Anda di halaman 1dari 4

Fls.

:1/4

DIREITO DE VIZINHANA So todas as limitaes impostas pela lei para conciliar o interesse e regular a convivncia. A vizinhana no s continuada toda a rea que pode ser atingida. As restries so impostas pelo poder pblico como por exemplo a Lei do Zoneamento. Ex: gabarito de altura do Hotel Bahamas. O direito de vizinhana possuem regras de absteno e rejeio. Deixar de fazer Deixar de fazer sujeitar e se

O direito de vizinhana assegura a segurana, a sade e o desemprego. Art. 1.277. O proprietrio ou o possuidor de um prdio tem o direito de fazer cessar as interferncias prejudiciais segurana, ao sossego e sade dos que o habitam, provocadas pela utilizao de propriedade vizinha Pargrafo nico. Probem-se as interferncias considerando-se a natureza da utilizao, a localizao do prdio, atendidas as normas que distribuem as edificaes em zonas, e os limites ordinrios de tolerncia dos moradores da vizinhana. Os direitos de que se tratam o art. 1277, CC. no prevalecem sobre a intervenincia que forem causadas por interesse pblico. Art. 1.278. O direito a que se refere o artigo antecedente no prevalece quando as interferncias forem justificadas por interesse pblico, caso em que o proprietrio ou o possuidor, causador delas, pagar ao vizinho indenizao cabal. Se a intervenincia for autorizada por autorizao judicial poder ainda o proprietrio reclamar pela reduo deste. Art. 1.279. Ainda que por deciso judicial devam ser toleradas as interferncias, poder o vizinho exigir a sua reduo, ou eliminao, quando estas se tornarem possveis. Se a propriedade tiver em runas ou puder-lhe causar algum dano iminente poder pedir a reparao deste. Art. 1.280. O proprietrio ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prdio vizinho a demolio, ou a reparao deste, quando ameace runa, bem como que lhe preste cauo pelo dano iminente. O proprietrio de um prdio em que algum possua o direito de construir obras, poder pedir a indenizao se esta obra for mau feita ou lhe causar algum dano. Art. 1.281. O proprietrio ou o possuidor de um prdio, em que algum tenha direito de fazer obras, pode, no caso de dano iminente, exigir do autor delas as necessrias garantias contra o prejuzo eventual. Diferena entre: Direito de vizinhana Servido Decorre de lei Decorre da vontade das partes Obrigaes recprocas Direito real sobre coisa alheia. Dispensa registro S possui validade se for registrado. Natureza jurdica: Propter rem => A obrigao acompanha a coisa aonde ela tiver. Os direitos de vizinhana podero ser onerosos (mediante indenizao) ou gratuitos. Indenizao: 1. Passagem forada: o direito do proprietrio de prdio rstico ou urbano que no tm acesso a via pblica, nascente ou porto, mediante indenizao, reclamar do vizinho que lhe deixe passagem.
Arq.:136763444.doc

Fls.:2/4

Ex: Constru vrias casas atrs da minha e alugo, tenho a obrigao de dar a passagem forada mediante indenizao. Assim fao um acordo da passagem mais fcil.

rua Art. 1.285. O dono do prdio que no tiver acesso a via pblica, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenizao cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo ser judicialmente fixado ,se necessrio o . 1 Sofrer o constrangimento o vizinho cujo imvel mais natural e facilmente se prestar passagem. 2o Se ocorrer alienao parcial do prdio, de modo que uma das partes perca o acesso a via pblica, nascente ou porto, o proprietrio da outra deve tolerar a passagem. 3o Aplica-se o disposto no pargrafo antecedente ainda quando, antes da alienao, existia passagem atravs de imvel vizinho, no estando o proprietrio deste constrangido, depois, a dar uma outra. 2. Direito de travejar: Construir cercas para dividir o terreno. Os dois pagam

Art. 1.297. O proprietrio tem direito a cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prdio, urbano ou rural, e pode constranger o seu confinante a proceder com ele demarcao entre os dois prdios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destrudos ou arruinados, repartindo-se proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas. 1o Os intervalos, muros, cercas e os tapumes divisrios, tais como sebes vivas, cercas de arame ou de madeira, valas ou banquetas, presumem-se, at prova em contrrio, pertencer a ambos os proprietrios confinantes, sendo estes obrigados, de conformidade com os costumes da localidade, a concorrer, em partes iguais, para as despesas de sua construo e conservao. 2o As sebes vivas, as rvores, ou plantas quaisquer, que servem de marco divisrio, s podem ser cortadas, ou arrancadas, de comum acordo entre proprietrios. 3o A construo de tapumes especiais para impedir a passagem de animais de pequeno porte, ou para outro fim, pode ser exigida de quem provocou a necessidade deles, pelo proprietrio, que no est obrigado a concorrer para as despesas. Art. 1.298. Sendo confusos, os limites, em falta de outro meio, se determinaro de conformidade com a posse justa; e, no se achando ela provada, o terreno contestado se dividir por partes iguais entre os prdios, ou, no sendo possvel a diviso cmoda, se adjudicar a um deles, mediante indenizao ao outro.

