Anda di halaman 1dari 11

NVEL MDIO AVANADO MD. II Disciplina: Noes de Direito Administrativo Prof.: Fabrcio Bolzan Data: 24.10.

2012

MATERIAL DE APOIO - MONITORIA

ndice I. Anotaes de Aula II. Simulados III. Lousa ___________________________________________________________________________ Atos administrativos Classificao 1 Quanto aos destinatrios a) Ato administrativo geral aquele que atinge a coletividade como um todo, depende de publicao. Ex: Ato que muda o sentido de uma rua. b) Ato individual (no necessariamente atingir uma pessoa) aquele que atinge destinatrio certo e determinado, pode ser um como vrios. Ato individual singular quando atingir uma s pessoa. Ex: Decreto expropriatrio de um s imvel de uma s casa. Ato individual plrimo ou mltiplo que atinge mais de um destinatrio, porm todos so certos e determinados.

Ex: Nomeao dos 100 primeiros colocados para o concurso do banco do Brasil. 2 Quanto ao grau de liberdade a) Ato vinculado aquele que a lei no confere liberdade de atuao ao administrador. Ex: Aposentadoria compulsria do servidor aos 70 anos. Art.401, II CF. Art.40,1, II, CF - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 15/12/98). b) Ato discricionrio, a lei confere certa liberdade ao agente pblico, realizar um juzo de valor (oportunidade convenincia). Ex: Ato de autorizao de uso de bem pblico, uso de uma rua para festa. 3 Formao da vontade administrativa a) Ato simples uma manifestao de vontade dentro de um rgo que , por exemplo, ato do presidente da repblica.

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

b) Composto mais de uma vontade dentro de um rgo. Ex: Ato praticado pelo servidor que depende da concordncia do chefe. c) Ato complexo que envolve mais de uma vontade dentro de mais de um rgo. Ex: Presidenta nomeando Ministro do STF. Extino dos atos administrativos Anulao - casos de ilegalidade Ex: edital de licitao direcionado para uma s empresa vencer e que foi escolhida antes de se realizar o processo licitatrio. - pela prpria administrao (prefeito) ou pelo poder judicirio (juiz). - efeitos extunc efeitos retroativos, vo ao momento da origem do ato. Revogao - ato legal, mas se tornou inconveniente ou inoportuno ao interesse pblico. Ex: casaro que pegou fogo - s a administrao poder revogar o ato administrativo (cuidado poder judicirio no revoga ato administrativo). - efeitos Exnunc no retroativo vo para o futuro. 9.784/99 Art.54 prazo 5 anos destinatrio de boa-f 9.784/99 Art.55 convalidao= correo do vcio do ato administrao no pode acarretar ao interesse pblico nem prejuzo a terceiro Defeitos sanveis (que podem ser corrigidos) Ex: incompetncia relativa, mais de uma pessoa Pode praticar o ato. Licitao Conceito: - Procedimento administrativo (vrias fases por ex: de habilitao). - Administrao busca a proposta mais vantajosa (no necessariamente ser a de menor preo). - Respeitada a igualdade dos entre os participantes (licitantes). -Respeitados os requisitos de habilitao >para contratar com administrao a empresa dever est habilitada, ou seja, comprovar que tem condies de cumprir aquilo que prometeu. Finalidades da licitao - Lei 8.666/93 Art. 3 (Lei geral de licitaes e contratos) 1 assegurar a igualdade ou isonomia entre os participantes (licitantes) 2 encontrar a proposta mais vantajosa para a administrao 3 promoo do desenvolvimento nacional sustentvel. (preferncia a produtos e servios nacionais e amigos do meio ambiente ou selo verde) (Lei 12.349/10) Lei 8.666/93 art.3 8 no podendo a soma de ela ultrapassar o montante de 25% sobre o preo dos produtos e servios estrangeiros (novidade). Lei 8.666/93 Art. 3 princpios e licitao

Princpios gerais do direito administrativo Ex: LIMPE-legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

Principio especficos da licitao 1 vinculao ao instrumento convocatrio (edital) princpio da vinculao ao edital art. 41 da lei 8.666/93. Art. 41. A Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.

Ex: Edital consta critrio de julgamento menor preo (vinculao)- no poder a administrao no momento do julgamento utilizar o critrio de melhor tcnica. Edital a lei da licitao no caso concreto - traz as regra do jogo (da licitao). 2 principio do julgamento objetivos das propostas (administrao no poder si valer de critrios subjetivos quando do julgamento das propostas). - Critrios objetivos de julgamentos (tipos de licitao). Menor preo Melhor tcnica Tcnica e preo Maior lance ou oferta 3 Princpio sigilo das propostas lei 8.666/93 art.33 (regra publicidade) salvo dos envelopes lacrados contendo em um os documentos de habilitao e em outro a proposta. Art.3,3 A licitao no ser sigilosa, sendo pblicos e acessveis ao pblico os atos de seu procedimento, salvo quanto ao contedo das propostas, at a respectiva abertura. A proposta sigilosa para aumentar a competitividade na licitao (se um licitante no sabe da proposta do outro ele ter, por exemplo, de reduzir ao mximo o seu preo). 4 Adjudicao compulsria ao vencedor art. 50 da Lei 8666/93 com preterio (no respeitar a ordem de classificao ou contratar com terceiro estranhos ao procedimento licitatrio (aquele que nem participou da licitao) sob pena de nulidade. A prioridade na contratao ser do vencedor da licitao. Art. 50. A Administrao no poder celebrar o contrato com preterio da ordem de classificao das propostas ou com terceiros estranhos ao procedimento licitatrio, sob pena de nulidade.

