Anda di halaman 1dari 3

SECRETARIA DA SADE COORDENADORIA DE VIGILNCIA SADE

INFORME SEMANAL DE DENGUE


27 DE MARO DE 2013

O QUE VOC PODE FAZER PARA COMBATER A DENGUE?


Quando falamos de aes de combate dengue, a Secretaria da Sade de Crates est, incansavelmente, enfrentando esta doena na nossa cidade: realizando visitao aos imveis para orientao e auxlio populao nas aes de combate dengue, fazendo o bloqueio de casos suspeitos, tratamento biolgico em depsitos de gua, capacitao de recursos humanos (agentes de endemias, agentes comunitrios de sade, profissionais da estratgia de Sade da Famlia), e aes de educao em sade, voltadas para a populao com nfase em escolares. Mas e voc, o que tem feito para combater a dengue? De forma alguma frutfero o combate dengue quando este desencadeado exclusivamente pelo agente pblico. A populao, na verdade, se constitui o maior contingente de combate dengue com o qual o municpio pode, e deve, contar. A ao de cidadania contra a dengue deve se iniciar no prprio ambiente domiciliar, afinal, nas nossas residncias esto aqueles que nos so mais importantes: a nossa famlia. Evitar condies que favoream a proliferao do mosquito transmissor da dengue (depsitos com gua limpa e parada) uma medida fundamental para se prevenir est a doena. Manter caixas dgua sempre limpas e vedadas, potes, filtros, roupeiros, tambores e outros depsitos ou vasilhames utilizados para guarda da gua sempre limpos e protegidos, manter o lixo em sacos plsticos e entregar ao servio de coleta, colocar areia em pratinhos dos vasos de planta so aes simples, que fazem a diferena no combate dengue, e precisam ser postas nas rotinas de nossas casas, no mnimo de forma semanal. Mas no adianta apenas voc fazer a sua parte. importante que seus vizinhos tenham a mesma conscincia - e principalmente atitude. Ento, buscar o envolvimento dos vizinhos, esclarec-los sobre a dengue e seus perigos, acaba se tornando uma necessidade. Mobilize sua comunidade para as aes de combate dengue. E no para a, tem ainda nossos ambientes de trabalho, onde tambm podemos ser um importante fator de proteo e promoo da sade! Converse tambm com seus colegas de trabalho! Faa-os compreender que, apenas com a colaborao de todos podemos vencer este desafio. Afinal, juntos somos muito mais fortes, principalmente quando o assunto sade!

SECRETARIA DA SADE COORDENADORIA DE VIGILNCIA SADE

INFORME SEMANAL DE DENGUE


27 DE MARO DE 2013

PERFIL EPIDEMIOLGICO Ao longo do ano de 2012, o Municpio de Crates registrou 42 casos confirmados de dengue, destes, 40 casos de dengue clssica e 2 de dengue clssica com complicaes. J em 2013, no perodo de 01 de janeiro a 26 de maro, foram confirmados 13 casos de dengue clssica, sendo 3 em janeiro, 5 em fevereiro e 5 em maro, conforme demonstrado no grfico 01. Grfico 01: Casos confirmados de dengue no municpio de Crates 2013 Tendo em vista a srie histrica, considera-se que o nmero de casos registrados at o presente momento se encontra at mesmo bem abaixo do esperado para o perodo. Apesar do baixo registro de casos confirmados, o Ncleo de Vigilncia Epidemiolgica do Municpio tem intensificado a busca de casos suspeitos, orientando os profissionais e responsveis por servios de sade.
Fonte: SINANNET (dados sujeitos a reviso)

Grfico 02: Distribuio dos casos confirmados de dengue em Crates, 2013

A distribuio espacial dos casos confirmados apresenta a rea urbana com 7, zona rural, com 5 casos e 1 caso de origem ignoras, cuja notificao foi realizada no Municpio de Novo Oriente, de um paciente residente em Crates. Na rea urbana, o maior nmero de casos registrados foi no bairro so Vicente, com 4 casos. Apesar desta distribuio importante que a populao mantenha-se alerta para o risco de dengue, uma vez que a simples existncia de casos confirmados atua como alerta para a presena do Fonte: SINANNET (dados sujeitos a reviso) vrus, e, portanto, para a possibilidade de crescimento no nmero de casos. Outro ponto importante que independente do nmero de casos, sempre haver a possibilidade da ocorrncia de formas graves da doena, com risco de morte.

SECRETARIA DA SADE COORDENADORIA DE VIGILNCIA SADE

INFORME SEMANAL DE DENGUE


27 DE MARO DE 2013

PERFIL ENTOMOLGICO A Infestao Predial um indicador que se relaciona presena de focos com larvas do mosquito Aedes aegypti nos imveis. Segundo o Ministrio da sade, a infestao predial desejvel menor que 1%. Neste caos, classifica-se o municpio como de baixo risco para a ocorrncia de epidemia de dengue. Municpios com infestao entre 1 e 3,9% se enquadram no estrato de mdio risco,e municpios com infestao maior que 3,9% caracterizado como de alto risco para epidemias. O municpio de Crates j realizou, no ano de 2013, 2 ciclos de levantamento de ndice rpido de infestao (LIRa). Os resultados detectados esto apresentados no Grfico 03. Grfico 03: Infestao predial no municpio de Crates 2013.

Fonte: LIRa/NUEND/SMS CRATES

Observa-se uma significativa elevao na infestao de janeiro a maro, a qual ocorreu, principalmente, em funo dois elementos: a descontinuidade do abastecimento de gua e no hbito de nossa populao acumular gua de chuva para consumo. Em ambos os casos, muitas vezes a gua armazenada para consumo, ou ainda, para suprir eventuais carncias de abastecimento, acaba favorecendo a proliferao do mosquito transmissor da dengue, j que, o a condicionamento realizado de forma inadequada, em recipientes sem nenhuma proteo e sem os cuidados necessrios para se evitar a proliferao do mosquito A. aegypti. Alm disto, a descontinuidade do abastecimento causa uma grande variao no volume de gua dos depsitos, reduzindo assim a efetividade dos produtos utilizados no combate dengue, bem como potencializando as caixas dgua como criadouros.

Anda mungkin juga menyukai