Anda di halaman 1dari 19

1

ACESSIBILIDADE DO PRESO AO ENSINO SUPERIOR

Alexsandro Batista Tavares Guimares 2 Ellen Grazielle Pereira Ramos

RESUMO

Este artigo vem expor uma conjuntura educacional no seio do sistema criminal do Estado de Minas Gerais, mais especificamente em relao aos indivduos que esto cumprindo pena privativa de liberdade, seja em regime fechado, semiaberto ou aberto. O foco est em saber, se o preso tem direito de acesso ao Ensino Superior, particular ou pblico. Foram feitas entrevistas, pesquisa de campo, e pesquisa documental na Penitenciria Tefilo Otoni e no Presdio Tefilo Otoni, ambos localizados nesta cidade de mesmo nome. Baseado nas informaes socioeducativas e penais coletadas nesses sistemas prisionais, atualizados at junho de 2012, em que a quantidade de presos chega a oitocentos, todos maiores de idade, aliado aos estudos pela pesquisa bibliogrfica, tem-se o entendimento de que a maior parte da populao carcerria possui baixo nvel de escolaridade (analfabetos ou com ensino fundamental incompleto).Entre os crimes cometidos percebe se com maior frequncia esto circundados entre o trfico de drogas, roubo e furto. Este artigo tem por fim, considerar a possibilidade do preso ter acesso ao Ensino Superior, mesmo que o direito exista por fora de lei (Lei. 7.210/84). Fato a existncia do direito, mas, necessrio considerar os recursos disponveis do Sistema Criminal local para realizao de escoltas em caso de aulas presenciais, alm da deciso do juiz da vara de execuo penal competente. Palavras-chave: ensino superior, acessibilidade, ensino distncia, preso, sistema prisional, sistema criminal, ENEM.

1 Alexsandro Batista Tavares Guimares, Oficial da Polcia Militar do Estado de Minas Gerais,
Bacharel em Cincias Militares com nfase em Defesa Social pelo Centro de Ensino e Graduao (CFO), Bacharelando em Direito pela Fundao Educacional do Nordeste Mineiro, FENORD. 2 Ellen Grazielle Pereira Ramos, Bacharel em Direito pela FENORD, Licenciada no curso de Letras pela FENORD.

ABSTRACT

This article has exposed a situation of education within the criminal justice system of the State of Minas Gerais, specifically in relation to individuals who are serving sentences of imprisonment, whether in a closed, half open or open. The focus is on whether the prisoner is entitled to have access to higher education, private or public. Interviews were conduted, field research and documentary research in the Penitentiary and a Prison of Tefilo Otoni City, both located in the city of the same name. Based on the information collected in these criminal workers and prison systems, updated through June 2012, when the amount reaches eight hundred prisoners, all of legal age, coupled with studies by the research literature, there is the understanding that most of the prison population is low educational level (illiterate or with incomplete primary education) and that the crimes most often are surrounded from drug trafficking, robbery and theft. This article, aims to consider the possibility of the prison to have access to higher education, even if the right exists by law (7.210/84). The right there, but it is necessary to consider the resources available to the Criminal System location for conducting escorts in case of classes, and the decision of the court judge responsible for criminal enforcement. Keywords: higher education, accessibility, distance education, prison, prisons, criminal justice system, ENEM.

1 INTRODUO O presente artigo tem como finalidade discutir e analisar a acessibilidade ao Ensino Superior para aqueles que se encontram sentenciados pelo poder judicirio, em regime fechado, aberto e semiaberto. Para favorecimento desse Direito garantido ao cidado (acesso educao), os presidirios so amparados pela Lei de Execuo Penal n 7.210 de 11 de julho de 1984. Com o objetivo de analisar essa perspectiva social, foi realizado um estudo por meio da pesquisa de campo. Foram entrevistados infratores dos presdios da cidade de Tefilo Otoni/MG, e a partir disso, um estudo comparativo com a realidade educacional do presidirio em Minas Gerais. Como exposto no art. 5 da CF/88, que garante o direito educao, a Lei de Execuo Penal (Lei n. 7210/1984) prev o acesso educao por parte do sentenciado. O art. 126, 1, incisos I e II (alterado pela lei n 12.433/2011), afirma:

Art. 126. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poder remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execuo da pena. 1 A contagem de tempo referida no caput ser feita razo de: I - 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequncia escolar - atividade de ensino fundamental, mdio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificao profissional divididas, no mnimo, em 3 (trs) dias; II - 1 (um) dia de pena a cada 3 (trs) dias de trabalho.

