colnia judaica.. Casavam entre si, fortificaram os laos de parentesco dando origem s linhagens de descendentes muito fceis de desenhar em genealogias, que neste perodo da histria assumiram relevncia extrema enquanto para os autctones continuaria sendo algo no apenas impensvel como irrealizvel. Judatas, filhos de judatas, netos de judatas e assim por diante. Com o tempo estes judatas passaram a ser chamados de judeus, enquanto o restante de Israel autctone passaria a ser designado como samaritanos17. Na provncia da Judia, caminhava-se na contramo. Por j terem recebido inmeros migrantes do Norte desde 722 aEC, quando a Assria desterrou o povo da regio de Efraim18, o povo campons de Jud lidava com a mistura com ntida tranquilidade pois alm de seus irmos do norte recebera em seus territrios os demais povos vizinhos que vieram se refugiar em Jud quando cerco da Assria apertou. Uma vez que todos esses povos foram subordinados Babilnia com a ascenso do novo imprio, a rigidez de fronteiras simplesmente no existia. Judatas eram tambm amonitas, moabitas, edomitas, srios, fencios, filisteus, vivendo em regime muito semelhante ao tribalismo, exceto pela significativa estratificao social. Foi um processo natural e inevitvel diante das circunstncias. Na Babilnia, os deportados foram depurados pelo exlio, a "fornalha da aflio" identificada em Is 40,1. Mas estes deportados foram enfatizando pureza na identidade judaica que era primordialmente definida pela circunciso e o registro da linhagem na rvore genealgica, hbito que muitas famlias judaicas perpetuam at o dia de hoje com mais proeminncia do que outras naes.

17

COGAN, Mordechai. For we, like you, worship your god: three biblical portrayals of samaritan origins. p. 287-292 18 FINKELSTEIN, Israel. A Bblia no tinha razo, p.311-338.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Diferente de hoje, quando judeu filho de me judia19, naquele tempo, ser judeu era ser filho de pai judeu e neto de av judeu. As genealogias mostram que a mulher sequer era mencionada nos registros, pois na sociedade patriarcal a sua presena no assumia relevncia de propores significativas20. Por conta disto, toda possibilidade de mistura tnica assumiu contornos morais de contaminao. Trs a quatro geraes de judatas que no realizavam casamentos mistos21 configuraram um grupo de judeus que passaram a ser compreendidos como os puros. Os que no atendiam a estes requisitos eram os impuros. Quando os deportados foram autorizados a voltar Jud, eles tinham autorizao do rei da Prsia (j que mudara a nao hegemnica no cenrio internacional) para trazer a lei para Jud, lei que regularia, acima de tudo, a vida dos autctones. Dentre as muitas leis estavam tambm as leis referentes questes sexuais e aquelas que proibiam casamentos mistos22. Como dito anteriormente, pureza tnica era um componente impensvel para o cotidiano dos autctones, algo impraticvel que no merecia ser cogitado. Somente a reconstruo do templo conseguiu captar as atenes tanto de deportados quanto de autctones porque de certa forma atendiam a expectativas de ambos os grupos23. A idia de voltar a adorar no templo aquecia o corao de todos, mas no o rigor que se estabeleceu sobre a miscigenao dos judatas autctones, forando a situao de divrcios coletivos que esto narrados tanto no livro de Esdras quando no de Neemias24. Para os deportados mesclar etnia era um pecado gravssimo, maculava a identidade judaica construda naqueles dias difceis sob o jugo da Babilnia, mas para os

