Anda di halaman 1dari 11

FACULDADE META

FERNANDO VIANA DE MELO

QUESTIONRIO DE RADIOTERAPIA

MACAP-AP 2013

FERNANDO VIANA DE MELO

QUESTIONRIO DE RADIOTERAPIA
Questionrio apresentado Faculdade META como requisito avaliativo da disciplina Radioterapia, sob orientao do prof. Esp. Jos Wendesor Souza de Oliveira, da turma 105RMN, do curso de Tecnlogo em Radiologia.

MACAP-AP 2013

1- Quais os benefcios da radioterapia? R: Metade dos pacientes com cncer so tratados com radiaes. cada vez maior o nmero de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Quando no possvel obter a cura, a Radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. As aplicaes diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a presso, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alvio aos pacientes. 2- Quais os possveis efeitos da radioterapia e o que fazer quando surgirem? R: Cada pessoa reage de forma diferente Radioterapia, sendo que a intensidade desses efeitos depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extenso da rea irradiada, do tipo de irradiao e do aparelho utilizado. Os efeitos indesejveis mais frequentes so o cansao, a perda de apetite e as reaes da pele. Geralmente aparecem na 3 semana de aplicao e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento. H casos, porm, que podem durar mais tempo. 3- O que ciclo celular? R: um conjunto de processos que se passam numa clula viva entre duas divises celulares. O ciclo celular consiste na intrfase e na fase mittica, que inclui a mitose e a diviso celular (citocinese). 4- Quais as fases do ciclo celular? R: A vida de uma clula comea no momento em que a diviso celular que a originou acaba e termina quando ela mesma se divide ou morre (toda a atividade celular cessa). A interfase corresponde ao perodo entre o final de uma diviso celular e o incio da outra. Geralmente a clula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida. Durante esta fase os cromossomos no so visveis ao microscpio ptico. um perodo de intensa atividade na clula, quando ocorre a duplicao do material gentico. A interfase divide-se em trs fases:

Fase G1 Fase S Fase G2

A fase mittica divide-se em duas fases: a Mitose (ou cariocinese) e a Citocinese. Mitose Nesta fase ocorre a diviso nuclear (nas clulas eucariticas). um processo contnuo, no entanto distinguem-se quatro fases:

Prfase Metfase Anfase Telfase

Citocinese Corresponde diviso celular e, consequentemente, individualizao das duas clulas-filhas; A citocinese difere conforme a clula for animal ou vegetal. 5- Em radiobiologia so descritos as cinco ocorrncias fundamentais permitidos pelo fracionamento, designados abreviadamente como quais so os (cinco Rs). R: - Redistribuio no ciclo celular; - Reoxigenao das clulas hipxicas; - Reparo ao dano subletal; - Repopulao. 6- Como ocorre a resposta dos tecidos radiao? R: Estima-se que quando a radiao ionizante interage com o tecido biolgico, ocorrer em cerca de 70% dos eventos, quebra de molculas de gua, processo indireto denominado de radilise da gua, tendo como resultado formao de radicais livres e no final das reaes qumicas, formao do composto perxido de hidrognio (gua oxigenada), txico clula. Nos outros 30% dos eventos, a radiao pode interagir com o DNA celular causando danos, trata-se dos efeitos ditos diretos. Atravs da ao direta ou indireta, o DNA pode ser alterado geneticamente ou pode perder a integridade fsica. 7- Alguns tecidos apresentam uma resposta mais rpida radiao devido a manifestaes clnicas dos quais podemos citar a pele, a mucosa, o tecido linfide, o tecido hemocitopotico, digestivo e ovrio.

