Anda di halaman 1dari 5

DANAS AFRICANAS

A tradio a fora cultural dos povos africanos em plena festa de ritmos, transmisso da cultura dos antepassados e o retrato do dia-a-dia nas aldeias africanas e no sA dana como fora de expresso dos rituais, era chamada em todas as ocasies, como ponto de partida para qualquer cerimnia. Tipos de Danas

A congada
As dana dos congos foi trazida pelos escravos negros e usada pelos jesutas para sublimar o instinto guerreiro do negro, criando uma luta irreal entre cristos e pagos.

Maculel
uma dana que originou nas plantaes do recncavo durante o perodo colonial de Brasil e foi executada pelos escravos para comemorar uma colheita boa. Maculel foi usado tambm como uma forma de arte martial no contexto da defesa e da rebelio dos escravos contre os seus donos.

Afox
chegou da frica com os escravos e na lngua dos Yorubas significa dana da felicidade. Este tipo de dana serve como base de muito festas religiosas e animistas em todo o pas. uma mistura intoxicante de movimento, som, e cores, refletindo a sensualidade e o esprito do Brasil como grande mistura tnica e cultural.

Samba de Roda
O Samba de Roda comeou, provavelmente nos tempos da colonizao, quando os negros, na sua primeira pausa para descanso, danavam a moda da sua terra. O ritmo contagiante do samba marcado por palmas e passos excitantes fez com que, aos poucos, o samba sasse da senzala e fosse para as ruas e at para a casa dos brancos. Hoje, o Samba de Roda frequente nos mais diversos festejos baianos como o carnaval, por exemplo. A dana do samba de roda em si considerada simples, mas preciso muito molejo para realizar com os ps ou passos marcados com as mos.

Capoeira Jogo embalado por som de berimbau e pandeiro, com caractersticas de luta, em que os adversrios no se agarram, mas desferem uma sucesso de golpes com os ps, experimentando a guarda do oponente, de forma bastante acrobtica. Sua origem vem dos quilombos, onde os negros desenvolveram sua movimentao como defesa pessoal e mesmo para atacar os inimigos, a partir da imitao de animais como gatos, macacos, cavalos, cobras ou aves. hoj uma dana difundinda nas principais capitais brasileiras e uma das mais conhecidas e praticadas no exterior.

O jongo

uma dana de origem africana. O jongo permitia que os escravos se comunicassem de forma que os senhores e capatazes no compreendessem aquilo que falavam. Por meio dessa dana contavam suas tristezas e sofrimentos.

Maracatu

um dos ritmos de tradio africana, que hoje difundido em todo o nordeste brasileiro, especialmente, nas cidades de Recife e Olinda. caracterizado principalmente pela percusso forte, que teve origem nas congadas ,cerimnias de coroao dos reis e rainhas da nao negra.

PUXADA DE REDE

Puxada de Rede
Mantida em poucas praias do litoral baiano, a Puxada de Rede uma importante manifestao folclrica do estado com traos da cultura negra africana. Ela permite a integrao entre os pescadores e a preservao de traos africanos na cultura do povo que vive do mar, j que toda a atividade da pesca realizada acompanhada de danas, mmicas, poesias e cantos dos pescadores africanos trazidos para o Brasil

Anda mungkin juga menyukai