Anda di halaman 1dari 5

Colocao pronominal: definio D-se o nome de colocao pronominal ao emprego adequado dos pronomes oblquos tonos.

O emprego desses pronomes sempre observado em relao ao verbo. Dessa forma, os pronomes oblquos tonos podem estar nas seguintes posies: - nclise - Prclise - Mesclise Em geral, a posio mais adequada desses pronomes a encltica. Porm, as formas do particpio no admitem nclise, ou seja, no possvel termos um pronome oblquo tono aps um particpio. Use, neste caso, a prclise. Exemplo: Ele tinha dado-me um presente. [Inadequado] Ele tinha me dado um presente. [Adequado]

A colocao pronominal nas locues verbais refere-se posio do pronome oblquo, se antes ou depois do verbo A colocao pronominal refere-se s distintas posies que o pronome oblquo pode assumir num dado contexto lingustico, colocando-se antes do verbo, entre ele, ou depois dele. Tal afirmativa retrata um dos importantes assuntos que se relacionam aos pressupostos gramaticais: prclise, mesclise e nclise. Caso queira relembrar acerca dos aspectos que demarcam tal ocorrncia lingustica s acessar o texto colocao pronominal. No entanto, o assunto ao qual nos dispomos a tratar, alm de aludir colocao pronominal, ainda a contextualiza nas locues verbais circunstncia em que os pronomes tambm se encontram presentes. Para tanto, faamos uma breve retomada acerca das caractersticas que as norteiam (locues verbais). As locues verbais so aquelas formadas por dois verbos um denominado de auxiliar, em consonncia com outro, intitulado de principal, sendo esse expresso no infinitivo, gerndio ou particpio. Assim sendo, dada a importncia de estarmos cientes a respeito da forma como utilizamos a colocao pronominal, mais precisamente nas locues verbais, constatemos, pois, algumas dicas de fundamental importncia: Levando-se em considerao os casos relacionados a locues em que o verbo principal ocorre no

infinitivo ou no gerndio: * No caso de haver fator de prclise (para isto precisamos conhecer bem as regras que regem a colocao pronominal), o pronome oblquo deve permanecer antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Note os casos a seguir: No lhe devo considerar como amigo. (verbo auxiliar) (verbo principal) No devo considerar-lhe como amigo. * No caso de a locuo verbal no vir precedida de um fator de prclise, o pronome oblquo pode permanecer depois do verbo auxiliar ou depois do principal. Constate alguns casos representativos: Devo-lhe (verbo auxiliar) Devo (verbo auxiliar) considerar como amigo. (verbo principal) considerar-lhe como amigo. (verbo principal)

Nas locues em que o verbo principal ocorre no particpio: * Caso no haja fator de prclise, o pronome deve permanecer depois do verbo auxiliar. Havia-lhe (verbo auxiliar) dito tudo. (verbo principal)

* No caso de haver fator de prclise, o pronome permanece antes do verbo auxiliar. No lhe havia (verbo auxiliar) Como se nos tivssemos (verbo auxiliar) dito tudo. (verbo principal) olhado mutuamente. (verbo principal)

Por Vnia Maria do Nascimento Duarte

Colocao pronominal Saiba sobre os casos de ocorrncia aprendendo a forma correta de utilizao! Verbos - aspectos estruturais Constate acerca de importantes pressupostos que nortearo seus conhecimentos! Verbos acompanhados de pronomes oblquos Ao clicar aqui, certifique-se de algumas delas! Uso da prclise e da mesclise Deseja saber acerca do uso da prclise e da mesclise? Ento no deixe de clicar aqui e ampliar seu...

