Anda di halaman 1dari 8

LISTA DE BIOLOGIA 10.

BIMESTRE
ASSUNTOS: DNA, RNA, SNTESE PROTEICA E EMBRIOLOGIA 1. Sobre o processo de replicao do DNA nos organismos, correto afirmar o que segue. a) A enzima DNA polimerase utiliza as fitas do DNA como molde para a replicao e a transcrio, respectivamente. b) semiconservativa, pois as novas duplas fitas so formadas a partir do DNA me. c) semelhante em organismos procariotos e eucariotos. d) mais rpida nos prons que em clulas eucariontes. e) Ocorre na prfase I do ciclo celular. 2. Em 1953, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura tridimensional da dupla hlice de DNA e postularam que o pareamento especfico de bases nitrogenadas sugere um possvel mecanismo de cpia para o material gentico. Baseado neste postulado, o processo de duplicao do DNA considerado como sendo semiconservativoporque: a) A dupla-hlice original permanece intacta e uma nova dupla-hlice formada. b) Os dois filamentos da dupla-hlice original se separam e cada um serve como molde para uma nova fita. c) Ambos os filamentos da dupla-hlice original se fragmentam e servem como moldes para sntese de novos fragmentos. d) Um dos filamentos da dupla-hlice original serve de cpia para as duas fitas de DNA. e) Os filamentos da dupla-hlice original permutam as suas fitas para servirem de cpias de DNA. 3. Com o advento da Biologia Molecular, o ser humano conseguiu realizar inmeras faanhas como identificar pessoas que estiveram em determinados locais, realizar testes de paternidade e determinar a relao filogentica entre diferentes seres vivos, atravs do sequenciamento e homologia dos cidos desoxirribonuclicos de cada indivduo. Esse cido tem como caracterstica ser uma molcula polimrica de fita a) simples, composta por pentoses, bases nitrogenadas e fosfato. b) dupla, composta de pentoses, bases nitrogenadas e fosfato. c) dupla, composta por hexoses, aminocidos e nitrognio. d) dupla, composta por nucleotdeos ligados por pontes de enxofre. e) simples, composta por nucleotdeos ligados por pontes de hidrognio. 4. Milhares de anos aps o ltimo mamute lanoso caminhar sobre a tundra, os cientistas conseguiram sequenciar 50% do genoma desse animal extinto, recuperando boa parte do seu material gentico.

Sobre o DNA, possvel afirmar: I - Na molcula do DNA, so encontradas as quatro bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e timina. II - A ligao entre as bases complementares da dupla fita do DNA feita atravs de pontes de hidrognio. III - Se, no filamento de DNA, houver a sequncia TTTCCATGT, haver, no seu filamento complementar, a sequncia AAAGGUACA.

Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas II. d) apenas I e III. e) apenas II e III. 5. Na tabela a seguir so apresentadas as quantidades de bases nitrogenadas de quatro espcies. Espcie 1 2 3 4 A 20 10 15 30 C 30 40 35 20 G 30 30 35 20 T 20 15 U 20 30

Considerando essas informaes, o tipo de cido nucleico de cada espcie , respectivamente: a) DNA, RNA, DNA, DNA b) DNA, RNA, DNA, RNA c) RNA, RNA, DNA, DNA d) DNA, RNA, RNA, DNA 6. A utilizao de clulas-tronco do prprio indivduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regenerao de tecidos e rgos cujas clulas perdidas no tm capacidade de reproduo, principalmente em substituio aos transplantes, que causam muitos problemas devido rejeio pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeio quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivduos. Isso porque as a) clulas-tronco se mantm indiferenciadas aps sua introduo no organismo do receptor. b) clulas provenientes de transplantes entre diferentes indivduos envelhecem e morrem rapidamente. c) clulas-tronco, por serem doadas pelo prprio indivduo receptor, apresentam material gentico semelhante. d) clulas transplantadas entre diferentes indivduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor. e) clulas provenientes de transplantes convencionais no se reproduzem dentro do corpo do receptor. 7. Recentemente pesquisadores brasileiros conseguiram produzir a primeira linhagem de clulas-tronco a partir de embrio humano. As clulas-tronco foram obtidas de um embrio em fase de blstula, de onde foram obtidas as clulas que posteriormente foram colocadas em meio de cultura para se multiplicarem. a) As clulas-tronco embrionrias podem solucionar problemas de sade atualmente incurveis. Quais caractersticas dessas clulas-tronco permitem que os pesquisadores possam utiliz-las no futuro para este fim? b) Blstula uma etapa do desenvolvimento embrionrio de todos os animais. Identifique entre as figuras a seguir qual delas corresponde fase de blstula e indique uma caracterstica que a diferencia da fase anterior e da posterior do desenvolvimento embrionrio.

