Anda di halaman 1dari 18

Reciclagem

Introduo Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefcios que este procedimento trs para o planeta Terra. Importncia e vantagens da reciclagem A partir da dcada de 1980, a produo de embalagens e produtos descartveis aumentou significativamente, assim como a produo de lixo, principalmente nos pases desenvolvidos. Muitos governos e ONGs esto cobrando de empresas posturas responsveis: o crescimento econmico deve estar aliado preservao do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumnio e papel, j so comuns em vrias partes do mundo. No processo de reciclagem, que alm de preservar o meio ambiente tambm gera riquezas, os materiais mais reciclados so o vidro, o alumnio, o papel e o plstico. Esta reciclagem contribui para a diminuio significativa da poluio do solo, da gua e do ar. Muitas indstrias esto reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produo. Um outro benefcio da reciclagem a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados esto buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famlias. Cooperativas de catadores de papel e alumnio j so uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Sacolas feitas com papel reciclvel

Muitos materiais como, por exemplo, o alumnio pode ser reciclado com um nvel de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produo das indstrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas. Muitas campanhas educativas tm despertado a ateno para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depsitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma soluo vivel economicamente, alm de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos so orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residncias. Outro dado interessante que j comum nos grandes condomnios a reciclagem do lixo.

Smbolos da reciclagem por material

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem tambm acontece. O lixo orgnico utilizado na fabricao de adubo orgnico para ser utilizado na agricultura. Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o to sonhado desenvolvimento sustentvel do planeta. Exemplos de Produtos Reciclveis - Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijo, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. - Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelo, embalagens de papel. - Metal: latas de alumnio, latas de ao, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumnio. - Plstico: potes de plstico, garrafas PET, sacos plsticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Vamos contribuir um pouco para a natureza reciclando o papel que jogamos fora todos os dias. muito fcil recicl-lo e voc pode aproveit-lo no s no dia-a-dia mas tambm us-lo de forma criativa para fazer cartes de visita, convites, embalagens, etiqueta de produtos artesanais (que fica muito legal) e muito mais, aproveitem! A receita abaixo utiliza alguns materiais que no so usados em outras receitas mas voc pode adaptar a receita de acordo com suas necessidades. Materiais: papel para ser reciclado; folhas secas diversas (se quiser); essncia (se preferir com cheirinho); corante (Tintol) ou anilina; bacia de plstico; liquidificador; bastidor e tela (moldura) retangular no tamanho A4.

IMAGEM

DECORAO COM RECICLAGEM FOTOS Com a decorao com reciclagem podemos criar diferentes peas para decorar e enfeitar o nosso ambiente, como: puffs, sofs e poltronas confeccionadas com jornal e garrafas pets, lustres, abajures e porta-retratos criados com papel, jornal e papelo, alm de luminrias feitas com caixas de leites, vasos feitos com garrafas de vidros, travessas criadas com jornal e tinta e flores de plsticos criadas a partir de garrafas pet. Voc tambm pode encontrar itens de decorao com reciclagem em lojas de artesanatos. As peas so uma mais bonita que a outra e, o melhor de tudo que voc estar respeitando o meio-ambiente de forma correta. Voc pode encontrar

essas peas nos mais estilos variados, a escolha fica por conta do gosto de cada pessoa. Portanto, se voc tambm deseja respeitar o meio ambiente e se preocupa com o planeta Terra, que tal investir nas peas de decorao com reciclagem? Voc pode pesquisar formas de criar objetos atravs de sites de pesquisas na internet e revistas que ensinam a criar objetos reciclados. Dessa forma, voc poder ajudar o nosso planeta a diminuir a quantidade de lixo jogado em nosso meio ambiente, evitando que esses materiais reciclados fiquem jogados no cho at de decomporem, afinal esse processo demoram anos e anos.
Reciclagem.

Vasos de plantas de material reciclvel

Descrio da Foto: Vasos de plantas de material reciclvel - Os vasinhos de plantas so os fins mais utilizados para materiais que normalmente teriam sido jogados fora. Com uma pequena decorao a mudana "da gua pro vinho" e d um visual bem bacana em qualquer ambiente, alm de ajudar o meio ambiente.

Cmoda reciclvel

Cmoda reciclvel

Descrio da Foto: Cmoda reciclvel - Tudo pode ser reaproveitado. s ter um pouquinho de imaginao para no jogar tudo fora quando na verdade os materiais podem ser reutilizados.

mvel reciclado

Descrio da Foto: Quase tudo pode ser reaproveitado. Este pequeno puff totalmente feito de material reciclvel

decorao com reciclados

Descrio da Foto: Alguns materiais podem ser utilizados simplesmente para decorao quando no encontrado um destino muito til para o produto. Esta ttica muito utilizada para alguns eletrnicos antigos tambm.

O manual da reciclagem
Os especialistas derrubam alguns dos mitos mais difundidos sobre a reciclagem e do dicas bsicas para quem quer comear a separar o lixo

VALE A PENA FAZER Separar o lixo seco de todos os restos orgnicos: um copo sujo de cafezinho pode inutilizar quilos de papel limpo- e reciclvel.