19

De acordo com o direito rabnico, judeu quem nasceu de uma me judia; no o pai que decide em: BEN-SCHORIM, Schalom, A eleio de Israel, um tratado poltico-teolgico. p. 120. J para BONDER, quem judeu, biblicamente falando? Todo aquele que tem um neto judeu. Na verdade quem d identidade judaica o neto a seus avs. Judasmo para o sc. XXI, p. 14 e 15. 20 BRENNER, Athalya. A mulher israelita, p. 187-190. 21 PICHON, Christophe. La prohibition ds mariages mixtes par Nhmie 13, 23-31, p. 168 199. 22 Dt 23,2-9. 23 Enquanto um grupo tinha expectativas sobre o retorno dos descendentes de Davi ao trono, outro grupo visibilizava o controle por meio da prtica religiosa. SIQUEIRA, Trcio Machado. Um pouco da histria da pesquisa sobre o povo da terra. p. 9-16. 24 Ed 9 Ne 10-13 . PICHON, Christophe. La prohibition, p. 168 -199. Ver tambm: DOR, Yonina. The composition of the episode of the foreign women in Ezra 9-10, p. 26-46.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

autctones este assunto no tinha relevncia, e implicar com ele alteraria toda a ordem social que estruturava a vida dos israelitas no deportados. Elaine Neuenfeldt define que a miscigenao foi atrelada questo do sincretismo religioso, configurando, ambas, processos de contaminao de uma identidade nacional que comeara a ser estabelecida pela primeira vez na histria do povo judeu. Segundo Neuenfeldt, o javismo oficial25 era caracterizado por uma assimetria de gnero no qual o grupo dominante era o masculino. Os homens eram os detentores e mantenedores da religio neste javismo. As mulheres dominavam outros ambientes da prtica religiosa, em especial a instncia da religio popular, pois segundo a autora, as formas de prticas religiosas lideradas por mulheres divergem das convenes oficiais androcntricas.
religio normativa aquela que est prescrita nos textos bblicos, editados por um grupo sacerdotal que quer instituir normas e prticas, mas cujo contedo no reflete a realidade da religio popular que praticada pela maioria do povo [...] que est s margens do culto estabelecido, vinculada s nebulosas prticas da superstio .
26

Neuenfeldt evidencia Dt18,10-11; Ex 22,18; Is57,3; Ez 8,14; 13,17-23 e Gn 31,14-42; Jz 17 como provas de cultos caseiros dirigidos por mulheres, fazendo com que estas fossem apresentadas como agentes subversivas e transgressoras da religio oficial. Eram cultos ligados s prticas caseiras e familiares, onde as mulheres tinham acesso pleno, seu protagonismo era evidente ao invs de restrito como era no culto oficial, pblico e nos seus templos e santurios. Desta forma, mulheres (principalmente as no subscritas nas genealogias trazidas pela golah) se tornaram uma ameaa aos interesses do Estado, pois havia questes polticas e econmicas envolvendo o fortalecimento dos templos para os quais o fortalecimento dos grupos familiares no interessava. Excurso: Teologia da Libertao e Interpretao Bblica

25

Entenda-se Javismo como o pr-monotesmo que configura a f de Israel num s Deus at os dias de hoje. 26 NEUENFELDT, Elaine. Prticas e experincias religiosas de mulheres no antigo Israel, excertos p. 57- 63.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Nos anos 60/70, anos nos quais os pases latinos passaram por regimes militares de governo, dcadas marcadas por guerrilhas de grupos de oposio, floresceu, no continente latino-americano uma vertente teolgica conhecida como Teologia da Libertao. As concepes filosficas e sociolgicas que embasaram a Teologia da Libertao esto fundamentadas em princpios marxistas. Usa os mtodos exegticos desenvolvidos na escola alem, mas trabalha em funo das sociedades oprimidas. A Teologia da Libertao foi alimentada por dcadas pelo movimento bblico popular de resistncia. A abordagem de Neuenfeldt est plenamente ancorada nestes pressupostos. Os telogos biblistas e exegetas comprometidos com esta vertente sempre enxergaram, na figura dos representantes sacerdotais, uma classe dentre os deportados que veio para Jud com poderes conferidos pelo rei da Prsia unicamente para assumir o poder poltico e econmico na regio e trabalhar a favor do imperialismo. Esta classe comea por interditar a participao de um grande nmero de autctones nas festas, celebraes e liturgias religiosas, transformando-se numa classe opressora em relao ao povo da terra. Por metade dos anos que temos nos dedicado pesquisa continuada deste assunto, acreditvamos nesse pressuposto como um postulado estabelecido que no carecida de novas discusses nem de ser questionado. Entretanto a prpria Teologia da Libertao na exegese bblica tem passado por sucessivos processos de releitura e seus principais tericos vm atualizando suas teorias e redirecionado algumas de suas teses para aplicao dentro de uma viso contextualizada com o momento atual da histria do nosso continente. Um desses redirecionamentos tericos em relao classe sacerdotal no Ps-Exlio foi realizado pelo Dr. Schwantes em uma das aulas dos pesquisadores do mestrado em 2006. Em sntese o direcionamento refeito por Schwantes orienta para olhar para o sacerdote como um opressor no proposital, mas muito mais circunstancia. Ele estava em Jud, tambm assumindo controle de epidemias e vigilncia sanitria, pois todas as normas de higiene contidas na Torah so profilticas e impedem o contgio de muitas doenas. Este redirecionamento de velhas teorias sobre os sacerdotes que nos encaminha para o desdobramento que damos nossa pesquisa como vem a seguir.