Dessa forma o processo de ressocializao, que se configura num dos objetivos do sistema prisional, v, por meio da prtica acadmica, uma aliada na incluso social, qualificao profissional e bem-estar do preso. No entanto, h os empecilhos no que tange o aspecto fsico e recursos financeiros para favorecer a prtica do ensino superior nos presdios, bem com a divulgao dos direitos dos sentenciados. A conquista do Ensino Superior se torna abrangente aos cidados nas ltimas dcadas, quais sejam: os cursos de extenso e EAD (Educao Distncia), as polticas pblicas de acesso s universidades pblicas (ENEM Exame Nacional do Ensino Mdio) e particulares (PROUNI Programa Universidade para Todos), que oportunizam a democratizao do profissional no pas. H a garantia da educao em todas as vertentes sociais. Faz-se mister questionar, todavia, o direito educao queles que, restringidos da liberdade devido a prtica de atos ilcitos, devem ter acesso ao ensino superior, possibilitando ao preso as habilidades e competncias para a prtica profissional e busca da cidadania no meio social. No intuito de buscar dados quantitativos acerca do tema proposto, foi realizada uma pesquisa de campo e documental na penitenciria e no presdio da cidade de Tefilo Otoni, onde foram feitos levantamentos sobre o nvel educacional e as condies fsicas e econmicas para a garantia do Ensino Superior nos presdios da cidade supracitada.

2 CONSIDERAES SOBRE O DIREITO PENAL E A LEI DE EXECUO PENAL NO BRASIL Segundo MIRABETE (2003), na poca da colonizao do Brasil, entre os ndios, a ideia de Direito Penal resumia-se ao direito costumeiro (vinganas privada e coletiva, e o talio), mas estava em vigor nesse perodo, e sem sofrer influncia das prticas punitivas tribais, as Ordenaes Afonsinas (at 1512) e Manuelinas (at 1569), que em seguida passou-se para as Ordenaes Filipinas, cujo direito penal refletia-se dos tempos medievais em que os crimes eram confundidos com o pecado.

Passados os perodos da Independncia e da proclamao da Repblica, em janeiro de 1942 entra em vigor o Cdigo Penal (Decreto-lei n 2.848, de 07/12/1940), que ainda nossa legislao penal fundamental. Este foi reformado, em sua Parte Geral, por meio da Lei n 7.209/84, pelo resultado de um influxo liberal e de uma mentalidade humanista em que se procurou, segundo MIRABETE (2003),

criar novas medidas penais para os crimes de pequena relevncia penal, evitando-se o encarceramento de seus autores por curto lapso de tempo. Respeita a dignidade do homem que delinquiu, tratado como ser livre e responsvel, enfatizando-se a culpabilidade como indispensvel responsabilidade penal.

Segundo SANTIAGO (2007)1, o Direito Penal constitui um dos meios de controle social, ao lado da famlia, da escola, da profisso e dos grupos sociais, nas sociedades atuais, e tende a evitar determinados comportamentos sociais considerados indesejveis, especialmente os perigos (delitos), e o Direito Penal recorre, para isso, ameaa de imposio de distintas sanes caso tais condutas sejam realizadas. E MIRABETE (2007) completa ao afirmar que a aplicao das disposies penais so justificadas quando meios menos incisivos, como os de Direito Civil ou Direito Pblico, no bastam ao interesse de eficiente proteo aos bens jurdicos fundamentais (vida, integridade fsica patrimnio, costumes, paz pblica etc). Pode-se dizer, assim, que o fim do Direito Penal a proteo da sociedade e, mais precisamente, a defesa dos bens jurdicos, mas para a aplicao do Direito Penal preciso lanar mo de outra cincia, a do direito processo penal, em que se prev a forma de realizao e aplicao da lei penal, tornando efetiva sua funo de preveno e represso dos crimes. A execuo da pena propriamente dita regida pela Lei n 7.210, de 11 de julho de 1.984, que institui a Lei de Execuo Penal e em seu primeiro artigo j traz seu objetivo: Art. 1 - a execuo penal tem por objetivo efetivar as disposies de sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado. e mental, honra, liberdade,

1 SANTIAGO, Mir Puig. Direito Penal: fundamentos e teoria do delito. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007, p. 33.

Conforme NUCCI (2011)1, trata-se da fase do processo penal, em que se faz valer o comando contido na sentena condenatria penal, impondo-se, efetivamente, a pena privativa de liberdade, a pena restritiva de direitos ou a pecuniria. Segundo NUCCI (2011, p. 1003), se o sentenciado for condenado a cumprir pena privativa de liberdade, apenas se restringe seu direito de ir e vir, conservandose todos os outros direitos individuais como a integridade fsica, o patrimnio, a honra, a liberdade de crena e culto, entre outros. E dentre os direitos do preso elencados no art. 41 da Lei de Execuo penal, tem-se a assistncia educacional (inciso VII).

