Anda di halaman 1dari 51

Disciplina Banco de Dados III

Margareth Nassif

o fechamento das disciplinas de Banco de Dados.

BD I ACCESS

BD II My SQL

BD III Oracle 10g Express Edition (ORACLE XE)

Durante as aulas iremos :

- Conhecer o BD ORACLE XE

- Aprender a trabalhar com o BD Oracle XE

- Criar o BD que ser utilizado no Projeto Final do Curso

Critrios de Avaliao

Primeiro Bimestre = 40 Pontos 2 exerccios em aula de 5 Pontos Atividade Prova Bimestral de 20 Pontos 10 Pontos 10 Pontos 20 Pontos

Segundo Bimestre = 60 Pontos 2 exerccios em aula de 10Pontos Atividade Prova Bimestral de 30 Pontos 20 Pontos 10 Pontos 30 Pontos

Cronograma (Ver Arquivo de Cronograma Anexo)

A histria da Oracle H quase trinta anos, Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias no haviam percebido, quando encontrou uma descrio de um prottipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia. Ellison e os co-fundadores da Oracle, Bob Miner e Ed Oates, perceberam que havia um tremendo potencial de negcios no modelo de banco de dados relacional, mas no se deram conta de que mudariam a face da computao empresarial para sempre. Hoje a Oracle (Na bolsa de valores Nasdaq: ORCL) continua frente de seu tempo. A tecnologia Oracle pode ser encontrada em quase todos os setores do mundo inteiro e nos escritrios de 98 das empresas citadas na lista Fortune 100. A Oracle a primeira empresa de software a desenvolver e empregar software empresarial totalmente habilitado para Internet em toda a sua linha de produtos: banco de dados, aplicativos empresariais e ferramentas para desenvolvimento de aplicativos e suporte a decises. A Oracle o principal fornecedor de software para gerenciamento de informaes e a segunda maior empresa de software independente do mundo. A Oracle Corporation anunciou em 17 de setembro de 2010, que foi nomeada como fornecedora lder de sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD) pelo terceiro ano consecutivo com base em 2009.

O SGBD ORACLE O Oracle Database um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) que est no mercado desde o fim dos anos 70 e que cada vez mais conquista novos adeptos. uma ferramenta cliente/servidor para gesto de base de dados muito eficiente. O Oracle 9i foi pioneiro no suporte ao modelo web. O Oracle 10g possui muitas melhorias em relao ao Oracle 9i.

ORACLE : VANTAGENS X DESVANTAGENS VANTAGENS


Grande otimizao de performance para dados em grande quantidade;

DESVANTAGENS
Exige alta especializao tcnica, seja para administrao do banco (tarefas como backup/recovery, performance controle de usurios/segurana, etc.), bem como para atividades como programao para gerao de sadas adequadas e derivao de dados; Alto custo da licena e do hardware necessrio para rodar os softwares Oracle

Robustez, segurana dos dados, Confiabilidade e organizao ; Trata-se de um sistema naturalmente multi-usurio, permitindo a edio, atualizao, consulta simultnea de dados/mapas/metadados por diversas pessoas,inclusive via internet/intranet (com o uso de sistemas de disponibilizao); Permite a criao de programas que fazem carregamento automtico de informaes, verificao de consistncia, limpeza,etc; Permite intercmbio com diversas tecnologias (programao de interfaces em linguagens de programao como VB, C, Java);

ORACLE NO MERCADO DE BANCOS DE DADOS

O Oracle o principal banco de dados atualmente, sendo responsvel pelo armazenamento de boa parte das informaes das principais organizaes ao redor do mundo. Sua participao no mercado de banco de dados bastante acentuada, principalmente em grandes empresas e em conjunto com sistemas de mdio e grande porte. O Oracle muito robusto e exige bastante hardware para uma boa performance. Outro fator importante o gerenciamento, onde so exigidos profissionais bastante capacitados para este fim. Um ponto muito alto do banco de dados Oracle a segurana, principalmente quando bem administrado. Segurana dos dados um dos principais pontos a analisar no aspecto de banco de dados e neste caso o Oracletem a simpatia de muitas empresas e DBAs. A verso free do Oracle a Oracle Database 10g Express Edition ou Oracle XE, que tem como limitao o tamanho da base (4Gb). A Oracle criou essa verso justamente para tentar impedir o crescimento de outros bancos free como: Opensource, Firebird e PostgreSQL.