iv. Leis interditantes: como, onde, quando e por que surgem? A partir deste curioso insight na contramo da viso dos exegetas da libertao sobre o papel dos sacerdotes, criamos suspeitas sobre as espcies de doenas contagiosas proibidas pelos sacerdotes que trariam manchas pele, a ponto de criar uma

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

diversidade enorme de leis casusticas a respeito da lepra. Estas leis de pureza encontram-se pormenorizadas no livro Levtico 11 19, uma parte significativa de um livro com apenas 27 captulos. Por que manchas na pele eram associadas condio de "pecado" e impureza, e paralelamente tantas normas sobre prtica sexual e fludos corporais expelidos pelos rgos sexuais e reprodutores foram criadas? Documentos de fontes histricas registram que a DST era comumente chamada de lepra na Antiguidade, principalmente porque no eram conhecidas as DST como hoje. Que grau de associao das manchas na pele, que poderiam variar desde picadas de insetos ou simples dermatites at temida lepra, havia com a prtica das relaes sexuais? Uma coisa estava atrelada outra? Por que os sacerdotes tinham que classificar como impureza uma srie de elementos naturais do corpo como os fludos dos rgos sexuais? Tratava-se apenas de impureza religiosa? De atitudes repetidas em cultos pagos? De controle gentico sobre os autctones miscigenados? Que motivo maior haveria por trs de tantas leis que interditavam a participao dos doentes na liturgia, principalmente os leprosos e os que estiveram envolvidos em atividades sexuais? Babilnia ficou famosa na Antiguidade por proliferar doenas sexualmente transmissveis27. A sfilis e a gonorreia, to conhecidas nos dias atuais, nascem naquele ambiente e na mesma poca que os judatas estavam ali deportados. Ishtar era a deusa principal da Mesopotmia. Ela era a doadora da vida, dos homens, das mulheres, de outras deidades, de poder sexual, gravidez, nascimento e tambm da guerra. Aps vitrias em batalhas, o templo se enchia de gente num banquete com orgia, algo que os sacerdotes judatas devem ter testemunhado com certa frequncia28. A prostituio sagrada se dava no momento em que as mulheres, representando a deusa, iriam conferir poderes de guerra aos homens. Toda mulher da regio tinha que se dedicar a esta funo pelo menos uma vez na vida para mediar a bno de Ishtar aos homens. Ela tinha que ir ao templo de Ishtar (geralmente recm-casada) e ali no templo ficava at um estranho vir e lhe atirar peas de prata ao colo. Ento ela deixava o lugar central e se retirava para as cmaras interiores do templo para ter relao sexual com este estranho. Era proibido a uma mulher recusar o primeiro estranho. Imagina-se que algumas mulheres pouco atraentes ficavam por muito tempo no
27 28

