Anda di halaman 1dari 5

Prof.

: Geraldo Barbosa Filho AULA 06


CORRENTE ELTRICA E RESISTORES 1CORRENTE ELTRICA A dificuldade que o resistor apresenta passagem da corrente eltrica chamada de resistncia eltrica R. 6PRIMEIRA LEI DE OHM

Movimento ordenado dos portadores de carga eltrica. 2INTENSIDADE DE CORRENTE

a razo entre a quantidade de carga eltrica que atravessa a seco transversal de um condutor num determinado intervalo de tempo.

Quando um resistor submetido a uma tenso eltrica (U), uma corrente eltrica de intensidade (i) passa pelo mesmo. Ohm verificou que para uma mesma temperatura a tenso eltrica (U) e a corrente eltrica (i) so diretamente proporcionais e a constante de proporcionalidade entre as duas grandezas a resistncia eltrica (R).

[i] = Coulomb / Segundo =Ampere (A) 3GRFICO CORRENTE VERSUS TEMPO 7-

U = R.I
CURVA CARACTERSTICA

Neste grfico da corrente eltrica versus tempo a rea numericamente igual carga eltrica. 4TENSO ELTRICA (U) 8SEGUNDA LEI DE OHM

Para que haja movimento ordenado dos portadores de cargas eltricas, ou seja, corrente eltrica, h consumo de energia, evidentemente energia eltrica. O elemento de circuito que fornece energia eltrica ao circuito chamado de gerador. Define-se tenso eltrica (U) a grandeza que nos informa a quantidade de energia eltrica que o gerador fornece para uma certa quantidade de carga que o atravessa.

De acordo com a primeira lei de Ohm a resistncia eltrica de um resistor no depende da tenso nele aplicada.

[U] = Joule / Coulomb = Volt (V) Uma tomada de sua casa tem tenso 220V, significa dizer que a mesma fornece 220 joules de energia eltrica para cada Coulomb de carga que a atravessa. 5RESISTORES

A resistncia eltrica de um resistor diretamente proporcional ao seu comprimento (L) e inversamente proporcional rea da seco transversal (A) e depende do material que feito o resistor.

A dependncia do material expressa pela grandeza chamada resistividade.

Resistor um elemento de circuito que transforma energia eltrica exclusivamente em energia trmica (Efeito Joule ou Efeito Trmico).

Prof.: Geraldo Barbosa Filho


9ASSOCIAO DE RESISTORES EM SRIE.

a) Todos os resistores so percorridos pela mesma corrente eltrica.(i1 = i2 = i3 = i ) b) A tenso total a soma das tenses de cada resistor. ( U = U1 + U2 + U3 ) c) A resistncia equivalente a soma das resistncias de cada resistor. ( RS = R1 + R2 + R3 )

EXERCCIOS
QUESTO 01 1-Corrente eltrica em um condutor o movimento ordenado das suas cargas livres, devido ao de um campo eltrico estabelecido em seu interior pela aplicao de uma ddp entre dois pontos desse condutor. 2- Intensidade mdia da corrente eltrica no condutor a quantidade de carga que atravessa uma seco transversal do condutor na unidade de tempo. 3- Um condutor, isto , uma substncia que apresenta cargas livres, pode ser slido, lquido ou gasoso. 4- Nos condutores slidos, lquidos e gasosos, as cargas livres so sempre os eltrons. 5- Um fio condutor apresenta uma corrente de 1 A, quando em cada segundo a quantidade de carga de 1C passa por uma seco transversal do condutor. QUESTO 02 1- O efeito Joule ou efeito trmico de uma corrente eltrica o aquecimento que observamos num condutor devido passagem dessa corrente por ele. 2- A primeira lei de Ohm pode ser assim enunciada: A intensidade da corrente eltrica que percorre um fio condutor diretamente proporcional ddp que a ocasionou. 3- A resistncia de um condutor representa oposio que ele oferece passagem da corrente por ele. 4- Um Ohm a resistncia de um condutor que, submetido ddp de um volt, percorrido pela corrente de um ampre. 5- Para um determinado condutor, segundo a lei de Ohm, constante o quociente entre a ddp aplicada e a corrente correspondente. QUESTO 03 1- De acordo com a lei de Ohm, a ddp mantida nos terminais de um condutor diretamente proporcional ao quadrado da intensidade da corrente que o percorre. 2- Num grfico ddp versus corrente, a lei de Ohm d lugar a uma reta que passa pela origem. A declividade dessa reta numericamente igual resistncia do condutor. 3- Resistncia e resistividade de um condutor caracteriza uma mesma grandeza fsica. 4- A resistividade depende da natureza do condutor, mas independe da temperatura na qual ele se encontra. 5- A resistncia independe do comprimento assim como da rea da seco transversal do condutor.

10ASSOCIAO PARALELO.

DE

RESISTORES

EM

a) Todos os resistores esto sob mesma tenso. ( U1 = U2 = U3 = U) b) A intensidade da corrente total soma das intensidades das correntes de cada resistor. ( i = i1 + i2 + i3 ) c) O inverso da resistncia equivalente igual a soma do inverso de cada resistncia associada.