3 PERFIS GERAIS DOS SETENCIADOS NO BRASIL O Brasil configura-se em uma sociedade formada, em sua maioria, por indivduos das classes D e E. Segundo GARRIDO (2002, p. 20), A origem da desigualdade social no Brasil poltica. J MARTINS apud GARRIDO (2002, p. 20), afirma ainda que O crescimento econmico no nem suficiente nem necessrio para eliminar a pobreza. J vimos perodos de intenso crescimento econmico sem diminuio da desigualdade. Apesar de FOUCAULT2 (2004) dizer em sua obra Vigiar e Punir que s a educao pode servir de instrumento penitencirio, MESQUITA JNIOR (1999)3 vem trazer outra explicao, mais realista, em relao assistncia educacional prestada ao preso:
A instruo, normalmente deficiente no presdio, visa atender a maior populao carcerria, a de analfabetos. necessria a instruo, mas efetiv-la, com todas as eficincia que poder proporcionar, quase impossvel, em face da grande diferena de nvel educacional entre os condenados.

V-se na educao uma das prticas voltadas no s para a aquisio do saber em diversas reas do conhecimento, mas tambm um processo de integrao 1 NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e execuo. 8. Ed. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2011, p. 997. 2 FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir. 29. Ed. Petrpolis: Ed. Vozes, 2004, p. 224. 3 MESQUITA JNIOR, Sidio Rosa de. Manual de execuo penal: teoria e prtica: de acordo com a lei n 9.714/98. So Paulo: Atlas, 1999, p. 87.

s prticas de cidadania, profissionalizao valorizando o convvio em vrias vertentes sociais, alm de elevar os nveis de desenvolvimento humano no territrio brasileiro. Conforme o SindUTE:

Os dados publicados no parecer do Conselho Nacional de Educao que aprova as diretrizes para a educao em prises demonstram que 11,8% dos presos so analfabetos. Mas a principal deficincia na formao referese ao ensino fundamental: 66% da populao carcerria no o concluiu. Tambm chamam ateno os dados referentes ao perfil etrios dos presos: 73,83% so jovens, com idade entre 18 e 34 anos. Um vdeo exibido durante o Seminrio, com animaes e dados consolidados pelo Ministrio da Justia em 2006, elucidou outros aspectos do perfil da populao prisional brasileira: dos cerca de 470 mil presos no pas, 95% est na faixa dos considerados pobres ou muito pobres', 65% so negros, dois teros cometeram crimes sem ato de violncia, apenas 8,9% cometeram homicdios e a taxa de reincidncia dos presos libertados em crimes fica entre 50% e 80%.

necessrio salientar alguns dados sobre a situao desse perfil levando em considerao a ctis, pois a maioria dos presos de ctis preta e parda, so jovens e os crimes mais cometidos so furto e roubo, conforme TAB. 1 abaixo: Tabela 1. Perfil dos presos no Estado de Minas Gerais
CRIMES Homicdio Furto Roubo Trfico de drogas OUTROS (15 CRIMES) CTIS BRANCA PRETA E PARDA TOTAL DE PRESOS NO ESTADO 4011 8625 8341 7799 100 22% 47% 45% 42% 1% ESCOLARIZAO (Jun/12) ANALFABETOS ENSINO MDIO COMPLETO SUPERIOR COMPLETO 18494

1503 2688 141

8% 15% 1%

FAIXA ETRIA 12878 29267 31% 69% 18 a 29 30 a 45 46 a 60 Mais de 60 24458 15784 2643 448 56% 36% 6% 1%

TEMPO DA PENA DOS PRESOS At 04 anos 7303 39% De 04 a 08 anos 3934 21% De 08 a 15 anos 4034 22% Fonte: INFOPEN (dados atualizados at jun/2012)

No Estado de Minas gerais, a pesquisa se mostrou equiparada ao perfil geral do pas, tendo como principal delito o furto, a seguir roubo e trfico de entorpecentes. A diferena se constata quanto ao nvel de escolaridade quanto incidncia criminal, pois no se tratam de analfabetos, visto que cerca de 15% possuem o Ensino Mdio Completo.

4 Perfis dos sentenciados na cidade de Tefilo Otoni/MG


O trabalho em pauta vem demonstrar a situao educacional dos sentenciados na cidade de Tefilo Otoni, portanto deve se fazer algumas ressalvas quanto aos dados da pesquisa. No territrio, o furto o crime de maior incidncia seguido de roubo e na mesma proporo homicdio. Tanto o perfil nacional quanto o estadual, a maior prtica ilcita aps furto e roubo trfico por entorpecente, todavia, pode-se no precisar as motivaes do homicdio. Outro dado de extrema importncia na anlise do municpio o nvel educacional desses sentenciados, que composto por uma maioria de analfabetos, distinguindo assim dos padres do Estado. Os dados foram obtidos na Penitenciria de Tefilo Otoni, alm no presdio da cidade. A penitenciria possui capacidade para 300 presos e atualmente no possui vagas. Inaugurada em 1981, a instituio de 37 anos possui cursos profissionalizantes e trabalho assalariado. H escola e professores (no total 11 educadores) bem como amplo acerco bibliotecrio. Quanto ao nvel educacional, 7% so analfabetos e 4% possuem Ensino Mdio Completo. Nenhum sentenciado cursou a faculdade. No ano de 2011, segundo o Diretor Dr. Armando Amorim da Penitenciria Tefilo Otoni, oito detentos realizaram a prova do Enem, a fim de garantir o acesso ao Ensino Superior, todavia nenhum obteve a mdia necessria. O presdio da cidade possui 240 vagas, sendo que h 500 detentos no ambiente prisional. Inaugurado em 2008, no h cursos profissionalizantes, escola ou biblioteca. Dos presos, 7% so analfabetos e 3% possuem Ensino Mdio Completo. Nenhum preso realiza curso de nvel superior. Em 2011, conforme o Diretor do Presdio Juscelino Soares Martins, trinta e seis presos fizeram o Exame Nacional do Ensino Mdio como concluso do Ensino

