Anda di halaman 1dari 10

SENAC- Gesto Ambiental Aluna: Patricia Santelli Mestieri Professor: Rodrigo-Emergncias Ambientais Relatrio: Visita Alpina-Briggs no dia 25/08/2012

Horrio das 08h30min 13h00min Empresa Alpina Briggs: Institucional A Alpina Briggs atua na operao de combate a derramamentos de petrleo e seus derivados, bem como ministra treinamentos na rea, dentro dos padres IMO (International Maritime Organization), sendo pioneira no curso de Formao de Agentes Ambientais Voluntrios para comunidades. Possui qualificaes internacionais e certificaes como The Nautical Institute, MCA (Maritime and Coastguard Agency) e ISCO International Spill Control Organization, ISO 9001 e14001. Os Centros de Defesa Ambiental (CDAs) e os Centros de Resposta a Emergncias (CREs) so instalaes da Petrobras e Transpetro, respectivamente, operados pela Alpina Briggs, alm de bases. Fabricante de equipamentos de combate poluio por hidrocarbonetos, a Alpina Ambiental atua h mais de 20 anos neste setor, englobando um completo portflio de atividades alm da fabricao, como estudos tcnicos ambientais, planejamento e execuo de aes para preveno do meio ambiente, atendendo a legislao ambiental. membro do Petroleum Equipment Institute PEI, que certifica os produtos da empresa em um nvel de qualidade internacional.

Palestra de apresentao ministrada pelo Sr. Nivaldo, representante da Alpina. Contedo: Foi-nos apresentado medidas implantadas para conteno, de contaminantes; tais como impermeabilizao das bacias de conteno, medidas de controle e segurana nas operaes de carga e descarga de caminhes tanques, afim de evitar acidentes. Relembramos os acidentes mais importantes com derivados de petrleo, mais especificamente o da Ilha de Barnab em setembro de1991, onde foi enfatizado que o imprevisto, no caso um raio tem que ser previsto; - causado pelo acumulo de gs liberado para atmosfera, pois na poca no teto do tanque existia uma vlvula que liberava esse vapor, acabou formando um bolso de gs, e por infelicidade um raio atingiu exatamente esse bolso iniciando a exploso, medidas que ocorreram para evitar um acidente de maior proporo:

esvaziamento do tanque vizinho, resfriamento do mesmo, espuma que abafa o fogo, lanada manualmente, com o canho; -concluso: apartir desse acidente comea a repensar e reavaliar, quais medidas seriam mais eficazes, e ento comea a ser implantado: um sistema de gs Nitrognio inerte, onde este colocado antes do tanque ser preenchido com o produto, conforme vo enchendo o nitrognio empurrado para um queimador, foi criado em novembro de 1991 o PIE-Plano Integrado de Emergncia, uma ferramenta importante da ABLT;

Objetivos: Proteger a vida humana e o meio ambiente por meio de mobilizao e desencadeamento de aes rpidas em eventuais acidentes; Conjugar esforos do Corpo de Bombeiros, Capitanias dos Portos, CETESB, Codesp, Defesa Civil e terminais da ABTL; Local Santos- Para que a resposta seja rpida no raio de ao: Atuar em emergias com planejamento, conscientizao e tratamento adequado para restringir os efeitos dos eventuais desastres; Cada um tem uma funo especifica; Manter constate relacionamento de parceria com os rgos pblicos da baixada Santista e demais entidades de apoio em eventuais emergncias; Conhecer o agente qumico (risco) mais fcil combater; Coordenar de forma integrada as aes de combate na emergncia nos terminais; Promover eventos de treinamentos mensais;

Exerccios simulados para ABTL. Emergncia fictcia para a ABTL; Tratado como se fosse real; 147 itens- reas avaliadas pelo comando; Sempre so criadas varias dificuldades.

Comunicao de emergncia:
Isto uma emergncia vazamento produto com vitimas?

Bombeiros

ateno Ateno

simulado real

incndio exploso qual sem vitimas?