RASHIDI, J. Mesopotamian disease and medicine. History of sex Mesopotamia - Ancient Babilonia & Assiria Ishtar.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

templo esperando que algum lhe atirasse moedas ao colo. As pessoas suplicavam a Ishtar por virilidade, fertilidade e poder sexual. Falos esculpidos eram encontrados em cada templo. Os cultos a Peor, outra divindade mesopotmica, tambm eram marcados por shows exibicionistas de pessoas engajadas em vrios tipos de atos sexuais. No final os presentes eram convidados a participar do ato orgistico. As primeiras referncias DST na histria humana so encontradas na Babilnia. Especialmente sfilis e gonorreia neste perodo. Posteriormente referncias a estas doenas sero mencionadas pelos filsofos gregos do perodo clssico. Quando os adoradores da referida divindade eram contaminados, dizia-se que os deuses castigaram a pessoa com mordidas do escorpio e do caranguejo que se percebem nas constelaes estelares. Inclusive os sintomas de cancro, tpicos da sfilis, eram considerados mordidas do caranguejo (constelao de cncer)29. Essas doenas deixam marcas no esqueleto humano que o tempo no consegue apagar, por isso a arqueologia tem trazido valiosas contribuies para a medicina moderna a respeito do surgimento destas doenas no mesmo local e poca em que os judatas estiveram exilados. A cidade de Babilnia era muito irrigada. Na regio nasciam os dois rios com enorme volume de gua da regio mesopotmica: o Tigre e o Eufrates, e seus afluentes cortavam a cidade. Algumas reconstrues grficas de Babilnia realizadas a partir de projees arqueolgicas nos mostram uma urbanizao evoluda, muito bem edificada, com construes arrojadas e canais em grande nmero por toda a cidade. Uma Veneza do mundo antigo, porm mais ampla, com largas avenidas de gua, muitas pontes e embarcaes pequenas trafegavam por estes canais. As construes que mais se destacavam eram as dos antigos zigurates e pagodes, prdios grandiosos com vrios pavimentos e terraos repletos de jardins, cujas plantas buscavam o frescor das guas nos canais que ficavam ao lado destas construes30. O salgueiro o tipo de folhagem que cresce mais rpido do que sua estrutura de tronco suporta, por isso ele tomba, feito uma samambaia-chorona. Curva-se em direo s guas. De acordo com o Sl 137, nestes salgueiros o salmista e seu grupo penduravam suas harpas. Que pessoas tocavam harpa entre os deportados? O nico

29 30

RASHIDI, J. Mesopotamian disease and medicine. Para compreender a dinmica scio-econmica representada nos jardins, veja PEREIRA, Nancy Cardoso. Jardim e poder: Imprio persa e ideologia. p. 121-128.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

grupo que tinha por ofcio a composio de msicas era o segmento dos sacerdotes e levitas, institudos como cantores do templo desde os dias de Salomo. Era essa gente que possua harpas, que compunha canes para Yahweh, que chamava Jerusalm de Sio. Era essa gente que tinha saudades de Jerusalm a ponto de entrar em depresso e choro, pois era l onde se poderia desenvolver seu ofcio litrgico sem restries, sem mistura com tanta gente diferente com doenas asquerosas. Sabemos tambm que as doenas infecto-contagiosas visveis na pele eram abundantes na Babilnia por causa destes canais e a quantidade dos jardins suspensos na beira dos mesmos canais31, ambiente espetacular para proliferao de mosquitos transmissores de diversas doenas. At mesmo Alexandre, O Grande, morreu de uma febre misteriosa nesta mesma regio um sculo e meio depois. Os estudiosos concluem ter sido uma doena infecto-contagiosa semelhante febre tifide32, ou se derivada de picadas de mosquitos, tambm teria deixado suas marcas vermelhas no corpo. Doenas endmicas eram constantes na regio. Os judatas vinham de uma regio semi-desrtica. Mosquitos no se proliferam numa regio assim. O que eles viram durante a deportao foi uma variedade de doenas infecciosas e inditas, at certo ponto desconhecidas para o ambiente de onde vieram. Erupes cutneas de todas as espcies, muitas delas originadas nestes templos de cujos jardins eles cuidavam. Na cultura judaica, a lepra era uma doena de estrangeiros, pois tirando o episdio de Miri33 em Nm 12, cuja redao posterior ao exlio e tinha objetivo doutrinal de mostrar as consequncias do pecado contra as lideranas, apenas Naam mencionado com lepra no Primeiro Testamento antes do exlio. No entanto, no Segundo Testamento, os episdios e menes de pessoas leprosas so abundantes34. O que era visvel : os templos de Ishtar eram lugares repletos de jardins suspensos e de orgias e relaes sexuais promscuas. Destes espaos saam homens e