Banco de Dados Oracle 10g Express Edition (ORACLE XE)

A Oracle lanou oficialmente o seu Banco de Dados Oracle 10g Express Edition (Oracle XE) em 2005. Desde o incio o Banco de Dados Oracle XE tem recebido forte apoio em todo o mundo de desenvolvedores, estudantes e fornecedores de solues que o utilizam para desenvolver aplicativos de banco de dados nas plataformas Windows e Linux. O Banco de Dados Oracle XE gratuito e oferece liberdade para desenvolver e implementar aplicativos de muitas plataformas e traz suporte para variados ambientes de desenvolvimento. Centenas de milhares de programadores Java, .NET, PHP e da Web, incluindo estudantes e fornecedores de solues de terceiros, j baixaram o banco de dados da Internet sem qualquer custo. O Oracle XE traz recursos de performance, confiabilidade e segurana da ORACLE. Por ser compatvel com toda a famlia de produtos do Banco de Dados Oracle, ele permite aos usurios a facilidade de comear com uma soluo bsica e ir mudando para outras verses quando necessrio. Segundo Thomas Kyte, da Oracle, o produto agrada aos desenvolvedores que querem acesso gratuito a um software de banco de dados consagrado e de alta qualidade. Ele um banco de dados bsico com toda a funcionalidade exigida nas corporaes", concluiu.

O ORACLE XE um dos melhores bancos que existe atualmente.

Ele o mais estvel e o que tem mais recursos sendo assim o mais utilizado. Algumas funes do Oracle: Funcionalidade de administrao comum do sistema, incluindo esquema e criao de usurio Banco de dados de monitoramento (limites de recursos, estatsticas, consultas de SQL, sesses e assim por diante). Permite criar e editar tabelas, ndices, triggers, views(vises do banco), funes, procedimentos armazenados e assim por diante. Importante: Os procedimentos armazenados e pacotes completos esto includas no Oracle XE. Editor SQL e Query Browser Log para Restore do banco , gerao de DDL(Ling.Def.Dados) Importao / Exportao de Texto, Planilha, ou XML Application Builder com aplicaes de exemplo pronto para instalar

ARQUITETURA DO SGBD ORACLE

Linha do tempo do RDBMS Oracle 1977 Larry Ellison, Bob Miner, Ed Oates e Bruce Scott formam a SDL. Larry e Bob foram parceiros em um projeto da CIA apelidado de Oracle. Bob e Bruce comeam a trabalhar no banco de dados. 1978 A CIA o primeiro cliente, embora o produto ainda no tenha sido lanado comercialmente. A SDL muda seu nome para Relational Software Inc. (RSI). 1979 A RSI lana sua primeira verso comercial, a verso 2 do banco de dados escrito em linguagem Assembler. No foi lanada uma verso 1 por medo de as pessoas no comprarem uma primeira verso de software. A primeira verso comercial do software vendida Base da Fora Area americana. Esse o primeiro RDBMS comercial no mercado. 1981 A primeira ferramenta, Interactive Application Facility (IAF), que um predecessor da futura ferramenta SQL*Forms do Oracle, criada. 1982 A RSI muda seu nome para Oracle Systems Corporation (OSC) e depois

O Oracle composto por 3 tipos de arquivos que so fisicamente salvos em disco: Dados (data files) Controle (control files) Log (redo log files)

E tambm pelos arquivos : Parmetros (parameter file) Senha (Password file)

Data files Contm todos os dados do banco. Estruturas lgicas, tabelas, ndices e outros objetos so armazenados nestes arquivos.

