Anda di halaman 1dari 24

MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS DIRETORIA DE RELAES EMPRESARIAIS E COMUNITRIAS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE CONVNIOS

Agosto, 2006

APRESENTAO

No cumprimento do papel que lhe cabe como gestor das atividades relativas extenso, interao e ao intercmbio entre o CEFET-GO e os poderes pblicos, as organizaes produtivas e as representaes sociais em geral, a Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias institui este Manual de Procedimentos de Convnios, destinado as coordenaes, gerncias, diretorias e a comunidade em geral, onde esto descritas as orientaes bsicas para a formulao e apresentao de projetos, com vistas a permitir a prestao de mais e melhores servios pblicos sociedade. O presente manual engloba aspectos relacionados ao processo de formalizao de convnios, conceitos e definies, alm dos procedimentos necessrios execuo e prestao das contas de convnios. Trata-se de importante instrumento a servio de todos aqueles que dedicam suas atividades a aes que garantam a articulao entre o Ensino, a Pesquisa e a Extenso e que, dessa forma, contribuem para a consecuo dos objetivos do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois. Ao tornar disponvel esta publicao, a Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias espera facilitar e aperfeioar o processo de celebrao de convnios, importante mecanismo para a prestao da cooperao tcnica e financeira. Esperase, ainda, que as coordenaes, gerncias, diretorias e a comunidade em geral, possam apresentar sugestes e crticas para que nova verso do Manual de Procedimentos de Convnios possa ser melhorada e aperfeioada. Paulo Francinete Silva Jnior Diretor de Relaes Empresariais e Comunitrias CEFET-GO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONVNIOS CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS 1 DIRETORIA DE RELAES EMPRESARIAIS E COMUNITRIAS - DiREC 4 ATRIBUIES DA DiREC 4 ORGANOGRAMA DA DIRETORIA DE RELAES EMPRESARIAIS E COMUNITRIAS 4 1.0 - CONVNIOS ADMINISTRATIVOS 5 2.0 - TIPOS DE ACORDOS 5 2.1 - Termo de Cooperao (Modelo Anexo 1) 5 2.2 - Termo de Convnio (Modelo Anexo 2) 5 2.3 - Termos Aditivos 6 2.4 - Termo de Convnio de Estgio 6 2.5 - Acordos Internacionais 6 3.0 -TRAMITAO 7 3.1 - Convnio de Estgio 7 3.2 - Convnios, Termos de Cooperao e Termos Aditivos 7 3.2.1 - Via Coordenao 8 3.2.2 - Via Gabinete do Diretor 8 4.0 - ARQUIVAMENTO 8 5.0 - MINUTA DE CONVNIO (CONTEDO) 8 6.0 - ATRIBUIES DO COORDENADOR DO CONVNIO 9 7.0 - CUIDADOS DURANTE A EXECUO DO CONVNIO 10 8.0 - PRESTAO DE CONTAS FINAL 10 ANEXO 1 -MINUTA DE TERMO DE COOPERAO 12 Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois 12 ANEXO 2 - MINUTA DE TERMO DE CONVNIO 14 Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois 14 Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias 14 ANEXO 3 MODELO DE PLANO DE TRABALHO 16 Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois 16 ANEXO 4 - MINUTA DE TERMO ADITIVO 17 Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois 17 ANEXO 5 - MINUTA DE TERMO CONVNIO DE ESTGIO 18 Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois 18 TTULO II - DO ESTGIO CURRICULAR 18 Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois 21 ANEXO 6 - MINUTA DE TERMO DE COOPERAO COM INSTITUIO INTERNACIONAL 23 Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois 23

DIRETORIA DE RELAES EMPRESARIAIS E COMUNITRIAS - DiREC A DiREC a diretoria que planeja, coordena, controla, avalia, bem como executa as atividades relativas extenso, interao e ao intercmbio da Instituio com o setor produtivo, em particular, e a sociedade em geral. ATRIBUIES DA DiREC A DiREC um rgo da Administrao do CEFET-GO subordinado Diretoria Geral, que tem por finalidade orientar a realizao dos convnios, registrar, acompanhar sua execuo, solicitar a prestao de contas e relatrios dos convnios firmados pelo CEFET-GO, bem como a de assessorar as demais Diretorias, quando necessrio, nos assuntos relativos s relaes institucionais do CEFET-GO.
ATRIBUIES DO DIRETOR DE RELAES EMPRESARIAIS E COMUNITRIAS

O Diretor da DiREC tem as seguintes atribuies: Acompanhar, supervisionar e avaliar a execuo dos planos, programas e projetos da Instituio, propondo, com base na avaliao de resultados, a adoo de providncias relativas reformulao dos mesmos e exercer as atividades relativas extenso, interao e ao intercmbio da Instituio com o setor produtivo, em particular, e a sociedade, em geral; Analisar as propostas de Convnios; Encaminhar e acompanhar processos de Convnios em sua tramitao; Elaborar sugestes para aprimorar o processo de acompanhamento dos Convnios; Viabilizar contatos com entidades da sociedade que possam vir a firmar convnios de parceria com o CEFET-GO.

ORGANOGRAMA DA DIRETORIA DE RELAES EMPRESARIAIS E COMUNITRIAS

DIRETORIA DE RELAES EMPRESARIAIS E COMUNITRIAS

Gerncia de Relaes Empresariais

e Comunitrias (GRECOM)

Coordenao de Extenso

Coordenao de Produo e Pesquisa

Coordenao do Servio de Integrao EscolaEmpresa (COSIE-E)

CONVNIOS
(Embasamento Legal)
Constituio Federal Art. 37 Inciso XXI Lei 8666 de 21 de junho de 1993. Lei n 8.958 de 20 de dezembro de 1994. Decreto n 5.205 de 14 de setembro de 2004. Instruo Normativa n. 01 de 15 de janeiro de 1997.