8. Aps a anlise de DNA de uma clula de mamfero, verifica-se que 15% das bases nitrogenadas so representadas por uma base que tem como caracterstica a formao de trs pontes de hidrognio com a base complementar. Considerando essas informaes, correto afirmar que a quantidade de a) Citosina representa 35% da quantidade total de bases nitrogenadas. b) Adenina representa 30% da quantidade total de bases nitrogenadas.

c) Timina representa 35% da quantidade total de bases nitrogenadas. d) Guanina representa 30% da quantidade total de bases nitrogenadas. 9. Em 1958, Meselson e Stahl cultivaram bactrias 'Escherichia coli' por 14 geraes em meio de cultura, 15 onde a nica fonte de nitrognio era o N (istopo pesado). No desenho a seguir, a seta do Tubo 1 indica 15 a posio (Ill) ocupada pelo DNA com N aps ultracentrifugao em meio de cloreto de csio. 15 Uma amostra de bactrias contendo DNA com N foi transferida para meio de cultura onde a nica fonte 14 de nitrognio era o N (istopo normal). Aps cada gerao, foram retiradas amostras de DNA e verificada(s) a(s) posio(es) ocupada(s) por estas amostras em meio de cloreto de csio. A seta do 14 Tubo 2 indica a posio (II) ocupada pelo DNA, aps a primeira gerao em meio com N.

Com relao aos dados apresentados, responda: 14 a) Aps a segunda gerao em meio com N, o DNA extrado das bactrias ir ocupar qual(is) posio(es) no Tubo 3? b) Qual concluso pode ser tirada a partir da realizao deste experimento? c) Qual a principal enzima envolvida no processo descrito? 10. O metabolismo celular depende de uma srie de reaes qumicas controladas por enzimas, isto , protenas que atuam como catalisadores e que podem sofrer mutaes genticas sendo modificadas ou eliminadas. Assinale a alternativa correta, levando em conta os cidos nuclicos, a ocorrncia de mutaes e as consequentes mudanas do ciclo de vida da clula. a) O DNA constitudo por cdons, que determinam a sequncia de bases do RNA mensageiro, necessria formao dos anticdons, responsveis pela produo das protenas. b) No caso de uma mutao acarretar a transformao de um cdon em outro relacionado ao mesmo aminocido, no haver alterao na molcula protica formada, nem no metabolismo celular. c) A mutao altera a sequncia de aminocidos do DNA, acarretando alteraes na sequncia de bases do RNA mensageiro e, consequentemente, na produo das protenas. d) As mutaes atuam diretamente sobre as protenas, provocando a desnaturao dessas molculas e, consequentemente, a inativao delas. e) Quando algumas protenas so alteradas por mutaes, suas funes no metabolismo celular passam a ser realizadas pelos aminocidos. 11. Um fabricante afirma que um produto disponvel comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratao dos cabelos.

Sobre as caractersticas qumicas dessa molcula essencial vida, correto afirmar que o DNA a) de qualquer espcie serviria, j que tm a mesma composio. b) de origem vegetal diferente quimicamente dos demais, pois possui clorofila. c) das bactrias poderia causar mutaes no couro cabeludo. d) dos animais encontra-se sempre enovelado e de difcil absoro. e) de caractersticas bsicas assegura sua eficincia hidratante. 12. Os cidos nuclicos so molculas formadas pelo encadeamento de um grande nmero de unidades chamadas nucleotdeos. Cada nucleotdeo formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um radical fosfato. Em relao s substncias qumicas que formam os nucleotdeos, considere as assertivas: I. Existem cinco tipos principais de bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U). II. A adenina e a guanina so bases pirimdicas por possurem em comum um anel da substncia conhecida como pirimidina. III. O acar presente nos cidos nuclicos pode ser a ribose ou desoxirribose. IV. O RNA aparece associado protena nos cromossomos, possuindo filamento de nucleotdeos duplo. Assinale a alternativa correta: a) Apenas I est correta. b) Apenas II e IV esto corretas. c) Apenas I e III esto corretas. d) Todas esto corretas. e) Todas esto INCORRETAS. 13. A figura a seguir refere-se hereditariedade:

a) Qual a caracterstica do DNA, enquanto molcula mandatria da informao gentica, que permite a transmisso dessa informao do organismo para seus descendentes? b) A ocorrncia de mutaes importante para a evoluo da espcie? Justifique sua resposta. 14.