Exerccios simulados: Santos rgos participantes: Corpo de Bombeiros 6Gbm, Corpo de Bombeiros 17Gbm, Capitania dos Portos, Base Area, Policia Militar, Policia Militar Rodoviria, Guarda porturia, CETESB, IBAMA, Defesa civil, CODESP, CET, Ecovias, SABESP, CPFL. So realizados desde 1993; Desde 2005 so realizados dois exerccios simulados anualmente, um em terra e outro em mar; Aps 2010 foi includo no calendrio anual simulado na estrada, 1semestre no mar; 2 semestre no terminal; Desde ento foram realizados 20 exerccios, sendo 18 em terra, 7 no mar e 4 na estrada; Ultimo realizado em 22 de agosto de 2012, envolveu 100 homens e 20 veculos, que foram divididos em grupos: 1 cuidava do vazamento do produto; 2 grupo dos bombeiros- cuidava do incndio e lanavam espuma encima do produto derramado 3abriam os carros e resgatavam as pessoas 4 identificao e triagem dos feridos 5resgate e transporte dos feridos, e assim por diante. Programa de gerenciamento de risco da CETESB Todos os terminais aps apresentarem os estudos atualizados, passaram por vistorias da CETESB.

2003- depois da Lei 9.966 (lei do leo), comearam a desenvolver ferramentas de conteno no mar, desencadear aes rpidas e eficazes para responder a eventuais acidentes. Foi citado tambm que o pior ambiente para ocorrer um acidente e se fizer necessria conteno seria o estuarino de mangue; O que deve ser feito-Escopo: Saber as caractersticas das instalaes; Saber as caractersticas ambientais da regio; Saber as caractersticas dos produtos manipulados; Definir a cara dos cenrios dos acidentes; Saber a estrutura operacional: Procedimento de resposta; Aes de gerenciamento do plano; Implantao e divulgao; Manuteno do plano; Capacitao e treinamento. Em tempos de PAZ aprende, em tempo de GUERRA executa.-Nivaldo. Utilizamos a classificao de produto, da ONU, 370 foram classificados, o caminho que estiver transportando dever ter uma placa com: numero da ONU, cdigo de combate, cdigo de monitoramento. Plano de contingencia: Tem que ser tudo por escrito, mtodo de limpeza, caracterizao do local, tipo de sedimento, qual o mais ideal, EPI que iro utilizar,... Pausa para o lanche aps palestra; Visita sala de controle operacional da Alpina-Briggs: Foi conduzida pelo Sr. Germarco, onde nos foi mostrado como era feito o controle das cargas que estavam sendo manuseadas nos terminais, cada quadro continha o nome da empresa que estava fazendo a movimentao da carga, tipo, descrio do produto, caracterizao completa, incluindo atitudes que deveram ser tomadas caso ocorre-se um acidente; Tambm eles tinham outro quadro mostrando a tabua das mares, pois caso ocorre-se um acidente, no porto, saberiam para onde seria o deslocamento do produto, dando a eles um melhor posicionamento caso necessitassem conter o derrame; Outro quadro com o mapa do porto, apontando a localizao de cada navio aportado e que tipo de matria estaria sendo manipulada; Foi comentado inclusive que dependendo da safra daria para saber o que estaria sendo carregado, e o que ser carregado.

Foi dito tambm que todos os integrantes da Alpina- Briggs, so marinheiros de formao necessariamente, pois muitas vezes poder ser necessria a ao em mar. Foi nos mostrado no mapa a localizao das trs bases da Alpina, uma na av. Nossa senhora de Ftima- GEAB, no terminal Alemoa CRE- SANTOS, e no terminal da DOW Qumica; Aps sairmos da sala de controle operacional nos foi apresentado os equipamentos utilizados pela alpina, segue descrio obtida no prprio site da empresa em questo:

Recolhedor de leo
O Recolhedor de leo da Alpina Ambiental projetado para a remoo de manchas de leo confinadas por barreiras de conteno ou para o recolhimento de manchas dispersas, de forma que o produto recolhido possa ser adequadamente recuperado e corretamente destinado, com baixo contedo de gua. So fornecidos em modelos autnomos ou fixados em embarcaes: SKIM PAK Operam via concentrao proporcionada por um vertedouro, o qual formado pela prpria estrutura flutuante do aparelho. Totalmente portveis, oferecem boa estabilidade em marolas, o que permite sua aplicao em lagoas e tanques de aerao, portos, canais, peres. COMPACT WEIR Recolhedores de leo tipo vertedouro, projetados para entrar em tanques com pequenas bocas de visita. Podem ser incorporados em unidades mveis de emergncia (trailers), pois possuem trs flutuadores de alumnio que ocupam pouco espao no transporte. BELT SKIMMER dotado de uma esteira hidrulica com escumadeira por movimento ascendente, ideal para leos de mdia e alta viscosidades, podendo tambm recolher slidos com dimetros de at 6mm, e leos altamente interperizados e emulsionados. MINIMAX Foram desenvolvidos para diversas necessidades operacionais. Fceis de manusear e projetados para uma operao segura e de longa durao. A recuperao de leo feita por escovas oleoflicas movidas por um sistema integrado de bomba e unidade de fora hidrulica a diesel, para o controle remoto da velocidade e o sentido da rotao das escovas; proporciona recolhimento constante e com baixo contedo de gua no leo. LINHA DE RECOLHEDORES FOILEX Os recolhedores de leo, tipo vertedouro modelo Foilex, so fornecidos em diferentes modelos: 1. 2. Mini-foilex um equipamento porttil, pequeno e mvel para respostas rpidas em pequenos vazamentos que pode ser usado em espaos confinados, instalaes porturias, reas abrigadas, lagos, rios. TDS 150, 200 e 250 so equipamentos indicados para recolhimento em alto mar sendo que sua capacidade de recolhimento varivel, conforme o modelo escolhido, alcanando at o mximo de 320 m/h.

