Anda di halaman 1dari 21

Curso de Jornalismo da UFRRJ Disciplina: Jornalismo Impresso I Segundo Semestre de 2012

A linguagem jornalstica: traos composicionais

Prof. Simone Orlando Profa. Ivana Barreto

O QUE O JORNALISMO TRADICIONAL?


AQUELE QUE REPOUSA NAS REGRAS CANNICAS DA ESCRITA JORNALSTICA E NO CONSENSO SOBRE O QUE A LINGUAGEM JORNALSTICA. Regras cannicas: PARTEM

DO IMPRESSO

ESTRUTURA DA PIRMIDE INVERTIDA

MODO DE EXPRESSO E LEGITIMAO

O trabalho jornalstico repousa sobre duas operaes...


Seleo entre o fluxo dos fatos que sero transformados em acontecimentos Constituio da narrativa, a formulao da histrias dos acontecimentos selecionados

A objetividade aparece como reivindicao de um texto jornalstico verdico e neutro. E mais ainda como um elemento de proteo dos prprios jornalistas.

Modo de acontecer
O JORNALISMO concebido como um processo social que se articula a partir da relao (peridica) entre ORGANIZAES FORMAIS (empresas de comunicao/ imprensa) e COLETIVIDADES (pblicos receptores), atravs de CANAIS DE DIFUSO (jornal/ revista/ televiso/ internet) que asseguram a TRANSMISSO DE INFORMAES (necessariamente atuais) em funo de interesses e EXPECTATIVAS (universos culturais e ideolgicos).
MELO, Jos Marques de. A Natureza do jornalismo. In: MELO, Jos Marques de..Jornalismo Opinativo: gneros opinativos no jornalismo brasileiro.. 3 ed. So Paulo:Editora Mantiqueira, 2001, p.17..

O sentido do Fazer Jornalstico o mesmo Portanto, a tradio jornalstica se manifesta em todas as linguagens...
E a inovao se d no s no ciber/webjornalismo nas na representao das mdias off line na conjuntura contempornea

IMPRESSO RDIO TV INTERNET

Mudanas efetivas no jornalismo:


ethos atravessado pelo desenvolvimento tecnolgico
MODUS OPERANDI os processos de produo de pauta, apurao, redao, edio e publicao em todos os meios. CONTEDO o detalhamento e a complementaridade por um lado e a velocidade e sntese por outro. A RELAO COM O RECEPTOR maior interatividade.

O NOVO JORNALISMO

IMPRESSO RDIO TV

MDIAS OFF LINE - completamente reconfiguradas pela cibercultura, pelos processos de co-remetncia e complementaridade de contedo entre as mdias (potencializao do sistema de broadcasting). PERSPECTIVAS CONVERGENTES e lgica da hipermdias.

INTERNET

CIBERJORNALISMO/ WEBJORNALISMO/ JORNALISMO ON LINE - maturou e encontrou modos prprios de narrar a partir da natureza DO HIPERTEXTO .

O que o caracteriza a linguagem jornalstica?


O que caracteriza o texto jornalstico O VOLUME DE INFORMAO FACTUAL. Ele resulta de uma apurao e se caracteriza pela FUNO REFERENCIAL, isto , pelo formalismo que consiste em produzir-se na terceira pessoa e, com frequncia, em discurso indireto. necessariamente A OBJETOS EXTERNOS AO EMISSOR E AO RECEPTOR, de modo que este, quando mencionado, ser o pblico, e aquele, receber seu nome civil ou um rtulo genrico tal como a reportagem ou a imprensa. Na verdade, reporta-se
ESTRUTURAS DE TEXTOS MIDITICOS
Nilson Lage
8

Qualidades imanentes e constituitivas do texto jornalstico


Clareza - viso clara e exposio fcil Conciso/ brevidade capacidade de sntese Densidade reunir a maior quantidade de informao possvel Simplicidade emprego de vocbulos comuns/ familiares Exatido/ Preciso fugir da ambigidade Naturalidade expressar-se sem pedantismo Variedade estilstica/ ritmo diversificao no estilo textual