cnica para extrair o DNA de dentro das clulas da cebola: I) preparar uma mistura com: - uma cebola pequena bem ralada; - meio copo de gua bem quente; - trs colheres de sal; - duas colheres de detergente de cozinha; II) mexer bem; III) deixar a mistura descansar at esfriar; IV) filtrar a mistura em um filtro de papel; V) acrescentar um copo de lcool ao produto filtrado; VI) 'pescar' o DNA que aparece no produto filtrado e no lcool com um garfo. Pela anlise dos passos da tcnica, conclui-se que esto corretas as afirmativas a seguir, EXCETO: a) Ao ralar a cebola, a estrutura do tecido vegetal destruda. b) A gua quente ajuda a desnaturar as protenas presentes nas clulas. c) A soluo salina induz a passagem de gua para dentro da clula por osmose. d) O detergente serve para desfazer a membrana plasmtica, que composta por lipdeos. e) As molculas de DNA so menores que os poros do filtro de papel. 15. As mais versteis so as clulas-tronco embrionrias (TE), isoladas pela primeira vez em camundongos h mais de 20 anos. As clulas TE vm da regio de um embrio muito jovem que, no desenvolvimento normal, forma as trs camadas germinativas distintas de um embrio mais maduro e, em ltima anlise, todos os diferentes tecidos do corpo. (Scientific American Brasil, julho de 2004.) a) Quais so as trs camadas germinativas a que o texto se refere? b) Ossos, encfalo e pulmo tm, respectivamente, origem em quais dessas camadas germinativas? 16. O uso das clulas tronco embrionrias tem levantado muitas discusses. As clulas embrionrias, geradas nos primeiros dias aps a fecundao do ocito pelo espermatozoide, no esto diferenciadas e podem se transformar em qualquer clula do organismo. A clula-tronco prototpica o zigoto. (Adaptado de "Isto ", 20 de outubro de 2004). a) Aps a formao do zigoto, quais so as etapas do desenvolvimento at a formao da notocorda e tubo nervoso nos embries? b) Em que fase do desenvolvimento embrionrio as clulas iniciam o processo de diferenciao? c) O desenvolvimento embrionrio uma das formas de dividir os filos em dois grandes grupos. D duas diferenas no desenvolvimento dos protostomados e deuterostomados, e indique em qual desses grupos os humanos esto includos.

17. A sequncia de nucleotdeos ATGCACCT forma um segmento de DNA dupla hlice ao se ligar fita complementar a) AUGCACCU. b) UACGUGGA. c) TACGTGGA. d) TCCACGTA. e) ATGCACCT. 18. A tira de quadrinhos a seguir faz referncia manipulao de genes em laboratrio.

Se esse tipo de experimento realmente fosse concretizado, poder-se-ia afirmar que a) o elefante e o vaga-lume so organismos transgnicos. b) apenas o vaga-lume um organismo transgnico. c) uma sequncia de RNA do vagalume foi transferida para clulas do elefante. d) o gene do vaga-lume controlou a produo de RNA e de protena no interior das clulas do elefante. e) uma sequncia de DNA do elefante sofreu mutao devido introduo do gene do vaga-lume em clulas daquele mamfero. 19. Neste ano de 2003, so comemorados os 50 anos da "descoberta" da estrutura tridimensional do DNA. Com relao s caractersticas dessa molcula, ao papel que ela desempenha nos seres vivos e aos processos em que se encontra envolvida CORRETO afirmar que: 01) formada por duas fileiras de nucleotdeos torcidas juntas em forma de hlice. 02) Em sua composio possvel encontrar quatro bases nitrogenadas diferentes: a adenina, a citosina, o aminocido e a protena. 04) Ela tem a capacidade de se autoduplicar. 08) Nela est contida a informao gentica necessria para a formao de um organismo. 16) A mensagem nela contida pode ser transcrita para uma outra molcula denominada RNA. 32) Nos organismos procariontes, ela fica estocada dentro do ncleo das clulas. 64) Em alguns organismos primitivos, ela apresenta apenas uma fileira de nucleotdeos. 20. Erros podem ocorrer, embora em baixa frequncia, durante os processos de replicao, transcrio e traduo do DNA. Entretanto, as consequncias desses erros podem ser mais graves, por serem herdveis, quando ocorrem a) na transcrio, apenas. b) na replicao, apenas. c) na replicao e na transcrio, apenas. d) na transcrio e na traduo, apenas. e) em qualquer um dos trs processos. 21. Este ano comemorou-se 50 anos da publicao do trabalho de Francis Crick e James Watson, que estabeleceu o modelo da estrutura da molcula de cido desoxirribonuclico (DNA). Dentre as afirmativas abaixo, assinale a alternativa CORRETA: a) Uma cadeia simples de DNA constituda de nucleotdeos, compostos por uma desoxirribose ligada a um fosfato e a um aminocido. b) A polimerizao de uma fita simples de DNA dita semiconservativa, pois independe da existncia de uma fita molde. c) Os nucleotdeos so polimerizados por meio de ligaes fosfodister entre o fosfato e a base nitrogenada. d) Duas cadeias simples de DNA formam uma dupla-hlice, por meio da formao de pontes de hidrognio entre as bases nitrogenadas. e) As duas cadeias de uma dupla-hlice possuem a mesma orientao, e suas sequncias de bases so complementares. 22. Em abril de 2003, a finalizao do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vrios meios de