LORI formado por um conjunto de esteiras composto por escovas oleoflicas, que recolhe qualquer tipo de leo que flutue na superfcie da gua. Ele particularmente indicado para reas onde a rapidez de resposta, aliada mobilidade de operao, seja fundamental ao sucesso da operao. SKIMROLL Recolhedores de leo tipo rolos oleoflicos recomendados para diversas aplicaes em reas industriais, guas abrigadas ou mesmo em alto mar. O sistema de recuperao representa mais uma alternativa para o recolhimento de leos derramados em guas, principalmente quando se deseja alcanar baixas taxas de gua recuperada com o produto (leo) e dispor de unidades remotas de acionamento hidrulico para o uso conjunto com os recolhedores. SIRI Alta capacidade de recolhimento, recomendado em operaes de vazamentos em esturios, rios, portos, lagos, ou seja, reas abrigadas ou at estado-mar 3. Ele composto de discos oleoflicos movidos por uma unidade de fora hidrulica a diesel, com controle remoto da velocidade e do sentido de rotao dos discos. ROPE-MOP Sistema de recuperao de leo por cordas oleoflicas, tem capacidade de recuperao de 1 a 15 m /h de leo. Pode ser montado sobre barris ou plataformas, movido eletricidade ou diesel. ALP-VAC Os sistemas portteis de suco a vcuo, acionados por motores a diesel, eltricos prova de exploso ou gasolina so indicados para operaes como coleta de leos e produtos qumicos derramados no solo ou gua, limpeza de separadores gua-leo, escavao de solos e recuperao de slidos granulados, sendo projetados para a total segurana na operao. ROCK CLEANER Oferece novas possibilidades de limpeza graas tecnologia de escovas oleoflicas rgidas com

seu tamanho reduzido que possibilita recolher leo da gua, bem como de terrenos, concreto, asfalto, barreiras de conteno, pedras, etc. FREE FLOATING OFFSHORE Recolhedor de grande porte do tipo oleoflico, que efetua o recolhimento de leo atravs de escovas rotativas dispostas nos 4 lados do recolhedor. A capacidade de recolhimento do Free Floating ser varivel de acordo com a bomba de transferncia utilizada no recolhimento. Pode ser direcionado remotamente atravs de thrusterspara maior eficincia operacional. HVSS Conjunto de recolhedores projetado para uso em variados tipos de leos. Consiste no conjunto de recolhedor Foilex 150 e Foilex 250, Komara Star e Sea Devil, todos recolhedores mecnicos, alm do recolhedor Magnum do tipo oleoflico.

A Alpina disponibiliza os Recolhedores de leo em diversos tipos e tamanhos: Oleoflicos, Vertedouros, Mecnicos, Unidades a Vcuo e demais modelos especiais sob consulta.-

site: alpinaambiental.com.br Vale resaltar que nos foi mostrado o funcionamento do Skimroll, pois eles possuam um prottipo, nele havia um coletor, gua, e foi derramado leo, e o prottipo foi ligado e coletou o leo simulando como seria realmente o funcionamento do produto. Foi-nos mostrado o MINIMAX, motobombas, FREE FLOATING OFSSHORE, COMPACT WEIR.