Mdio e acesso faculdade. Nenhum alcanou a nota de corte para o acesso ao ensino superior. Apresenta na TAB.2, o perfil dos presos de Tefilo Otoni. Tabela 2. Perfil dos presos no Municpio de Tefilo Otoni.
ENQUADRAMENTOS Homicdio Furto Roubo Trfico de drogas OUTROS (15 CRIMES) CTIS BRANCA PRETA E PARDA ESCOLARIZAO (Jun/12) ANALFABETOS ENSINO MDIO COMPLETO FAIXA ETRIA 18 a 29 30 a 45 46 a 60 Mais de 60 QUANTIDADE 151 190 149 136 100 174 611 20 11 505 223 45 15 PERCENTUAL 17% 21% 17% 15% 11% 22% 76% 7% 4% 63% 28%

TOTAL DE PRESOS EM 800 TEFILO OTONI Fonte: INFOPEN (dados atualizados at jun/2012)

5 EDUCAO E FATORES SOCIOECONOMICOS: UMA QUESTO DE POLTICAS PBLICAS Segundo HENRIQUES (2002, p.13), a pobreza, aflige cerca de 34% da populao, que corresponde a 53 milhes de brasileiros pobres (...). A desigualdade no territrio compreende tanto fatores sociais, econmicos como tambm raciais. O autor esclarece ainda que:
A pobreza no Brasil tem cor. A pobreza no Brasil negra. Nascer negro no Brasil est relacionado a uma maior probabilidade de crescer pobre. A populao negra concentra-se no segmento de menor renda per capita da distribuio de renda do pas. Considerando os centsimos da distribuio de renda brasileira, observamos que de cada dez pessoas no segmento mais pobre da distribuio de renda, oito so negros. (HENRIQUES, 2002).

A desigualdade est em grande medida associada desigualdade na distribuio da educao no pas. Em entendimento semelhante, no prefcio da obra de HENRIQUES (2002), Sueli Carneiro ressalta: entre os fatores de reproduo

das desigualdades raciais, a educao ocupa lugar privilegiado pelo peso decisivo que ela tem. Henriques salienta que o peso relativo dos nveis de mais baixa escolaridade maior entre os negros do que entre os brancos e, alm disso, na medida em que se avana para nveis superiores de escolaridade, os negros perdem posies relativas frente aos brancos. Uma das mudanas em favorecimento ao negro no pas a poltica pblica de cotas raciais nas universidades federais brasileiras. Um recurso para dirimir as diferenas existentes, no s no plano racial, mas no aspecto econmico e social da nao. A partir dos dados obtidos acerca da escolaridade do preso no municpio de Tefilo Otoni, bem como no Estado de Minas Gerias, pode-se perceber que a educao um fator estritamente vinculado a as prticas sociais do indivduo, capaz de garantir a formao da cidadania, construindo um sujeito agente em seu meio, seja atravs de fatores polticos, culturais, religiosos, morais, financeiros, dentre outros. enfim, o desenvolvimento do indivduo de forma plena e satisfatria em sociedade. Contudo, se a educao no abrange a todos os indivduos, obter um nvel elevado desse ser no contexto da relao socioeconmica e cultural ser um fator negativo para desenvolvimento do pas e dos indivduos. H tempos antigos os detentores do saber eram aqueles que possuam um elevado padro econmico, com prestigio na sociedade e, sobretudo nas mos dos homens, s mulheres cabiam apenas o papel domiciliar. Esse foi o contexto vivenciado por dcadas. Ressalta-se que o pas favorece o cidado com as novas polticas pblicas voltadas para o acesso ao ensino, como por exemplo, por meio do Projeto Universidade para Todos (PROUNI), o Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM), o sistema de cotas sociais e raciais e das extenses das universidades e cursos distncia, presenciais ou semipresenciais. Assim, Waitz e Arantes (2010) descrevem de forma ntida esse processo:

10


A ditadura chega ao fim em 1985, mas deixa como legado as condies materiais e ideolgicas necessrias para a continuidade e aprofundamento de nossa insero subordinada e dependente no capitalismo internacional em todas as esferas, inclusive a educao em todos os seus nveis, entre eles o superior. Por outro lado, nunca na histria do pas foram abertas tantas universidades particulares como nos anos 80 e 90. Expanso impulsionada pelas polticas de iseno fiscal para os empresrios da educao. (...) o projeto de reforma do estado brasileiro faz parte de um projeto mundial do neoliberalismo, que pretende introduzir nas funes pblicas os valores e critrios do mercado, disseminando a idia de que todos devem pagar pelo que recebem. Por outro lado, atravs dessas reformas, o ensino superior ficou mais acessvel populao como um todo, amenizando a elitizao que percorreu toda a histria da educao neste pas.