comunicao como sendo a "decifrao do cdigo gentico humano". A informao, da maneira como foi veiculada, est a) correta, porque agora se sabe toda a sequncia de nucleotdeos dos cromossomos humanos. b) correta, porque agora se sabe toda a sequncia de genes dos cromossomos humanos. c) errada, porque o cdigo gentico diz respeito correspondncia entre os cdons do DNA e os aminocidos nas protenas. d) errada, porque o Projeto decifrou os genes dos cromossomos humanos, no as protenas que eles codificam. e) errada, porque no possvel decifrar todo o cdigo gentico, existem regies cromossmicas com alta taxa de mutao. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Os radioistopos, apesar de temidos pela populao que os associa a acidentes nucleares e danos ambientais, exercem importante papel na sociedade atual. So hoje praticamente indispensveis medicina, engenharia, indstria, hidrologia, antropologia e pesquisa acadmica em diversas reas do conhecimento, seja por atuarem como traadores radioativos, ou como fontes de radiaes.

23. Concluda a fase de gstrula, submeteu-se um embrio de sapo a uma radiao mutagnica que atingiu somente as clulas ectodrmicas. Embora o desenvolvimento embrionrio tenha prosseguido, o animal poder apresentar anomalias no sistema a) sseo. b) digestrio. c) nervoso. d) circulatrio. e) reprodutor. 24. Ao compararmos clulas somticas de diferentes tecidos do corpo de uma pessoa, encontraremos:

25. A epiderme e a derme derivam, respectivamente, da a) endoderma e ectoderma. b) mesoderma e ectoderma. c) endoderma e mesoderma. d) ectoderma e mesoderma. e) ectoderma e endoderma. 26. "A capacidade de errar ligeiramente a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, seramos ainda bactria anaerbia, e a msica no existiria (...). Errar humano, dizemos, mas a ideia no nos agrada muito, e mais difcil ainda aceitar o fato de que errar tambm biolgico." (Lewis Thomas. "A medusa e a lesma", ed. Nova Fronteira, RJ, 1979). Esse texto refere-se a uma caracterstica dos seres vivos. ela: a) seleo natural. b) reproduo. c) excitabilidade. d) excreo. e) mutao. 27. Observe o corte de um embrio, a seguir esquematizado.

Os nmeros 1, 2 e 3 representam, respectivamente, a) o arquntero, o celoma, o tubo neural. b) o arquntero, a mrula, o tubo neural. c) a mrula, a blstula, a notocorda. d) o arquntero, o celoma, a notocorda. e) o celoma, o arquntero, a notocorda. 28. As fases iniciais do desenvolvimento embrionrio do anfioxo esto representadas nas figuras a seguir:

a) Identifique essas fases. b) Descreva as diferenas de cada uma delas em relao fase anterior. 29. Um embrio de sapo, na fase final de gastrulao, submetido ao de radiao mutagnica de pequeno poder de penetrao e que atinge apenas as clulas superficiais. Espera-se que surjam anomalias a) no estmago e no intestino. b) nos msculos lisos e estriados. c) na epiderme e no sistema nervoso. d) nos ossos e nas cartilagens. e) nos rins e no miocrdio. 30. Na gstrula do anfioxo, o blastporo faz a comunicao do meio extra-embrionrio com: a) o celoma b) a blastocele c) o trofoblasto d) a cavidade amnitica e) o arquntero

Anda mungkin juga menyukai