Anda di halaman 1dari 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL CENTRO DE TECNOLOGIA - CTEC

Rodrigo S. B. de Melo

ESTABILIDADE DE TALUDES

Macei 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL CENTRO DE TECNOLOGIA - CTEC

Rodrigo S. B. de Melo

ESTABILIDADE DE TALUDES

Trabalho apresentado como requisito de parcial na aprovao da disciplina Mecnica dos solos 2, ministrada pela Professora Luciana Vieira, no curso de Eng. Civil 7 Perodo.

Macei 2013

GERSCOVICH, Denise M. S. Estabilidade de Taludes. P. 14 28, 33 70. 2008 RESUMO ESTABILIDADE DE TALUDES Os tipos de movimentos de massa se definem em funo da velocidade e da forma de ruptura, agrupamos esses movimentos em trs grupos. O primeiro movimento o escoamento, que so lentos e contnuos e tem variao de temperatura e umidade como causas, um exemplo so as corridas que tem a presena de gua em excesso como causa. O segundo movimento a subsidncia e recalque, as subsidncias o resultado do deslocamento da superfcie gerado por adensamento ou afundamento de camadas, e os recalques so os movimentos verticais de uma estrutura gerados pelo prprio peso, observando que os desabamentos so subsidncias brutas. O terceiro movimento o escorregamento, que tem como definio movimento rpido ao longo de uma superfcie definida, ela provocada pelas tenses de cisalhamento que superam o valor da resistncia de cisalhamento do solo. A eroso uma consequncia de varias aes internas e externas que contribuem para degradao do ambiente, os tipos de eroso so as ravinas e a vooroca, Futal (2005) indica diversos observaes em relao a vooroca como, para ocorrer esse tipo de escorregamento depende da durao e da intensidade da chuva, que aps o perodo de chuvas e o solo vai secando ele vai voltar a ter resistncia, novas chuvas podem provocar novos escorregamentos. A classificao dos movimentos se agrupa em duas, a classificao por Varnes (1978), que utilizada internacionalmente e abrange os tipos de escorregamento em: queda, tombamentos, escorregamento, expanses laterais, corridas/escoamentos. Classificao de Augusto-Filho (1992) que mais apropriado para o Brasil, e se divide em rastejo ou fluncia, escorregamento, quedas e corridas. Outra classificao a de Magalhes que segue trs tipos fundamentais, tais como escoamento, escorregamento e subsidncia. A velocidade desse movimento de massa vai de extremamente rpido extremamente lento, respectivamente de >3m/s <0,06 m/ano, a profundidade vai de superficialmente a muito profunda, respectivamente <1,5m >20m. O escorregamento o movimento de massa mais frequente e com consequncias mais devastadoras, se divide em rotacional, que os solos homogneos tendem circulares, translacional, caracterizado pela descontinuidade ou planos de fraqueza, e misto: rotacional e translacional.

DIMENSIONAMENTO DE UM TALUDE CIRCULAR PELO METODO DE BISHOP O mtodo de Bishop um modelo matemtico que consiste em dividir a encosta a ser estudada em fatias e aplicado para em superfcies circulares, (matematicamente aproximadas). Esse dimensionamento foi baseado num problema real de uma encosta degradada localizada em Camaragibe/PE. Foi utilizado as informaes do corte do terreno, como: altura, espessura e ngulo (),de cada fatia, neste caso os clculos foram feitos admitindo que o comprimento do talude seja igual a 1. Assim como os dados do solo (c, , nat), tambm encontrados na figura 1 (anexo A). Os clculos sero demonstrados em planilhas do Excel, organizada da seguinte ordem: Terreno Natural Amostra Seca (anexo B); Terreno Natural Amostra Saturada (anexo C). J as informaes a respeito do nvel dgua na encosta foram estimadas para que o problema contenha os parmetros de poropresso e assim fique mais completo. A partir do mtodo de Bishop foi encontrado o fator de segurana que calculado pela expresso (eq. 1)

. Primeiramente o talude foi dividido em 10 partes (ou fatias), na tabela 1 contem informaes do solo, como: c = 24,5 KN/m; nat = 17,16164 KN/m; = 31; na tabela 1 tambm so encontradas informaes retiradas do perfil (figura 1), como: , que o ngulo que a fatia faz com a horizontal (em graus); l, que a espessura da fatia (em metros); Z, que a altura da fatia (em metros); Zw, que a altura da camada de gua no interior da fatia.

Obs.: foi considerado como gama da gua 10 KN/m. Na tabela 1 foram calculados parmetros que sero teis no dimensionamento, tais como: tan ; sen , cos , tan ; b = l *cos ; u = Zw * w (poropresso); W = b * Z * nat (peso da fatia).

Na tabela 2 outros parmetros foram calculados, com auxilio dos j calculados na tabela 1, que so: (W * sen ); c * b (para cada fatia); u * b (para cada fatia); (W - u*b) * tan ' (para cada fatia); [ c' * b ] + [ (W - u*b) * tan ' ] (para cada fatia);

Na tabela 3 foram encontrados trs valores de M para cada fatia, que dada pela expresso (eq. 2):

. Visto que FS aparece em ambos lados da equao, ento faz-se necessrio arbitrar valores para FS. No caso FS=1,5; FS=2,0 e FS=2,5. Com posse desses valores, a tabela 4, nos mostra o resultado do somatrio de (eq. 3)

para cada valor de M. Por fim basta dividir o valor do somatrio acima com o somatrio encontrado na tabela 2 para se chegar no valor de FS desejado.

Anda mungkin juga menyukai