31 32

Sl 137 CUNHA, Burke A. Alexander the Great and West Nile vrus encephalitis. 33 Nm 12,1-16. 34 As menes de lepra no primeiro testamento permeiam os captulos 13 e 14 do livro Levtico. Retirando estes exemplos, encontramos menes Lepra no caso de Naam, 2 Rs 5, No Segundo Testamento as ocorrncias de lepra so mais diversificadas.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

mulheres que cedo ou tarde apareciam com manchas na pele de vrias espcies. A associao mais lgica que qualquer pessoa faria seria: manchas na pele = relao sexual idlatra nos templos de Ishtar, a padroeira da cidade. coerente que os sacerdotes judatas tenham criado preceitos to rgidos sobre higiene, principalmente sexual, como os que esto contidos no documento sacerdotal. natural que tivessem tanto cuidado com a contaminao com mulheres estrangeiras, algo que at aquele momento no se evitava tanto. Pode ser esta a razo porque, nos livros de Esdras e Neemias, se privilegie a nfase sobre o pecado de Salomo e sua contaminao com mulheres estrangeiras que adoravam outros deuses e no a Yahweh. Pode ser este o motivo pelo qual Esdras e Neemias se refiram aos judatas como a santa descendncia porque as demais eram impuras e pecadoras35. compreensvel porque qualquer mancha na pele era preocupante naqueles dias. Tudo era lepra. As feridas de doenas sexualmente transmissveis tambm tm aparncia de lepra em alguns de seus estgios36. O que a medicina consegue diferenciar na atualidade, com a tecnologia avanada dos recursos, no era to fcil de ser discernido na antiguidade. Os grupos de doenas eram menos variados, ou seja, doenas de pele eram de pele, independente de terem sido transmitidas por mosquitos, por contato ou por contaminao sexual. Assim, fcil de entender que qualquer erupo na pele fosse automaticamente associada a pecado de idolatria ou participao nas prostituies cultuais de Ishtar, Peor ou Astarte. Qualquer pessoa com manchas na pele, era, assim, um idlatra e pecador.