Deste modo, a educao se desenvolve, como ressalta Ricardo Henriques, conforme avanamos no ciclo educacional e, portanto, conforme aumentam os desafios e complexidades do sistema escolar, constatamos a tendncia de ampliao das distncias entre crianas e jovens brancos e crianas e jovens negros, independente dos progressos universais identificados na dcada de 90. O crescimento da educao em ensino superior aumentou de tal maneira que a tecnologia foi mais um achado para colaborao da educao, uma vez que a distncia no se torna mais um problema, mais um obstculo para aqueles que desejam se engajar no ensino superior, assim sendo possvel com a EAD. Como bem define SOTO (2009):
(...) termo EAD entendido como Educao a Distncia, agrega-se nele uma viso sociointeracionista, destacando o processo de ensinoaprendizagem, o estudante e a construo compartilhada do conhecimento, possvel pelas interaes dialgicas entre os diferentes participantes desse processo. O emprego da expresso ensino a distncia despreocupa-se com a aprendizagem do aluno. O que existe na educao a distncia virtual a possibilidade da sala de aula e no ela em si. O ambiente virtual de aprendizagem, que representa a sala de aula on-line, um conjunto de interfaces, ferramentas e estruturas decisivas para a construo da interatividade e da aprendizagem (...)

Nesse mesmo entendimento GARRIDO (2002):

11


A democratizao do acesso e a garantia de no evaso e de concluso do curso superior dependem de polticas de incluso social, de distribuio de renda, de erradicao da indigncia e da pobreza que afetam mais de metade dos brasileiros, e de prvia democratizao do acesso a (e de concluso de) um ensino mdio de alto nvel. O treinamento profissional permanente ser a primeira indstria do mundo nas prximas trs dcadas, valendo-se, cada vez mais, de recursos on-line e, cada vez menos, de recursos tradicionais. A liberdade de escolha e de elaborao de um projeto prprio de carreira depende muito mais do conhecimento das influncias recebidas do que da sua ausncia.

6 ENEM: FORMA DE INGRESSO DO PRESO AO ENSINO SUPERIOR

O ENEM foi criado em 1999 pelo Ministrio da Educao no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e sua inicial era avaliar o nvel de ensino das escolas pblicas de nvel mdio. Somente dois anos aps sua criao, como marco histrico do ENEM, foi ter conseguido atingir a marca de um milho de inscritos, conseguido aps uma campanha de massa feita pelo Governo Federal1. Segundo matria encontrada no stio enem.info2, em 2009 o ENEM passou por uma grande reformulao:
As notas obtidas no Exame, atravs da criao do SISU, que o Sistema de Seleo Unificada, comearam a ser usadas como forma de ingresso nas Universidades Federais. O ENEM passou a ser utilizado como forma de pontuao do Programa Universidade Para Todos PROUNI e substituiu o antigo Exame Nacional para Certificao de Competncias de Jovens e Adultos ENCCEJA, para pessoas que no haviam concludo o ensino mdio.

Segundo o enem.info, em outra parte de seu stio3, em 2012 houve recorde de inscries comparado com as edies anteriores do ENEM. Foram aproximadamente seis milhes de candidatos. nesse nterim que so contemplados os sentenciados do poder judicirio. J consta em vrios artigos e matrias jornalsticas que indivduos que cometeram delitos penais tambm podem fazer o exame do Enem, como se verifica a seguir:

enem.html>. Acesso em 13 jul. 2012. 2 Idem. 3 http://www.enem.info/enem-2012/inscricoes-enem-2012-em-unidades-prisionais.html. Acesso em 13 jul. 2012.

1 Histria do ENEM. (S.I), 21 jan. 2012. Disponvel em <http://www.enem.info/enem/historia-do-

12


Sete presos do Maranho, que esto em regime semi-aberto, conseguiram pontuao, como excedentes, no ENEM. Conforme o coordenador geral de Educao do Sistema Prisional, Joo Lelis Matos, todos esto em regime semiaberto. 'Caso consigam ingressar, podero estudar e trabalhar durante o dia e voltar noite para a penitenciria', explicou. No municpio de Porto dos Gachos (663 Km a mdio-norte de Cuiab) o preso Clcio Teodoro Koblitz, 26, condenado a 15 anos de recluso por homicdio qualificado, concluiu esta semana o curso superior em Gesto Financeira, na faculdade Facinter/Fater. (...) o preso que acaba de concluir o ensino superior disse que a conquista representou uma grande vitria em sua vida. Antes de ser preso eu nunca tinha sonhado com essa possibilidade de ter um curso superior e achava que nunca seria capaz de conseguir esse feito, porm 1 mesmo de dentro da cadeia eu consegui realizar esse sonho, afirmou .

