Anda di halaman 1dari 4

Cdigo de tica Prossional do Designer Grco

Associao dos Designers Grcos

Captulo I - Dos Objetivos

Artigo 1 - O Cdigo de tica Prossional do Designer Grco tem por objetivo indicar normas de conduta que devem orientar suas atividades prossionais regulando suas relaes com a classe, clientes, empregados e a sociedade. Artigo 2 - Incumbe ao Designer Grco dignicar a prosso como seu alto ttulo de honra, tendo sempre em vista a elevao moral e prossional, expressa atravs de seus atos. Artigo 3 - O Designer Grco visar sempre contribuir para o desenvolvimento do pas, procurando aperfeioar a qualidade das mensagens visuais e do ambiente brasileiro. Artigo 4 - O Designer Grco ter sempre em vista a honestidade, a perfeio e o respeito legislao vigente e resguardar os interersses dos clientes e empregados, sem prejuzo de sua dignidade prossional e dos interesses maiores da sociedade.

Captulo II - Dos Deveres Fundamentais

Artigo 5 - No desempenho de suas funes, o Designer Grco deve: 1. Interessar-se pelo bem pblico e com tal nalidade contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experincia para melhor servir sociedade; 2. Contribuir para a emancipao econmica e tecnolgica de nosso pas, procurando utilizar tcnicas e processos adequados a nosso meio ambiente e aos valores culturais e sociais de nosso pas; 3. Respeitar e fazer respeitar os preceitos internacionais da Propriedade Industrial; 4. O Designer Grco no dever empreender, dentro do contexto de sua prtica prossional, nenhuma atividade que comprometa seu status como prossional independente. Artigo 6 - O Designer Grco, em relao aos colegas, deve empenhar-se em: 1. No cometer ou contribuir para que se cometam injustias contra colegas; 2. No usar de descortesia no trato com colegas de prosso ou de outras prosses, fazendo-lhes crticas ou aluses depreciativas ou demeritrias; 3. No praticar qualquer ato que, direta ou indiretamente, possa prejudicar legtimos interesses de outros prossionais; 4. No solicitar nem submeter propostas contendo condies que constituam desleal competio de preo por servios prossionais; 5. Em busca de oportunidade de trabalho, o Designer Grco deve apoiar a concorrncia ntegra e transparente, baseada no mrito do prossional e de sua proposta de trabalho;

Cdigo de tica Prossional do Designer Grco


Associao dos Designers Grcos

6. No se interpor entre outros prossionais e seus clientes, sem ser solicitada e esclarecida sua interveno e, neste caso, evitar, na medida do possvel, que se cometa injustia; 7. No se aproveitar, nem concorrer para que se aproveitem de idias, planos ou projetos de autoria de outros prossionais, sem a necessria citao ou autorizao expressa destes; 8. No procurar suplantar outro prossional depois deste ter tomado providncia para obteno de emprego ou servio; 9. No substituir prossional em relao de trabalho, ainda no encerrada, sem seu prvio conhecimento e autorizao; 10. No rever ou corrigir o trabalho de outro prossinal, sem o seu prvio conhecimento e sempre aps o trmino de suas funes; 11. Prestar-lhe assistncia de qualquer ordem e natureza no que for de direito e justia; 12. O Designer Grco no deve reivindicar ter crdito sozinho em um projeto onde outros Designers Grcos colaboraram. 13. Quando o Design Grco no de um s autor, cabe a este designer ou empresa de design identicar claramente as responsabilidades especcas e envolvimento com o design. Trabalhos no devem ser usados para publicidade, display ou portflio sem uma clara identicao das autorias especcas. Artigo 7 - O Designer Grco, em relao classe, deve: 1. Prestar seu concurso moral, intelectual e material s entidades de classe; 2. Desde que eleito, desempenhar cargos diretivos nas entidades de classe; 3. Acatar as resolues regularmente votadas pelas entidades da classe; 4. Facilitar a scalizao do exerccio da prosso; 5. No se aproveitar, quando do desempenho de qualqer funo diretiva em entidade representativa da classe, dessa posio em benefcio prprio; 6. Manter-se em dia com a legislao vigente e procurar difundi-la, a m de que seja prestigiado e denido o legtimo exerccio da prosso; 7. No utilizar o prestgio da classe para proveito pessoal, ter sempre em vista o bem-estar, as adequadas condies de trabalho e o progresso tcnico e funcional dos demais prossionais e trat-los com retido, justia e humanidade, reconhecendo e respeitando seus direitos. Artigo 8 - O Designer Grco, em relao a seus clientes e empregadores, deve: 1. Oferecer-lhes o melhor de sua capacidade Tcnica e Prossional, procurando contribuir para a obteno de mximos benefcios em decorrncia de seu trabalho; 2. Orientar-lhes, de preferncia de forma expressa, com dados e elementos precisos sobre o que for consultado, aps cuidadoso exame. 3. Considerar como sigilosa e condencial toda informao que souber em razo de suas funes, no as divulgando sem