1.0 - CONVNIOS ADMINISTRATIVOS

So acordos firmados por entidades pblicas de qualquer espcie, ou entre estas e organizaes particulares, para realizao de objetivos de interesse comum dos partcipes. Nos Convnios, diferentemente dos Contratos, os partcipes tm interesses coincidentes, podendo haver, apenas, diferenas na cooperao de cada um, segundo as suas possibilidades para consecuo do objetivo comum, desejado para todos. Os Convnios / Contratos / Cooperao tm vigncia mxima de 60 meses conforme Art. 57 da Lei 8666/93.
2.0 - TIPOS DE ACORDOS

2.1 - Termo de Cooperao (Modelo Anexo 1) So acordos, entendidos como protocolo de intenes, cujos objetivos, pela amplitude, podem ser confundidos com os objetivos da prpria instituio. Para a realizao dos objetivos propostos as partes devero formalizar termo de convnio especfico para cada uma das atividades. 2.1.1 - Documentos necessrios para formalizao de Termo de Cooperao: a) Memorando do Coordenador ao Diretor de Relaes Empresariais e Comunitrias encaminhando a Minuta de Cooperao e justificando o interesse e a importncia da formalizao do Acordo; b) Minuta de Cooperao (Anexo 1); c) Extrato da ata da reunio da coordenao na qual foi aprovado o Termo de Cooperao; d) Cpia do Estatuto Social da instituio a ser conveniada; e) Ata da eleio do representante legal da instituio a ser conveniada ou documento equivalente; f) Cpia do RG e CPF do representante legal da instituio conveniada; g) Cpia do CNPJ da instituio conveniada 2.2 - Termo de Convnio (Modelo Anexo 2) So acordos cujos interesses das partes so definidos conforme PLANO DE TRABALHO (Anexo 3) detalhado de acordo com o disposto no pargrafo 1 do Art. 116 da Lei 8666/93, quando da assinatura do mesmo, o que no impede que alteraes sejam propostas futuramente. As possveis alteraes podem ser propostas mediante Termos Aditivos a serem apreciados durante a vigncia do acordo.
5

2.2.1 - Documentos necessrios para formalizao de Termo de Convnio: a) Memorando do Coordenador ao Diretor de Relaes Empresariais e Comunitrias encaminhando a Minuta de Convnio e justificando o interesse e a importncia da formalizao do Convnio; b) Minuta do Convnio (Anexo 2); c) Plano de Trabalho (Anexo 3), conforme Art.116 da Lei 8.666/93; d) Quando o convnio envolver fundaes de apoio, anexar autorizao(es) para participao individual em projetos, devidamente aprovada(s) em reunio de coordenao; e) Extrato da ata da reunio da coordenao na qual foi aprovado o Plano de Trabalho (Anexo 3) assinado e do Termo de Convnio; f) Cpia do Estatuto Social da(s) instituio(es) conveniada(s); g) Ata da eleio do representante legal da instituio conveniada ou documento equivalente; h) Cpia do RG e CPF do representante legal da instituio conveniada; i) Cpia do CNPJ da instituio conveniada. 2.3 - Termos Aditivos Visam excluso, alterao ou incluso de alguma clusula no intuito de completar informaes ausentes nos diversos instrumentos assinados. vedado modificar, mediante Termo Aditivo, o objeto do Acordo Principal, bem como ampliar ou diminuir o trabalho previamente programado e, tampouco, aproveitar saldo financeiro/oramentrio remanescente do Convnio. O Termo Aditivo deve especificar com clareza as modificaes com relao ao Acordo Principal (Modelo Anexo 4). 2.4 - Termo de Convnio de Estgio Convnio de Estgio o firmado entre o CEFET-GO e a Unidade Concedente com o objetivo de viabilizar estgios aos estudantes matriculados nos cursos do CEFET-GO (Modelo Anexo 5). De acordo com a legislao vigente (Decreto 87.497/82 e Lei n 6.494/77), para caracterizao do estgio necessria, entre a Instituio de Ensino e pessoas jurdicas de direito pblico e privado, a existncia de instrumento jurdico (convnio), periodicamente reexaminado, no qual esto acordadas todas as condies de realizao daquele estgio. 2.5 - Acordos Internacionais Os acordos internacionais normalmente iniciam como um protocolo de intenes, viabilizados por meio de Termo de Cooperao (Anexo 6), que viabilizam parcerias acadmicas, cientficas, tcnicas e culturais com instituies estrangeiras, contribuindo, desse modo, para o cumprimento da misso da universidade.

Para a realizao de objetivos especficos as partes devero formalizar termo de convnio para cada uma das atividades a serem realizadas. Modelo Anexo 2. 2.5.1 - Documentos necessrios para formalizao de Acordos Internacionais: a) Memorando do Coordenador ao Diretor de Relaes Empresariais e Comunitrias encaminhando a Minuta de Acordo de Cooperao Internacional e justificando o interesse e a importncia da formalizao do Acordo; b) Minuta de Acordo de Cooperao Internacional; c) Extrato da ata da reunio da coordenao na qual foi aprovado o Termo de Cooperao Internacional; d) Homologao pela DiREC e encaminhamento ao Gabinete do Diretor Geral. O Gabinete do Diretor Geral encaminhar o processo para a Assessoria Internacional do Ministrio da Educao, que tem como uma de suas competncias bsicas assistir ao Ministro de Estado e aos dirigentes dos rgos e entidades do Ministrio da Educao na coordenao e superviso dos assuntos internacionais, bilaterais e multilaterais, no campo da educao.
3.0 -TRAMITAO