Control files Arquivos que armazenam informaes sobre as estruturas fsicas do banco de dados (nome dos demais arquivos, localizao, integridade de armazenamento dos dados, controle de sequencia de operaes,etc...). Redo log files Arquivos que guardam todas as alteraes efetuadas nos dados das tabelas e so utilizados para recuperao destas informaes quando necessrio. Parameter file O Oracle para inicializar uma instncia, l o arquivo de parmetros e coleta todas as informaes inicias para comear a trabalhar (espao de memoria, localizao padro dos arquivos de dados, nmero mximo de sesses permititas, etc..). Instncia Oracle : A cada inicializao do banco Oracle, parte da memria do computador alocada para a SGA (System Global Area) e processos Oracle de segundo plano (Background Process) so inicializados, visando controlar o banco. Ento uma Instncia Oracle (Instance) o conjunto da SGA (buffers de memria) + processos Oracle de segundo plano (Background), que juntos oferecem aos vrios usurios o acesso ao banco de dados. Existe um banco de dados para cada instancia e possvel criar em um mesmo equipamento mais de uma instancia, sendo, por exemplo, uma para conter um banco de dados de produo e outra para conter o banco de dados de teste. Neste caso, haver processos sendo executados em background especficos para cada instancia e uma rea de memria independente utilizada em cada instancia.

Sobre as estruturas de armazenamento de banco de dados

A estrutura de armazenamento do Oracle Database 10g Express Edition se divide em Estrutura Lgica e Estrutura Fsica, como demonstra a imagem abaixo :

Database O Database o conjunto de estruturas lgicas e fsicas que contm todos os dados da sua aplicao. O banco de dados tambm contm estruturas de controle necessrias para iniciar sua operao. Todas essas estruturas sero detalhadas a seguir e esto representadas na figura acima. A instncia do Oracle Database XE (que consiste do Oracle Database XE processo de retaguarda e a memria alocada) trabalha com um database nico. No lugar de permitir a criao de mltiplos databases para acomodar diferentes aplicaes o Oracle Database XE usa um nico database e suporta a criao de mltiplas aplicaes permitindo a voc separar os dados em diferentes schemas ou diferentes instncias.

Tablespaces Um database composto de uma ou mais tablespaces. Uma tablespace um conjunto de um ou mais arquivos fsicos (datafiles ou tempfiles) sendo a tablespace a estrutura primria de gerenciamento de armazenamento de um database.

Datafiles e tempfiles Datafiles so arquivos do sistema que armazenam dados do database. Estes dados so gravados no arquivo em um formato proprietrio da Oracle e no conseguem ser lidos por outros programas que no seja o Oracle Database XE. Tempfiles so arquivos especiais do Oracle que esto associados somente a tablespaces temporrias. Temporary tablespaces fornecem uma rea de trabalho para processar queries(consultas).

Arquivo de controle O arquivo de controle (control file) um arquivo binrio que rastreia o nome e as localizaes dos componentes fsicos do banco de dados, mantm tambm o controle de informaes, incluindo registros de todos os backups e arquivos relacionados. Ele essencial para o funcionamento do banco de dados.

Arquivo de parmetros do servidor (Server parameter file) O arquivo de parmetro do servidor (SPFILE) contm os parmetros necessrios para o Oracle Database XE iniciar e determinar a configurao dos recursos do servidor. No tente editar este arquivo com um editor de texto ele um arquivo binrio. Voc pode mudar os parmetros deste arquivo utilizando o comando ALTER SYSTEM no SQL Command Line (SQL Plus).

Arquivo de senhas O Oracle Database XE usa o arquivo de senhas para autenticar os seus usurios. Este arquivo automaticamente criado quando voc instala o Oracle Database XE ao contrrio de outras estruturas do banco de dado o arquivo de senha no backupeado para a rea de flash recovery.

