Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR - UFPA NCLEO DE MEIO AMBIENTE - NUMA ESPECIALIZAO EM ORDENAMENTO TERRITORIAL URBANO DISCIPLINA: ORDENAMENTO TERRITORIAL

PS-GRADUANDO: IRACI PIMENTA RODRIGUES FILHO

ORDENAMENTO TERRITORIAL

Resenha crtica de parte do livro Para Pensar uma Poltica Nacional de Ordenamento Territorial. Ministrio da Integrao Nacional. Braslia, 2005, pgs. 71 a 78. Bertha Becker. Professora livre docente. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo a autora o Ministrio de Integrao tem como misso a formulao e a execuo de polticas de integrao nacional: polticas nacionais de Defesa Civil, de Irrigao, de Desenvolvimento Regional e de Ordenamento do Territrio, as duas ltimas vinculadas Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Em sua estratgia inicial, no corrente ano de 2003, a SDR optou por comear seus trabalhos, formulando a Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional, com prioridade para reas de menor renda e sem dinamismo econmico, e lanar as bases para dar incio PNOT, ainda carente de uma definio conceitual e operacional para sua formulao. O objetivo dessa primeira oficina de trabalho foi justamente contribuir para a construo desse referencial. Os conceitos sobre Ordenamento Territorial, ainda em construo de carter. grande a variao de concepo quanto sua natureza: interdisciplinar e prospectiva, com propsito de transformao tima do espao regional; tcnica de administrao, com preponderncia da articulao institucional entre instncias decisrias refletindo, como um corte transversal, todas as decises pblicas com repercusso territorial; poltica, de planejamento fsico com vis regional, em que certos eixos tm papel estruturante nos territrios; cincia, abrangendo mtodos de anlise e modelagem do territrio cuja aplicao prtica seria o planejamento territorial. Percebe-se a falta de clareza do conceito, que confunde os resultados com o instrumento ao defini-los como expresso espacial.

Assim a autora cita algumas questes que se impem para se operacionalizar o conceito: a) O que ordenar? Os mltiplos usos do territrio e de seus recursos. b) Para que ordenar? So objetivos reconhecidos nos discursos: - o desenvolvimento socioeconmico equilibrado das regies; - a melhoria da qualidade de vida; - a gesto responsvel dos recursos naturais e a proteo ambiental; - a utilizao racional do territrio. c) Como ordenar? Trata-se dos critrios e meios. Critrio considerado essencial a finitude do territrio, que deve ser visto como um bem escasso. Outros critrios sero definidos segundo as caractersticas econmicas, sociais e dos respectivos Estados, alm do jogo de foras neles atualmente. Suas legislaes determinam em grande parte os grandes objetivos a alcanar e os principais instrumentos a utilizar. Explica a autora que um conceito operativo e neutro do ordenamento territorial poderia ser o conjunto de decises que afetam o territrio e que so da competncia do setor pblico. O ordenamento exigiria obrigatoriamente considerar alternativas de usos possveis e aceitveis e supe a definio de um modelo territorial futuro, um cenrio desejvel de pas que se pretende atingir por meio do ordenamento. No entanto, na prtica, verificam-se dois modos de interveno: a interveno voltada para a seleo de alternativa mais adequada, em que a Avaliao Ambiental Estratgica instrumento essencial, e a interveno orientada para a harmonizao dos mltiplos usos do territrio e de seus recursos. Nesse ponto a autora fala que no Brasil, patente a importncia adquirida por novos atores da sociedade civil organizada, que novas institucionalidades e territorialidades no vinculadas malha administrativa oficial dos municpios e estados. o caso de projetos comunitrios alternativos de certa extenso, das Regies Integradas de Desenvolvimento (RIDES), dos Arranjos Produtivos Locais (APL) territrios definidos pela logstica, comits de bacia, associao de municpios, entre outros, que contrastam com as populaes que possuem territrios frgeis e as que so excludas dos territrios e das redes formais, como o caso dos sem-terra. fcil perceber os conflitos reais e potenciais embutidos no complexo e desigual uso do territrio, e que caberia ao Estado ordenar e gerir. Melhor o