Cdigo de tica Prossional do Designer Grco


Associao dos Designers Grcos

o consentimento dos clientes e/ou empregadores; 4. Receber somente de uma nica fonte honorrios ou compensaes pelo mesmo servio prestado, salvo se, para proceder de modo diverso, tiver movido consentimento de todas as partes interessadas; 5. O Designer Grco no dever aceitar instrues do cliente que impliquem infrao contra os direitos prprios de outras pessoas ou conscientemente, agir de maneira a acarretar alguma infrao; 6. O Designer Grco, quando atuar em pases que no o de origem, deve observar os cdigos de conduta prprios de cada local. Artigo 9 - O Designer Grco, em relao ao setor pblico, deve: 1. Interessar-se pelo bem pblico com sua capacidade para esse m, subordinando seu interesse particular ao da sociedade; 2. Envitar esforos para que se estabelea a mais ampla coordenao entre as classes prossionais, de forma a concorrer para a maior e melhor justia social; 3. Contribuir para uma utilizao racional dos recursos materiais e humanos, visando o estabelecimento de melhores condies sociais e ambientais.

Captulo III - Dos Honorrios

Artigo10 - Recomenda-se ao Designer Grco xar previamente, em contrato escrito, seus honorrios. 1. O Designer Grco no deve encarregar-se de nenhum trabalho sem que tenha havido a devida compensao nanceira, exceto em casos de prestao de servios para instituies no-lucrativas. Artigo 11 - Os honorrios prossionais devem ser xados de acordo com as condies locais dos mercados de trabalho, atendidos os seguintes elementos; 1. A complexidade, o vulto e a diculdade do trabalho a executar; 2. O trabalho e o tempo necessrio; 3. A situao econmico-nanceira do cliente ou empregador e os benefcios que para este adviro de seu servio prossional; 4. O carter do servio a prestar, conforme se tratar de cliente ou empregador eventual, habitual ou permanente; 5. O lugar da prestao de servio; 6. O conceito prossional da classe; 7. As tabelas ou recomendaes ociais existentes, inclusive por resoluo das entidades de classe.

Cdigo de tica Prossional do Designer Grco


Associao dos Designers Grcos

Artigo 12 - O Designer Grco no deve, sozinho ou em concorrncia, participar de projetos especulativos pelo qual s receber o pagamento se o projeto vier a ser aprovado. 1. O Designer Grco pode participar de concursos, abertos ou fechados, cujas condies sejam aprovadas pela entidade de classe; 2. Uma taxa administrativa justa pode ser adicionada, com o conhecimento e compreenso do cliente, como porcentagem de todos os itens reembolsveis pelo cliente que tenham passado pela contabilidade do Designer Grco; 3. O Designer Grco que chamado para opinar sobre uma seleo de designers ou outros consultores no dever aceitar nenhuma forma de pagamento por parte do designer ou consultor recomendado.

Captulo IV - Recomendaes Complementares

Artigo 13 - O Designer Grco deve realizar de maneira digna e discreta a publicidade de sua empresa ou atividade, impedindo toda e qualquer manifestao que possa comprometer o conceito de sua prosso ou de colegas. Artigo 14 - O Designer Grco deve procurar difundir os benefcios e as corretas metodologias de sua atividade prossional, em qualquer tempo ou condio. Artigo 15 - Este Cdigo de tica Prossional entra em vigor na data de sua aprovao em Assemblia Geral da ADG Brasil - Associao dos Designers Grcos. As infraes deste Cdigo de tica Prossional sero julgadas pela ADG Brasil-Associao dos Designers Grcos.

Anda mungkin juga menyukai