Depoimento interessante foi do preso por trfico de drogas, Jackson Santos de Queiroz, de 39 anos. Condenado a 15 anos e dois meses de recluso: Acredito que tudo comea com a educao. Hoje percebo como eu era e como sou agora, disse Jackson. Hoje, Jackson est no 5 perodo do curso de pedagogia, pelo EADCOM, e agrega aprendizado educacional numa evoluo pessoal. Jackson pretende dar continuidade aos estudos fazendo ps-graduao em psicopedagogia. Tenho a conscincia de que serei sempre um ex-presidirio, entretanto, serei uma pessoa que sair do sistema qualificado, com capacitao em nvel superior, enfatizou (CUIABANO, 2012)2. MESQUITA JNIOR (1999, p. 89) vem robustecer e dar validade ao depoimento do preso Jackson: um curso superior , sem dvida, uma chave que abre as portas do mercado de trabalho. Por tal razo, a educao de 3 grau o melhor caminho para a ressocializao do condenado. Entretanto, o caminho realizado pelo adulto privado de liberdade para se inscrever e a data de realizao do ENEM so diferentes dos candidatos em geral. Em relao ao dia de realizao da prova pelo preso, deve ser feito em dias teis e no em finais de semana, justamente para no afetar o direito do preso das visitas ntimas e de sua famlia, e com isso tambm estaria evitando transtornos para a administrao penitenciria.

1 Disponvel em: <http://www.seap.ba.gov.br/index.php/125-internos-do-sistema-prisional-saoaprovados-no-enemPatrocinados>. Acesso em: 13 jul. 2012. 2 Disponvel em: <http://mteseusmunicipios.com.br/NG/conteudo.php?sid=44&cid=2610>. Acesso em: 22 jul. 2012.

13

Segundo o enem.info1, relativo ao ENEM 2012, o candidato (preso) deve procurar o diretor pedaggico de sua unidade prisional e solicitar que este faa sua inscrio que ocorrer no perodo de 15 de outubro 5 de novembro do corrente ano exclusivamente pelo stio do Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, INEP (http://enem.inep.gov.br), e a prova, para o preso, ser aplicada nos dias 04 e 05 de dezembro deste ano, diferentemente dos candidatos em geral em que realizaram a prova nos dias 03 e 04 de novembro de 2012. O diretor pedaggico tem que informar o nmero da unidade prisional e o nmero do CPF do preso e tambm informar se este necessita de algum atendimento especial. O enem.info2 ainda esclarece que por questo de segurana, nas unidades prisionais onde sero aplicadas as provas do ENEM, por funcionrios contratados pelo INEP acompanhados por agentes penitencirios ou socioeducativos, devem ser equipadas com instalaes escolares, para evitar o deslocamento dos detentos para realizar o Exame. Ainda segundo o enem.info3:
(...) no dia 4 de dezembro os candidatos realizaram provas com questes sobre Cincias humanas e suas tecnologias e Cincias da natureza e suas tecnologias. No dia 5 de dezembro as provas sero sobre Linguagens, Cdigos e sua tecnologias, Matemtica e suas tecnologias e prova de redao. (enem.info, 2012).

7 A LEI DE EXECUO PENAL N 7.210/84: ACESSO EDUCAO E RESSOCIALIZAO DO PRESO

Diante do exposto, de extrema importncia trazer em pauta a acessibilidade dos sentenciados pelo poder judicirio ao Ensino Superior, inclusive atravs do Enem.

1 Inscries ENEM 2012 em Unidades Prisionais. (S.I), 09 out. 2012. Disponvel em


<http://www.enem.info/enem-2012/inscricoes-enem-2012-em-unidades-prisionais.html>. Acesso em 09 out. 2012. 2 Idem. 3 Idem.

14

A lei n 7.234 de 11 de julho de 1984, ampara esses indivduos. Entende-se que esta lei vem como incentivo educao e forma de ressocializao do detento ao ser novamente inserido na sociedade:

Art. 126. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poder remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de o execuo da pena. 1 A contagem de tempo referida no caput ser feita razo de: I - 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequncia o escolar - atividade de ensino fundamental, mdio (); 2 As atividades de o estudo a que se refere o 1 deste artigo podero ser desenvolvidas de o forma presencial ou por metodologia de ensino a distncia (); 5 O tempo a remir em funo das horas de estudo ser acrescido de 1/3 (um tero) no caso de concluso do ensino fundamental, mdio ou superior o durante o cumprimento da pena, (). 6 O condenado que cumpre pena em regime aberto ou semiaberto e o que usufrui liberdade condicional podero remir, pela frequncia a curso de ensino regular ou de educao profissional, parte do tempo de execuo da pena ou do perodo de prova, (). (Lei n. 7.210/84).