3. Passagem de aqueduto: Transporte de gua, desapropriao do subsolo.

Arq.:136763444.doc

Fls.:3/4

Fazenda Art. 1.286. Mediante recebimento de indenizao que atenda, tambm, desvalorizao da rea remanescente, o proprietrio obrigado a tolerar a passagem, atravs de seu imvel, de cabos, tubulaes e outros condutos subterrneos de servios de utilidade pblica, em proveito de proprietrios vizinhos, quando de outro modo for impossvel ou excessivamente onerosa. Pargrafo nico. O proprietrio prejudicado pode exigir que a instalao seja feita de modo menos gravoso ao prdio onerado, bem como, depois, seja removida, sua custa, para outro local do imvel. Art. 1.287. Se as instalaes oferecerem grave risco, ser facultado ao proprietrio do prdio onerado exigir a realizao de obras de segurana. Gratuito 1. guas que fluem do prdio superior.

Direito de ingresso para reparao. Art. 1.288. O dono ou o possuidor do prdio inferior obrigado a receber as guas que correm naturalmente do superior, no podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porm a condio natural e anterior do prdio inferior no pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prdio superior. Art. 1.289. Quando as guas, artificialmente levadas ao prdio superior, ou a colhidas, correrem dele para o inferior, poder o dono deste reclamar que se desviem, ou se lhe indenize o prejuzo que sofrer. Pargrafo nico. Da indenizao ser deduzido o valor do benefcio obtido. Art. 1.290. O proprietrio de nascente, ou do solo onde caem guas pluviais, satisfeitas as necessidades de seu consumo, no pode impedir, ou desviar o curso natural das guas remanescentes pelos prdios inferiores. Art. 1.291. O possuidor do imvel superior no poder poluir as guas indispensveis s primeiras necessidades da vida dos possuidores dos imveis inferiores; as demais, que poluir, dever recuperar, ressarcindo os danos que estes sofrerem, se no for possvel a recuperao ou o desvio do curso artificial das guas. Art. 1.292. O proprietrio tem direito de construir barragens, audes, ou outras obras para represamento de gua em seu prdio; se as guas represadas invadirem prdio alheio, ser o seu proprietrio indenizado pelo dano sofrido, deduzido o valor do benefcio obtido. Art. 1.293. permitido a quem quer que seja, mediante prvia indenizao aos proprietrios prejudicados, construir canais, atravs de prdios alheios, para receber as guas a que tenha direito, indispensveis s primeiras necessidades da vida, e, desde que no cause prejuzo considervel

Arq.:136763444.doc

Fls.:4/4

agricultura e indstria, bem como para o escoamento de guas suprfluas ou acumuladas, ou a drenagem de terrenos. o 1 Ao proprietrio prejudicado, em tal caso, tambm assiste direito a ressarcimento pelos danos que de futuro lhe advenham da infiltrao ou irrupo das guas, bem como da deteriorao das obras destinadas a canaliz-las. 2o O proprietrio prejudicado poder exigir que seja subterrnea a canalizao que atravessa reas edificadas, ptios, hortas, jardins ou quintais. 3o O aqueduto ser construdo de maneira que cause o menor prejuzo aos proprietrios dos imveis vizinhos, e a expensas do seu dono, a quem incumbem tambm as despesas de conservao. Art. 1.294. Aplica-se ao direito de aqueduto o disposto nos arts. 1.286 e 1.287. Art. 1.295. O aqueduto no impedir que os proprietrios cerquem os imveis e construam sobre ele, sem prejuzo para a sua segurana e conservao; os proprietrios dos imveis podero usar das guas do aqueduto para as primeiras necessidades da vida. Art. 1.296. Havendo no aqueduto guas suprfluas, outros podero canaliz-las, para os fins previstos no art. 1.293, mediante pagamento de indenizao aos proprietrios prejudicados e ao dono do aqueduto, de importncia equivalente s despesas que ento seriam necessrias para a conduo das guas at o ponto de derivao. Pargrafo nico. Tm preferncia os proprietrios dos imveis atravessados pelo aqueduto. PERDA DA PROPRIEDADE Causas voluntrias: 1. Alienao: Transferncia da propriedade de uma pessoa para outra. 2. Renncia: Ato unilateral sujeito a registro, a desistncia do direito. 3. Abandono: Ato unilateral no sujeito a registro. O no pagamento do imposto gera depredao. Algum poder tomar posse do imvel, passando ano e dia. Poder depois de 3 anos propor a ao possessria, tornando-se o legtimo proprietrio. Se for bem rural tornar patrimnio da Unio. Obs: A expresso do legislador ano e dia Causas involuntrias: 1. Desapropriao: O objeto da desapropriao so os bens imveis, navios e avies tambm podem se de interesse da unio. Expropriao parcial: Servides.

Arq.:136763444.doc

Anda mungkin juga menyukai