Estruturas relacionadas recuperao na Flash Recovery Area A flash recovery area essencial para a proteo de dados do Oracle Database Express Edition. Esta rea uma pasta diferente da pasta do banco de dados onde s estruturas relacionadas recuperao dos dados so armazenadas. Estas estruturas incluem: Backups dos arquivos fsicos do banco de dados (datafiles, control files e server parameters file (SPFILE)) Observao importante: Os arquivos de backups do Oracle Database e os arquivos de recuperao visam a proteo dos arquivos fsicos do banco de dados. Backups so armazenadas em colees de objetos chamadas backup sets. Um backup set consiste em um conjunto de pedaos de backup armazenados em um formato proprietrio e que somente pode ser acessado pelo Oracle Database. Logs de redo O online redo log files gravam todas as mudanas do banco de dados. Eles podem ser usados para a recuperao dos dados no caso de um evento de falha ocorrer. Redo logs arquivos Se voc ativar o arquivamento do log de arquivos de redo, os arquivos de redo logs que forem preenchidos so copiados para a flash recovery area antes de serem reusados. Os arquivos on line e os arquivos de log arquivados possuem todos os registros do banco de dados que foram atualizados desde o ltimo backup.

O banco de dados gerencia automaticamente todo o contedo do flash recovery area. Voc no precisa manipular os arquivos da flash recovery area utilizando comandos do sistema operacional.

TabbleSpaces Internas do Oracle:

Iniciando o Oracle 10g Database Express Edition O Oracle 10g Database Express Edition (Oracle Database XE) inicia imediatamente aps o sistema operacional no qual ele foi instalado seja iniciado. Ento no h necessidade de iniciar o Oracle Database XE, exceto se previamente voc parou os servios do Oracle Database XE. Voc pode iniciar os servios do Oracle Database XE atravs do Desktop ou atravs da linha de comando utilizando o SQL Plus. Para iniciar os servios usando atravs do desktop: - Faa sua autenticao no computador Windows onde esta instalado o Oracle Database XE com um usurio que tenha permisso de administrador. - Clique no boto Iniciar em seguida clique em Programas ou em Todos os programas, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Start Database.

Parando banco de dados O Oracle Database 10g Express Edition para automaticamente quando voc desliga o computador que ele esta instalado. Antes de encerrar os servios do Oracle Database 10g Express Edition tenha certeza que todos os trabalhos foram finalizados e todos os usurios encontram-se desconectados do banco de dados. Se ainda houver usurios conectados ou aplicaes sendo executadas no Oracle Database 10g Express Edition o banco de dados executar as seguintes aes antes de ser desligado: Nenhuma nova conexo ser permitida e no ser permitido que se inicie nenhuma nova transao. Todas as transaes que no tiverem sido encerradas sero desfeitas, ou seja, transaes que ainda no tiverem sido commitadas sero rollbackeadas :( Aplicaes e usurios sero imediatamente desconectados

Parando o banco de dados do desktop Faa sua autenticao no computador Windows onde esta instalado o Oracle Database XE com um usurio que tenha permisso de administrador. Clique no boto Iniciar em seguida clique em Programas ou em Todos os programas, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Stop Database.

Acessando o ORACLE pela Database Home Page

O Oracle Database Express Edition possui uma interface baseada em navegadores web que permite ao usurio administrar o banco de dados, executar queries, criar aplicaes Web e muito mais. O ponto de partida a Database Home Page :

Os cones da Database Home Page tm as funes: Administration Gerenciar as contas de usurios, Gerenciar a memria, capacidade de armazenamento e conexes de rede, monitorar as atividades do banco de dados e visualizar as informaes de configurao.

Object Browser Visualizar, criar, modificar e apagar objetos de banco de dados. Usar o PL/SQL editor para editar e compilar pacotes, procedures, funes e triggers tendo a vantagem de usufruir de um relatrio de erros.