A partir da anlise da lei de execuo penal, bem como a realidade educacional dos presos, v-se a necessidade da discusso acerca da ressocializao do sentenciado atravs do ingresso ao ensino superior, pois h direitos que lhe so concedidos atravs da Constituio Federal e Leis esparsas. A insero deste individuo na sociedade, aps o cumprimento da sentena, motivo de grande preocupao. Afinal, como conviver com algum que agiu de forma ilcita, que transgrediu as normas do estado? Acredita-se que o infrator deve ser punido de forma eficaz, justa e eficiente, pois uma vez recuperado, dever reincorporar-se sociedade e agir conforme os ditames da lei. No entanto, o que se tem comumente no Brasil, so instituies que no cumprem o papel ressocializante. Ao contrrio, nos veculos de comunicao o que no falta so notcias de rebelies, fugas e reincidncias de delitos por indivduos que acabaram de sair do sistema prisional. Enfim, o que seria necessrio para a reintegrao desse individuo na sociedade, desprovido de estigmas de seu passado? atravs da educao que o mundo se transforma, que a vida evolui, que os pensamentos so formados e a partir da, atitudes so tomadas e o crescimento individual e coletivo se perfaz. O sentenciado tem o direito educao, como j mencionado anteriormente.

15

Com o estmulo e divulgao dos meios de se alcanar o Ensino Superior, os sentenciados no apenas se beneficiariam com a remio da pena, esse seria um efeito colateral, mas sim com o benefcio de sair com uma profisso, o que lhe proporcionaria melhores oportunidades de trabalho. Sua vida no teria ficado suspensa com o cumprimento da pena, ela continuaria, atravs do estudo e assim como toda pessoa com uma perspectiva de trabalho, salrio e respeito pela sociedade. Sabe-se que o sentenciado pode cursar o Ensino superior tanto presencialmente como ao Ensino Superior Distncia, dependo apenas de sua escolha e das formalidades necessrias para a matricula e frequncia no curso escolhido. Pensamento semelhante apresenta-se na publicao:

A melhor interpretao que se deve dar lei aquela que mais favorea a sociedade e o preso, e por aqui no possvel negar que a dedicao rotineira deste ao aprimoramento de sua cultura por meio do estudo contribui decisivamente para os destinos da execuo, influenciando de forma positiva em sua (re)adaptao ao convvio social. Alis, no raras vezes o estudo acarretar melhores e mais sensveis efeitos no presente e no futuro do preso (...) do que o trabalho propriamente dito. Tanto quanto possvel, em razo de seus inegveis benefcios, o aprimoramento cultural por meio do estudo deve constituir um objetivo a ser alcanado na execuo penal, e um grande estmulo na busca deste ideal a possibilidade de remir a pena privativa de liberdade pelo estudo. Marcando definitivamente seu posicionamento a respeito, o Superior Tribunal de Justia editou a Smula 341, que tem a seguinte redao: A frequncia a curso de ensino formal causa de remio de parte do tempo de execuo de pena sob regime fechado ou semiaberto. (Revista Consultor Jurdico, 2011)1.

Com o estmulo e divulgao dos meios para se alcanar o Ensino Superior, os sentenciados no apenas se beneficiariam com a remio da pena, esse seria um efeito colateral, mas sim com o beneficio de sair com uma profisso, o que lhe proporcionaria melhores oportunidades de trabalho. A vida dessas pessoas no teria ficado suspensa com o cumprimento da pena, continuaria, atravs do estudo e assim como todo cidado com uma perspectiva de trabalho, salrio e respeito pela sociedade.

1 Disponvel em <http://www.conjur.com.br/2011-jul-12/remicao-pena-estudo-aplicavel-condenadocrime-hediondo>. Acesso em 13 jul. 2012.

16

Sabe se que o sentenciado pode cursar o Ensino Superior tanto de forma presencial quanto distncia, mas depender do regime de cumprimento de pena, da estrutura da penitenciria/presdio e se h homologao do Poder Judicirio, ouvida a Administrao Penitenciria. MESQUITA JNIOR (1999, p. 91) vem esclarecer que se o Estado no possibilita a assistncia educacional no mbito do 3 grau, o condenado ter direito a frequentar, em qualquer local, mesmo que fora do estabelecimento, e em qualquer regime, o curso superior a que esteja habilitado.

