Anda di halaman 1dari 14

A IMPORTNCIA DA CONTROLADORIA NOS PROCESSOS GERENCIAIS ENTRE CONTABILIDADE E ADMINISTRAO

APRESENTAO

Atualmente, as organizaes dependem cada vez mais de informaes adequadas e que permitam a tomada de deciso eficaz. No entanto, nas empresas, comum a falta de integrao entre as reas, o que dificulta sobremaneira a gesto empresarial. Tal fato pode ser observado, inclusive, entre a Contabilidade e as demais reas da instituio, principalmente no nvel estratgico, ou seja, a informao contbil pouco utilizada pelo tomador de deciso. Por vezes, a responsabilidade dessa situao decorrente da prpria atuao da rea contbil, quando se preocupada mais com os aspectos fiscais que com a gesto organizacional. Por outro lado, no se pode deixar de considerar a responsabilidade da administrao da empresa sobre a pouca utilizao da informao contbil na tomada de deciso visto que, por muitas vezes, existe o desconhecimento, por parte do gestor, do potencial dos sistemas contbeis.
A Controladoria tem como misso suportar todo o processo de gesto empresarial por intermdio de informao, que um sistema de apoio gesto. O sistema de informao da Controladoria integrado com os sistemas operacionais e tem como caracterstica essencial a mensurao econmica das operaes para planejamento, controle e avaliao dos resultados e desempenho dos gestores das reas de responsabilidade (PADOVEZE, 2003, p.36).

O presente pr-projeto visa, de forma resumida mostrar a importncia da integrao entre as atividades de administrao e contabilidade, a partir da informao e dos respectivos sistemas, gerencial e contbil, podendo ser a rea de controladoria um espao importante para tal integrao. Com isso, vale destacar alguns aspectos que envolvem as atividades de administrao e contabilidade.

2. REFERENCIAL TEORICO 2.1 O Papel da Administrao Administrar como processo significa planejar, dirigir, organizar,

coordenar, e controlar organizaes e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratgias necessrias para alcan-los. Este profissional, no entanto, no tem apenas funo terica, ele responsvel pela implantao de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e mtodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas. Como funo do administrador que a produtividade e/ou lucros sejam altos, ele tambm ter a funo de fiscalizar a produo e, para isto, necessrio que fiscalize cada etapa do processo, controlando inclusive os equipamentos e materiais, os chamados recursos envolvidos na produo, para evitar desperdcios e prejuzos pra a organizao. Chiavenato (2004) afirma administrao o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicao dos recursos organizacionais para alcanar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
A Administrao o ramo do conhecimento que cuida da gesto dos recursos e do processo decisrio. A Contabilidade, por sua vez, cuida do patrimnio da organizao, expresso monetariamente e registra e fornece informaes financeiras. Portanto, por um lado, a funo principal do Administrador a de gerir a organizao e, por conseguinte, tomar decises, por outro lado, o Contador tem, dentre outras responsabilidades, a funo de cuidar da informao contbil e fornecer subsdios para que o Administrador possa exercer, com eficcia, as suas funes. (LOPES DE S, 1999).

2.1.1 O Papel da Contabilidade A Contabilidade, como cincia, apresentou muitas mudanas nas ltimas dcadas, mais do que nunca, deixou de ser apenas um instrumento de escriturao fiscal e histrica para contentar as exigncias do estado e passou a ser considerada como uma ferramenta que atua diretamente na tomada de deciso. Segundo Franco (1983, p.20) A Contabilidade desempenha, em qualquer organismo econmico, o mesmo papel que a histria, na vida da humanidade. Sem ela no seria possvel conhecer nem o passado, nem o presente da vida econmica da entidade, no sendo tambm possvel fazer previses para o futuro, administrativa.. O Contador pode ir alm e tambm participar do processo de tomada de deciso, sendo necessrio, para isso, que incorpore conhecimentos de gesto organizacional, ampliando, assim, o seu leque de atuao e, com isso, afastando as crticas comumente feitas pelos gestores da organizao, de que sua atuao profissional atende apenas s necessidades fiscais. 2.1.2 Administrao X Contabilidade Contabilidade e administrao esto intimamente ligadas, pois todas se incluem entre as cincias sociais e so diretamente ligadas a coletividade e estudam o comportamento das riquezas que se integram ao patrimnio em face das aes humanas. (MARION, 2003). Embora Taylor e Fayol, com suas obras publicadas no incio do sculo XX, sejam considerados os pais da Administrao, desde o incio da humanidade diversos princpios administrativos eram utilizados, como os da diviso do trabalho e da estrutura hierarquizada. Assim como a Administrao, a Contabilidade remonta, tambm, dos primrdios da civilizao, onde os aspectos quantitativos dos rebanhos e outros bens objetivavam o registro do patrimnio. No entanto, considera-se como marco inicial da Contabilidade a obra Summa de Arithmtica, Geometria, Proportioni et Proporcionalit, do Frei nem elaborar planos para a orientao