3.1 - Convnio de Estgio A proposio da formulao legal para a realizao de estgio tem a seguinte tramitao: a) Solicitao de realizao de Convnio a Coordenao do Servio de Interao Escola-Empresa (COSIE-E) da DiREC; b) Envio pela COSIE-E de ficha de cadastro Empresa/Instituio para preenchimento e assinatura; c) Devoluo da ficha de cadastro e de cpia da documentao da Empresa/Instituio a COSIE-E; d) Preenchimento de trs vias do termo de convnio de estgio e assinatura do Diretor Geral; d) Envio pela COSIE-E das trs vias do termo de convnio de estgio Empresa/Instituio para assinatura; e) Devoluo das trs vias do termo de convnio de estgio, devidamente assinadas, a COSIE-E, que providenciar o registro do convnio; f) Envio do processo contendo uma cpia original do Convnio, ficha cadastral e cpia da documentao da Empresa/Instituio para Diretoria de Administrao e Planejamento (DAP), que providenciar publicao do extrato do convnio no DOU. g) Aps o procedimento anterior, o processo ser arquivado na DiREC/COSIE-E. 3.2 - Convnios, Termos de Cooperao e Termos Aditivos A Tramitao de Propostas de Convnios, Termos de Cooperao e Termos Aditivos pode se dar de duas maneiras:

3.2.1 - Via Coordenao a) Havendo interesse na formalizao de algumas das modalidades indicadas, o interessado pode procurar a DiREC, que o orientar na elaborao da minuta e montagem do processo; b) A minuta preenchida dever ser submetida reunio da coordenao para anlise e, se aprovada, o processo ser protocolado e encaminhado DiREC que se encarregar de proceder os trmites necessrios tais como: - Solicitao do Parecer Jurdico (Via Procuradoria Federal); - Solicitao aos proponentes de adaptaes da minuta e anexao de documentos necessrios para a aprovao da proposta; c) A DiREC dever providenciar a assinatura do Diretor Geral (em trs vias) e a Coordenao e/ou Unidade responsvel pelo convnio, a assinatura dos Convenentes, testemunhas e intervenientes, quando houver. d) Aps assinaturas, no caso de haver repasse financeiro, deve-se encaminhar o convnio DAP para registro no Sistema de Gesto de Convnios (SICONV), publicao no Dirio Oficial da Unio, empenho no SIAFI e outras providncias cabveis. e) A Coordenao e/ou Unidade indicam o coordenador para o referido acordo. f) O Gabinete da Direo Geral elabora Portaria e encaminha para assinatura do Diretor Geral. Aps, a DiREC envia cpia da Portaria e do Convnio ao Coordenador da rea a que se vincula o acordo. g) Uma das vias originais ser enviada ao Convenente, permanecendo uma via arquivada na DiREC para fins de consulta. 3.2.2 - Via Gabinete do Diretor Quando o interesse de uma Instituio externa ao CEFET-GO em formalizar Convnios recebido pelo Diretor Geral, segue o Convnio a seguinte tramitao: a) Ao receber a minuta, acompanhada de ofcio justificando a necessidade do Convnio, o Gabinete do Diretor abre o processo (no protocolo), encaminha DiREC para que esta examine e registre o acordo com as normas de Convnios do CEFET-GO; b) A DiREC envia o processo (s) Coordenao(es) que esteja(m) relacionada(s) com o assunto do Convnio, para que se pronuncie(m) a respeito de seu interesse pelo objeto do convnio; c) A continuidade da tramitao ser a mesma do caso anterior.
4.0 - ARQUIVAMENTO

At o cumprimento final do Convnio, a documentao original permanecer arquivada na Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias (DiREC). Aps o encerramento, o processo ser encaminhado para arquivamento no Arquivo Geral do CEFET-GO.
5.0 - MINUTA DE CONVNIO (CONTEDO)

Dever ser elaborada pela parte interessada e dela devem constar os seguintes itens:
8

a) Cabealho: Qualificao das partes, endereo, CGC/MF das mesmas, dados de identificao de seus representantes legais (nome completo, nmeros de CPF e RG) alm da referncia sujeio a Lei n 8.666/93 e Instruo Normativa n 01/97/STN, se houver recurso financeiro e as Resolues vigentes competentes em cada caso. Obs.: Quando uma fundao de apoio for parte dever ser mencionada a Lei 8958/94 e o Decreto no 5205/2004. b) Objeto: Deve ser descrito com clareza suficiente, para no suscitar duplicidade de interpretao. c) Da Execuo: Em se tratando de Termo de Cooperao, haver uma clusula que determine os elementos necessrios aos projetos especficos que formalizaro os Termos de Convnios para a sua execuo (ver Anexo 2) Em se tratando de Convnios, a clusula far referncia ao Plano de Trabalho (ver Anexo 3). d) Das Obrigaes: fundamental que se saiba o que cabe a cada um dos envolvidos no Convnio, tanto aquele relativo ao CEFET-GO quanto os do convenente e do interveniente, se houver. e) Dos Recursos: Em se tratando de Convnio que envolva recursos financeiros-oramentrios, devem ser especificados: elemento de despesa, valor total e cronograma de desembolso. f) Da Propriedade Industrial e/ou Direitos Intelectuais: Quando necessrio, uma clusula que normatize os direitos de propriedade industrial ou intelectual dever ser contemplada. g) Da Vigncia Em conformidade com a legislao federal (art. 57 da Lei 8666/93), os Acordos no podem vigorar por um prazo superior a 05 (cinco) anos, estando vedada sua prorrogao. A legislao em vigor permite que novo convnio seja feito. As condies para uma possvel resciso devero ser formuladas observando sempre o no prejuzo das atividades em andamento e os crditos dos benefcios pelo perodo de sua vigncia. h) Do Foro: Deve ser sempre o Foro da Justia Federal, Seo Judiciria de Gois, Circunscrio de Goinia exceto para os Convnios Internacionais que dever ser o do Distrito Federal.
6.0 - ATRIBUIES DO COORDENADOR DO CONVNIO

