Anda di halaman 1dari 11

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DISCIPLINA: ENERGIA NA AGRICULTURA PROFESSORA: JULIANA LOBO PAES

GASEIFICAO

Daniel Dias de Lima - 200801015-3 Michael Santos de Souza - 200801030-7 Nathlia Leal Mendes - 200801047-1 Jeannine da Silva Mendes - 200801034-1

SEROPDICA - RJ NOVEMBRO/2012

INTRODUO A produo de energia atravs da gaseificao da biomassa pode parecer uma tecnologia recente mas na realidade ela j tem mais de 100 anos de existencia. Ela foi esquecida por um longo tempo pelo baixo preo dos combustveis fosseis. Mas aps as crises seu estudo foi retomado e vem sendo visto como uma boa opo para substituio aos combustveis Fosseis pela baixa emisso de poluentes. A forma mais antiga conhecida produziu gs a partir de materiais orgnicos (destilao seca) aquecimento do combustvel isenta de oxignio. O gs foi usado para iluminar londres em 1812. Outro mtodo de gaseificao foi projetado por Bishoff em 1839 depois modificado por Siemens em 1857, foi utilizado por 100 anos. Um dos problemas era a produo do alcatro, para contornar foi introduzido na zona de reao produtos que promoviam o craqueamento do alcatro. Por volta no incio da 1a Guerra Mundial gaseifica-se carvo e turfa devido a grande quantidade destes produtos e a qualidade requerida dos mesmos. Onde no havia tais produtos, as instalaes foram adaptadas para a gaseificao da biomassa. Durante a 2a Guerra Mundial devido dificuldade de obter-se combustveis derivados do petrleo, popularizou-se os pequenos gaseificadores mveis chamados de gosognios. No mundo chegaram a ser usador aproximadamente em 1 milho de veculos estes gasognios no final da 2 a Guerra Mundial. No Brasil cerca de 20 mil veculos usaram os gasognios. Estes veculos utilizavam pedaos de madeira, turfa e antracito como combustvel. Com a volta do suprimento barato de petrleo, esta tecnologia foi abandonada. Com a crise do petrleo entre 1970 e 1980 o interesse foi renovado pelo uso da gaseificao. No caso das tecnologias de aproveitamento da biomassa, quer seja de resduos de madeira, agricola ou urbano e industrial, o Brasil ja possui um competente parque industrial para fornecimento de equipamentos e sistemas de gerao eltrica.

Paralelamente, tecnologias novas como gaseificao de biomassa, estao sendo aprimoradas para diferentes combustiveis. O Brasil esta inserido neste processo de desenvolvimento internacional, estando bastante avancado no processo de gaseificaca o de biomassa de cana de acu car, folhas e residuos de madeira. A gaseificao, da biomassa reciclada, traz impactos positivos ao meio ambiente, onde podemos destacar a absoro do carbono da atmosfera, trazendo um balano neutro do carbono durante o processo de produo de energia eletrica, contribuindo para reduo do efeito estufa. Isso ocorre porque todo gas carbonico produzido durante o processo e absorvido pela plantas que sero utilizadas novamente no processo mantendo a concentrao do gas carbnico inalteravel.

PROCESSO DE GASEIFICAO So processos que transformam combustveis slidos ou lquidos em uma mistura combustvel de gases, chamada gs de sntese. Este gs pode ser queimado diretamente ou usado na produo de plsticos e at transformado em combustveis lquidos. Utiliza-se como matria-prima materiais geralmente ricos em carbono, como carvo, madeira, ou outros tipos de biomassa. Existem diversas tecnologias de gaseificao, a maioria utiliza quantidades de oxignio inferiores quantidade estequiomtrica para a combusto completa, de modo que a mistura de gases restantes da reao seja ainda um combustvel. Em alguns casos, utiliza-se tambm vapor de gua. A gaseificao envolve basicamente cinco processos, podendo ocorrer numa mesma regio e equipamento ou no, dependo da tecnologia empregada. Em primeiro, ocorre a secagem, durante o aquecimento do combustvel. Esta etapa mais significativa e lenta para combustveis mais midos, como madeira e biomassa em geral. A pirlise (ou desvolatilizao), se inicia a pelo menos 300C, quando ocorre vaporizao das partes volteis e se inicia a fragmentao das partculas slidas.