Luca Pacioli, publicada em Veneza, no sculo XV, na qual est inserido o tratado sobre contabilidade e escriturao. 2.2 A Controladoria A influncia da Controladoria implica na melhoria dos sistemas gerenciais, aumentando o desempenho dos gestores. A gesto econmica considerada o objeto da Controladoria e composta de um conjunto de decises e aes orientadas para os resultados desejados. Segundo Peleias (2002, p.14):
As atividades desempenhadas pela Controladoria tm como grande preocupao a gesto eficaz das organizaes, materializada na correta compreenso do modelo de gesto adotado pela empresa e dos diversos mecanismos por meio dos qual a gesto ocorre.

A Controladoria pode ser considerada como forma de evoluo da contabilidade, onde a gerao de informaes para os gestores tem maior importncia do que a divulgao de informaes para os usurios externos da empresa. E o que vem a ser Controladoria? Para Mosimann e Fisch (1999, p.88),
A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos gesto econmica. Pode ser visualizada sob dois enfoques: a. Como um rgo administrativo com uma misso, funes e princpios norteadores definidos no modelo de gesto do sistema empresa; e, b. Como uma rea do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princpios e mtodos oriundos de outras cincias.

Os mesmos autores concluem (1999, p. 99):


Sob esse enfoque, a Controladoria pode ser conceituada como um conjunto de princpios, procedimentos e mtodos oriundos das cincias da Administrao, Economia, Psicologia, Estatstica e principalmente Contabilidade, que se ocupa da gesto econmica das empresas, com o fim de orient-las para a eficcia.

Segundo Catelli (2001, p.344),


A controladoria no pode ser vista como um mtodo, voltado ao como fazer. Para uma correta compreenso do todo, devemos cindi-la em dois

vrtices: o primeiro como ramo de conhecimento responsvel pelo estabelecimento de toda base conceitual, e o segundo como rgo administrativo respondendo pela disseminao de conhecimento, modelagem e implantao de sistemas de informao.

A controladoria surgiu no incio do sculo XX, a partir das novas necessidades de gerao de informaes para a tomada de deciso dos gestores das grandes corporaes norte-americanas. Com o crescimento vertical, diversificado, e a internacionalizao destas empresas, fez-se necessrio um controle central de todos os negcios, relacionando as subsidirias e/ou filiais com sua matriz. No Brasil, estima-se que a controladoria surgiu na dcada de sessenta, juntamente com a instalao das multinacionais norte-americanas no pas. O modelo de gesto da empresa inclui toda a estrutura organizacional, ou seja, os diversos processos que compe o todo, denominados reas. A misso de todas as reas de uma empresa dar suporte gesto dos negcios, de modo a assegurar que ela atinja seus objetivos. A controladoria est interligada com todas as reas de um negcio, como vendas, suprimentos, produo, finanas, recursos humanos etc. Essas reas atuam de forma independente, porm visando a um nico objetivo comum. A controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princpios, procedimentos e mtodos oriundos das cincias de Administrao, Economia, Psicologia, Estatstica e da Contabilidade, que se ocupa da gesto econmica das empresas, com finalidade de orient-las para a eficcia. A Controladoria tem a misso de Planejar, Organizar, Racionalizar e Gerir, Criar estruturas e sistemas com o intuito de levar s organizaes a perpetuao de seus propsitos Princpios de Controladoria Controladoria possui basicamente dois princpios, sendo: Principio de Controle Futuro que prega que preciso prever antes para corrigir antes, ou seja, necessrio que a funo do controle trabalhe com informaes projetadas, informaes sobre o futuro.

2.2.1 Sistema de Informaes A informao contbil e pea fundamental para assegurar ao processo decisrio a completa viso de toda estrutura financeira da organizao. As informaes contbeis devem estar on line de forma que sirvam de verdadeiros suportes para a tomada de deciso com vista otimizao dos resultados da empresa. Essas informaes devem ser direcionadas de forma que sejam exploradas para colocar a empresa em condies de competir com as demais de seu gnero e estar em consonncia com o mercado. de grande importncia esclarecer que as informaes geradas pelos sistemas contbeis utilizam dados relacionados com as atividades desenvolvidas no mbito especifica de cada empresa, colhidos no dia-a-dia do ambiente organizacional. Por isso de extrema importncia que os gestores de cada empresa tenham um conhecimento detalhado do cotidiano especfico de sua empresa, a fim de que possam melhor assimilar e utilizar as informaes pertinentes a esse ambiente. A Controladoria uma atividade e um campo do conhecimento hbrido, que recebe contribuies da Contabilidade, e da Administrao, sendo responsvel pelo suprimento de informaes aos tomadores de deciso. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contbil, mas na prtica profissional isso no muito comum pois ambas as partes costumam ficar sob a gide de um nico gestor (controller ou controlador). Ainda do ponto de vista contbil, em funo desse relacionamento estreito com a Administrao, a Controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa. Ela funes. utiliza primordialmente o controle e o processo