8- Alguns tecidos apresentam suas alteraes em tempo mais prolongados aps a irradiao, conhecido como resposta lenta esses tecidos so tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. 9- Cite cinco componentes do acelerador linear. R: - Fonte ou canho de eltrons; - Alvo; - Feixe de eltrons ou ftons; - Mesa de tratamento; - Colimador. 10- Cite cinco componentes que esto associados ao acelerador linear. R: Tubo acelerador, bomba inica de vcuo, circuito de vcuo, circuito de rdio frequncia, circuito de gua e carrossel. 11- Cite quatro componentes da bomba de cobalto. R: - Tubo de Raios-X; - Janela ou Fenestra; - Chumbo - Disco 12- Como feita a colimao com lminas de chumbo? R: As placas do colimador se usam para limitar os feixes dos raios X ao tamanho do cassete introduzido, campo selecionado, ou ao tamanho do objeto que se examina. Para reduzir radiao secundria as placas do diafragma se usam para proteger o filme contra o enegrecimento oriundo desta radiao. Estas placas do diafragma, feitas de chumbo, so ajustadas para a largura e ou para a altura. Para melhor entender o funcionamento desta pea, como redutor para a radiao secundria, basta lembrar como ela formada e que o chumbo um excelente material para absoro de raios X, inclusive e principalmente neste caso para a radiao secundria. Mantendo a colimao do feixe em conformidade com o campo luminoso temse um mtodo eficaz no controle da radiao espalhada e otimizao da dose no paciente durante a realizao das incidncias. J o alinhamento do raio central (RC)

do feixe extremamente importante principalmente na realizao de incidncias onde a regio anatmica a ser radiografada necessita de um filme grande (30x40 ou 35x43), pois tem influncia direta sobre o efeito andico. 13- Como funciona a colimao Multilaf? R: Modernas e controladas por computadores, dispensam o bloco de chumbo para proteo, define como maior preciso os campos de radiao e a possibilidade de colimao em forma geomtrica. 14- Quais as indicaes dos raios-X superficial? R: Tratamento de leses de pele superficiais como hemangiomas, base celulares, queloides e carcinomas. 15- Os equipamentos de ortovoltagem trabalham com energia na ordem 150 e 300KVp, sendo utilizados no tratamento de at 3cm de profundidade. 15.1 Marque verdadeiro ou falso, justifique sua resposta. 16- ( V ) A fonte de cobalto deve ser trocada a cada 8 anos tendo sua intensidade diminuda 1,1% ao ms. R: A vida til da fonte de Cobalto-60 de aproximadamente 8 anos, porm superado este tempo, a aplicao do feixe demora o dobro do tempo para fornecer a mesma energia em relao a fonte inicial 17- ( F ) Aceleradores lineares utilizam radiao gama alm de raios-X e feixe de eltrons com energia fixa. R: Porque a energia varivel, entre 4 e 20 megavolts, a energia com que os eltrons atinge o alvo so freados e variam entre 5 e 20 megavolts. 18- ( V ) Nos aceleradores lineares tm sua produo de raios-X semelhantes aos dos raios-X convencionais, os eltrons so acelerados e direcionados ao paciente para irradiar a rea a ser tratada. R: Porque um aparelho de raios-X que operam com voltagem relativamente baixa em torno de 50kv, mais emite raios-X de elevada energia com eltrons acelerados que vo ser direcionados da mesma forma que os raios-X convencionais, s que agindo com mais profundidade ao alvo.

19- ( F ) Nos aceleradores lineares, os eltrons so desacelerados liberando energia em raios-X, com energia potencializada na escala de KV. R: Porque a energia liberada em forma de MeV. 20- ( F ) A bomba de cobalto utiliza raios-X com energias superiores a 2,3 Mev sendo contnuo sua aplicao da dose. R: Utiliza raios gamas com liberaes de 1,17 e 1,33 MeV. 21- Como se d o decaimento alfa e beta? R: O decaimento radioativo um processo natural. Um tomo de istopo radioativo ir espontaneamente se decair em um outro elemento atravs de trs processos comuns: decaimento alfa; decaimento beta e fisso espontnea. No processo, quatro diferentes tipos de raios radioativos so produzidos: raios alfa; raios beta; raios gama; raios de nutrons. O Amercio-241, um elemento radioativo bem conhecido por seu uso em detectores de fumaa, um bom exemplo de um elemento que sofre a decaimento alfa. O tomo de amercio-241 emitir espontaneamente uma partcula alfa. A partcula alfa formada de 2 prtons e 2 nutrons ligados, o que equivalente ao ncleo do hlio-4. No processo de emisso da partcula alfa, o tomo do amercio241 se transforma em um tomo de netnio-237. A partcula alfa sai de cena a uma velocidade alta, talvez 16 mil km/s. O trtio (hidrognio-3) um bom exemplo de elemento que sofre a decaimento beta. No decaimento beta, um nutron do ncleo transforma-se espontaneamente em um prton, um eltron e uma terceira partcula denominada antineutrino. O ncleo expele o eltron e o antineutrino, enquanto o prton permanece no ncleo. O eltron ejetado chamado de partcula beta. O ncleo perde um nutron e ganha um prton. Portanto, um tomo de hidrognio-3, que sofre o decaimento beta, se torna um tomo de hlio-3. 22- Qual a diferena entre radiao ionizante e no ionizante? D o conceito. R: A radiao pode ser caracterizada como ionizante e no-ionizante, sendo a principal diferena entre elas a energia e, portanto a frequncia ou, se preferir, o comprimento de onda.

