Anda di halaman 1dari 8

Revoluo francesa

No desenrolar dos fatos histricos, alguns deles de to marcantes, dividem os perodos da humanidade. Atualmente os seres humanos dividem a sua atuao no mundo em cinco partes. Pr-Histria Idade Antiga Idade Mdia Idade Moderna Idade Contempornea A nossa Era ou Idade, corresponde a essa ltima, a Idade Contempornea, que tem seu incio no sculo XVII com os acontecimentos que resultaram na Revoluo Francesa. A Frana, do seculo XVII, era governada pelo modelo do antigo regime em uma Monarquia absolutista*, o que levava fome e misria a toda a populao. Os trabalhadores no tinham nenhuma participao nas decises governamentais, aqueles que se opunham as decises da realeza eram levados a Bastilha** ou simplesmente guilhotinados.

Monarquia absolutista* Modelo de Estado onde todos os poderes rei. (legislativo, judicirio e executivo) se concentram nas mos do

Palavras amveis no custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal

Bastilha**: Simbolizava a monarquia e a fora governamental do Estado absolutista. L eram mandados todos os agitadores e pessoas descontentes com as decises do Estado. Sua queda em 14 de julho de 1789 inicia a Revoluo Francesa.

Sociedade francesa da poca Durante o antigo regime francs, a sociedade era dividida basicamente assim: Clero Membros da igreja; tinham o privilgio de no pagar impostos. Nobreza - Formada pelo rei, sua famlia, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. Terceiro estado - Trabalhadores, camponeses e burguesia, sustentavam toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. A revoluo comea A insatisfao do povo com Luiz XVI era to grande, que a populao faminta e miservel comea a se organizar e decide tomar o poder de forma a melhorar a sua condio de vida. O marco de incio da revoluo a tomada da Bastilha e a libertao de todos os presos polticos que nela foram trancafiados j que esse crcere era o smbolo da monarquia e do regime absolutista.
Palavras amveis no custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal

Sobre maonaria

Alguns estudiosos destacam que sociologicamente falando, a Revoluo Francesa foi pioneira no que se refere idealizao dos direitos humanos, levando seu lema:

Sobre maonaria.

Resultando da grande agitao popular que permeava a Frana durante os acontecimentos revolucionrios, grande parte da realeza decide abandonar a Frana, incluindo a famlia real, porm esta acaba sendo capturada e guilhotinada em praa publica em 1793, onde posteriormente o clero tambm comea a sofrer os efeitos da nova realidade que se instalava na Frana; saques a igrejas e pilhagens de mosteiros ecoavam por toda a Frana. No perodo ps revolucionrio, o povo comea a se organizar em pequenos grupos partidrios de idias distintas. Existiam dois principais grupos nesse perodo: Girondinos Representantes da alta burguesia e idealizavam manter a populao e os Jacobinos Liderados por Robespierre representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior trabalhadores urbanos e rurais longe das decises polticas. participao do povo nos assuntos governamentais. Mais adeptos do radicalismo do que os Girondinos,os Jacobinos defendem profundas mudanas sociais que beneficiem o povo. Em 1792, os radicais assumem o poder, e liderados por Robespierre, Danton e Marat comeam a organizar as guardas nacionais, que consistiam em milcias com o objetivo de assassinar qualquer um que discordasse dos objetivos do governo. A violncia empregada como ferramenta poltica nesse perodo consolidou o termo pelo qual ficou conhecido: O grande terror. Em 1795, a burguesia consolida-se no poder e representada pelo general Napoleo Bonaparte, resultando na extino do sistema absolutista e consolidando de uma vez por todas o assentamento do sistema capitalista.

Palavras amveis no custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal

O bonapartismo Nascido em 1769 na Crsega, Napoleo Bonaparte figurou na histria com um dos maiores generais e estrategistas de todos os tempos. Posto no poder pela Revoluo Francesa, Napoleo implementou um governo de carter burgus. Foi vitorioso na maioria das batalhas francesas ps-revoluo utilizando-se de uma estratgia que ia alm dos campos de batalha; Napoleo valorizava seus soldados e procurava demonstrar essa valorizao publicamente com honras militares e medalhas por feitos de guerra, isso levantava a alta estima do combatente e proporcionava um melhor rendimento em batalha.

Em 1804, Napoleo se nomeou imperador e uma de suas principais metas era vencer a qualquer custo o seu maior inimigo: os britnicos. O revanchismo entre as duas naes j existe desde muito tempo, porm a Inglaterra sempre teve um poderio naval to grande quanto sua economia, como essas duas atividades eram interligadas, a estratgia napolenica visava destruir ambos sistemas com um s golpe, baseado nesse conceito Napoleo institui o Bloqueio Continental que probe todos os pases conquistados por Napoleo de comercializar com a Inglaterra.