Barreira de Conteno
As barreiras de conteno so projetadas, dimensionadas e fabricadas pela Alpina de forma a conter e controlar manchas de leo, evitando seu espalhamento, concentrando grandes quantidades de leo em reas propcias ao processo de recolhimento. A barreira de conteno pode ainda ser utilizada para a proteo de reas de significativa sensibilidade ambiental, deflexo de manchas de leo de diversos tamanhos, proteo preventiva e permanente de tomadas d'gua, portos, marinas e canais de descarte de efluentes. O projeto e o dimensionamento dos diversos tipos de barreiras de conteno atendem diretamente s necessidades previstas no planejamento de contingncia; dimetros e tipos de flutuadores, altura de saia submersa, comprimentos dos lances e diversos tipos de lonas so algumas das opes disponveis de acordo com cada cenrio. Para o correto dimensionamento devem-se levar em considerao as condies meteorolgicas e oceanogrficas locais, tais como: ventos, correntezas, mars, profundidades, intempries, etc. Barreiras Contentoras para aplicaes especiais fornecidas pela Alpina: Barreiras de Conteno/Recolhedoras Modelo de barreira de conteno de flutuadores inflveis dotada de recolhedores de vertedouro incorporadas em

sua estrutura, combinando em um s equipamento o alto desempenho de conteno aliado a altas taxas de recolhimento de leo. So utilizadas em emergncias em reas amplas tais como setores de mar aberto ("off-shore"). Barreiras de Conteno Resistentes ao Fogo Hydro-Fire Boom Modelo de barreira de conteno de flutuadores inflveis dotada de manta de cobertura refrigerada gua apropriada ao confinamento de manchas de leo sujeitas a incndio ou j em combusto. As Barreiras Resistentes ao Fogo Hydro-Fire Boom podem ser utilizadas diversas vezes, ao contrrio de outras barreiras resistentes ao fogo similares que necessitam de reparos aps cada uso, pois em sua fabricao so utilizados materiais construtivos resistentes a altas temperaturas. Podem ser utilizadas em cenrios emergenciais de forma a prevenir a propagao do fogo por sobre o leo derramado, podendo inclusive deslocar a mancha incendiria para locais mais adequados de combusto, protegendo reas sensveis a altas temperaturas tais como: navios-tanque, barcaas de combustveis, plataformas de perfurao, explorao e produo e demais instalaes martimas e porturias.

site: alpinaambiental.com.br

Conhecemos de perto uma barreira de conteno, utilizada em derrames em guas, onde uma parte era inflvel e a outra tinha uma corrente, que servia para manter na posio correta, nos foi ensinada a como deve ser feito o engate de barreiras, e delas em boias delimitadoras, nos foi dito que em rea de praia a parte que tem corrente, substituda por uma cmera que ser inflada com gua, pois a gua se monda, tambm nos foi mostrado o equipamento utilizado para inflar;

Absorvedores de leo e derivados


Os absorvedores de leo e derivados so utilizados para uma rpida absoro de lquidos atravs dos fenmenos da absoro e da adsoro, incorporando uma grande quantidade de lquidos em sua estrutura e em sua superfcie, no havendo gotejamento. Os absorvedores de leo e derivados da Alpina so formados por fibras de polipropileno, que conferem grande resistncia trao e maior possibilidade de reutilizao, proporcionando uma drstica reduo dos resduos a serem descartados quando comparados a outros materiais como serragem, panos, estopas e areia. Disponveis em vrios formatos combatem derramamentos de lquidos em geral, agressivos e leos, podendo ser amplamente utilizados em manuteno industrial, laboratrios, portos, ptios de refinarias, embarcaes, atracadouros, marinas, etc., sendo um grande aliado ao atendimento das normas e legislaes ambientais. Alm dos absorventes sintticos a Alpina disponibiliza a opo dos Absorventes Orgnicos em P totalmente naturais produzidos base de turfa desidratada e processada proveniente de fontes naturais. Sua versatilidade de aplicao proporciona flexibilidade de manuseio, sendo especialmente indicado na absoro de manchas de leos nas zonas de mars em praias de baixa declividade e baixa energia, minimizando a

penetrao dos contaminantes na camada de areia reduzindo desta forma o impacto ambiental ocasionado pela chegada de leo s praias.

site: alpinaambiental.com.br

No mesmo ensaio com leo no Skimeroll, foi mostrado o funcionamento das mantas que compe as barreiras absorventes, incrivelmente, apresentou resultado significante;