Designado em portaria, o coordenador do convnio tem por atribuio acompanhar toda a execuo do Convnio, adotando as medidas administrativas necessrias ao fiel cumprimento das disposies do Convnio, assim como prestar contas no prazo de 60 dias aps o trmino da vigncia do convnio, ou quando solicitado pela Diretoria do CEFET-GO. O coordenador do convnio deve se reportar a DiREC, sempre que tiver dvidas ou for iniciar qualquer novo procedimento administrativo referente ao termo sob sua coordenao.
9

responsabilidade do Coordenador solicitar a elaborao do Termo Aditivo antes do trmino da vigncia inicial, num prazo mximo de 30 (trinta) dias antes da data final. No caso de pedido de resciso, o Coordenador deve faz-lo com 30 (trinta) dias de antecedncia, por escrito, relatando de forma objetiva os motivos da mesma. Em caso de no cumprimento de suas atribuies fica o mesmo sujeito s penalidades previstas no Art. 127 da Lei 8112/90 RJU.
7.0 - CUIDADOS DURANTE A EXECUO DO CONVNIO

Alguns cuidados importantes devem ser observados para que no haja falhas durante a execuo do convnio: No se desviar da finalidade original do convnio; No celebrar convnio com mais de uma instituio para o cumprimento do mesmo objeto, exceto quando se tratar de aes complementares, o que dever ficar consignado no respectivo convnio, delimitando-se as parcelas referentes de disponibilidade deste e as que devam ser executadas conta do outro instrumento (art. 25, Pargrafo nico, da IN/STN 01/97); No incorrer em atraso no justificado no cumprimento de etapas ou fases programadas; No admitir prticas atentatrias aos princpios fundamentais da Administrao Pblica (art. 37, caput e inc. XXI, da CF) nas contrataes e demais atos praticados; Cumprir fielmente as clusulas ou condies estabelecidas no convnio (art. 22 da IN/STN 01/97); Em caso de denncia, concluso, resciso ou extino do instrumento, devolver os saldos, em no mximo 30 dias, sob pena de instaurao de Tomada de Contas Especial (art. 116, 6, da Lei n 8.666/93 e art. 21, 6, da IN/STN 01/97); No utilizar recurso em desacordo com o Plano de Trabalho, sob pena de resciso do convnio e de instaurao de Tomada de Contas Especial (arts. 36, I, e 37 da IN/STN 01/97); No realizar despesas fora do perodo de vigncia do Convnio, atentando para o fato de que os 60 dias destinados Prestao de Contas no faz parte do perodo de vigncia, conforme disposto no inciso V do art.8 da IN/STN/01/97. O convente, ainda que entidade privada, est sujeita, quando da execuo de despesas com recursos transferidos mediante convnio, s disposies da Lei 8.666/93, especialmente em relao a licitao e contrato, admitida a modalidade de licitao prevista na Lei 10.520/2002 nos casos em que couber.
8.0 - PRESTAO DE CONTAS FINAL

a documentao comprobatria da despesa, apresentada ao final da execuo do objeto do convnio. A Prestao de Contas Final deve ser apresentada at 60 dias aps o trmino da vigncia do convnio (art. 28, 5, da IN /STN 01/97). Conforme o artigo 28 da IN/STN n 01/97, a prestao de contas final deve conter:
10

O Plano de Trabalho; Cpia do Termo de Convnio ou do Termo Simplificado de Convnio, com indicao da data de sua publicao; Relatrio de Execuo Fsico-Financeira; Demonstrativo da Execuo da Receita e da Despesa, evidenciando os recursos recebidos em transferncia, a contrapartida, os rendimentos auferidos na aplicao dos recursos no mercado financeiro, quando for o caso, e os saldos; Relao de pagamentos; Relao dos bens adquiridos, produzidos ou construdos com recursos do convnio; Cpia do termo de aceitao definitiva da obra ou servio, quando o objeto do convnio visar realizao de obra ou servio de engenharia; Comprovante de recolhimento do saldo de recursos conta indicada pelo concedente ou DARF, quando recolhido ao Tesouro Nacional.

11

ANEXO 1 -MINUTA DE TERMO DE COOPERAO MINISTRIO DA EDUCAO

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois


Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias

TERMO DE COOPERAO QUE ENTRE SI CELEBRAM O CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS E A ___________________ O CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS, pessoa jurdica de direito pblico, autarquia federal vinculada ao Ministrio da Educao, inscrita no CNPJ/MF sob o n 33.602.608/0001-45, sediado na Rua 75, n 46, Centro, Goinia/GO, denominado simplesmente CEFET-GO, neste ato representado por seu Diretor Geral, Professor PAULO CSAR PEREIRA, brasileiro, casado, professor, domiciliado civilmente na sede do CEFETGO, cdula de identidade civil n 1146924 SSP/GO, inscrito no CPF/MF sob n 310.845.081-68,
no uso das atribuies que lhe confere o artigo 30, inciso IV do estatuto do CEFET-GO, e a ____________________________________, com sede rua ____________________,___________ , Estado de _________________ , inscrita no CGC/MF sob o n _________________,doravante denominada __________, neste ato representada por seu Presidente, ________________________ , portador da cdula de identidade n _____________ e CPF n____________________, resolvem de comum acordo firmar o presente Termo de Cooperao de acordo com a Lei n 8.666/93, de 21 de junho de 1993, aplicvel, no que couber, ao presente termo, e de conformidade com as clusulas a seguir: CLUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O presente Termo de Cooperao tem por objetivo ............... (objetivo amplo) CLUSULA SEGUNDA - DA EXECUO Para execuo do objeto acordado na clusula primeira, os convenentes elaboraro projetos especficos que sero formalizados por Termos de Convnio e definidos em Planos de Trabalho, devidamente aprovados e vinculados ao presente Termo de Cooperao. PARGRAFO NICO: Os Termos de Convnio aludidos nesta clusula devero conter, no mnimo, as seguintes informaes, de acordo com o disposto no primeiro pargrafo do art.116 da Lei n 8.666/93: - identificao do objeto a ser executado; - metas a serem atingida - etapas ou fases de execuo; - plano de aplicao dos recursos financeiros - cronograma de desembolso; - previso de incio e fim da execuo do objeto, bem assim da concluso das etapas ou fases programadas; - se o ajuste compreender obra ou servio de engenharia, comprovao de que os recursos prprios para complementar a execuo do objeto esto devidamente assegurados, salvo se o custo total do empreendimento recair sobre a entidade ou rgo descentralizador. CLUSULA TERCEIRA - DA VIGNCIA O presente Termo de Cooperao vigorar pelo prazo de ___ (____) anos, contados partir da data da sua assinatura, podendo ser alterado ou complementado atravs de Termo Aditivo, a ser formalizado entre os
12