de planejamento e oramento como metodologias no desempenhos de suas

O encarregado pela rea de Controladoria em uma empresa chamado de Controller ou Controlador. Tal rea considerado um rgo de staff, ou seja de assessoria e consultoria, fora da pirmide hierrquica da organizao. A controladoria se apoia num sistema de informaes e numa viso multidisciplinar, sendo responsvel pela modelagem, construo e manuteno de sistemas de informaes e modelos de gesto das organizaes, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informao dos gestores conduzindo-os durante o processo de gesto a tomarem melhores decises. Por isso que se exige dos profissionais da controladoria uma formao slida e abrangente a cerca do processo de gesto organizacional. 3. DELIMITAO DO TEMA O processo de contabilidade e controladoria organizacional uma modalidade de estruturao organizacional-administrativa, focada no setor que tm um efetivo sistema de informaes, possibilitando o fornecimento de um suporte racional tomada de decises pelos executivos na busca da realizao da misso da organizao. A Controladoria uma atividade de conhecimento hibrido que recebe contribuies da Contabilidade e da Administrao, sendo responsvel pelo fornecimento de informaes aos tomadores de deciso. Como rea que programa e monitora o sistema de informaes da empresa, auxilia nas informaes de parmetros, e na gerao de informaes que norteiam os gestores na tomada de decises voltadas otimizao do resultado global da organizao. Utiliza primordialmente o controle e o processo de planejamento e oramento como metodologia no desempenho de suas funes. A Controladoria vista como rea de integralizao/integrao

formalizada na rea administrativa entre a Administrao e a Contabilidade da estrutura organizacional, voltada ao apoio e coordenao informacional do processo de gesto, disponibilizando instrumentos de controle de gesto, condizentes com as transformaes observadas no processo decisrio.

A controladoria deve promover a eficcia organizacional, viabilizar a gesto econmica financeira e participar ativamente do planejamento e controle das operaes. A Controladoria, enquanto rea responsvel por suprir as necessidades informativas dos gestores de uma organizao, necessita fazer uso de uma metodologia de trabalho que lhe permita desenvolver esta atividade da forma mais dinmica e econmica possvel. O processo de planejamento e controle oramentrio permite o gerenciamento sistmico e agregado de todos os setores da organizao

4. JUSTIFICATIVA Sob todos os aspectos da vida humana e durante todos os tempos a questo da tomada da deciso sempre esteve presente no dia-a-dia do homem. O ato de decidir esteve associado ao misticismo, a filosofia, cincia, s disciplinas matemticas e de engenharia e finalmente as disciplinas gerenciais. A possibilidade de prever o futuro e assim tomar uma deciso acertada sempre foi objeto da ambio humana.

Para que possa medir a eficincia organizacional, necessrio que a empresa possua uma estrutura de acompanhamento e controle eficaz, com

padres preestabelecidos e difundidos para toda a organizao, para que se possa medir e informar os gestores de todas as reas sobre o andamento das metas e objetivos estabelecidos e sobre se a organizao est cumprindo sua misso. Esse papel deve ser feito pela controladoria, porque o objetivo da rea obter as informaes das pessoas dentro do processo de gesto empresarial, comparar o que foi planejado com o que foi realizado, nos aspectos econmicos e financeiros, de forma a conduzir a eficcia empresarial.

A Controladoria preocupa-se fundamentalmente com a gesto do negcio, compreendendo: Subsidiar o processo de gesto; Apoiar a avaliao de desempenho; Apoiar a avaliao do resultado; Gerir os sistemas de informao; Atender aos Agentes do Mercado.

5. OBJETIVOS 5.1 Objetivo Geral

Demonstrar a funo da Controladoria como integrao entre a Administrao e Contabilidade.

5.2 Objetivos Especficos Enfatizar a importncia que a controladoria exerce nas funes gerenciais, suas ferramentas, seu papel e a forma como utilizada. Analisar a participao da Controladoria em todas as etapas da gesto empresarial, destacando sua misso e seus objetivos, assim como sistemas de informaes e controles gerenciais. Propor uma anlise correlacionando a importncia da controladoria nas atividades que permeiam e que so executadas entre contabilidade e administrao.