A combusto, ou reao do material com oxignio necessria ao processo, j que necessita-se de uma fonte de calor para os demais processos. Esta fase pode ocorrer no prprio reator principal, em um gerador de vapor ou cmara de combusto. O que queima pode ser parte do prprio gs de sntese, os outros produtos da gaseificao (lquidos e slidos) ou mesmo o combustvel primrio. A gaseificao em si ocorre quando o carbono e os hidrocarbonetos do

combustvel reagem parcialmente com o oxignio, gerando monxido de carbono (CO) e gs hidrognio (H2). Este processo pode ocorrer em temperatura de 400C a 900C. A gaseificao, da biomassa reciclada, traz impactos positivos ao meio ambiente, onde podemos destacar a absoro do carbono da atmosfera, trazendo um balano neutro do carbono durante o processo de produo de energia eltrica, contribuindo para reduo do efeito estufa. Isso ocorre porque todo gs carbnico produzido durante o processo e absorvido pela plantas que sero utilizadas novamente no processo mantendo a concentrao do gs carbnico inaltervel.

TECNOLOGIAS DE GASEIFICAO GASEIFICAO EM LEITO FIXO A gaseificao em leito fixo a matria a ser gaseificada s se move por ao da gravidade uma tcnica adequada para a converso de quantidades relativamente pequenas de biomassa. Gaseificadores de leito fixo, de fluxo ascendente, poderiam em princpio ser desenvolvidos para maiores capacidades, mas essa no tm sido a tendncia. importante notar que a facilidade com que uma tecnologia pode ser desenvolvida em sua escala ("scaling-up"), uma das questes de maior importncia em todos processos de converso energtica da biomassa. Na gerao de energia eltrica, gaseificadores de leito fixo tm sido empregados na alimentao de motores de combusto interna, em sistemas de capacidade entre 100 kW e 10 MW.

LEITO FLUIDIZADO Gaseificadores de leito fluidizado (figura 4) tm sido utilizados na converso termoqumica da turfa j h muitos anos, mas ainda no existe muita experincia na converso da biomassa, pelo menos em grande escala. Nos equipamentos desse tipo, emprega-se um material como meio fluidizante, que arrasta consigo a biomassa, aumentando o contato desta com o elemento oxidante e, conseqentemente, aumentando as taxas de reao. Eles so mais adequados converso de uma maior quantidade de biomassa-sistemas com capacidade entre 10 e 20 toneladas de biomassa por hora j so operacionais.

So, tambm, mais flexveis quanto s caractersticas do insumo, podendo ser empregados na converso de biomassa com mnimas necessidades de processamento anterior alimentao. Em funo dessas vantagens (alm do controle mais fcil), o princpio que tem sido empregado em quase todos os projetos de desenvolvimento de sistemas IGCC (sigla em ingls de gaseificao integrada a ciclos combinados). Por outro lado, alm dos maiores custos operacionais, os problemas de adequao dos gases quanto sua qualidade tendem a ser maiores. Em funo da prpria natureza do processo, a quantidade de material particulado arrastada tende a ser maior; um segundo aspecto que a maior temperatura de sada dos gases permite que os lcalis saiam ainda na fase gasosa, impondo dificuldades adicionais limpeza. H dois modos de fornecer calor, direto e indireto. No fornecimento de calor direto a calor requerido para a gaseificao vem da combusto do carvo no reator. No modo indireto o carvo removido do gaseificador queimado num recipiente separado. A vantagem que os subprodutos da queima do carvo no se misturam com os produtos da gaseificao

FLUXO ASCENDENTE Gaseificadores de fluxo descendente (figura 2) produzem gases com baixos teores de alcatro e de material particulado. O baixo rendimento e dificuldade de manuseio de alta quantidade de umidade e cinzas so problemas comuns em pequenos gaseificadores descendentes. Ele mais indicado para motores combusto interna do que gaseificadores ascendentes que produzem grandes quantidades de vapor de alcatro que podem interferir seriamente nos motores de combusto.

