Anda di halaman 1dari 6

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

CURSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA

ELAINE CRISTINA MIGUEL DE ANDRADE RGM 322187

SOCIOLOGIA DA EDUCAO Socializao como ser um membro da sociedade

SUZANO 2013

ELAINE CRISTINA MIGUEL DE ANDRADE RGM 322187

SOCIOLOGIA DA EDUCAO Socializao como ser um membro da sociedade

Trabalho de Pesquisa do Curso de Licenciatura de Pedagogia, disciplina de Comunicao, Educao e Tecnologia da Universidade BRAZ CUBAS, sob a orientao do Professor Dr. Algacir Jos Rigor.

SUZANO 2013

ATIVIDADE - 01 Socializao Como ser um membro da sociedade O presente texto tem como objetivo responder as questes colocadas na disciplina de Sociologia da Educao acerca dos componentes no-sociais e os sociais vividos na experincia da criana. E tambm compreender o papel da sociedade frente formao do individuo. Para embasamento destas questes ser tido como base o texto Socializao como ser um membro da sociedade de Peter e Brigitte Berger , o livro didtico Sociologia da Educao e o livro Vygostsky uma perpectiva histricocultural da educao. Segundo Berger (1990, 200) os componentes no-sociais da experincia da criana so as sensaes que sente em seu corpo como: a fome, o prazer, o conforto, o desconforto, o frio, o calor e outros aspectos fsicos. Ou seja, a relao que se tem com o prprio corpo ao experimentar estas sensaes. Porm, verdadeiro que um beb humano no consegue, por exemplo, saciar sua fome sem a interveno de algum. A criana nos primeiros anos de vida no sobreviveria sem o contato social.
[...] o beb humano o mais indefeso e despreparado para lidar com os desafios de seu meio. A sua sobrevivncia depende dos sujeitos mais experientes de seu grupo, que se responsabilizam pelo atendimento de suas necessidades bsicas (locomoo, abrigo, alimentao, higiene, etc.) (REGO, 2011, p.58)

Partindo desta colocao que a criana no sobreviveria sem a interveno do grupo em que est inserida conseguimos enxergar os componentes sociais. Conforme Berger (1990, 200) toda a interveno nas sensaes que a criana experimenta desde o nascimento so considerados componentes sociais, embora a criana no saiba fazer essa distino.

A criana vivencia uma interao com o prprio corpo e com o meio que vive. Desenvolve relaes intimas com o outro a partir do momento que comea a distingui-lo. Para Berger (1990,200) os componentes no-sociais so diretamente interligados e modificados pela experincia social. Por exemplo, quando a criana sente fome, essa fome s extinguida pela interveno da me ou de outro que venha atend-la. Essa afirmao defendida e conhecida atravs da teoria de Vygostsky.
[...] a estrutura fisiolgica humana, aquilo que inato, no suficiente para produzir o indivduo humano, na ausncia do ambiente social. As caractersticas individuais (modo de agir, de pensar, de sentir, valores, conhecimentos, viso de mundo, etc.) dependem da interao do indivduo com o meio fsico e social... [...] (REGO, 2011, p.57)

A partir da interligao dos componentes no-sociais e os sociais os autores remetem a importncia da sociedade frente a formao do indivduo. Rego apud Vygostsky (2011,59) afirma que todas as caractersticas da identidade de uma pessoa a interao que ela vive ou viveu com o seu grupo, e isso ir variar conforme cultura, religio, valores de uma determinada sociedade. Como por exemplo, a influncia dos costumes e objetos de sua cultura. Na cultura urbana ocidental: a criana dorme em bero, usa roupas para se aquecer, mais tarde, talheres para comer, sapatos para andar, etc. Berger (1990, 204) designa todo esse processo citado anteriormente de socializao trata-se de uma imposio de padres sociais conduta individual. Que segundo os autores interfere at mesmo nos processos fisiolgicos do organismo. Considera um processo de iniciao no qual a criana pode desenvolver-se e expandir-se com o intuito de ingressar no mundo que est diante dela. O fenmeno da socializao adquire carter absoluto mediante dois fatores simples, o grande poder que o adulto exerce sobre a criana e a sua ignorncia sobre a existncia nos padres alternativos afirma BERGER (1990, 205). Outro

fenmeno que extremamente parte do processo de socializao a linguagem. A partir da aquisio da linguagem a criana melhora a comunicao e a interao. Passa a apropriar-se cada vez mais dos valores, de modos de agir, de pensar, de fazer, etc. do grupo em que est inserido. A socializao est implcito no processo de humanizao. E instituinte no processo de uma sociedade e est interiorizado dentro de cada pessoa medida que o individuo passa a ter maior interao com o meio que vive. De tal forma que o individuo acredita fortemente nas crenas, nos valores, etc. Enfim o processo de socializao permite que o mundo antes alheio pessoa torne-se ento o seu prprio mundo. Compensao aquele que no aceita, ou no cumpre a moral dessa sociedade no est institudo nela e se torna excluso desse meio. Sendo assim, de extrema importncia o papel da sociedade na formao do indivduo. Tendo em vista que o processo de socializao so os modos de viver de um determinado grupo, entende-se que esse processo transcorre de maneiras distintas conforme espao, tempo, cultura, religio, etc. Outro aspecto importante que deve-se levar em considerao quando pretende entender o processo de socializao que um grupo pequeno sofre influncia de um grupo maior e assim por diante. E que a ignorncia de padres alternativos fazem com que os detentores de um saber maior ditem as regras do que uma sociedade deve ter como norma, padro, valores, etc. Sobretudo neste aspecto que a Educao entra como uma ferramenta de socializao que objetiva provocar a reflexo do indivduo quanto s possibilidades de viver dentro desta sociedade. E este um processo que tambm sofre influncia por parte dos detentores do poder.

Concluso Compreende-se partir da leitura destes textos que o individuo o que a sociedade impe e considera correto ou normal. As condutas de valores,

comportamentos so passados de gerao em gerao e vivenciado de maneira que o homem nem percebe tamanha influncia. O que me faz pensar nos termos alienao, em que o individuo pensa, age mediante uma ao invisvel de uma sociedade e que somente o ato de conscientizao e ao do indivduo mediante essas imposies far com que ele possa agir e modificar o ambiente em que vive. Para a educao esse ato de reflexo e conscientizao um fator que bastante dificultado mediante a alienao e a comodidade que os indivduos aprendem com as facilidades que lhe so impostas. Posso exemplificar as aes governamentais como a bolsa famlia, bolsa cidado entre outras facilidades para que a pessoa se acomode e aceite as imposies dos poderes da sociedade. Tudo isso sem mencionar os currculos educacionais recheados com intervenes alienativas. Socializao? Ou somos peas desse enorme jogo de poderes? BIBLIOGRAFIA RIGON, Algacir Jos. Sociologia da Educao. Mogi das Cruzes, SP: Universidade Braz Cubas, 2012. 138 p. MEDEIROS, Ktia Batista. Histria da Educao. Universidade Braz Cubas, 2012. 107 p. BERGER, Peter e BERGER, Brigitte. Socializao: como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, Jos de Souza (Org.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1990 REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histrico-cultural da educao. 2.ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2011. Mogi das Cruzes, SP:

Anda mungkin juga menyukai