convenentes, atendendo o limite mximo de 60 (sessenta) meses para a sua realizao, conforme o Artigo 57, II, da Lei 8.666/93 CLUSULA QUARTA - DA DENNCIA E RESCISO Este Termo de Cooperao poder ser denunciado e/ou rescindido por qualquer dos convenentes, conforme art. 78 da Lei 8.666/93, desde que aquela que assim o desejar comunique outra, por escrito, com antecedncia mnima de trinta dias. As atividades em andamento, por fora de projetos previamente aprovados e cobertos por Termo de Convnio, no sero prejudicadas, devendo, consequentemente, ser concludos ainda que ocorra denncia por um dos convenentes. CLUSULA QUINTA - DA PUBLICAO A publicao resumida deste instrumento ser efetivada por extrato no Dirio Oficial da Unio, de acordo com o disposto nos artigos 116 e 61 - pargrafo nico - da lei n 8.666/93, correndo as despesas s expensas do CEFET-GO. CLUSULA SEXTA - DO FORO Para dirimir quaisquer dvidas ou controvrsias decorrentes do presente ajuste, que no puderem ser resolvidas amigavelmente pelos convenentes, fica eleito o foro da Justia Federal, Seo Judiciria de Gois, Circunscrio de Goinia, com renncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E, por estarem assim acordados, assinam o presente instrumento em 3 (trs) vias de igual teor e forma para fins de direito, na presena das testemunhas abaixo arroladas.

Goinia, ____ de _____________________ de ________. ______________________________________

Paulo Csar Pereira Diretor Geral do CEFET-GO


Portaria no 2.181 MEC DOU de 26.06.2005

______________________________________ Presidente da _____________ Testemunhas: Nome: __________________________ Nome: ____________________________ RG/CPF_________________________ RG/CPF:__________________________

13

ANEXO 2 - MINUTA DE TERMO DE CONVNIO MINISTRIO DA EDUCAO

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois


Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias

http://www.cefetgo.br

TERMO DE CONVNIO, QUE ENTRE SI CELEBRAM O CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS E A _____________________________________ O CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS, pessoa jurdica de direito pblico, autarquia federal vinculada ao Ministrio da Educao, inscrita no CNPJ/MF sob o n 33.602.608/0001-45, sediado na Rua 75, n 46, Centro, Goinia/GO, denominado simplesmente CEFET-GO, neste ato representado por seu Diretor Geral, Professor PAULO CSAR PEREIRA, brasileiro, casado, professor, domiciliado civilmente na sede do CEFETGO, cdula de identidade civil n 1146924 SSP/GO, inscrito no CPF/MF sob n 310.845.081-68,
no uso das atribuies que lhe confere o artigo 30, inciso IV do estatuto do CEFET-GO, e a ____________________________________, com sede rua ____________________,___________ , Estado de _________________ , inscrita no CGC/MF sob o n _________________,doravante denominada __________, neste ato representada por seu Presidente, ________________________ , portador da cdula de identidade n _____________ e CPF n____________________ , resolvem de comum acordo firmar o presente Termo de Convnio de acordo com as normas do Decreto n 93.872/86, de 23 de dezembro de 1986, Lei n 8.666/93, de 21 de junho de 1993 e a Instruo Normativa n 01/97 da Secretaria do Tesouro Nacional- STN de 15 de janeiro de 1997, aplicveis no que couber, ao presente Termo, e de conformidade com as clusulas e condies a seguir: CLUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

O presente convnio tem por objetivo _______________________________________________ ____________________________________________________


(descrever com clareza, conforme o inciso I e II, do pargrafo primeiro, do artigo 116 da lei n 8.666/93).

CLUSULA SEGUNDA - DA EXECUO

Descrever as etapas ou fases de execuo; os elementos necessrios previso da execuo podero ser retirados do plano de trabalho, conforme o inciso III e VI, pargrafo primeiro, do artigo 116 da Lei n. 8.666/93.
CLUSULA TERCEIRA - DOS RECURSOS

A previso dos recursos dever seguir as informaes do inciso IV e V, pargrafo 1, artigo 116 da Lei n 8.666/93.
CLUSULA QUARTA - DAS OBRIGAES: Compete ao CEFET-GO: __________________ Compete ________________________
14

CLUSULA QUINTA - DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Os direitos relativos propriedade industrial dos resultados dos trabalhos sero determinados com fundamento na legislao especfica.
CLUSULA SEXTA - DA VIGNCIA

O presente Termo de Convnio vigorar pelo prazo de ___ (____) anos, contados partir da data da sua assinatura, podendo ser alterado ou complementado atravs de Termo Aditivo, a ser formalizado entre os convenentes, atendendo o limite mximo de 60 (sessenta) meses para a sua realizao, conforme o Artigo 57, II, da Lei 8.666/93.
CLUSULA STIMA - DA DENNCIA E RESCISO