Lavar as embalagens para retirar os resduos dos alimentos e dos produtos de higiene e limpeza. NO VALE A PENA FAZER Separar o lixo seco por tipo de material. As empresas e cooperativas faro uma nova triagem- estando o lixo organizado ou no. Amassar latas e garrafas PET ou desmontar as embalagens longa-vida. So medidas que no encurtam em nada o processo de reciclagem. O LIXO ESPECIAL
Lmpadas O que fazer: separar as fluorescentes num lixo parte. Misturados aos outros restos, os cacos costumam ferir os catadores. J as lmpadas incandescentes no so recicladas, uma vez que, segundo mostram as pesquisas, no causam impacto negativo no meio ambiente - elas devem ser depositadas, portanto, no lixo comum.

Baterias O que fazer: reciclam-se s as de telefones sem fio, filmadoras e celulares - as outras, assim como as pilhas, tm baixa concentrao de metais pesados e por essa razo no so tidas como prejudiciais ao meio ambiente. Para reciclar, faa um lixo separado: como as baterias so frgeis, podem romper-se e contaminar o restante dos detritos.

Cacos de vidros planos e de espelhos O que fazer: embalar em jornal e colocar num lixo separado. Seguiro para vidraarias - e no para as tradicionais fbricas que reciclam vidro.

DOMINGUES

AS CIDADES QUE MAIS RECICLAM Os cinco municpios brasileiros onde a prefeitura faz chegar o servio de coleta seletiva a 100% das residncias, segundo um novo levantamento por amostragem no pas: 1. Curitiba (Paran) A cidade uma das campes em reciclagem: a frmula que deu certo l inclui o uso de caminhes que recolhem apenas o lixo seco- sem nenhum resto orgnico. O resultado que o lixo fica mais limpo e acaba vendido por um preo mais alto s indstrias de reciclagem. Isso ajuda a tornar o sistema de coleta seletiva em Curitiba mais barato (e vivel) que o da maioria das cidades brasileiras 2. Itabira (Minas Gerais) 3. Londrina (Paran) 4. Santo Andr (So Paulo) 5. Santos (So Paulo)

PEDRO RUBENS

OS ESTRAGOS DO LEO DE COZINHA Oleo de cozinha um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Eis o nmero: 1 LITRO de leo de cozinha polui 1 MILHO DE LITROS de gua. Como reciclar: colocar o leo em garrafas PET bem vedadas e entreg-las a uma das vrias organizaes especializadas nesse tipo de reciclagem (ver no site www.cempre.org.br). Destinos do leo usado: fbricas de sabo e produo de biodiesel.

Reciclagem
A reciclagem o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns so o papel, o vidro, o metal e o plstico. As maiores vantagens da reciclagem so a minimizao da utilizao de fontes naturais, muitas vezes no renovveis; e a minimizao da quantidade de resduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incinerao. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas caractersticas. O conceito de reciclagem diferente do de reutilizao. O reaproveitamento ou reutilizao consiste em transformar um determinado material j beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferena entre os dois conceitos, o reaproveitamento do papel. O papel chamado de reciclado no nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a no possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transform-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de caractersticas diferentes.

Outro exemplo o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca ir ser feito um outro com as mesmas caractersticas tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia. J uma lata de alumnio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas caractersticas. A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da dcada de 1980, quando foi constatado que as fontes de petrleo e de outras matrias-primas no renovveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espao para a disposio de resduos e de outros dejetos na natureza. A expresso vem do ingls recycle (re = repetir, e cycle = ciclo). Como disposto acima sobre a diferena entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, no possvel reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades fsicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitvel encurtamento das fibras de celulose. Em outros casos, felizmente, isso no acontece. A reciclagem do alumnio, por exemplo, no acarreta em nenhuma perda de suas propriedades fsicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

Robozinhos magnticos de lata, pra montar e desmontar.

Tsurus (pssaro de origami) em lmpadas usadas.

Bolsa feita com disquetes

Reinventando pregadores de roupa.

Dicas de reciclagem! Coleta seletiva com pneus usados. Reaproveite aqueles pneus que no so mais apropriados para o seu carro e transforme-os numa lixeira ecologicamente correta!

Embalagem reutilizando garrafas plsticas. Faa em casa.

Primeiro PET surf do Brasil ser realizado em Garopaba Primeiro PET surf do Brasil, com a presena do surfista profissional Peterson Rosa, dia 15 de Dezembro em Garopaba!!! Em 2007, o gacho Jairo Lumertz uniu duas paixes: surf e a natureza e desenvolveu no Hawaii uma prancha ecologicamente correta, confeccionada a partir do reaproveitamento de garrafas PET.

Veiculo criado com latas de alumnio. O trabalho bem cheio de pequenos detalhes.

pneus podem ser usados tambm em interiores, vejam estas idias, pra paredes e bikes

painel reciclado

carrinhos com miolo de papel higinico

papel artesanal

Anda mungkin juga menyukai