SQL - Acesso as seguintes ferramentas SQL: - SQL Commands Executar comandos SQL e blocos annimos de PL/SQL. Rodar os scripts e salvar as queries. - SQL Scripts - Criar, editar, visualizar, executar e apagar arquivos de scripts. Realizar o upload e o download de scripts para o seu sistema de arquivos local. Query Builder Com pouco ou nenhum conhecimento SQL voc poder criar queries utilizando uma interface grfica. Visualizar resultados formatados desta queries e salv-las. Utilities Carregar e descarregar dados, gerar DDL, visualizar objetos de relatrios e restaurar objetos apagados do banco de dados. Observao importante: Quando voc logar do Database Home Page com um usurio diferente do SYSTEM um outro cone chamado Application Builder ser exibido : Application Builder permite que voc crie aplicaes Oracle no Database Express Edition. Para acessar a Database Home Page : No Windows: Clique no boto Iniciar, clique em Programas (ou Todos os programas), clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Go To Database Home Page. NA UTRAMIG : Endereo Acesso Oracle na Rede http://10.14.99.123:8080/apex/f? p=4550:9:729455589415572::NO:::

Navegando na interface grfica

Navegando usando cones e menus possvel navegar na interface grfica do Oracle Database Express Edition clicando nos grandes cones mostrados na Database Home Page ou nas outras pginas. Quando voc usa estes cones voc tem duas opes: Clicando nos cones - Clique no cone para ir a pgina indicada pelo nome do cone. Selecionando no menu de cones Clique na seta para baixo ao lado do menu para ver as opes de menu e ento definir para onde deseja ir. Este o mtodo mais direto de navegao.

Navegando utilizando os links localizadores Os localizadores aparecem nas pginas do Oracle 10g . Cada localizador mostra a pgina atual e o caminho percorrido. No exemplo,o usurio percorreu Home, SQL e est em Query Builder.

Monitorando o espao utilizado

Como o Oracle Database Express Edition (Oracle Database XE) limitado a 4 gigabytes (GB) para dados do usurio muito importante que voc monitore o total de espao utlizado.

Para monitorar o espao utilizado:

1. Acesse a pgina Database Home Page

2. Clique no Usage Monitor do lado direito da pgina e examine a Storage bar graphic.

Observao importante: Se o Usage Monitor no aparecer no canto superior da pgina, clique em Customize na parte superior direita da pgina para ativar o Usage Monitor.

Se for necessrio desbloquear usurio hr :

- Fazer login como system - Digitar : alter user hr account unlock; - Ser pedida nova senha - Informar hr e confirmar hr novamente

NA UTRAMIG : Endereo Acesso Oracle na Rede http://10.14.99.123:8080/apex/f? p=4550:9:729455589415572::NO:::

Structured Query Language (SQL)

DDL (DATA DEFINITION LANGUAGE): a parte da linguagem SQL em que os comandos so responsveis pela criao de objetos, como tabelas, ndices, vises etc. Entre esses comandos podemos citar Create Table, Create View, Create Index. DML (DATA MANIPULATION LANGUAGE): a parte da linguagem SQL onde os comandos executam consultas e alteraes nos dados. Entre os comandos esto SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE. Comando SELECT : SELECT <campo> FROM <tabela> WHERE <condio> ORDER BY <campo/critrio> Exemplos : - select - select - select - select - select - select nome from funcionrios; cargo from funcionrios; nome,cargo from funcionrios; * from funcionrios; * from funcionrios where escolaridade = Mestre; * from funcionrios where escolaridade = Mestre and cargo <> Analista de Negcios; - select * from funcionrios order by nome; - select * from funcionrios order by salrio;

Co

SE

|[ [A

Co

Co

Co

Ca

Inn

Ju

co

SELECT D.DEPARTMENT_NAME, E.FIRST_NAME, E.LAST_NAME FROM DEPARTMENTS D JOIN EMPLOYEES E ON D.MANAGER_ID = E.EMPLOYEE_ID; -- ou SELECT D.DEPARTMENT_NAME, E.FIRST_NAME, E.LAST_NAME FROM DEPARTMENTS D INNER JOIN EMPLOYEES E ON D.MANAGER_ID = E.EMPLOYEE_ID; -- ou SELECT D.DEPARTMENT_NAME, E.FIRST_NAME, E.LAST_NAME FROM DEPARTMENTS D, EMPLOYEES E WHERE D.MANAGER_ID = E.EMPLOYEE_ID;

