Anda di halaman 1dari 2

1 Apresentao Nesta aula, vamos nos concentrar em um tipo especfico de programa de computador, denominado de sute de aplicativos para escritrio

ou, simplesmente, aplicaes de escritrio. Voc vai entender ao longo desta aula que a sute de aplicativos trata-se de um conjunto de outros programas voltados para automatizar atividades de escritrio. Essas atividades compreendem, por exemplo, a elaborao de documentos, como ofcios, relatrios e cartas, a criao de planilhas para controlar a contabilidade de uma empresa, ou mesmo a construo de apresentaes eletrnicas a serem usadas, por exemplo, em palestras, aulas ou apresentaes de produtos. Ainda nesta aula, vamos introduzir uma das aplicaes que compem o BrOffice.org (BOo), que tem por objetivo auxiliar a criao de textos, documentos, cartas, ofcios, enfim, qualquer tipo de documento texto. Esse aplicativo conhecido como Writer e considerado um dos aplicativos mais importantes da sute BOo. Sute de aplicativos para escritrio
Voc sabe o que queremos dizer quando nos referimos a atividades de escritrio? Consegue pensar em um exemplo?

Bom, se voc ainda no teve oportunidade de conhecer um escritrio de perto, deve pelo menos j ter visto um escritrio em funcionamento em filmes ou novelas. De acordo com o dicionrio Aurlio Online (2009), a definio para escritrio que nos interessa : Sala ou salas em que exercem atividades profissionais homens de negcios, empregados de uma empresa ou de um departamento administrativo. De maneira simplificada, podemos entender um escritrio como sendo um local de trabalho onde so realizadas atividades relacionadas a uma empresa ou negcio. Talvez, uma das atividades mais comuns em escritrio consiste em elaborar documentos como ofcios, memorandos, atas, cartas etc. Os documentos so fundamentais para o funcionamento de qualquer escritrio, pois possibilitam a comunicao entre atividades e/ou pessoas do escritrio. Outras atividades, como, por exemplo, o controle contbil de uma empresa, tambm realizado em escritrios. Pensando em tornar essas atividades mais eficientes que surgiu a necessidade de se produzir programas de computador (ou aplicativos) voltados para automatizar as tarefas de escritrio. Alm de automatizar, os aplicativos de escritrio oferecem uma forma de padronizar tais atividades, o que fundamental para o correto funcionamento de qualquer atividade sistemtica.
Imagine por um momento que confuso seria se, por exemplo, cada pessoa decidisse colocar as informaes que bem entendessem no envelope de uma carta? Por exemplo, omitir o CEP e incluir o telefone celular do destinatrio. Certamente, haveria um srio risco da carta nunca chegar ao seu destinatrio! por esse motivo que os Correios definiram um padro ou conjunto de informaes que devem aparecer em todo envelope de carta (destinatrio, remetente, endereo, CEP etc.) para que a carta seja aceita e enviada.

Voltando ao tema da nossa aula, uma sute de programas para escritrio nada mais do que um conjunto de programas aplicativos voltados a automatizar, padronizar e dinamizar as tarefas mais comuns realizadas em escritrio genrico. Enquadram-se nessa categoria os editores de texto, editores de planilhas, editores de apresentao, agenda de compromissos, banco de dados, entre outros. Outra caracterstica marcante das sutes de programas para escritrio que seus programas componentes possuem uma interface de usurio consistente com compatibilidade entre seus diferentes programas. Isso significa como veremos mais adiante nesta aula, que para abrir um arquivo utilizamos a mesma sequncia de aes no editor de textos, editor de planilhas, editor de apresentaes etc. A sute de programas BROffice.org Ao longo das aulas deste mdulo, iremos utilizar uma sute de programas para escritrio denominada BrOffice.org (BOo). O BOo tanto significa o nome do produto de software quanto o nome da comunidade de voluntrios que desenvolve e mantm a sute. um programa disponvel gratuitamente na categoria de software livre e possui caractersticas e qualidade profissionais, sendo utilizados por diversas empresas em todo o mundo.

2
O que software livre? Software livre, segundo a definio criada pela Free Software Foundation (2009), qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribudo com algumas restries. A liberdade de tais diretrizes central ao conceito, o qual se ope ao conceito de software proprietrio, mas no ao software que vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuio de software livre anexar a este uma licena de software livre, e tornar o cdigo fonte do programa disponvel. Fonte: <http://www.softwarelivre.gov.br>. Acesso em: 5 jan. 2010.

Os componentes da sute BrOffice.org Como foi comentado anteriormente, o BOo composto de componentes ou aplicativos de escritrio. Os mais importantes e que sero ensinados nesta disciplina so:

Writer (editor de textos): O Writer uma ferramenta rica em caractersticas para a criao e edio de cartas, ofcios, relatrios, monografias, jornais, panfletos e muito mais. possvel criar documentos para vrias aplicaes, profissionais ou pessoais, com a possibilidade de inserir no documentos figuras ou imagens, bem como outros componentes criados com a sute BOo. Os documentos editados com o Writer podem ser exportados para arquivos nos formatos HTML, XML, Adobe`s Portable Documento Format (PDF), bem como vrias verses de arquivos para o Microsoft Word; Calc (planilha eletrnica): O Calc permite a criao de planilhas eletrnicas com suporte a mais de 300 funes de propsito financeiro e estatstico, alm de diversas operaes matemticas. possvel tambm gerar grficos de vrias modalidades, como grfico de barras, pizza ou linha, de acordo com os dados armazenados na planilha. Assim como o Writer, possvel exportar os documentos criados com o Calc para PDF e HTML, bem como para o Microsoft Excel; Impress (compositor de apresentaes): o Impress oferece ferramentas para construir apresentaes multimdia, com suporte a efeitos especiais, animao e desenho de figuras de maneira interativa. a ferramenta normalmente usada para elaborar slides usado em aulas ou palestras. O Impress compatvel com apresentaes criadas com o Microsoft PowerPoint, podendo ainda salvar ou exportar as apresentaes criada em formatos consagrados como o Macromedia Flash (SWF);

Vantagens do BrOffice.org Confira a seguir algumas das vantagens de se utilizar o BrOffice.org ao invs de outras opes de sute de programas para escritrio.

No existem taxas de licena: BOo gratuito e, portanto, qualquer um pode utiliz-lo e distribu-lo sem custos. Muitas das caractersticas disponveis em outras sutes como elementos extras (os chamadosadd-ins), por exemplo, a habilidade de exportar o contedo no formato PDF, j esto prontamente disponveis em BOo sem custo adicional. Cdigo aberto: possvel distribuir, copiar e modificar o programa o quanto voc desejar, de acordo com as licenas de uso de cdigo aberto. Multiplataforma: o BOo pode ser executado em vrios tipos de arquitetura de hardware, por meio de vrios sistemas operacionais, tais como Microsoft Windows, Mac OS X, Linux e Sun Solaris. Interface de usurio consistente: todos os elementos de interface com o usurio tm uma aparncia similar em qualquer componente do BOo, tornando a interao fcil de aprender e ser estendida para os outros componentes. Integrao: os componentes do BOo so bem integrados entre si. Todos os componentes do BOo compartilham o verificador ortogrfico, que usada da mesma forma em cada componente.

Atividade 1 a) De acordo com o exemplo anterior sobre a padronizao das cartas, identifique em seu dia a dia mais exemplos de hbitos que foram padronizados. b) Escreva para que serve cada um dos componentes do BrOffice.org. c) Conceitue algumas das vantagens de se usar o BrOffice.org.

Anda mungkin juga menyukai