Colocao Pronominal

Sobre os pronomes: O pronome pessoal do caso reto quando tem funo de sujeito na frase. O pronome pessoal do caso oblquo quando desempenha funo de complemento. Vamos entender, primeiramente, como o pronome pessoal surge na frase e que funo exerce. Observe as oraes: 1. Eu no sei essa matria, mas ele ir me ajudar. 2. Maria foi embora para casa, pois no sabia se devia ajud-lo. Na primeira orao os pronomes pessoais eu e ele exercem funo de sujeito, logo, so pertencentes ao caso reto. J na segunda orao, observamos o pronome lhe exercendo funo de complemento, e consequentemente do caso oblquo. Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso, o pronome oblquo lhe, da segunda orao, aponta para a segunda pessoa do singular (tu/voc): Maria no sabia se devia ajudar.... Ajudar quem? Voc (lhe). Importante: Em observao segunda orao, o emprego do pronome oblquo "lhe" justificado antes do verbo intransitivo "ajudar" porque o pronome oblquo pode estar antes, depois ou entre locuo verbal, caso o verbo principal (no caso "ajudar ") estiver no infinitivo ou gerndio. Exemplo: Eu desejo lhe perguntar algo. Eu estou perguntando-lhe algo. Os pronomes pessoais oblquos podem ser tonos ou tnicos: os primeiros no so precedidos de preposio, diferentemente dos segundos que so sempre precedidos de preposio. Pronome oblquo tono: Joana me perguntou o que eu estava fazendo. Pronome oblquo tnico: Joana perguntou para mim o que eu estava fazendo. Colocao pronominal De acordo com as autoras Rose Jordo e Clenir Bellezi, a colocao pronominal a posio que os pronomes pessoais oblquos tonos ocupam na frase em relao ao verbo a que se referem. So pronomes oblquos tonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. O pronome oblquo tono pode assumir trs posies na orao em relao ao verbo: 1. prclise: pronome antes do verbo 2. nclise: pronome depois do verbo 3. mesclise: pronome no meio do verbo Prclise A prclise aplicada antes do verbo quando temos:

Palavras com sentido negativo: Nada me faz querer sair dessa cama. No se trata de nenhuma novidade. Advrbios: Nesta casa se fala alemo. Naquele dia me falaram que a professora no veio. Pronomes relativos: A aluna que me mostrou a tarefa no veio hoje. No vou deixar de estudar os contedos que me falaram. Pronomes indefinidos: Quem me disse isso? Todos se comoveram durante o discurso de despedida. Pronomes demonstrativos: Isso me deixa muito feliz! Aquilo me incentivou a mudar de atitude! Preposio seguida de gerndio: Em se tratando de qualidade, o Brasil Escola o site mais indicado pesquisa escolar. Conjuno subordinativa: Vamos estabelecer critrios, conforme lhe avisaram. nclise A nclise empregada depois do verbo. A norma culta no aceita oraes iniciadas com pronomes oblquos tonos. A nclise vai acontecer quando: O verbo estiver no imperativo afirmativo: Amem-se uns aos outros. Sigam-me e no tero derrotas. O verbo iniciar a orao: Diga-lhe que est tudo bem. Chamaram-me para ser scio. O verbo estiver no infinitivo impessoal regido da preposio "a":

Naquele instante os dois passaram a odiar-se. Passaram a cumprimentar-se mutuamente. O verbo estiver no gerndio: No quis saber o que aconteceu, fazendo-se de despreocupada. Despediu-se, beijando-me a face. Houver vrgula ou pausa antes do verbo: Se passar no vestibular em outra cidade, mudo-me no mesmo instante. Se no tiver outro jeito, alisto-me nas foras armadas. Mesclise A mesclise acontece quando o verbo est flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretrito: A prova realizar-se- neste domingo pela manh. Far-lhe-ei uma proposta irrecusvel. 1. PALAVRAS ATRATIVAS Palavras existem que, dentro da frase, tm poder de atrao sobre os pronomes pessoais oblquos tonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). o que se chama de caso de prclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa lngua. Alm de conhec-las, voc aproveita para reforar o conhecimento sobre classe de palavras. a) ADVRBIOS Acaso, agora, ainda, ali, antes, aqui, assim, bem, c, depois, ento, j, l, mal, muito, no, nunca, sempre, somente, talvez, tambm. Observao Se houver pausa depois do advrbio, expressa obrigatoriamente pela vrgula, o pronome tono ficar depois do verbo (nclise).

Anda mungkin juga menyukai