Anda di halaman 1dari 3

Laboratrio de Sistemas Digitais 2007/08

Trabalho n 1

LSDI 2007/08 - Laboratrio 1


Multiplexador de 2 para 1
1 Introduo Neste trabalho laboratorial pretende-se implementar um circuito lgico com uma funcionalidade muito simples. Trata-se de um multiplexador de 2 para 1 que, tal como a figura 1 mostra, tem 3 entradas (S, X0, e X1) e uma sada (Y).

X0
Mux 2:1

X1

S
Figura 1 Multiplexador de 2 para 1 A funcionalidade deste circuito a seguinte: a sada Y dever ter o valor lgico de uma das entradas (X0 ou X1). A entrada S selecciona qual das entradas a escolhida: se S = 0 ser Y = X0, se S = 1 ento ser Y = X1. A esta descrio corresponde a seguinte tabela de verdade, em que se indica o valor que dever ocorrer na sada Y para todas as 8 (23) combinaes possveis das 3 entradas S, X0 e X1: S 0 0 0 0 1 1 1 1 X0 0 0 1 1 0 0 1 1 X1 0 1 0 1 0 1 0 1 Y 0 0 1 1 0 1 0 1

Figura 2 Tabela de verdade A partir da tabela de verdade possvel chegar a uma expresso lgica simplificada (1) para a sada Y em funo das entradas X0, X1 e S:

Y = X 0 S + X 1 S
2 Implementao

(1)

O multiplexador de 2 para 1 pode ser implementado por um circuito lgico, em que cada operao lgica (AND, OR e NOT) realizada por uma porta lgica. Como se mostra na figura 3, o circuito resultante constitudo por 1 inversor, 2 portas AND e um OR.

FEUP/DEEC/MIEEC

1/3

ASG/HSM/JCA/JMS

Laboratrio de Sistemas Digitais 2007/08

Trabalho n 1

Figura 3 Circuito lgico Para realizar este circuito vai recorrer-se a circuitos integrados (CIs) da famlia TTL 74, tendo cada um deles um conjunto de portas lgicas semelhantes. Assim, e tal como a figura 4 mostra, o 7404 tem 6 inversores (NOTs), o 7408 tem 4 ANDs de duas entradas, e o 7432 tem 4 ORs de duas entradas. 7404 7408 7432

Figura 4 Portas lgicas presentes nos CIs TTL 74 Todas as portas lgicas tm as respectivas entradas e sadas disponveis em determinados pinos dos CIs. Por exemplo, o inversor 1 do 7404 (a sombreado) tem a sua entrada (1A) no pino 1 e a sada (1Y) no pino 2*. A realizao da montagem consistir em efectuar as interligaes entre as diversas portas lgicas de maneira a obter-se o circuito pretendido. Como no nosso caso no se pretende que as ligaes sejam permanentes iremos recorrer a uma placa de prototipagem onde os CIs vo ser encaixados. As ligaes a efectuar sero efectuadas por pequenos fios condutores que estabelecem o contacto elctrico entre orifcios da placa. As extremidades dos fios devero ser descarnadas (removendo o revestimento plstico) caso contrrio no se estabelecer qualquer contacto elctrico. Essa operao pode ser feita com alicates especiais para o efeito e deve ser realizada numa extenso adequada (cerca de 5mm). De notar que para os CIs funcionarem tero que ser alimentados com uma tenso de 5 volt, da a necessidade imperiosa de se efectuar em cada um deles, duas ligaes especiais: ao GND (pino 7) e aos +5V (pino 14). Estes dois nveis de tenso so em geral disponibilizados em barramentos horizontais no topo e base da placa (Figura 5).

+5V

7404

7408

7432

GND S X0 X1 Y Figura 5 Placa de prototipagem com os CIs, alimentaes e sinais de entrada e sada
*

A numerao dos pinos dos CIs TTL 74 faz-se no sentido contrrio aos ponteiros do relgio (caso os pinos sejam voltados para baixo, com a reentrncia semicircular da caixa do CI virada para a esquerda). O pino 1 estar nesta disposio no canto inferior esquerdo.

FEUP/DEEC/MIEEC

2/3

ASG/HSM/JCA/JMS

Laboratrio de Sistemas Digitais 2007/08

Trabalho n 1

3 Teste Para testar o circuito teremos que o alimentar (usando a fonte de tenso presente na bancada) e verificar se executa a funcionalidade pretendida. Para tal vamos aplicar nas entradas todas as combinaes possveis, listadas na tabela de verdade, e verificar se na sada surge o valor lgico esperado. Para impor um nvel lgico 1 ou 0 numa dada entrada bastar ligar a mesma, atravs dum fio, aos +5V ou ao GND respectivamente. O valor lgico na sada pode ser observado, ligando-a a um dispositivo luminoso (LED) que acender ou no se esse valor for 1 ou 0 respectivamente. IMPORTANTE: Antes de fazer este teste dever chamar o docente e/ou monitor presente no laboratrio para que estes verifiquem se tudo est correctamente ligado. 4 Circuito B notrio o desperdcio de portas lgicas na abordagem usada. Tal facto advm da necessidade de usar diferentes CIs para implementar as diversas portas lgicas, sem utilizar todas as portas lgicas que cada um deles disponibiliza. No sentido de minimizar este efeito, considere agora o circuito lgico apresentado na figura 6. Neste circuito usa-se um nico tipo de porta lgica: o NAND. Esta nova porta, como o seu nome indicia, implementa uma funo lgica complementar do AND, ou seja, a sada s 0 se ambas as suas entradas forem 1.

Figura 6 Circuito lgico B

Figura 7 Portas lgicas presentes no CI 7400

Face a este novo circuito: Mostre que este circuito realiza um multiplexador de 2 para 1 obtendo a respectiva tabela de verdade. Implemente o circuito com base no CI 7400 presente na placa que, tal como a figura 7 mostra, contem 4 portas NAND. Verifique a funcionalidade do circuito resultante. 5 Consideraes finais A abordagem seguida neste trabalho para o desenho, implementao e teste dum circuito lgico s vivel se a complexidade do mesmo no for muito elevada, i.e. se o nmero de portas lgicas for pequeno. Se tal no acontecer torna-se imperioso arranjar uma forma alternativa de implementao. Essa nova abordagem recorre ao uso de dispositivos de lgica programvel e de ferramentas informticas de sntese e simulao que iro ser o assunto do nosso prximo trabalho.

FEUP/DEEC/MIEEC

3/3

ASG/HSM/JCA/JMS

Anda mungkin juga menyukai