6. METODOLOGIA A anlise do caso apresentado, primeiro foi feito uma pesquisa bibliogrfica sobre controladoria, do seu surgimento mundial e nacional, baseado em artigos publicados e tambm, definindo seu perfil e formao mais exigida. De acordo com Gressler (2003, p. 56),
O estudo de caso , freqentemente, usado em pesquisas exploratrias de reas novas e assuntos sobre os quais ainda no existe teoria disponvel, assim como para descrever um processo ou efeitos de um evento ou de uma interveno, ou para explicar um fenmeno complexo. Pode ainda ser usado para testar hipteses que exijam novos instrumentos ou elevadas condies financeiras. Aps um domnio maior de um determinado caso, o investigador poder testar hipteses em amostras representativas da populao.

A pesquisa foi caracterizada como pesquisa descritiva, do tipo survey ou de levantamento, com o emprego do mtodo quantitativo.

CONSIDERAOES FINAIS

A Administrao e a Contabilidade, em decorrncia do progresso industrial e comercial, passaram a representar ramos do conhecimento humano dos mais evoludos nos ltimos tempos. Por isso, os profissionais dessas reas necessitam de constante atualizao, no s de conhecimentos, mas, tambm, da introduo de novos mtodos de trabalho, de comunicao, sobretudo de integrao entre os processos realizados pela contabilidade, e a atividade de gerenciamento promovido pela administrao. Contabilidade deve procurar desenvolver o Contador do futuro, que ter de ser um profissional com viso global, interessado em todo sistema de informaes contbeis, tendo em mente que a Contabilidade , na verdade, uma grande central de informaes, disponveis para os seus usurios, bastando apenas acess-la. Por outro lado, o Administrador deve utilizar mais as informaes provenientes da Contabilidade, tendo uma viso holstica e sistmica, passando a ter uma atuao mais integrada com o profissional contbil. A Controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoiada em informaes contbeis e numa viso multidisciplinar, responsvel pela modelagem, construo e manuteno de sistemas de informaes e modelos de gesto das organizaes, que supram adequadamente as necessidades informativas dos gestores e os conduzam durante o processo de gesto, quando requerido, a tomarem decises timas. Estas necessidades informativas so a cada dia maiores, exigindo que a Controladoria deva agir de forma pr ativa em relao a estas necessidades, o que exige dos profissionais desta rea uma formao bastante slida em termos de conhecimentos relativos ao processo de gesto organizacional. importante ressaltar que o conhecimento do ciclo de vida das entidades muito importante para que a tecnologia da informao e suas inovaes possam ser aproveitadas para a formao de informaes,

provindas das diversas reas de uma organizao, para que essas possam ser direcionadas s tomadas de decises. As atividades contbeis passaram a exercer o papel de auxiliar da administrao , pois sua principal funo gerencial, fornecer informaes distintas sobre as mudanas ocorridas no patrimnio, a cada momento, para que a tomada de decises, em todos os nveis de sua atividade, colaborem para o crescimento das entidades. Face ao exposto, para que sejam atendidas s condies citadas anteriormente, faz-se necessrio que as grades dos cursos de graduao em Administrao e em Cincias Contbeis tenham maior convergncia, ou seja, um conjunto maior de disciplinas comuns aos dois cursos, com nfase em gesto, proporcionando assim capacidade tcnica e habilidade para os egressos desses cursos, indivduos que aps inseridos no mercado, atuaro diretamente nas solues de problemas e tomadas de deciso.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS CHIAVENATO, Idalberto. Administrao nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. LOPES DE S, Antonio. Teoria da Contabilidade. 3 ed. So Paulo, Atlas, 2002. MARION, Jos Carlos. Contabilidade empresarial. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2003 PADOVEZE, Clvis Lus; BENEDICTO, Gideon Carvalho de. Cultura Organizacional: anlise e impactos dos instrumentos no processo de gesto. Encontro Nacional de Ps- Graduao e Pesquisa em Administrao ENANPAD. Atibaia, 2003. PADOVEZE, Clvis Lus. Controladoria Avanada. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. MOSIMANN, Clara Pellegrinello, FISCH, Slvio. Controladoria: seu papel na administrao de empresas. 2a ed. So Paulo: Atlas, 1999. CATELLI, Armando (Coordenador). Controladoria: uma abordagem da gesto econmica GECON. 2a ed. So Paulo: Atlas, 2001. FRANCO, Hilrio. Contabilidade Geral. So Paulo: Atlas, 1983.

Anda mungkin juga menyukai