Biorremediadores
Agentes de Biorremediao de solos contaminados:
Os Agentes de Biorremediao so totalmente naturais, sendo produzidos a partir de uma mescla balanceada, especialmente tratada e composta de semente de algodo e celulose, com capacidade de encapsular os lquidos contaminantes dentro das suas fibras. Seu alto poder de absoro e reteno dos lquidos perigosos, os biorremediadores conferem a possibilidade de tratar superfcies de terrenos contaminados sem a ocorrncia posterior de lixiviao do contaminante, eliminando a necessidade de remoo do solo superficial contaminado e reduzindo substancialmente os custos de remediao e destinao final dos resduos. A aplicao dos biorremediadores "in-situ", alm de custos menores proporciona o cumprimento das normas, legislaes e prticas atualmente em vigor para os mais diversos setores industriais e de servios tais como: petroqumicas, refinarias, bacias de tanques, taludes, portos, aeroportos, estradas, etc. Para a absoro em guas e posterior biorremediao, a Alpina disponibiliza o Agente de Biorremediao Hidrfobo similar ao tradicional podendo ser utilizado sobre a gua com mxima eficincia de absoro, como por exemplo, em: reas porturias, marinas, estaleiros, mangues, praias, etc. So igualmente produzidos a partir de mescla de celulose e semente de algodo e, sendo hidrfobos, possuem a capacidade de remover traos de leos na superfcie da gua com altas taxas de absoro, no causando danos aos pssaros, flora e fauna silvestre local.

site: alpinaambiental.com.br

Pudemos sentir a textura do biorremediador, parece uma serragem, onde poder ser utilizada em praias e mangues onde no se pode fazer a coleta com outros equipamentos, devido as suas caractersticas fsicas; aplica-se jogando sobre a rea afetada;

Separador de gua e leo


Os separadores de gua e leo SPR so aplicados na remoo fsica das fases oleosas no emulsionadas em efluentes aquosos com baixo contedo de slidos. A separao fsica gua / leo proporcionada pelas placas oleoflicas coalescentes que estimulam a aglutinao natural das partculas oleosas dispersas no efluente; a fase oleosa coalescida permanece sobrenadante e recolhida da superfcie da gua atravs de vertedouros de altura ajustvel que canalizam o leo recolhido Totalmente construdos em plsticos de engenharia, as Caixas Separadoras de gua e leo SPR so imunes corroso, auto-portantes, prontos para instalao.

site: alpinaambiental.com.br

Utilizados depois que a coleta, do leo derramado foi feita.

Tanques Emergenciais
Equipamentos de armazenagem temporria de leo recolhido no formato de tanques flexveis auto portantes dotados de vlvulas de engate rpido do tipo Monsum adequadas para transferncia e/ou drenagem dos lquidos recolhidos. Os tanques inflveis terrestres modelo YZY podem ser transportados dobrados em um volume reduzido e instalados rapidamente em reas de difcil acesso para caminhes-tanque ou caminhes-vcuos; so dotados de lona de cobertura contra intempries e mangueiras de transferncia e drenagem. Os tanques YZY possuem capacidade de armazenar de 500 a 13.000 litros de leo e gua, dependendo do modelo.

site: alpinaambiental.com.br

Foi citada a importncia desses tanques portteis, inclusive que foram utilizados tanques emergenciais em formas de banana Boat, no golfo do Mxico quando ocorreu o vazamento de petrleo em 2010, empresa British Petroleum.

Foram-nos mostrados tambm os EPIs: roupas de segurana nvel um, equipamentos medidores de gases, termmetros de bulbo seco, tapa furos de vrios modelos, binculos,rea de higienizao e retirada dos EPIs...

Tambm nos foi mostrada a base mvel da alpina, onde observamos: Equipamentos: EPI, cilindros de oxignio, computador para enviar dados coletados para o centro de comando, ate mesmo para comunicao em geral, peagmetro, extintores, gerador de energia caso se faa necessrio, barreiras absorventes, Ips extras, pois como foi dito, os funcionrios ficam em planto, mesmo estando em casa, e caso a ocorrncia acontea em um local prximo a ele, o mesmo no ter que se deslocar ate a base para pegar sei EPI, pois na unidade mvel j tem.

Para finalizar a visita houve os agradecimentos e a comunicao da disponibilizao dos mesmos para quaisquer futuros contatos.
Quando questionado sobre os animais petrolizados nos foi tido que

trabalhavam em conjunto com a Aiuk, que faziam o resgate e os mesmos eram encaminhados para o centro de recuperao Aiuk, que eram contratados pelo Petrobras.

Anda mungkin juga menyukai