A radiao no-ionizante (parte da eletromagntica) caracterizada por no possuir energia suficiente para arrancar eltrons dos tomos do meio por onde est se deslocando, mas tem o poder de quebrar molculas e ligaes qumicas. Dessa radiao fazem parte os tipos: radiofreqncia, infravermelho e luz visvel. A radiao ionizante definida como aquela que tem energia suficiente para interagir com os tomos neutros do meio por onde ela se propaga. Em outras palavras: essa radiao tem energia para arrancar pelo menos um eltron de um dos nveis de energia de um tomo do meio, por onde ela est se deslocando. Assim esse tomo deixa de ser neutro e passa a ter uma carga positiva, devido ao fato de que o nmero de prtons se torna maior que o de eltrons. O tomo neutro se torna um on positivo. 23- Qual o dano ao DNA sob a ao direta e indireta? R: Clulas danificadas podem morrer ao tentar se dividir ou sofrer reparos. Se este reparo for eficiente, a clula continuar com sua funo original, sem alteraes e consequncias futuras. Porm, se no processo de reparo houver erros, poder ocorrer mutaes que causem a morte reprodutiva da clula ou a alteraes no material gentico das clulas sobreviventes trazendo consequncias em longo prazo, como cncer radioinduzido ou m formao gentica nos descentes do indivduo irradiado. Na ao direta, o dano ao DNA causado pela partcula carregada diretamente. O predomnio em radiaes de alto valor energtico (partculas- e nutrons), assim como o dano biolgico no pode ser modificado quimicamente, pois produzem diretamente mudanas qumicas e biolgicas no meio absorvedor. Enquanto que na ao indireta, a partcula carregada interage com outras molculas (H2O) para produzir radicais livres que iro lesar o DNA, denotando que o dano biolgico pode ser modificado quimicamente. 24- Como feita a leitura do dosmetro individual? R: A Dosimetria Individual tem como finalidade determinar o Nvel de Doses de radiao recebida pelo usurio como decorrncia do trabalho. Dosmetro (TLD) composto de cristais que possuem uma propriedade chamada de termoluminescente (TL), ou seja, quando os cristais so aquecidos certa temperatura eles emitem luz ultravioleta cuja intensidade proporcional dose. Quando expostos radiao estes cristais acumulam a energia da radiao

incidente durante longos perodos (meses) e a liberam em forma de luz somente quando lidos no Laboratrio. 25- Por que as mulheres grvidas no podem fazer raios-X at trs meses e qual a ao da radiao? R: Por causa dos riscos que o embrio pode sofrer durante sua formao. Conforme a pessoa vai crescendo sua sensibilidade vai diminuindo. 26- Quais as Portarias que esto diretamente voltadas para a radioterapia? R: PORTARIA INTERMINISTERIAL N 97, DE 23 DE JANEIRO DE 2013. PORTARIA N 931, DE 10 DE MAIO DE 2012 PORTARIA GM/MS 2.410, de 25/08/2010 PORTARIA SAS/MS 420, de 25/08/2010 PORTARIA GM/MS 1.783, de 07/08/2009 PORTARIA N 346, DE 23 DE JUNHO DE 2008 PORTARIA SAS/MS 346, de 23/06/2008 PORTARIA SAS/MS 466, de 20/08/2007 PORTARIA SAS/MS 768, de 26/10/2006 RDC Anvisa 20, de 02/02/2006 PORTARIA SAS/MS 757, de 27/12/2005, PORTARIA SAS/MS 741, de 19/12/2005 PORTARIA GM/MS 1.617, de 09/09/2005 PORTARIA SAS/MS 96, de 27/03/2000 PORTARIA SAS/MS 034/99, de 04/02/1999, PORTARIA 453/98 27- Escreva sobre a Portaria 3.006, e faa um resumo sobre a mesma. R: 28- Sobre braquiterapia, quais so as fontes utilizadas e suas aplicaes? R: Radio 226Ra Implantes temporrios e intersticiais e intracavitrio. Csio o Radio. Iodo 125I Implantes intersticiais permanentes Ouro 198Au Implantes intersticiais permanentes
137

