Anda di halaman 1dari 6

CAMPO DE APLICAO DA CONTABILIDADE PBLICA 1 PARTE Leonardo Silveira do Nascimento cpublicaconcursos@yahoo.com.

br

Ol pessoal! Nesta aula iremos abordar um assunto cada vez mais recorrente nas provas da disciplina Contabilidade Pblica: o campo de aplicao. Quem, obrigatoriamente, utiliza a Contabilidade Pblica e seus preceitos esculpidos na Lei n. 4.320/1964? A resposta a esta pergunta extremamente importante no entendimento da sistemtica contbil aplicada administrao pblica. Recebi vrios e-mails de dvidas sobre este assunto e achei que era uma boa hora de esclarecer este tpico. H algum tempo no divulgo aulas no site, mas retorno com novidades. Devo estar lanando, ainda este ms, aqui no site, o e-book Exerccios Resolvidos de Contabilidade Pblica. Este livro, tem como objetivo, complementar o livro de teoria Tpicos de Contabilidade Pblica tambm disponvel no vemconcursos. Os exerccios resolvidos esto bastante atualizados (concursos de 2005/2006 da ESAF, CESPE, FCC, CESGRANRIO, NCE e outras) e as provas de anos anteriores vo receber comentrios novos e mais abrangentes em relao aos exerccios resolvidos do Tpicos de Contabilidade Pblica. A resoluo de exerccios extremamente importante na preparao do concursando, j que no basta apenas saber a matria, necessrio saber fazer a prova. O que significa isso? necessrio que o candidato tenha em mente os famosos peguinhas de cada uma das bancas examinadoras. Ento, vamos aula!!! Um grande abrao a todos.

Leonardo

O campo de aplicao da Contabilidade Governamental ou Contabilidade Pblica pode ser abordado sob dois aspectos: o dos rgos e entidades que devem seguir os seus preceitos e regras e o dos fatos contbeis abrangidos. Nesta primeira parte, veremos os rgos e entidades que devem utilizar a Contabilidade Governamental e observar os preceitos da Lei n. 4.320/64.

PARTE I Campo de Aplicao: rgos e Entidades Abrangidos

Primeiramente, necessrio que vocs gravem a seguinte frase: O campo de aplicao da Contabilidade Pblica limita-se aos rgos e entidades integrantes do Oramento Fiscal e da Seguridade Social dos governos federal, estadual e municipal. Com isso, falta-nos, apenas, entender o que compe cada uma das esferas oramentrias e um pouco da estrutura da Administrao Pblica Federal (as estruturas estaduais e municipais seguem o mesmo modelo). A Constituio Federal, em seu art. 165, 5, estabelece que a Lei Oramentria Anual - LOA, compreender: I o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II o oramento de investimento das empresas que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

O oramento fiscal de fcil entendimento, pois compreende as receitas e despesas, exceto aquelas relacionadas com o oramento da seguridade social (previdncia, sade e assistncia social) e do oramento de investimentos (empresas estatais no dependentes). Ou seja, possvel identificar as aes oramentrias do oramento fiscal, por excluso. Em um primeiro momento, pode-se pensar que o oramento da seguridade social seja aplicvel somente aos rgos e entidades que prestam os servios da seguridade social, previstos no art. 194 da Constituio Federal, quais sejam: previdncia social, assistncia social ou sade. No correto! O oramento da seguridade social abrange as RECEITAS e DESPESAS PBLICAS relacionadas a esses servios essenciais. Assim, por exemplo, se o Ministrio da Fazenda incorre em despesas de assistncia mdica relativas a seus servidores, ento, ele far parte do oramento da seguridade social.

As duas esferas oramentrias, fiscal e da seguridade social, apesar de serem esferas diferentes, so sempre referidos como integrantes de um mesmo conjunto de programas e aes oramentrias, sendo, at mesmo, chamados usualmente de Oramento Fiscal e da Seguridade Social (como se fossem uma nica esfera). necessrio ressaltar que a LOA uma s, dividida em trs grupos, ou seja, NO so trs oramentos, como alguns pensam! O oramento de investimentos das empresas estatais contm apenas despesas de investimentos (aquisio de bens do ativo imobilizado) das empresas estatais que o integram. As outras despesas, tais como pessoal e encargos e demais despesas de custeio dessas empresas no fazem parte dessa esfera oramentria. Ento, para fins didticos, podemos dividir a LOA em apenas duas partes: Oramento Fiscal e da Seguridade Social - OFSS Oramento de Investimentos das Empresas Estatais

Voltando frase que destaquei no incio desta aula: O campo de aplicao da Contabilidade Pblica limita-se aos rgos e entidades integrantes do Oramento Fiscal e da Seguridade Social dos governos federal, estadual e municipal. O que nos permite concluir que: Todas as empresas e entidades pblicas que no esto contempladas no oramento de investimentos, esto no campo de aplicao da Contabilidade Pblica.

Quem integra o OFSS de cada esfera governamental? Administrao Direta (Poder Executivo) e rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio; Agncias Reguladoras e Agncias Executivas; Autarquias, Fundos e Fundaes Pblicas (estes dois ltimos, quando institudos e mantidos pelo Poder Pblico); Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista DEPENDENTES;

Acredito que no tenhamos dvida quanto aos trs primeiros tipos de entidades da listagem acima. Alm da Administrao Direta dos trs Poderes, incluindo as agncias reguladoras e executivas, fazem parte do OFSS parte da Administrao Indireta (Autarquias, Fundaes Pblicas e empresas pblicas e sociedades de economia mista dependentes). Convm abordarmos o conceito de empresas estatais dependentes, que pode ser objeto de alguma dvida.

A Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, introduziu o conceito de empresa estatal dependente (obs.: a expresso empresa estatal abrange as empresas pblicas e sociedades de economia mista), da seguinte forma: Art. 2 Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como: (...) III - empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador, recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria.

Alm da LRF, o Senado Federal editou a Resoluo n. 40/2001 e a Secretaria do Tesouro Nacional editou a Portaria STN n 589/2001, limitando o conceito de empresa estatal dependente. Em vista dos normativos citados, ser considerada empresa estatal dependente aquela que preencha, cumulativamente, os seguintes requisitos: empresa controlada pelo ente pblico, ou seja, mais de 50% do capital social pertencente ao ente; receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria; os recursos tenham sido recebidos no exerccio anterior e constem do oramento do ano em curso (limite temporal introduzido pela Resoluo SF n. 40/2001); os recursos recebidos devem ser destinados somente cobertura de dficits operacionais, ou seja, a empresa no sobrevive sem os recursos do ente controlador (limite circunstancial introduzido pela Portaria STN n. 589/2001).

Exemplos de empresas estatais dependentes: CONAB, EMBRAPA, RADIOBRS etc. Aps conceituarmos as empresas estatais dependentes, necessrio ressaltarmos que, uma vez identificadas como empresa estatal dependente, a mesma dever fazer parte do Oramento Fiscal e da Seguridade Social do ente a partir do exerccio de 2003, segundo disposies da citada Portaria da STN, submetendo-se, assim, aos ditames da Contabilidade Pblica (Lei 4.320/64 e demais dispositivos legais).

Integram o oramento de investimentos to somente as chamadas empresas estatais NO-DEPENDENTES. Exemplos de empresas estatais nodependentes: BB, CEF, ECT etc. Outra anlise que podemos fazer quanto ao tipo de estatal, segundo a natureza econmica, a administrativa e, tambm, segundo a natureza jurdica. Quanto natureza econmica, as empresas estatais podem ser financeiras ou no-financeiras. As empresas estatais financeiras so aquelas com caractersticas de instituies financeiras, (BB, CEF, BNDES etc) enquanto que as estatais no-financeiras so aquelas pertencentes ao setor produtivo (EMBRAPA, CONAB etc). As primeiras somente faro parte do oramento de investimentos, pois, so estatais nodependentes e, portanto, esto fora do campo de aplicao da Contabilidade Pblica, as do setor produtivo podem ser estatais dependentes ou no. Quanto natureza administrativa, as empresas podem ser: exploradoras de atividade econmica ou prestadoras de servios pblicos. As primeiras, sujeitam-se s normas de Direito privado e, por serem normalmente no-dependentes, esto fora do campo de aplicao da Contabilidade Pblica. J as prestadoras de servios pblicos podem ser dependentes ou no, o que ir ser definido nos parmetros da LRF, do Senado Federal e da STN. Quanto natureza jurdica, as empresas estatais podem ser: empresas pblicas, quando a totalidade do capital da empresa pertence ao ente controlador e sociedades de economia mista, quando a maioria do capital votante pertence ao ente controlador. As empresas pblicas podem ser dependentes ou no, de acordo com os parmetros da LRF, SF e STN. Quanto s sociedades de economia mista, por serem, obrigatoriamente, revestidas da forma de Sociedade Annima (S.A.), podemos ter a seguinte situao: Sociedades de CAPITAL ABERTO so aquelas que possuem aes negociadas no mercado mobilirio; Sociedades de CAPITAL FECHADO - aes no negociadas no mercado mobilirio.

As sociedades de economia mista de capital fechado PODEM, perfeitamente, enquadrar-se no conceito de empresa estatal dependente da LRF, do Senado Federal e da Portaria STN n. 589/2001 e, conseqentemente, integrar o OFSS e estar no campo da Contabilidade Pblica. Quanto s sociedades de capital aberto, NO H ESSA POSSIBILIDADE, pois, quando a sociedade de economia mista for deficitria, ela no dever receber recursos do ente controlador e sim captar recursos no mercado de aes.

Mais um questionamento que pode surgir o seguinte: uma empresa estatal dependente, ao mesmo tempo, estaria obrigada a observar os preceitos da Contabilidade Governamental (Lei n. 4.320/1964) e da Contabilidade Empresarial (Lei n. 6.404/1976)? A resposta SIM! A empresa dever manter registros contbeis que atendam s duas leis.

O quadro a seguir demonstra o campo de aplicao da Contabilidade Pblica no que se refere aos rgos e entidades abrangidos, resumindo o que aprendemos nesta aula.
CAMPO DE APLICAO DA CONTABILIDADE PBLICA

Administrao Direta e rgos do Legislativo e Judicirio

Contabilidade Pblica (Lei n. 4.320/1964)


Direito Pblico (Autarquias, Fundaes, Agncias Reguladoras e Executivas) Ex.: ANATEL, ANEEL, INSS, FUNASA etc Direito Privado (Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista) Dependentes Ex.: CONAB, EMBRAPA, Radiobrs

Pblico(a)

Administrao Indireta

rgo ou Entidade

No-Dependentes Ex.: BB, CEF, Correios Privado(a)

Contabilidade Empresarial (Lei n. 6.404/1976)


Ex.: Organizaes Sociais, OSCIPs, Entidades do Sistema "S" (SESI, SENAI, SESC etc)

Um grande abrao! At a 2 parte.

Anda mungkin juga menyukai