Anda di halaman 1dari 6

Notas de Aula ENSINO MEDIO

1o Bimestre / 2013 - Professora: Andra Barreto BIOLOGIA


Herana Ligada ao Sexo


Aula: Data:

Quando os genes esto na parte no homloga do cromossomo X. OBS.: Cromossomos Homlogos A espcie humana possui 46 cromossomos, sendo 44 autossomos e 2 sexuais. Todos estes cromossomos encontram-se pareados, logo temos 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais. Os representantes de cada par desses cromossomos so chamados de cromossomos homlogos.

Como se descobriu ?

Aula:

Em 1910, Morgan estudou uma macho de Data: drosfila portador de olho branco, originado de uma mutao do olho selvagem, que tem cor marrom avermelhada.

Data:

Para a espcime apresentar a mutao ( cor branca) bastava ter um Xb para os machos. Ento: Xb Y cor branca XB Y cor vermelha XB X _ - cor vermelha Xb Xb - cor branca Cruzar XB X b x XB Y Qual a possibilidade de se nascer machos com olhos selvagens ? E fmeas com olhos brancos? Ateno com as porcentagens.

Aula: Data:

Data:

Exemplos:
Daltonismo
Gentipo XDXD XDXd XdXd XD Y Xd Y Fentipo
mulher normal mulher normal portadora mulher daltnica homem normal homem daltnico

Hemofilia

Aula:

um distrbio da coagulao sangunea, em Data: que falta o fator VIII, uma das protenas envolvidas no processo, encontrado no plasma das pessoas normais.

Trabalhar mulher portadora. Heredograma :

Data:

Herana ligada ao Cromossomo Y ( ou restrita ao sexo)


Dizemos que uma herana restrita ao sexo quando est relacionada ao cromossomo Y. Exemplo: Hipertricose auricular a presena de longos pelos nas orelhas. Independente de ser herana dominante ou recessiva, sempre passada de pai para filho.

Aula: Data:

Data:

Aula:

Herana influenciada pelo sexo


Ocorre quando a doena ou caracterstica se manifesta de forma diferente em homens e mulheres. A calvcie condicionada por um gene dominante. Nas mulheres, ele se expressa apenas em dose dupla.
Fentipo Gentipo Homem CC Calvo Cc Calvo No cc calvo Mulher Calva No calva No Calva

Data:

Isso ocorre porque o gene C atua como dominante na presena do hormnio masculino testosterona, e pode se expressar mesmo em dose simples. Como as mulheres possuem baixssimas quantidades desse hormnio, o gene em dose simples no suficiente para se expressar. Micro avaliao- Para o dia: Estudar Herana ligada ao sexo/ restrita ao sexo/influenciada pelo sexo Data:

Anda mungkin juga menyukai