Este termo poder ser denunciado por qualquer dos convenentes, desde que aquela que assim o desejar comunique outra, por escrito. As atividades em andamento, por fora de projetos previamente aprovados e cobertos por Termo de Convnio, no sero prejudicadas, devendo, consequentemente, ser concludos ainda que ocorra denncia por um dos convenentes.
CLUSULA OITAVA - DA PUBLICAO

A publicao resumida deste instrumento ser efetivada por extrato no Dirio Oficial da Unio, de acordo com o disposto nos artigos 116 e 61 - pargrafo nico - da lei n 8.666/93, correndo as despesas s expensas do CEFET-GO.
CLUSULA NONA - DO FORO

Para dirimir quaisquer dvidas ou controvrsias decorrentes do presente ajuste, que no puderem ser resolvidas amigavelmente pelos convenentes, fica eleito o foro da Justia Federal, Seo Judiciria de Gois, Circunscrio de Goinia, com renncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E, por estarem assim acordados, assinam o presente instrumento em 3 (trs) vias de igual teor e forma para fins de direito, na presena das testemunhas abaixo arroladas.
Goinia, ____ de _____________________ de _________ . ______________________________________

Paulo Csar Pereira Diretor Geral do CEFET-GO


Portaria no 2.181 MEC DOU de 26.06.2005

______________________________________ Presidente da _____________ Testemunhas: Nome: __________________________ Nome: ____________________________ RG/CPF_________________________ RG/CPF:__________________________
15

ANEXO 3 MODELO DE PLANO DE TRABALHO MINISTRIO DA EDUCAO

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois


Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias

PLANO DE TRABALHO (Art. 116 da Lei 8666/93)


I Identificao do objeto a ser executado;

II Metas a serem atingidas; III Etapas ou fases de execuo; IV Plano de aplicao dos recursos financeiros; 4.1 Receitas.............................................................................................. R$ xxx (detalhar as receitas) 4.2 Despesas...............................................................................................R$ xxx (detalhar as despesas) V Cronograma de desembolso;

VI Previso de incio e fim da execuo do objeto, bem assim da concluso das etapas ou fases programadas;

VII Se o ajuste compreender obra ou servio de engenharia, comprovao de que os recursos prprios para complementar a execuo do objeto esto devidamente assegurados, salvo se o custo total do empreendimento recair sobre a entidade ou rgo descentralizador.

16

ANEXO 4 - MINUTA DE TERMO ADITIVO MINISTRIO DA EDUCAO

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois


Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias

TERMO ADITIVO AO TERMO DE ___________ N ________, QUE ENTRE SI CELEBRAM O CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS E A ____________________________. O CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS, pessoa jurdica de direito pblico, autarquia federal vinculada ao Ministrio da Educao, inscrita no CNPJ/MF sob o n 33.602.608/0001-45, sediado na Rua 75, n 46, Centro, Goinia/GO, denominado simplesmente CEFET-GO, neste ato representado por seu Diretor Geral, Professor PAULO CSAR PEREIRA, brasileiro, casado, professor, domiciliado civilmente na sede do CEFETGO, cdula de identidade civil n 1146924 SSP/GO, inscrito no CPF/MF sob n 310.845.081-68,
no uso das atribuies que lhe confere o artigo 30, inciso IV do estatuto do CEFET-GO, e a ____________________________________, com sede rua ____________________,___________ , Estado de _________________ , inscrita no CGC/MF sob o n _________________,doravante denominada __________, neste ato representada por seu Presidente, ________________________ , portador da cdula de identidade n _____________ e CPF n____________________ , resolvem de comum acordo firmar o presente Termo Aditivo em conformidade com as clusulas e condies a seguir: CLUSULA PRIMEIRA DA VIGNCIA O presente TERMO ADITIVO tem por objeto prorrogar por mais ___ (_____) anos a vigncia do Termo de ______________original, ou seja, at o dia ___ de ________ de _____. CLUSULA SEGUNDA DISPOSIES FINAIS Permanecem inalteradas as demais clusulas. E, por estarem assim de acordo, assinam as partes o presente instrumento, na presena das testemunhas abaixo, em 3 (trs) vias de igual teor e forma, para que produza seus efeitos legais e jurdicos. Goinia, ____ de _____________________ de ________.

______________________________________

Paulo Csar Pereira Diretor Geral do CEFET-GO


Portaria no 2.181 MEC DOU de 26.06.2005

______________________________________ Presidente da _____________ Testemunhas: Nome: __________________________ Nome: ____________________________ RG/CPF_________________________ RG/CPF:__________________________
17

ANEXO 5 - MINUTA DE TERMO CONVNIO DE ESTGIO MINISTRIO DA EDUCAO

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois


Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias

TERMO DE CONVNIO N. ______/________ QUE ENTRE SI CELEBRAM O CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS E
O CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS, pessoa jurdica de direito pblico, autarquia federal vinculada ao Ministrio da Educao, inscrita no CNPJ/MF sob o n 33.602.608/0001-45, sediado na Rua 75, n 46, Centro, Goinia/GO, denominado simplesmente CEFETGO, neste ato representado por seu Diretor Geral, Professor PAULO CSAR PEREIRA, brasileiro, casado, professor, domiciliado civilmente na sede do CEFET-GO, cdula de identidade civil n 1146924 SSP/GO, inscrito no CPF/MF sob n 310.845.081-68, no uso das atribuies que lhe confere o artigo 30, inciso IV do estatuto do CEFET-GO, e a Empresa inscrita no CNPJ sob o n . . /0001- , sediada Rua - Setor , CEP , Goinia-GO, fone (62) , neste ato representada por cdula de identidade civil n SSP/GO, inscrito no CPF/MF sob n . . - , doravante denominada CONCEDENTE, celebram o presente convnio que se reger pelas normas da Lei 8.666/93, da Lei 6.494/77, do Decreto 87.497/82 e demais legislaes complementares, na forma das clusulas e condies a seguir expostas:

TTULO I - DO OBJETO: CLUSULA PRIMEIRA: Constitui objeto deste Convnio a participao mtua na realizao de programa que envolver a realizao de Estgio Curricular, por alunos regularmente matriculados e com freqncia efetiva nos cursos regulares do CEFET-GO, aptos a realizar o programa de estgio, dentro das respectivas reas de formao.
TTULO II - DO ESTGIO CURRICULAR

CLUSULA SEGUNDA: O CEFET-GO e a CONCEDENTE instituem na forma da legislao vigente, um programa de estgios curriculares, que objetivar a complementao prtica educacional para os alunos dos cursos ministrados pelo CEFET-GO, que sero realizados dentro da sua rea de concesso de estgios. 1 A CONCEDENTE oferecer estgios aos alunos indicados pelo CEFET-GO, dentre aqueles aptos a realizao, em conformidade com os currculos, programas, poltica de estgios e Organizao Didtica do CEFET-GO. 2 A CONCEDENTE e os alunos indicados pelo CEFET-GO, para desenvolverem o programa de estgio na CONCEDENTE firmaro Termo de Compromisso de Estgio na forma prevista na legislao, onde sero fixadas as condies gerais do estgio.

18

CLUSULA TERCEIRA: A CONCEDENTE, por este instrumento, compromete-se a instituir bolsas de estgio na forma da legislao em vigor. CLUSULA QUARTA: O estgio, sob a responsabilidade e coordenao do CEFET-GO e acompanhado pela CONCEDENTE, ser planejado, executado, e avaliado em conformidade com os currculos e dever propiciar complementao de ensino aos estagirios, constituindo-se em instrumento de integrao em termos de treinamento prtico, de aperfeioamento tcnicocultural, cientfico e de relacionamento humano e profissional. 1 Somente podero ser aceitos para estgio alunos de cursos cujas reas estejam relacionadas diretamente com as atividades desenvolvidas pela CONCEDENTE. 2 A realizao do estgio curricular, no gera vnculo empregatcio de qualquer natureza entre o estagirio e as partes convenentes, conforme estatui o art. 4 da Lei 6.494/77. CLUSULA QUINTA: A CONCEDENTE providenciar seguro de acidentes pessoais em favor dos alunos estagirios, no ato da lavratura do Termo de Compromisso de Estgio pelo estudante, na forma da lei. CLUSULA SEXTA: A carga horria e a durao do estgio sero estabelecidas pelas partes, sem prejuzo do que estabelece a legislao em vigor. TTULO III - DOS CURSOS, TREINAMENTOS E ATIVIDADES EXTRA-CLASSE CLUSULA STIMA: Sempre que houver interesse entre as partes, podero ser realizados cursos, atividades extra-classe, tais como visitas tcnicas, onde se buscar a complementao da aprendizagem tcnico-profissional. Pargrafo nico - As atividades de que trata este pargrafo sero sempre programadas com antecedncia e supervisionadas por servidores designados pelo CEFET-GO e pela CONCEDENTE. TTULO IV - DAS DISPOSIES GERAIS CLUSULA OITAVA: O presente Convnio no representar nus pecunirios para os convenientes, ressalvados os destinados ao pagamento das bolsas de estgio conforme estipulado na Clusula Terceira. CLUSULA NONA: Este Convnio vigorar pelo prazo de 5 anos, contado da data de sua assinatura. CLUSULA DCIMA: Os convenientes se reservam o direito de mediante acordo, aditarem o presente instrumento, visando suprir possveis omisses ou alterar as suas clusulas, exceto no que diz respeito ao objeto do Convnio. CLUSULA DCIMA PRIMEIRA: O presente Convnio poder ser denunciado no todo ou em parte por qualquer dos partcipes, sem quaisquer nus recprocos.
19

CLUSULA DCIMA SEGUNDA: Fica eleito o foro da Justia Federal da cidade de Goinia, para dirimir as questes oriundas deste Convnio, com renncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja. E por estarem justos e contratados, os partcipes firmam este instrumento em trs vias de igual teor e forma, para todos os efeitos legais, na presena das testemunhas abaixo. Goinia, de de 2006.

______________________________________

Paulo Csar Pereira Diretor Geral do CEFET-GO


Portaria no 2.181 MEC DOU de 26.06.2005

______________________________________

CONCEDENTE
(CARIMBO)

TESTEMUNHAS: ___________________________________ NOME: CPF: ___________________________________ NOME: CPF:

20

MINUTA DE PLANO DE TRABALHO DE ESTGIO MINISTRIO DA EDUCAO

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois


Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias

PLANO DE TRABALHO
(Vinculado ao Convnio CEFET/GO n. _____/200__)

1 IDENTIFICAO DO OBJETO A SER EXECUTADO: a) Nome do Projeto: Convnio celebrado entre o CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS e . b) Objeto Principal do Convnio: Constitui objeto deste Convnio a participao mtua na realizao de programa que envolver a realizao de Estgio Curricular, por alunos regularmente matriculados e com freqncia efetiva nos cursos regulares do CEFET-GO, aptos a realizar o programa de estgio, dentro das respectivas reas de formao. c) Partcipes do Convnio: d) Obrigaes das Partes: d.1) Do CEFET-GO: a) oferecer alunos para realizar o estgio curricular dentro das reas de interesse e das atividades atinentes a CONVENENTE; b) matricular, coordenar e avaliar o desempenho dos alunos estagirios, juntamente com a Convenente; c) providenciar termo de compromisso de estgio a ser firmado entre as partes; d) realizar seminrios de avaliao final quando da realizao de estgios curriculares; e d.2) Da a) oferecer estgios aos alunos indicados pelo CEFET-GO, dentre aqueles aptos para tanto, em conformidade com os currculos e normas contidas na Organizao Didtica do CEFETGO; b) oferecer os estgios dentro de suas dependncias e instalaes; c) instituir bolsa de complementao educacional aos estagirios;
21