Licitao a regra Antes Antes Antes Antes Antes de de de de de obras tem que licitar em regra. realizar um servio tem que licitar em regar. realizar uma compra tem que licitar em regra. alienar um bem tem que licitar em regra. alugar uma casa tem que fazer em regra uma licitao. Regra fazer licitao no absoluta

Excees= hipteses de contratao direta sem licitao 1 inexigibilidade de licitao - a licitao ser inexigvel quando a competio for invivel

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

Art. 25 da 8.666/93 rol exemplificativos

1 -Fornecedor exclusivo -Comprovao de exclusividade Atestado fornecido pelo rgo de registro Sindicato 2 contratao de servios tcnicos enumerados no art. 13 dessa Lei ex: servio de consultoria jurdica. Desde que o servio seja de natureza singular servio diferenciado em relao aos demais (parecer jurdico). -Por profissionais ou empresas de notria especializao - proibida a exigibilidade para os servios de publicidade e divulgao 3 exemplo de inexigibilidade de licitao- contrao de profissional de qualquer setor artstico, consagrado pela critica especializada ou pela opinio pblica. 2 dispensa de licitao Competio vivel (possvel), mas a Lei 8.66/93 estabelece que em alguns casos: -licitao dispensvel art. 24 rol taxativo Situaes envolvendo pequeno valor obra de servio de engenharia at 15mil reais. II- servios de compra de valor at 8 mil reais - situaes envolvendo casos excepcionais guerra ou grave perturbao da ordem, emergncia e calamidade pblica. - XXVII em razo da pessoa fsica de baixa renda reconhecida pelo poder publico como catadores de material reciclvel. -XVIII bens produzidos ou prestados no Pas( equipamento de guerra) XXXII - na contratao em que houver transferncia de tecnologia de produtos estratgicos para o Sistema nico de Sade - SUS, no mbito da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, conforme elencados em ato da direo nacional do SUS, inclusive por ocasio da aquisio destes produtos durante as etapas de absoro tecnolgica. (Includo pela Lei n 12.715, de 2012) -- licitao dispensada alneas incisos I e II do art. 17 da lei 8.666/93 rol taxativo. Art. 17. A alienao de bens da Administrao Pblica, subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e obedecer s seguintes normas: I - quando imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, depender de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia, dispensada esta nos seguintes casos: a) Dao em pagamento (a administrao no tem dinheiro para pagar uma dvida, mas tem uma casa- ela d a casa como forma de pagamento); II - quando mveis (administrao vender um quadro), depender de avaliao prvia e de licitao, dispensada esta nos seguintes casos: a) doao, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social (doao de uma ambulncia a uma ONG- organizao no governamental- que trabalha na rea da sade), aps avaliao de sua oportunidade e convenincia scio-econmica, relativamente escolha de outra forma de alienao;

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

II- Simulado 1) (Prova: CESPE - 2012 - MPE-RR - Promotor de Justia) Com base na doutrina e na jurisprudncia, assinale a opo correta a respeito dos atos administrativos.

a) Segundo o STJ, a possibilidade de a administrao poder anular ou revogar os seus prprios atos quando eivados de irregularidades no se estende ao desfazimento de situaes constitudas com aparncia de legalidade, sem a necessria observncia do devido processo legal e da ampla defesa. b) Conforme a classificao dos atos administrativos quanto aos seus efeitos, a anulao do ato administrativo configura exemplo de ato constitutivo, por criar, modificar ou extinguir um direito ou situao do administrado. c) A falta da aprovao da autoridade competente para o ato administrativo produzir efeitos configura hiptese de ato administrativo pendente de exequibilidade, visto que est sujeito a condio ou termo para o incio da produo de seus efeitos. d) Estando o servidor impedido ou sob suspeio ao praticar o ato administrativo, resta configurada hiptese de vcio insanvel.

e) De acordo com o entendimento do STJ, o administrador, consoante a teoria dos motivos determinantes, vincula-se aos motivos elencados para a prtica do ato administrativo, porm o vcio de legalidade resta configurado quando inexistentes ou inverdicos os motivos suscitados pela administrao, independentemente da existncia de coerncia entre as razes explicitadas no ato e o resultado obtido.

2) (Prova: INSTITUTO CIDADES - 2010 - DPE-GO - Defensor Pblico) A declarao de inidoneidade para licitar a) pode retroagir, atingindo contratos e licitaes em andamento do particular atingido pela penalidade. b) uma espcie de sano administrativa. c) atinge somente os rgos e entes da Administrao com os quais esteja ligado o particular atingido no contrato e ou na licitao. d) esta disposta em regulamento federal. e) ato administrativo ampliativo da situao jurdica do particular. 3) (Prova: INSTITUTO CIDADES - 2010 - DPE-GO - Defensor Pblico) Na hiptese de contratao direta em casos singulares, em contratos abaixo de R$ 8.000,00

a) h uma contratao direta por dispensa da licitao, sendo necessria a verificao do menor preo. b) h uma fase discricionria, para a verificao dos requisitos da singularidade e da notria especializao, com posterior escolha do profissional. c) a contratao implica em menor preo, aps pesquisa de mercado.

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

d) o servio singular implica em servios que so incomparveis uns com os outros. e) a primeira fase discricionria, na averiguao dos preos e depois h uma fase vinculada, para escolha do melhor profissional.

Gabarito: 1) A 2) B 3) D Lousa:

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

NVEL MDIO AVANADO MD. II Noes de Direito Administrativo Fabrcio Bolzan 24.10.2012 Material Elaborado por Celso

Anda mungkin juga menyukai