Inn

EMP

EMP_ID 120 230

Inn

Join

EM

Lef Le

se

Lef Le
-- Exemplo de left join SELECT D.DEPARTMENT_NAME, E.FIRST_NAME, E.LAST_NAME FROM DEPARTMENTS D LEFT JOIN EMPLOYEES E ON D.MANAGER_ID = E.EMPLOYEE_ID; --ou SELECT D.DEPARTMENT_NAME, E.FIRST_NAME, E.LAST_NAME FROM DEPARTMENTS D, EMPLOYEES E WHERE D.MANAGER_ID = E.EMPLOYEE_ID(+);

EMPR

EMP_ID 120 230

Rig

se jo

Rig
-- Exemplo de right join SELECT D.DEPARTMENT_NAME, E.FIRST_NAME, E.LAST_NAME FROM DEPARTMENTS D RIGHT JOIN EMPLOYEES E ON D.MANAGER_ID = E.EMPLOYEE_ID; --ou SELECT D.DEPARTMENT_NAME, E.FIRST_NAME, E.LAST_NAME FROM DEPARTMENTS D, EMPLOYEES E WHERE D.MANAGER_ID(+) = E.EMPLOYEE_ID;

EMPR

EMP_ID 120 230 154

Ful Fu

re

Ful Fu
SELECT D.DEPARTMENT_NAME, E.FIRST_NAME, E.LAST_NAME FROM DEPARTMENTS D FULL JOIN EMPLOYEES E ON D.MANAGER_ID = E.EMPLOYEE_ID;

EMPR
EMP_ID 120 230 154

Cr

ca

Cr
-- Exemplo de cross join SELECT D.DEPARTMENT_NAME, E.FIRST_NAME, E.LAST_NAME FROM DEPARTMENTS D CROSS JOIN EMPLOYEES E; --ou SELECT D.DEPARTMENT_NAME, E.FIRST_NAME, E.LAST_NAME FROM DEPARTMENTS D, EMPLOYEES E;

Relac

EMP

Ca

Sub

Su

Sub

Ex

Sub

S Ex

Sub

Sub

S um O

Sub

Sub

S um O

Sub

Sub

S um

Sub

Su

SEQUNCIAS As seqncias so objetos especiais de banco de dados usados para gerar valores inteiros de acordo com regras definidas quando a seqncia foi criada. As seqncias de banco de dados geralmente so usadas para preencher as chaves primrias de uma tabela.
Detalhes da sequncia
Alterar Eliminar

DEPARTMENT_SEQ

Valor Mnimo Valor Mximo Incrementar Por Flag de Crculo Flag de Ordem

1 9990 10 N N

Tamanho do Cache 0 ltimo Nmero 280

Detalhes da Sequncia EMPLOYEES-SEQ


Alterar Eliminar

Valor Mnimo Valor Mximo Incrementar Por Flag de Crculo Flag de Ordem

1 999999999999999999999999999 1 N N

Tamanho do Cache 0 ltimo Nmero 207

CRIAO DE SEQUNCIAS

- Fazer login no Oracle utilizando : Nome de Usurio = Senha = A+Matrcula do aluno - Entrar em Browser de Objetos - Entrar em Criar ==> Sequncia

CRIAO DE TABELAS

- Fazer login no Oracle utilizando : Nome de Usurio = Senha = A+Matrcula do aluno - Entrar em Browser de Objetos - Entrar em Criar ==> Tabela

1. Informar o nome da tabela (no pode conter espaos ou iniciar com nmeros ou undescore)

2. Se for necessrio, clickar para preservar a diferena entre mais./minsculas

3. Informar os detalhes para cada coluna : a. Informar o nome da coluna

b. Selecionar o tipo da coluna ( NUMBER, VARCHAR2, DATE, TIMESTAMP, CHAR, CLOB, BLOB, NVARCHAR2, BINARY_FLOAT, e BINARY_DOUBLE

c. Entrar com as seguintes informaes, quando necessrio :


o o

Preciso Escala

b. Para uma coluna no aceitar nulo, marcar No Nulo

Para mudar a ordem das colunas, usar as setas para cima/baixo . Para acrescentar mais colunas, clickar em Adicionar Colunas

c. Clickar em Prximo para definir as chaves da tabela

2.