CONCLUSO Aps realizada a pesquisa de campo acerca do perfil do sentenciado, demonstrando o percentual dos crimes cometidos, faixa etria e grau de escolaridade, bem como sua situao socioeconmica, constatou-se que pouca a participao do preso na realizao das provas do ENEM com foco no ingresso ao Ensino Superior, pois, como se viu, grande parte da massa carcerria ou analfabeta ou possui ensino fundamental incompleto. A educao, apesar de acessvel, torna-se distante e quase inatingvel no sistema prisional, seja por falta de informao ou de estmulo aos indivduos em que em um momento de sua vida cometeram delitos e tiveram sua liberdade privada, e que ao possu-la novamente no estar preparado para enfrentar a sociedade que ainda preconceituosa e devido diversos fatores, os egressos acabam por voltar criminalidade por falta principalmente de conhecimento, educao, instruo. E esse despreparo intelectual no por falta de oportunidade de se estudar, mas abrange um contexto maior em que impera no Brasil a desigualdade social (misria), corrupo e desvio de recursos pblicos. Pelo que se verifica, mesmo o cidado na condio de encarcerado, ainda sim tem oportunidade de estudar e atingir o nvel superior de ensino. Ao fazer uma anlise crtica deste estudo, observa-se que h a necessidade de aes polticas no somente que favoream o acesso do sentenciado ao ensino, mas haver investimentos, sem desvio do errio, na educao pblica da populao em geral, pois o nvel de escolaridade dos presos detectado por esta pesquisa

17

indicativo de que a sociedade, principalmente a de baixa renda, no possui educao de qualidade. Portanto, nas palavras de FOUCAULT (2004, p. 223) em que diz que A questo do encarceramento penitencirio uma questo de educao, que se conclui que por meio do acesso educao, em seus mais diversos nveis e formas, que o indivduo preso conseguir realmente se ressocializar.

REFERNCIAS
ARANTES, Magda Patrcia C.; WAITZ, Ins Regina. Polticas Pblicas Para o Ensino Superior: O Processo de Democratizao do Acesso. Anurio de Produo Acadmica Docente, Vol. III. Valinho: Anhanguera Educacional S. A, 2010. Disponvel em http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/view/1591/751. Acesso em 22 de jul. de 2012 BRASIL. Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execuo Penal. Dirio Oficial da Unio. Poder Legislativo, Braslia, DF, 13 jul. 1984. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm>. Acesso em 22 jul. 2012. CUIABANO, Lidiana. Educao superior gera oportunidades a reeducandos. Assessoria/Sejusp-MT, (S.I.), 22 jun. 2010. Disponvel em: <http://mteseusmunicipios.com.br/NG/conteudo.php?sid=44&cid=2610>. Acesso em: 22 jul. 2012. FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir. 29. Ed. Petrpolis: Ed. Vozes, 2004, p. 224. GARRIDO, Susane Lopes, et al. Os rumos da educao superior. So Leopoldo: UNISINOS, 2002. HENRIQUES, Ricardo. Raa e gnero no sistema de ensino: os limites das polticas universalistas na educao. Braslia: UNESCO, 2002. Disponvel em:

18

<http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129720por.pdf>. Acesso em 18 de jul. de 2012. Histria do ENEM. (S.I), 21 jan. 2012. Disponvel em <http://www.enem.info/enem/historia-do-enem.html>. Acesso em 13 jul. 2012. Inscries ENEM 2012 em Unidades Prisionais. (S.I), 09 out. 2012. Disponvel em <http://www.enem.info/enem-2012/inscricoes-enem-2012-em-unidadesprisionais.html>. Acesso em 09 out. 2012. JUNQUEIRA, Gustavo Octaviano Diniz. Direito Penal. 10 Ed. Rev. e atual. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.

MESQUITA JNIOR, Sidio Rosa de. Manual de execuo penal: teoria e prtica: de acordo com a lei n 9.714/98. So Paulo: Atlas, 1999. MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal. 19. Ed. So Paulo: Atlas, 2003. Preso conclui curso superior em presdio. GAZETA DIGITAL, (S.I.), 15 jan. 2012. Disponvel em <http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/materia/275940>. Acesso em 13 jul. 2012. Remio aplicvel a condenado por crime hediondo. Consultor Jurdico, 12 jul. 2011. Disponvel em <http://www.conjur.com.br/2011-jul-12/remicao-pena-estudoaplicavel-condenado-crime-hediondo>. Acesso em 13 jul. 2012. Sete internos do sistema penitencirio podero cursar ensino superior. SEAP, Bahia, 15 jan. 2012. Disponvel em: <http://www.seap.ba.gov.br/index.php/125-internos-dosistema-prisional-sao-aprovados-no-enemPatrocinados>. Acesso em: 13 jul. 2012. SOTO, Ucy. Linguagem, educao e virtualidade. Experincias e reflexes. So Paulo: Cultura Acadmica, 2009. Disponvel em: <http://api.ning.com/files/waNyW1nCrVWncWH3xMJmMIZq7xBF*5paLdjDpstJ8vC9

19

EGhgw6XI6WvfM8LZuftH9hVdh4LzEk4N3WfqkF39liI3ZjN-Z7c/LIVRO_Linguagem_ educacao_e_virtualidade.pdf>. Acesso em 19 de jul. de 2012. LEILA, Leal, MG: detentos aprovados no Enem ingressam no ensino superior. SindUTE, (S. I.). Disponvel em: <http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID= 522>. Acesso em: 13 jul. 2012.

Anda mungkin juga menyukai