Palavras amveis no custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal

Em 1812, o imprio frances ataca a Rssia sendo derrotado,resultando na revolta do povo alemo que tambm havia sido conquistado e comea a buscar sua liberdade, e Napoleo exilado na ilha de Elba, de onde foge em 1815, retornando a Frana com seu exrcito e tomando o poder no episdio que ficou conhecido como o governo dos cem dias. Derrotado na batalha de Waterloo pelos ingleses, Napoleo v seu fim em 5 de maio de 1821, tendo mudado toda a geografia do mundo em menos de 5 anos.

Reflexos napolenicos na sociedade brasileira Com o objetivo de enfraquecer o seu maior rival, a Inglaterra, Napoleo prope no um conflito direto entre Frana e Gr-Bretanha mais um gradativo enfraquecimento do poderio econmico ingls, onde Bonaparte idealiza e pe em prtica um plano que ficou conhecido como bloqueio continental, que queria dizer que todas as naes que agora estavam sob jugo do imperador Francs, ficavam terminantemente proibidas de comercializar com a Inglaterra. Portugal, sempre teve uma relao amigvel com a Inglaterra e uma boa atividade comercial, se vendo em uma encruzilhada e acabando por desobedecer as ordens francesas, desperta a ira de Napoleo que ordena a invaso da regio lusitana. Com medo de ter o mesmo fim das outras realezas dominadas pela Europa, Dom Joo VI e toda a sua corte partem rumo a sua colnia mais importante; o Brasil. No dia 27 de novembro de 1807, 15 mil pessoas entre tripulao e passageiros embarcam nos navios portugueses rumo a colnia, esse fato marcaria para sempre a histria brasileira.
Palavras amveis no custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal

Palavras amveis no custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal

Em 4 de maro de 1808, a corte portuguesa desembarca nas costas brasileira, essa chegada no significou somente a fuga de Dom Joo VI das garras napolenicas, mas no que diz respeito ao Brasil, houve toda uma mudana significativa em relao a sociedade, a economia e a poltica nacional. Decretada a abertura dos portos s naes amigas, fazendo do porto do Rio de Janeiro o principal centro comercial brasileiro. O crescimento da populao deu um grande salto devido chegada da corte no se limitar na quantidade de pessoas que a compunham (artesos, cozinheiros, faxineiros...) A criao do primeiro banco do Brasil e de inmeras instituies financeiras proporcionou a nao maiores status frente ao mundo. Resultado do grande nmero de pessoas que vieram junto a corte portuguesa, o nmero de hospedagens para atender a essa nova populao se mostrou inferior o que fez com que Dom Joo VI decretasse a desocupao imediata das melhores residncias da regio e marcando as mesmas com a sigla P.R. que significava Prncipe Regente, porm no humor popular entendia-se como ponha-se na rua. Sem dvida a vinda da corte para o Brasil foi de grande importncia para o inicio da emancipao brasileira, onde deixava de ser uma mera colnia que servia como fonte de renda portuguesa para ser um verdadeiro centro urbano organizado.

Palavras amveis no custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal

Em 21 de janeiro de 1793, Lus XVI foi guilhotinado em Paris. Chegava ao fim a monarquia francesa e iniciavase um novo perodo na histria da Frana. Em meio a um contexto de fortes turbulncias, rebentaram revoltas internas e guerras externas. Sobre esse contexto, assinale as alternativas abaixo com V paraas verdadeiras e com F para as falsas: ( ) Foi marcado pela guerra civil, em que partidrios do rei e da repblica se enfrentaram, com a vitria dos primeiros, que impuseram uma ditadura ao pas, sob o comando de Marate dos girondinos. ( ) A morte do rei desencadeou a revolta de toda a nobreza europia e da Igreja Catlica, levando formao de um exrcito multinacional a Primeira Coligao contra a Frana. ( ) Em meio aos combates externos, destacou-se a figura do general Napoleo Bonaparte, que, amparado pelos girondinos, venceu os opositores externos e internos e tornou-se Imperador dos franceses, em 1795, colocando um ponto final no processo revolucionrio francs. ( ) A guerra civil e a guerra externa geraram uma crise sem precedentes: lavouras arruinadas, inflao, desabastecimento. A crise s foi superada com a Restaurao da monarquia em 1795 e com a subordinao definitiva da Frana s demais potncias europias. A seqncia correta : (A) F V F F (B) F V V F (C) V F F V (D) V V F F (E) F F F V

Palavras amveis no custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal

10

Anda mungkin juga menyukai