v. Sade pblica como paradigma teolgico

35 36

Conferir Ed 9 e 10 e Ne 10 e 13. Este artigo derivado de comunicao apresentada no V Simpsio Judaica, em junho de 2010. Na ocasio expusemos vrios slides apenas com fotos de lepra, sfilis e gonorreia em estgios iniciais, intermedirios e avanados. Este exerccio provou que, mesmo na atualidade, o mapa conceitual que fazemos de lepra confunde-se com o das DST. Desafiamos o leitor a fazer uma busca na web por imagens destes trs verbetes e numa espcie de tira-teima, perceber que diferenas visuais significativas existem entre as trs doenas nos seus diferentes estgios.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Regev apresenta um interessante estudo sobre o documento sacerdotal37 e o Deuteronmio, mostrando os conceitos diferentes de santidade ligados eleio ou pratica de uma vida santa38. Ele comea estabelecendo a diferena de vertentes teolgicas entre a escola sacerdotal e a escola deuteronmica para explicar a razo das interdies de pureza promovidas pelo sacerdcio. Para Regev elas so resultados de duas vises de mundo diferentes dessas duas escolas e a Tor legitimava a ambas, por isso fica complicado para algum de fora entender algumas contradies contidas nos textos jurdicos.
O pentateuco consiste de duas diferentes concepes de santidade, e os equivalentes destas percepes bblicas distintas provavelmente existem em outras religies e culturas [...] Deuteronmio reflete uma mudana na atitude atravs do culto e da percepo de Deus em comparao com a escola sacerdotal [...] enfatiza a santidade de todo o povo de Israel, enquanto a regra central dos sacerdotes substancialmente diminuda, aplicando-se apenas aos crculos sacerdotais [...] A fora destrutiva da impureza extremamente enfatizada na escola sacerdotal. Poluio profana o santurio, ento viola a santidade. O propsito da extenso das interdies sobre pureza era restringi-las dos lugares sagrados, do povo sagrado e dos objetos sagrados . No apenas impureza ritual mas estas doenas de peles com cascas podem contaminar outra pessoa e o santurio. Transgresses sexuais concernentes a incesto, menstruao e etc, tambm eram comportamento imoral incompatveis com o sagrado, tambm dessacralizava o santo e violava a santidade da pessoa e mesmo a santidade da terra de Israel .
40 39

Regev conclui que, para os sacerdotes, a pureza era resultado de um processo contnuo de obedincia aos mandamentos. No Deuteronmio, a santidade de Israel

37

Documento sacerdotal um trecho mais longo que abrange os captulos 16 a 26 do livro de Levtico, considerado um cdigo de leis especfico para sacerdotes e levitas dentro do livro Levtico. 38 REGEV, Eyal. Priestly dynamic holiness and deuteronomic static holiness. p. 243-261. 39 Sabemos do vasto uso da argila na confeco de quaisquer tipos de utenslio da antiguidade. Muitos fungos se proliferam na argila, tanto que um dos detectores de lepra era pelo barro da casa conforme algumas leis no livro de Levtico. 40 REGEV, Op. Cit., p. 243-249 (traduo desta autora).

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

um fato ou um status, consequncia da eleio divina e no resultado da obedincia aos mandamentos. Para o Deuteronmio a santidade graa e para a escola sacerdotal observncia, cumprimento de normas. No Deuteronmio, ser santo no um termmetro do quanto Israel obedecia lei, mas era uma situao da pessoa em relao a Deus. Regev estabelece os conceitos de santidade esttica e santidade dinmica. A santidade esttica aquela que vem do status da condio de eleito que Israel possui. A santidade dinmica tem a ver com a constante purificao que os sacerdotes promoviam para que, aquele que obedecesse lei estivesse sempre purificado, expiado, puro. Por esta razo a poluio causada por fludos fsicos ou transgresses morais ameaavam o modelo de santidade dinmica, por uma impureza tambm dinmica. Esta impureza dinmica no conseguia afetar a santidade esttica do sistema deuteronmico, mas ela era imprpria, repulsiva e trazia desgraa na relao com o santo, era abominvel de acordo com o Dt, mas no crculo sacerdotal a impureza desqualifica o puro. Compreendendo esta viso de santidade imposta pelos crculos sacerdotais do perodo persa aos habitantes de Jud, nota-se que as questes preliminares de sade pblica, como as contenes de doenas epidmicas e principalmente as doenas sexualmente transmissveis foram catalogadas como lepra, ganhando assim, uma conotao de impureza no apenas fsica, mas espiritual, conseqncia de pecado, desqualificando teologicamente qualquer pessoa que possusse qualquer daquelas doenas. DSTs, quando ocorrem em mulheres grvidas, podem causar danos enormes aos fetos, inclusive cegueira. No de se admirar, ento, que, sculos depois, durante a passagem de Jesus pela terra, os seus seguidores, ao verem um cego de nascena perguntassem: "foi ele ou seu pai quem pecou"41? De fato, cegueira, "lepra" e outros sinais de doenas sexuais eram imediatamente associados a pecados, infraes espirituais muito srias e tinham que ser tratados como previstos pela lei.

