Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA CENTRO DE CINCIAS EXATAS - CCE DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - DTA TAL 414 MICROBIOLOGIA DO LEITE

E E DERIVADOS Turma: 2

3 PRTICA: CONTAGEM DE MICRORGANISMOS PSICROTRFICOS

NAYARA LOPES ALVES - 66700

Viosa 05 de Setembro de 2011

INTRODUO

Segundo a Instruo Normativa N 51, de 18 de Setembro de 2002, entendese por leite, sem outra especificao, o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condies de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. Por ter um elevado valor nutricional, um produto muito importante na alimentao humana. O leite um timo meio para a multiplicao microbiana, pois em sua constituio esto presentes vitaminas, lipdeos, carboidratos, protenas e minerais. Dentre os diferentes grupos de microrganismos que podem multiplicar-se no leite, pode-se citar o subgrupo dos Psicrotrficos, que so caracterizados por terem a capacidade de multiplicar-se sob a temperatura de refrigerao (5 ), independentemente do timo de crescimento. Fazem parte desse subgrupo os gneros de bactrias a seguir: Pseudomonas, Yersinia e Listeria. O controle da multiplicao de Psicrotrficos no leite deve ser realizado pois estes microrganismos causam deteriorao de alimentos refrigerados e os gneros Yersinia e Listeria so patognicos, ou seja, so causadores de doenas.

1. OBJETIVO

O teste de contagem de microrganismos Psicrotrficos visou objetivar a importncia de controlar a multiplicao microbiana, com o intuito de obter um produto final de qualidade e em condies adequadas ao consumo.

2. MATERIAIS

Ao decorrer da prtica de contagem de microrganismos Psicrotrficos foram utilizadas amostras de leite cru e pasteurizado, pipeta, tubos de ensaio, bico de Bunsen, lcool 70%, gar padro para contagem, placa de petri e gua destilada. 4. DISCUSSO

Os Psicrotrficos so microrganismos que no suportam altas temperaturas, porm parte das enzimas sintetizadas ao longo do perodo de estocagem temperatura de refrigerao, permanecem ativas no leite pasteurizado, podendo ocasionar nos produtos sabor e odor desagradveis.

5. RESULTADOS

5.1 Contagem de Psicrotrficos Leite pasteurizado: Bancada 1 14 UFC/mL estimado Bancada 3 3.0x UFC/mL estimado

Leite cru: Bancada 2 1.61x Bancada 4 2.4x

UFC/mL estimado UFC/mL estimado

Apesar de no existir uma contagem legal para determinar a contagem de Psicrotrficos, pode-se perceber pelos resultados obtidos que os nveis so satisfatrios ao consumo e que o processo de pasteurizao muito eficaz.

6. CONCLUSO

O teste de contagem de microrganismos Psicrotrficos muito importante tanto para a qualidade do leite, quanto para a sade dos consumidores. Esses microrganismos geram problemas como a instabilidade do produto, baixo rendimento, diminuio da vida de prateleira e gostos indesejveis.

Anda mungkin juga menyukai