FLUXO DESCENDENTE Gaseificadores de fluxo descendente (figura3) produzem gases com baixos teores de alcatro e de material particulado. O baixo rendimento e dificuldade de manuseio de alta quantidade de umidade e cinzas so problemas comuns em pequenos gaseificadores descendentes. Ele mais indicado para motores combusto interna do que gaseificadores ascendentes que produzem grandes quantidades de vapor de alcatro que podem interferir seriamente nos motores de combusto.

GERAO DE ENERGIA E SEUS IMPACTOS A gerao de energia a partir da gaseificao de biomassa feita basicamente da seguinte forma .

Como pode-se ver a biomassa aps sofrer uma secagem entra no gaseificador e alimenta uma turbina gs que gera energia e passa pela caldeira que gera vapor para girar uma turbina gs ou que pode ser usada no processo (como por exemplo movimentar as moendas, facas e defribiladores numa usina de cana de acar). Como seria de se esperar, a eficiencia e, consequentemente, a economicidade dos sistemas de potencia operando integrados a gaseificadores de biomassa vai depender em grande medida do desempenho das turbinas a gas. Por razoes economicas,

turbinas a gas nao deverao ser desenvolvidas especialmente para essa finalidade, ou seja, as turbinas dos sistemas IGCC serao basicamente maquinas adaptadas do projeto original voltado a combustiveis de maior densidade energetica. Comentando sobre as modificaco es necessarias as turbinas a gas para a operaca o dessas com gas de gaseificaca o de biomassa, no caso da gaseificaca o indireta, que produz um combustivel mais rico, as adaptaco es sao muito pequenas em relaca o ao projeto das turbinas comerciais.

IMPACTOS Dentre os aspectos ambientais positivos, destaca-se a absoro do carbono da atmosfera. Tal absoro de carbono estaria ajudando regular a quantidade de CO2 existente (pois tecnicamente haveria menos uso de combustvel fssil) e, consequentemente, contribuindo para reduzir o efeito estufa. Socialmente pode gerar novos postos de trabalho, e aumentar o nvel tecnolgico . Comercialmente, alm de abrir um novo e amplo mercado de servios e bens durveis, tanto a nvel nacional como internacional, no caso da gaseificao da madeira poderia aplicar o conceito de uso mltiplo da floresta, otimizando os custos de gerao de energia. A conjugao com projetos agro-industriais, como por exemplo, na rea de papel e celulose e a indstria sucroalcoleira, poder vir a permitir potencializar a utilizao de florestas energticas j existentes e reorientar e revitalizar o Programa Nacional do lcool - Prolcool.

Empresarialmente, destaca-se a participao da iniciativa privada associada a empresas pblicas em projeto de gerao de energia, e o trabalho em conjunto com empresas e entidades internacionais. Como resultado, h um intercmbio positivo em termos de critrios e mtodos de gesto e planejamento de projetos, trazendo novas oportunidades para as empresas do Setor Eltrico dentro do novo cenrio institucional. O uso de biomassa com finalidade industrial e combustvel domstico tem aumentado sensivelmente o desmatamento de matas do planeta, seu efeito tambm tem causado o incremento do CO2 atmosfrico e por conseqncia o efeito estufa. A queima da biomassa (principalmente cana de acar no Brasil) tem fortes efeitos ambientais.

BIBLIOGRAFIA

SQUAIELLA, D.J.F.; HAGE, S.F. Possibilidades de Insero da Energia Solar Fotovoltica na Regio do Mdio Paranapanema. Relatrio Final do Projeto de Formatura, PEA. EPUSP, So Paulo 1999. LACERDA, A.G.A.; MARUYAMA, F.M. Gerao de Energia Eltrica partir de clulas de combustvel. Relatrio Final do Projeto de Formatura 2000, PEA. EPUSP, So Paulo 2000. CENBIO, Projeto WSP/SIGAME. Ano 3 n9. CENBIO. A Civilizao da Biomassa, Gaseificador de leito fixo de pequeno porte para biomassa usado em uma plantao de cacau na Indonsia. Ano 3 n11. SOUZA, M.V.; IZZO, R. Estudos (avaliativos) da Biomassa para gerao de Energia Eltrica no Mdio Paranapanema.

Anda mungkin juga menyukai