41

Joo 9,2.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Concluso. A percepo da dimenso que teve o exlio entre o relato mtico e o evento concreto muda, na medida em que a arqueologia avana, e nos traz novos elementos para pesquisas. Golah e judatas autctones, embora tenham pertencido a um mesmo grupo originalmente, com o decorrer do exlio vo assumindo diferenas radicais no sistema de vida, nas noes sociais, nas proximidades com pessoas estrangeiras e principalmente na forma como permitiriam ou no que estas pessoas lhes afetassem. Casamentos com mulheres estrangeiras nunca tinha sido problema para o Antigo Israel at que a golah chegou Jud com a Lei debaixo do brao e estabeleceu normas que antes ningum havia seguido com tamanho rigor. Vimos tambm que estas normas e leis no foram criadas a partir da realidade da terra de Jud. Elas tiveram como cenrio a mistura tnica que existia na Babilnia em tempos de imperialismo e todas as epidemias que essa mistura causava. Como resultado, as doenas de pele passam a ser conhecidas como doenas dos estrangeiros que se prostituam nos espaos sagrados das religies pags, doena de gente que no amava ao Deus de Israel. Desenvolve-se a partir da uma concepo de pureza ligada limpeza corporal que se funde num paradigma teolgico baseado no dito do Levtico que diz: sede santos por que eu sou santo42. Sade pblica um bom motivo para se criarem leis de interdio? Obviamente sim. Os motivos que levavam s doenas endmicas poderiam ser associados sempre com pecado de idolatria? Nem sempre. Estrangeiros podem ser sempre associados com pessoas doentes das quais devemos nos afastar? Nem sempre, a no ser que haja uma epidemia conhecida na regio de onde vem o estrangeiro. Entretanto, estes pressupostos subjazem, de alguma forma, nas noes de pureza que imprimem a esttica diettica e marital entre os judeus at os dias de hoje43. Mas tempo de releitura. Nilton Bonder lana desafiadores questionamentos sobre a sobrevivncia do judasmo nos dias atuais. Para sobreviver ao secularismo da ps-modernidade o judasmo precisa encontrar um jeito de se adaptar. E muitas das vezes, nos episdios de CAJU (filho de casamento misto entre catlico e judeu ou o

42 43

Levtico 10,10 e 11:44. MARY DOUGLAS, Pureza e Perigo trabalha com a articulao dos conceitos de puro e imundo, as razes e resultados estes estigmas.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

prprio catlico dentro de uma famlia judaica) onde talvez se encontrem os judeus mais fervorosos, mais convictos e apegados s tradies judaicas, onde possivelmente haja mais gente ardorosa pela construo da identidade do que os prprios judeus originais.
O CAJU o quinto filho. Externo cultura, ele no pode ser categorizado como ignorante ou alienado, nem mesmo como aquele que a rejeita. Estes tempos novos exigem a coragem de entender que talvez o externo, o prprio caroo difcil de se engolir, seja talvez a maior iguaria. Que mais que o fruto, sua importncia est naquilo que externo e em seu poder de construir e reconstruir o que interno. Talvez a grande surpresa seja justamente essa: o que hoje no comestvel, intragvel, pode ser a maior iguaria se tratada adequadamente. Como a cultura brasileira se faz conhecer mais pela castanha de caju do que pelo fruto, que a maioria desconhece ou jamais viu, no se assombrem se este for o novo paradigma: da castanha pode surgir no futuro muito da identidade de uma cltura que o fruto em si no produz

