Anda di halaman 1dari 3

Acumulao via espoliao HARVEY, David. O novo imperialismo. 2. ed.

So Paulo: Loyola, 2005

Inicialmente, o autor cita a alegao de Rosa Luxemburgo de que a acumulao do capital apresenta um duplo aspecto: Um deles concerne ao mercado de bens e ao lugar em que produzida a mais-valia. [...] O outro aspecto da acumulao do capital se refere s relaes entre o capitalismo e modos de produo nocapitalistas, que comeam a surgir no cenrio internacional. Seus mtodos predominantes so a poltica colonial, um sistema internacional de emprstimos uma poltica de esferas de interesse e a guerra. (p.115)

Mostra-se, como uma das explicaes das crises, a viso da teoria do subconsumo, de Luxemburgo. Essa teoria defende a idia de que falta demanda de consumo para absorver a crescente produo do capitalismo, isso graas aos baixos salrios dos trabalhadores. E que para que o sistema permanea estabilizado, preciso manter o comrcio com formaes no-capitalistas em condies no-capitalistas. Segundo Luxemburgo, este o ponto importante do imperialismo. Em contrapartida, est a teoria da sobreacumulao, uma tendncia natural do capitalismo que identifica a impossibilidade lucrativa de reinvestir o capital acumulado como o problema fundamental. A expanso geogrfica, base do imperialismo, vista como uma possvel soluo para esse problema, pois cria demandas tanto de bens de investimento, quanto de bens de consumo, tendo em vista a busca por territrios no-capitalistas com mo-de-obra e matria-prima mais barata e novos mercados. Ou adiar um investimento, incentivando-o, na expectativa de um lucro futuro, por meio de espoliao.

A idia de Luxemburgo de que, para a sobrevivncia do capitalismo, necessrio que ele sempre conviva com formaes sociais no-capitalistas e portanto, necessite buscar uma soluo externa a si, leva-nos a relacionar isso atuao do Estado e ao papel da dominao imperialista, agora baseada na espoliao, que propiciam um ambiente favorvel a esse anseio de acumulao interminvel. Assim, como meio para escoar esses investimentos produtivos, ao ver de Arendt, encontra-se a acumulao primitiva do capital, que constitui uma importante e contnua fora na geografia histrica da acumulao do capital por meio do imperialismo (p. 119). A acumulao primitiva, chamada por Harvey de acumulao por espoliao, dada por meio de contratos, de novos acordos, sem lutas armadas e revela uma srie de processos, que se utiliza de fraudulncia, predao e roubo para se consolidar. E o Estado, com seu monoplio da violncia e suas definies de legalidade, tem papel crucial no apoio e na promoo desses processos (p.121), a exemplo disso encontra-se os sistemas de crditos e o capital financeiro. O que a acumulao por espoliao faz liberar um conjunto de ativos (incluindo fora de trabalho) a custo muito baixo (e, em alguns casos, zero). O capital sobreacumulado, pode apossar-se desses ativos e darlhes imediatamente um uso lucrativo (p.124) O autor apresenta possveis solues para o problema da sobreacumulao, sendo elas: a privatizao, injetar matrias-primas baratas no sistema ou ainda, desvalorizar os ativos de capital e da fora de trabalho existentes para que o capital excedente faa, posteriormente, uso deles e proporcione assim, nova vida acumulao. Alm disso, ele observa as crises financeiras como movimentos de reestruturao do prprio capitalismo. E ainda, com a propagao do neoliberalismo vieram a privatizao dos ativos pblicos, a liberalizao dos mercados e a desregulamentao do mercado de trabalho. Esses, sobretudo a privatizao, passaram a serem focos da acumulao por espoliao, visando dar-lhes funo lucrativa.

Diante de toda essa gama da acumulao por espoliao, que tende a favorecer as classes dominantes, surgem grupos, sobretudo da classe proletariado, com pensamentos diferentes da lgica capitalista, com ideologias comuns a outros sistemas, como o comunismo e o socialismo. Mostra-se que grupos de trabalhadores se reuniam em sindicatos para discutir seus pensamentos em comum e defend-los e que, contra isso, havia uma grande represso. Logo, segundo Harvey, o cerne da prtica imperialista contempornea se deve ao vnculo entre a ascenso do neoliberalismo e da privatizao e surtos peridicos de desvalorizao de ativos numa ou noutra parte do mundo e se caracteriza por uma prtica restrita a uma classe dominante.

Anda mungkin juga menyukai