Para Chave Primria selecione uma das opes :

. No h chave primria - No preenche a chave primria simples

. Preenchido por uma nova sequncia - Cria a chave primria e cria um trigger e a nova sequncia. A nova sequncia usada no trigger para popular a coluna definida como chave. S pode ser formada por uma nica coluna.

. Preenchido por sequncia j existente - Cria a chave primria e cria um trigger. A sequncia selecionada usada no trigger para popular a coluna definida como chave primria. S pode ser formada por uma nica coluna

. No preenchido - Define uma chave primria mas que no tem os valores automaticamente populados por uma sequncia dentro de um trigger. Com esta opo possvel definir uma chave primria concatenada (composta por mais de um atributo).

Clickar em Prximo para definir as chaves estrangeiras da tabela Uma chave estrangeira define um relacionamento entre uma coluna (ou colunas) em uma tabela e uma chave em outra tabela.

Para adicionar chave estrangeira :

Uma chave estrangeira estabelece um relacionamento entre colunas de uma tabela e uma chave primria de outra tabela. Para definir uma chave estrangeira: Selecione uma ou mais colunas e clique em Adicionar. Selecione o nome da tabela que tem a chave primria correspondente. Selecione as colunas de chave primria correspondentes e clique no cone Adicionar. Selecione No Permitir Deleo para bloquear a deleo de linhas da tabela referenciada quando houver linhas dependentes nesta tabela. Selecione Deleo em Cascata para deletar as linhas dependentes desta tabela quando a linha da tabela me correspondente for deletada. Selecione Definir como Nulo ao Deletar para definir valores de coluna de chave estrangeira como nulos quando a linha da tabela me correspondente for deletada. Clique em Adicionar. Voc pode definir mais de uma chave estrangeira nesta pgina, mas somente as exibidas no relatrio, na parte superior da pgina, sero includas na instruo create table resultante.

Clickar em Prximo para definir as constraints (restries) da tabela possvel criar vrias constraints , mas preciso adicion-las separadamente.

Para adicionar uma constraint

possvel criar vrias constraints de cada tipo (Verificao ou Exclusiva), mas deve ser Adicionada uma constraint por vez. Apenas as constraints exibidas no relatrio, na parte superior da pgina, sero includas na instruo de create table resultante.

Uma constraint de verificao uma verificao de validao para uma ou mais colunas da tabela. Nenhum valor pode ser inserido ou atualizado em uma tabela que viola uma constraint de verificao ativada. preciso informar a expresso que dever ser verificada como : Flag in (S, N)
STATUS IN ('OPEN','CLOSED','PENDING') SAL IS NOT NULL OR COMM IS NOT NULL LENGTH(ENAME) >= 6 SAL > 0 SAL + NVL(COMM,0) > 1000

Uma constraint exclusiva designa uma coluna ou uma combinao de colunas como chave exclusiva. Para satisfazer uma constraint exclusiva, duas linhas de uma tabela no podem ter os mesmos valores para as colunas especificadas. preciso selecionar as colunas que sero exclusivas.

CRIAO DE NDICES

- Fazer login no Oracle utilizando : Nome de Usurio = Senha = A+Matrcula do aluno - Entrar em Browser de Objetos - Entrar em Criar ==> ndice

Selecione a tabela e selecione o tipo de ndice a ser criado. Os tipos de indices so :


Normal ndice formado por atributos da tabela Texto Cria um ndice de texto

Escolha uma ou mais colunas que vo formar o ndice.

Anda mungkin juga menyukai