Anda di halaman 1dari 3

Faculdade Estcio de S

FUNDAMENTOS DE COMRCIO EXTERIOR


REPEX E TRNSITO ADUANEIRO

Graziela Patrcia Gomes Pereira 201207136051 Marilza Ribeiro dos Santos 201207003662 Patrcia de Cssia Cardoso 201207160857 Lucas Maia - 201207

Belo Horizonte, 27 de Maro de 2013

REPEX
Regime aduaneiro especial de importao de petrleo bruto e seus derivados. O regime aduaneiro especial de importao de petrleo bruto e seus derivados (REPEX) o que permite a importao desses produtos, com suspenso do pagamento de impostos, para posterior exportao, no mesmo estado em que foram importados. Diferentemente do Drawback, que no admite a importao de petrleo e seus derivados empregveis na obteno de produtos a exportar, o REPEX trata exclusivamente daquelas mercadorias, porm com uma diferena bsica, que a exportao no mesmo estado em que foi importada. A sua finalidade no a de obter resultado cambial favorvel decorrente do processamento, mas atender os princpios e objetivos da Poltica Energtica Nacional, contidos na Lei no. 9.478, de 6 de agosto de 1997, entre eles a proteo do consumidor quanto a preo, qualidade e oferta dos produtos, a garantia de fornecimento de derivados de petrleo, a utilizao de fontes alternativas de energia, a promoo da livre concorrncia e a atrao de investimentos na produo de energia. As mercadorias admissveis no regime so o petrleo em bruto, a gasolina automotiva, o querosene de aviao, o leo diesel, o gs liquefeito de petrleo e outros leos combustveis. A mercadoria importada poder ser substituda por mercadoria equivalente e da mesma classificao fiscal, de origem estrangeira ou nacional. Isto permite, por exemplo, abastecer o mercado interno na ocorrncia de escassez momentnea, bem como importar petrleo ou derivados com especificaes no disponveis no Pas, para serem substitudos, na exportao, por outros disponveis. O prazo de permanncia no regime de 90 dias, prorrogvel por igual perodo, e os beneficirios so as empresas autorizadas pela Agncia Nacional de Petrleo, que venham a ser habilitadas pela Receita Federal para operar o regime. Para isso, devem dispor de sistema informatizado que possibilite auditoria a qualquer momento, para o controle das importaes e exportaes dos produtos admitidos, bem como da sua permanncia e substituies por produtos nacionais. Na vigncia do regime permanecero suspensos os impostos incidentes na importao, assim como as contribuies para o PIS/PASEP e COFINS, mediante formalizao em termo de responsabilidade, sendo desnecessria a apresentao de garantia. Findo o prazo do regime, a beneficiria dever efetuar o pagamento do valor do crdito tributrio, sob pena de, no o fazendo, ter cancelada a sua habilitao ao REPEX. Extingue-se o regime pela exportao, na data do embarque do produto exportado, tenha ele sido importado ou obtido no Pas, sempre na mesma quantidade e mesma classificao fiscal constantes do processo de admisso.

TRNSITO ADUANEIRO
Regime aduaneiro especial que permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com suspenso de tributos.

O regime subsiste do local de origem (ponto inicial do itinerrio) ao local de destino (ponto final do itinerrio), e desde o momento do desembarao para trnsito aduaneiro efetuado pela repartio da Receita Federal que jurisdiciona o local de origem at o momento em que a repartio que jurisdiciona o local de destino certifica a chegada da mercadoria. So algumas modalidades de operao de trnsito aduaneiro: - o transporte de mercadoria nacional ou nacionalizada, aps sofrer o processo de liberao para exportao, do local de origem ao local de destino, para embarque ou armazenamento em rea alfandegada para posterior embarque; - o transporte de mercadoria estrangeira para reexportao, do local de origem ao local de destino, para embarque ou armazenamento em rea alfandegada para posterior embarque; - o transporte, pelo territrio aduaneiro, de mercadoria estrangeira, nacional ou nacionalizada, verificada ou despachada para reexportao ou exportao e conduzida em veculo destinado ao exterior. O transporte de mercadorias em operao de trnsito aduaneiro poder ser efetuado por empresas transportadoras previamente habituadas, em carter precrio, pela Secretaria da Receita Federal. A autoridade aduaneira, sob cuja jurisdio se encontrar a mercadoria a ser transportada, conceder o regime de trnsito aduaneiro, estabelecendo rota, prazo para execuo de operao, prazo para a comprovao da chegada e cautelas julgadas necessrias. As obrigaes fiscais relativas mercadoria em regime especial de trnsito aduaneiro sero constitudas em termo de responsabilidade que assegure sua eventual liquidao e cobrana.

Anda mungkin juga menyukai