CEFET-GO

d) providenciar seguro de acidentes pessoais em favor dos alunos estagirios, no ato da lavratura do termo de compromisso de estgio. e) Etapas ou fases da execuo: Designar profissionais que se responsabilizaro pela coordenao do Convnio celebrado entre o CEFET-GO e a ; Realizar reunies com os coordenadores do Convnio CEFET-GO/ , com vistas a planejar e avaliar as aes pertinentes ao programa de estgio; Celebrar Termo de Compromisso de Estgio e Programa de Estgio; Realizar avaliao parcial e final do estgio; Realizar seminrio de Avaliao Final do Estgio.

f) Plano de Aplicao dos recursos financeiros No est previsto o repasse de recursos financeiros. Cada partcipe arcar com o nus de acordo com as responsabilidades assumidas no Convnio ao qual este Plano de Trabalho est vinculado. g) Vigncia De 5 (cinco) anos, contado da data de assinatura do Convnio CEFET/GO n. _____/200__ ao qual este Plano de Trabalho est vinculado.

22

ANEXO 6 - MINUTA DE TERMO DE COOPERAO COM INSTITUIO INTERNACIONAL MINISTRIO DA EDUCAO Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois Diretoria de Relaes Empresariais e Comunitrias

TERMO DE COOPERAO QUE ENTRE SI CELEBRAM O CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS CEFET/GO E A______________________________. O CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE GOIS, pessoa jurdica de direito pblico, autarquia federal vinculada ao Ministrio da Educao, inscrita no CNPJ/MF sob o n 33.602.608/0001-45, sediado na Rua 75, n 46, Centro, Goinia/GO, denominado simplesmente CEFET-GO, neste ato representado por seu Diretor Geral, Professor PAULO CSAR PEREIRA, brasileiro, casado, professor, domiciliado civilmente na sede do CEFETGO, cdula de identidade civil n 1146924 SSP/GO, inscrito no CPF/MF sob n 310.845.081-68, no uso das atribuies que lhe confere o artigo 30, inciso IV do estatuto do CEFET-GO, e a UNIVERSIDADE ______________, com sede _________, na cidade _________, ________, doravante denominada ___, neste ato representada por seu Reitor _____________________________, resolvem de comum acordo firmar o presente Termo de Cooperao de conformidade com as clusulas a seguir: CLUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O objeto do presente Termo estabelecer uma cooperao mtua ampla entre o CEFET/GO e a ____________________, visando desenvolver em conjunto: visitas e intercmbio de professores e estudantes, objetivando a realizao da pesquisa, ensino, extenso e gesto universitria bem como conferncias, seminrios, constituio de grupos de trabalho e programas comuns de curto, mdio e longo prazos em diversas reas acadmicas; cursos de diferentes nveis e espcies para o corpo docente e discente; intercmbio de informaes bibliogrficas (livros, revistas, jornais, peridicos, etc.); facilidade para o acesso e a pesquisa em arquivos, laboratrios e bibliotecas das respectivas instituies.

CLUSULA SEGUNDA - DA EXECUO Para execuo do objeto acordado na clusula primeira, os convenentes elaboraro projetos especficos que sero formalizados por Termos de Convnio e definidos em Planos de Trabalho, devidamente aprovados e vinculados ao presente Termo de Cooperao. PARGRAFO NICO: Os Termos de Convnio aludidos nesta clusula devero conter, no mnimo, as seguintes informaes: - identificao do objeto a ser executado; - metas a serem atingidas;
23

etapas ou fases de execuo; plano de aplicao dos recursos financeiros; cronograma de desembolso; previso de incio e fim da execuo do objeto, bem assim da concluso das etapas ou fases programadas;

CLUSULA TERCEIRA - DA VIGNCIA O presente Termo de Cooperao vigorar pelo prazo de 05 (cinco) anos, contados a partir da data da sua assinatura. CLUSULA QUARTA - DA DENNCIA Este Termo de Cooperao poder ser denunciado e/ou rescindido por qualquer dos convenentes, desde que aquela que assim o desejar comunique outra, por escrito, com antecedncia mnima de trinta dias. As atividades em andamento, por fora de projetos previamente aprovados e cobertos por Termo de Convnio, no sero prejudicadas, devendo, conseqentemente, ser concludas ainda que ocorra denncia por um dos convenentes. CLUSULA QUINTA - DA PUBLICAO A publicao resumida deste instrumento ser efetivada no Brasil por extrato no Dirio Oficial da Unio, correndo as despesas s expensas do CEFET/GO. A publicao resumida deste instrumento na(o) ________ se dar s expensas da _____. CLUSULA SEXTA - DO FORO Os convenentes de comum acordo iro procurar dirimir quaisquer dvidas ou controvrsias decorrentes do presente ajuste, at mesmo pela eleio de rbitros. E, por estarem assim acordados, assinam o presente instrumento em 4 (quatro) vias de igual teor e forma, sendo 2 (duas) em portugus e 2 (duas) em __________, para fins de direito, na presena das testemunhas abaixo arroladas.
Goinia, ____ de _____________________ de _________ . ______________________________________

Paulo Csar Pereira Diretor Geral do CEFET-GO


Portaria no 2.181 MEC DOU de 26.06.2005

Reitor da _________________________ Testemunhas: Nome: CPF: Nome: CPF:


24

Anda mungkin juga menyukai