Se somente dois resistores estiverem associados resistncia equivalente igual ao produto das resistncias dividido pela soma das mesmas.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho


QUESTO 04 1- Entendemos por resistor equivalente de uma associao aquele que, submetido mesma ddp da associao, fica percorrido pela corrente de mesma intensidade. 2- Na associao de resistores em srie, a resistncia R do resistor equivalente vale a soma das resistncias dos resistores associados, enquanto que a intensidade da corrente que percorre o resistor equivalente a mesma que percorre cada um dos resistores associados. 3- Na associao de resistores em srie a ddp entre os terminais do resistor equivalente vale o produto das ddp entre os terminais dos resistores associados. 4- A associao de resistores em paralelo caracterizada pelo fato da ddp entre os terminais de cada resistor associado ser a mesma da associao. 5- Na associao de resistores em paralelo a intensidade da corrente que percorre o resistor equivalente vale a soma da intensidade da corrente que percorre cada um dos resistores associados. QUESTO 05 1- Na associao em paralelo, a tenso entre os terminais dos resistores equivalentes vale a soma das tenses entre os terminais dos resistores associados. 2- O inverso da resistncia do resistor equivalente, numa associao em paralelo, vale a soma dos inversos das resistncias dos resistores associados. 3- O trabalho realizado sobre as cargas eltricas que percorre um resistor, em um determinado intervalo de tempo, o qual representa a parcela da energia potencial eltrica das cargas que transformado em energia trmica, diretamente proporcional intensidade da corrente eltrica resultante desse movimento de cargas. 4- A potncia dissipada no resistor, por efeito Joule, vale o produto da intensidade da corrente que o percorre, pela resistncia desse resistor. 5- A potncia dissipada num resistor tanto maior quanto maior for sua resistncia, por isso no inverno ligamos o chuveiro numa posio referente a uma associao de resistores em srie. QUESTO 06 1- A seco transversal de um condutor atravessada por uma corrente de intensidade 2,0 mA durante 1,0 minuto. A carga eltrica total que atravessa essa seco transversal, em Coulomb, de 0,12. 2- Em um condutor metlico mediu-se a intensidade da corrente eltrica e verificou-se que ela variava com o tempo, de acordo com o grfico a seguir: Entre 0 e 4,0s, a carga eltrica que atravessa uma seco transversal do condutor e o valor mdio da intensidade da corrente eltrica no fio valem respectivamente 48C e 6A.

3- Um chuveiro eltrico percorrido por uma corrente eltrica de intensidade 20 A quando sob tenso eltrica de 220V. A resistncia eltrica do chuveiro de 11. 4-Um fio metlico usado para a construo de um equipamento eltrico. O comportamento da diferena de potencial nas extremidades do fio em funo da intensidade da corrente indicado na figura. O valor em ohms da resistncia de um outro fio do mesmo material que o primeiro, de igual comprimento e com rea de seco transversal dual vezes maior ser de 12.

5- Na associao da figura i1= 2,0 A e R1= 12. Sendo i = 6,0 A, os valores de i2 e R2 so, respectivamente 4A e 6.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho


QUESTO 07 1- A resistncia equivalente da associao abaixo, cujos extremos so A e B de 11. 5- Para a associao esquematizada, a tenso eltrica U1 no resistor R1 de 1,6V.

2- A resistncia equivalente da associao abaixo, cujos extremos so A e B de 2,0

3- A resistncia equivalente da associao abaixo, cujos extremos so A e B de 7,0.

QUESTO 08 1- Se um resistor de cobre tiver o seu comprimento e o seu dimetro duplicado, a resistncia multiplicada por quatro. 2-Corrente eltrica o resultado do movimento ordenado de portadores de carga. Quanto maior o comprimento de um resistor, tanto maior a sua resistncia eltrica. De acordo com a primeira lei de Ohm a corrente que flui em um resistor diretamente proporcional tenso aplicada e inversamente proporcional resistncia do resistor. 3- Trs resistores de resistncias 1, 3 e 5 esto associados em srie sendo aplicada aos terminais da associao uma ddp de 18V. A intensidade da corrente que a percorre de 0,5 Ampere. 4- Na associao de resistores da figura abaixo, os valores de i e de R so , respectivamente 8 A e 5.

4- A resistncia equivalente da associao abaixo, cujos extremos so A e B de 6,0 5- A resistncia equivalente entre os pontos A e B, mede, em ohms 12.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho


QUESTO 09 1- Na associao abaixo, a resistncia equivalente entre os pontos A e B vale 5. QUESTO 10 Considere a associao de resistores representada a seguir. Os fios de ligao so considerados ideais.

2-Dispe-se de trs resistores, um de 10, um de 20 e um de 30. Ligando esses resistores em paralelo e aplicando uma diferena de potencial de 12V aos extremos dessa associao, a corrente eltrica total que percorre o circuito de 2,2A. 3- A figura representa um pedao de fio de cobre, de resistividade 1,7 10-2 .mm2/m , percorrido por uma corrente eltrica de sentido convencional de B para A. 1-Todos os resistores esto associados em srie. 2-Todos os resistores so percorridos por correntes eltricas de mesma intensidade. 3-Todos os resistores suportam a mesma tenso eltrica. 4- Todos os resistores esto ligados em paralelo. 5-A resistncia equivalente da associao R/4 e cada resistor percorrido por uma corrente eltrica de intensidade E/R.

01 A diferena de potencial eltrico entre os pontos A e B que proporciona a passagem de 1 1022 .eltrons ( e=1,6.10-19 C ) a cada segundo, por uma seco transversal do fio, 8,0V. 4- O circuito ao lado representa um divisor de tenso. As tenses eltricas VAB, VBC e VCD so, respectivamente 60V, 36V e 24V.

02

GABARITO 03 04 08 FVFVF 09 VVVFV

05 10 FVVVV

06 07 VVVVV VVVVF

5-Considere o circuito abaixo no qual R so resistores de resistncia 15 e B uma bateria de 30V.

A intensidade de corrente no resistor X = 2 R 1,0A .

Anda mungkin juga menyukai