Cs Implantes temporrios e intersticiais e intracavitrio e substitui

29- Quais os equipamentos de teleterapia e suas aplicaes? R: Aparelhos de raios-X: para tratamento superficial, Aceleradores linear: tratamento de vrios tumores, como plvicos, torcicos, cerebrais e no pescoo, sem comprometer os tecidos vizinhos que se encontram em estado normal. Bomba de cobalto 60: emite raios gama e mais usada no tratamento de cancro da mama. 30- Por que os equipamentos de ortovoltagem foram substitudos pelos equipamentos de megavoltagem? R: Porque os equipamentos de megavoltagem utilizam energia de maior intensidade e atingem locais mais direcionados ao tratamento em energia em MeV. 31- Quais as vantagens e desvantagens da braquiterapia? R: Vantagens: - Alta dose ao tumor (pequeno volume) X baixa dose aos tecidos circunjacentes; - Curta durao do tratamento; A Braquiterapia uma modalidade de radioterapia, na qual o elemento radioativo colocado em proximidade ou dentro do rgo, a ser tratado. Para isso so usados elementos radioativos especficos, de pequeno tamanho e formas variadas, que so colocados na posio de tratamento atravs de guias chamadas: sondas ou cateteres. Sua principal desvantagem a no uniformidade da dose, desde que sua radiao muito mais intensa perto da fonte, embora usando muitas fontes ajuda a fazer a dose mais uniforme. Uma outra desvantagem se relaciona com a segurana das radiaes. O terapeuta deve estar prximo fonte enquanto elas so colocadas. O paciente e uma fonte radioativa durante os dias que as fontes esto no lugar, e as enfermeiras, tcnicos e outros esto expostos assim a radiao. A radiao para o terapeuta tem sido muito reduzida pela tcnica carregamento a posteriori. O terapeuta cuidadosamente coloca tubos ocos no paciente e mais tarde rapidamente coloca as fontes radioativas nos tubos.

32- Quais os tipos de braquiterapia? R: Por localizao da fonte Intracavitria : ginecolgicas (tero, vagina), brnquio, esfago, ductos biliares Intersticial: mama, sarcomas de membros, lngua, ... Superficial: moldes ou placas (pele) PeloLoading(carregamento dos guias com o material radioativo) Manual pura: o material colocado diretamente no tecido alvo Afterloading (ps-garga) manual: cateteres ou aplicadores so colocados, e ento o material inserido nesses guias, manualmente. Remote afterloading (ps-carga por controle remoto): cateteres so colocados e ento o material inserido mecanicamente na aplicao. Pela durao da braquiterapia Implantes permanentes: fonte perene no paciente, nele decaindo. Normalmente, utilizam-se istopos de meia vida curta : Iodo-125, Paldio-103, Ouro198 Implantes temporrios: removidos aps o tratamento. Existe um melhor controle da dose no volume alvo, pelo planejamento psinsero (Csio-136, Irdio-192). Pela taxa de dose Baixa taxa de dose: geralmente tratamento nico, com liberao da dose ao longo de horas ou dias. Requer internao e isolamento e a colocao dos aplicadores ou material radioativo geralmente feita sob anestesia ou sedao. Alta taxa de dose: o elemento radioativo possui uma alta atividade, e, portanto libera uma alta dose em um tempo pequeno. Com isto, as aplicaes so rpidas, e o tempo de tratamento total, muito menor do que com a braquiterapia convencional de baixa taxa de dose. Geralmente, o tratamento fracionado e no requer internao nem anestesia.

Anda mungkin juga menyukai