argumento de que o territrio poder e patrimnio, e que no Brasil, a maioria da populao ocupa o territrio, mas no possui o patrimnio (nem o poder...). Outra proposio resgata as origens do conceito para afirmar que territrio tambm movimento. Duas vertentes so reconhecidas na histria do conceito: a vertente naturalista, oriunda da biologia, e a da poltica, referente ao territrio estvel do Estado. Ordenar o territrio pensar e atuar no conjunto de foras que modelam o desenvolvimento do pas a partir de um olhar da Unio e de uma estratgia que vise coordenar as polticas setoriais. Implica a capacidade de pensar e agir em trs frentes: nas escalas de sub-regies e dos lugares, no ordenamento das redes ou no controle e coordenao onde escassa a presena do Estado, e no estabelecimento de conexes entre os focos dinmicos da economia e reas marginalizadas desse processo. Ou seja, a coordenao de redes e fluxos considerada como elemento essencial do ordenamento territorial. Sendo o Brasil de dimenses continentais, torna-se maior o ainda problema de ordenamento desse territrio, pois cada regio possui especificidades e caractersticas prprias, com culturas diferentes. A nossa regio Amaznica sendo muito rica em recursos naturais, os interesses dos grandes empresrios fica notrio para a explorao desenfreada dessas riquezas. Como fazer para que explorao dos recursos naturais, desenvolvimento sustentvel e proteo s pessoas que residem na Amaznia vivam em harmonia? Isso praticamente impossvel, como a ganncia dos grandes empresrios muito grande e eles ainda tm incentivos fiscais por parte do Governo, eles chegam como predadores selvagens no se preocupando com o territrio e muito menos com as pessoas ali residentes. Portanto, conclui-se que ordenamento territorial e desenvolvimento sustentvel para ocorrer de forma justa, igualitria em que todos os autores envolvidos no fiquem prejudicados, no existe uma utopia.
O termo ecologia social foi usado pela primeira vez pelo socilogo indiano Radhakamal Mukerjee, em 1942. O princpio central da ecologia social (modelo indiano) que as sociedades tidas como tradicionais tm longa tradio de interao com o hbitat, usando somente tecnologias que emergiram naquele hbitat. Tais sociedades desenvolveram prticas culturais de utilizao dos recursos naturais que levaram sustentabilidade das reas onde vivem (GUHA, 2000; SARKAR, 2000, apud COSTA, 2011).

Conforme a citao da autora, o modelo indiano serviria para a nossa regio, onde as sociedades tradicionais viveriam de maneira sustentvel essa seria a maneira ideal de vida, contudo, sabemos que com o avano da globalizao e o egosmo dos seres humanos isso muito difcil, tornando o ordenamento territorial de qualidade invivel, principalmente para os menos favorecidos, infelizmente.

REFERNCIAS

COSTA, Laura Moutinho da. Territorialidade e racismo ambiental: elementos para se pensar a educao ambiental crtica em unidades de conservao, 2011.

GUHA, R. O Bilogo Autoritrio e a Arrogncia do Anti-humanismo. In: DIEGUES, A. C. (Org.). Etnoconservao: Novos rumos para a Conservao da Natureza. 2. ed. So Paulo: Hucitec, 2000. p. 81-99.

Ministrio da Integrao Nacional. Para pensar uma poltica nacional de ordenamento territorial, Braslia, 2005.

SARKAR, S. Restaurando o Mundo Selvagem. In: DIEGUES, A. C. (Org.). Etnoconservao: Novos rumos para a Conservao da Natureza. 2. ed. So Paulo: Hucitec, 2000. p. 47-65.

Anda mungkin juga menyukai