O texto jornalstico, como qualquer outro, pressupe restries do cdigo lingstico. A reduo do nmero de itens lxicos (palavras e expresses) e das regras operacionais postas em jogo no apenas facilita o trabalho, mas tambm permite o controle de qualidade. (p.35) Em jornalismo, a nfase recai sobre os contedos da mensagem, para o que informado. O jornalismo se prope a processar informao em escala industrial e para consumo imediato. (p.35) O texto jornalstico, por isso, procura conter informao conceitual, o que significa suprimir usos lingsticos pobres de valores referenciais. (p.36)
LAGE, Nilson. Linguagem jornalstica. So Paulo: tica, 2001.
10

MODOS DE EXPRESSO DO JORNALISMO:


ENTRE O INFORMAL E FORMAL POR QU?

TIPOS DE REGISTRO

ULTRAFORMAL
o discurso solene de um paraninfo numa cerimnia de formatura

FORMAL
uma conferncia profissional

SEMINFORMAL
uma aula na escola ou na universidade

INFORMAL
a conversao cotidiana

MODALIDADE ORAL

MODALIDADE ESCRITA

certos textos jurdicos e um ou outro texto burocrtico

um verbete de enciclopdia

uma crnica esportiva no jornal

um bilhete

Halliday (1984)

11

EXEMPLOS

12

EXEMPLOS

13

FOCO DO JORNALISMO: REFERENTE


LEIA-SE = FOCO NOS ASSUNTOS BASE TERICA = TEORIA LINGUSITICO-FUNCIONAL DE JAKOBSON: A MENSAGEM COM FOCO NO REFERENTE INFORMATIVA O SUJEITO , PORTANTO, NO FALA DE SI, MAS DO OBJETO DAQUILO QUE EXTERIOR A ELE.

14

O foco no REFERENTE chancelado pela DENSIDADE INFORMACIONAL


Desemprego fica estvel em 10,8% nas 7 regies pesquisadas, diz Dieese
O nmero de desempregados em abril foi estimado em 2,428 milhes. So mais 5 mil trabalhadores sem emprego no pas, segundo pesquisa.
A taxa de desemprego nas sete regies pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (Dieese) e pela Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados (Seade) permaneceu estvel em 10,8% em abril, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (30). A taxa de desemprego total reduziu-se em Belo Horizonte e Recife e permaneceu relativamente estvel nas demais regies onde a pesquisa realizada ou seja, no Distrito Federal, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e So Paulo. No conjunto das regies pesquisadas, a taxa de desemprego total passou de 11,1%, em abril de 2011, para os atuais 10,8%. RENDA - O rendimento mdio dos ocupados nessas regies caiu 0,5% em maro ante fevereiro e chegou a R$ 1.458. Em relao a maro do ano passado, o rendimento cresceu 0,8%. Esse dado apresentado com um ms de defasagem com relao taxa de desemprego. J a massa de rendimento dos ocupados nas sete regies pesquisadas recuou 0,9% em maro ante fevereiro. Sobre o mesmo ms de 2011, a massa de rendimento dos ocupados cresceu 3,9%. SETORES -Em abril, o nvel de ocupao no variou. Mas, de acordo com a pesquisa, segundo setor de atividade econmica, no conjunto das regies, o nvel ocupacional diminuiu nos Servios (com a eliminao de 70 mil postos de trabalho, ou -0,6%), permaneceu em relativa estabilidade na Indstria (com menos 7 mil postos de trabalho, ou -0,2%) e no Comrcio (mais 3 mil, ou 0,1%). A perda de vagas nesses segmentos foi compensada pelo crescimento no agregado Outros Setores (mais 54 mil postos de trabalho, ou 3,6%) e na Construo Civil (mais 11 mil, ou 0,8%). (Com informaes da Agncia Estado)
21

Anda mungkin juga menyukai