REFERNCIAS BEDFORD, Peter R. Diaspora: homeland relations in Ezra-Nehemiah. In: Vetus Testamentum. Leiden, n.52/2, p. 147-165, 2002. BEN-CHORIN, Schalom. A eleio de Israel: um tratado teolgico-poltico. Trad. Carlos Pereira. Petrpolis: Vozes, 1999. BONDER, Nilton; SORJ, Bernardo. Judasmo para o sculo XXI. O rabino e o socilogo. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BORGER, Hans. Uma histria do povo judeu: de Cana Espanha. 2 ed. v.1. So Paulo: Sfer, 2001. BRENNER, Athalya. A mulher Israelita: papel social e modelo literrio na narrativa bblica. So Paulo: Paulinas, 2001. COGAN, Mordechai. For we, like you, worship your god: three biblical portrayals of samaritan origins. In: Vetus Testamentum. Leiden, n. 38/3, p.287-292, 1988.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

CROATTO, Jos. Severino. A dvida na reforma social de Neemias: um estudo de Ne 5,1-19. Em: Revista de Interpretao Bblica Latino-Americana. Petrpolis/ So Leopoldo, n. 5/6, p. 25-34, 1990. CUNHA, Burke A. Alexander the Great and West Nile vrus encephalitis. Em: http://findarticles.com/p/articles/mi_m0GVK/is_7_10/ai_n6153829/print DOR, Yonina. The composition of the episode of the foreign women in Ezra 9-10. In: Vetus Testamentum. Leiden, n. 53/1, p. 26-46, 2003. DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. So Paulo: Perspectiva, 1976. FINKELSTEIN, Israel; SILBERMAN, Neil Asher. A Bblia no tinha razo. So Paulo: A Girafa, 2003. GUNNEWEG, Antonius H. J. Histria de Israel. Dos primrdios at Bar Kochba e de Theodor Herzl at os nossos dias. Trad. Monika Ottermann. So Paulo: Teolgica/ Loyola, 2005. MARIANNO, Llia Dias. A ameaa que vem de dentro: um estudo sobre as relaes entre judatas e estrangeiros no Ps-Exlio em perspectiva de gnero. So Bernardo do Campo: UMESP [dissertao de mestrado], 2007. MARIANNO, Llia Dias. Bebs esmagados contra as pedras: Santidade intolerante no imaginrio do expatriado (Sl 137). Em: Estudos Bblicos Tolerncia e intolerncia religiosa. Petrpolis: Vozes. Vol. 28, n. 109, 2011, p. 43-52. NEUENFELDT, Elaine. Prticas e experincias religiosas de mulheres no antigo Israel: Um estudo a partir de Ez 8, 14-15 e 13, 17-23. So Leopoldo, 2004, 393p. [Tese Doutorado em Teologia Escola Superior de Teologia]. PEREIRA, Nancy Cardoso. Jardim e poder: Imprio persa e ideologia. Em: REIMER, Haroldo; SILVA, Valmor (orgs). Hermenuticas Bblicas. Contribuies ao I Congresso Brasileiro de Pesquisa Bblica. So Leopoldo/Goinia: Oikos/UCG/ABIB. p. 121-128. 2006, PICHON, Christophe. La prohibition ds mariages mixtes par Nhmie 13, 23-31. In: Vetus Testamentum. Leiden, n. 47/2, p. 168 -199. 1997. PIXLEY, Jorge. A histria de Israel a partir dos pobres. Trad. Ramiro Mincato. Petrpolis: Vozes, 6 ed., 1999. REGEV, Eyal. Priestly dynamic holiness and deuteronomic static holiness. In: Vetus Testamentum. Leiden, n. 51/2, p. 243-261, 2001. REIMER, Haroldo. Sobre o monotesmo no antigo Israel. Em: Fragmentos de Cultura. Goinia, n. 13/ 5, p. 967-988. 2003.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

RASHIDI, J. Mesopotamian disease and http://cdli.ucla.edu/wiki/index.php/Babilonian_medicine.

medicine.

Em:

SIQUEIRA, Trcio Machado. Um pouco da histria da pesquisa sobre o povo da terra. Em: Estudos Bblicos. Petrpolis/ So Leopoldo, n. 44, p. 9-16, 1994. History of sex Mesopotamia - Ancient Babilonia & Assiria - Ishtar Em: http://www.bigeye.com/sexeducation/mesopotamia.html.

Anda mungkin juga menyukai