Anda di halaman 1dari 15

ISSN: 1983-8379

Caminhos do drama burgus: de Diderot a Alexandre Dumas filho

Silvia Pereira Santos1

RESUMO: O objetivo do presente artigo ilustrar os caminhos percorridos pelo drama burgus, desde sua criao por Diderot no sculo XVIII at sua retomada e atualizao por Alexandre Dumas filho em suas comdias de costumes. Para tanto, abordaremos as seguintes questes: as caractersticas do gnero srio de Diderot e o moralismo nele embutido; o drama romntico de Alexandre Dumas pai, que, com a pea Antony, faz uma ponte entre o gnero srio e a j citada comdia de costumes; e o drama burgus de Dumas filho.

Palavras-chave: Drama burgus; Gnero srio; Comdia de costumes; Diderot; Alexandre Dumas filho

Introduo

A separao rgida dos gneros trgico e cmico segundo Aristteles j era criticada no sculo XVII por Corneille. Para este, a definio de comdia como imitao de pessoas baixas, medocres no era mais satisfatria: um rei poderia ser personagem cmico se suas aes no correspondessem quelas exigidas pela tragdia (CORNEILLE, 1950, p. 66). A inveno da grande comdia, por Molire, traz um tratamento nobre, como o verso, para temas cmicos, denunciando os vcios e praticando a crtica dos costumes (NAUGRETTE, 2001, p. 22). 2 Os sucessores de Molire intensificam as denncias aos males de seu tempo, e passam a descrever cada vez mais as condies sociais. Era a comdia de costumes (comdie des moeurs), que se firmava como estudo do comportamento humano em sociedade, das
1 Mestranda em Literatura Francesa da Ps-graduao em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 2 Convencionou-se chamar de pequena comdia aquelas curtas, com menos de trs atos, que atingiam o pblico com facilidade a partir de um riso fcil, privilegiando as interpretaes dos atores e as tiradas satricas (CANOVA-GREEN, 1997, p. 261)
DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

ISSN: 1983-8379

diferenas de classe, do meio e dos caracteres (PAVIS, 1996, p. 54). Segundo Canova-Green, este estudo de uma sociedade considerada decadente passou a chocar a opinio de um pblico cujo gosto evolua a partir do emprego da emoo e da sensibilidade pelos romances. Assim, a imoralidade que podia corromper ainda mais os costumes, uma vez que no era abertamente condenada pelos autores, foi preterida em funo de um teatro til, edificante (CANOVA-GREEN, 1997, p. 263). Inicia-se, ento, uma reao contra a comdia de costumes, pois mostrar os vcios da sociedade no mais suficiente: preciso corrigir os costumes, e pr em cena personagens cujos exemplos devam ser seguidos, e que sejam admirados pelo pblico, por sua virtude e grandeza. Esta comdia moralizante apresenta-se com uma forma didtica, deixando pouco espao para o riso fcil e grosseiro. Ao longo do sculo XVIII acentua-se o questionamento das regras do teatro clssico e intensifica-se a busca pela esttica da emoo e da sensibilidade. A comdie larmoyante , criada por Nivelle de La Chausse por volta de 1735, uma comdia que deve provocar lgrimas, emocionar o pblico, e veio preparar o terreno para a criao do drama burgus por Denis Diderot.

1. Diderot e o drama burgus

A presena da burguesia em cena um reflexo de seu estabelecimento como classe e de sua expanso econmica e social. Na segunda metade do sculo XVIII, a sociedade ocidental se caracterizava pelo enfraquecimento do regime feudal. O agricultor e o campons j so proprietrios ou retm livremente a terra, embora a nobreza e o clero ainda possuam uma grande parte do solo. O artesanato e o comrcio disseminaram-se entre a populao, criando um novo modo de riqueza. Graas ao comrcio martimo que se desenvolvera desde o sculo XVI, e a conseqente impulso da indstria, a burguesia era muitas vezes mais rica que a nobreza, e desejava, portanto, participar da vida poltica. A inutilidade da nobreza tornava-se cada vez mais evidente. O poder absoluto do rei, a improdutividade da nobreza e a tragdia que os

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

ISSN: 1983-8379

representava passaram a ser criticados por alguns filsofos, dentre os quais Denis Diderot. Ele vai propor um teatro srio que represente a burguesia, em oposio ao teatro clssico, no qual a burguesia era apresentada em papis que representavam o ridculo. A obra dramtica de Diderot compe-se basicamente de duas grandes peas, em cinco atos e em prosa, e alguns ensaios crticos que so, na realidade, comentrios e justificativas das duas peas. Le fils naturel ou les preuves de la vertu (O filho natural ou as provas da virtude) foi escrita e publicada em 1757, acompanhada de uma introduo e um ensaio intitulado Entretiens sur le fils naturel (Conversas sobre O filho natural3), e encenada somente em 1771. Le pre de famille (O pai de famlia) foi composta em 1758, junto ao Discours sur la posie dramatique (Discurso sobre a poesia dramtica), e foi aos palcos em 1760. 4 A idia principal em que se baseia a teoria dramtica de Diderot a de que, entre a tragdia e a comdia h um hiato que poderia e deveria ser preenchido. Tal idia, no to revolucionria quanto alardeia Diderot5, , no entanto, por ele sistematizada, e evidencia que contrariamente a um imaginrio quanto ao discurso literrio, de que este produz obras que obedecem a determinadas prescries de gneros, as obras que fundam gneros (MELLO, 2005a, p. 51). Em Discours sur la posie dramatique, Diderot explica sua proposta:

Em Le fils naturel, tentei dar a idia de um drama que estivesse entre a comdia e a tragdia./ Le Pre de famille, que proponho agora, e que as contnuas distraes atrasaram, est entre o gnero srio de Le fils naturel e a comdia./ E se um dia eu tiver tempo e coragem, no perco a esperana de compor um drama que esteja entre o drama srio e a tragdia. 6

Diderot prope um gnero intermedirio, que emocionaria o pblico ao mesmo tempo em que o levaria a refletir sobre os problemas da sociedade contempornea. A proposta de redefinio dos gneros implica uma inverso do processo moralizador da comdia clssica:

3 4 5 6

Traduo nossa. H ainda a pea Est-il bon? Est-il mchant?, que no foi encenada. Cf. JULLEVILLE, 1889, p. 312-314. Jai essay de donner, dans le Fils naturel, lide dun drame qui ft entre la comdie et la tragdie./ Le Pre de famille, que je promis alors, et que des distractions continuelles ont retard, est entre le genre srieux du Fils naturel et la comdie./ Et si jamais jen ai le loisir et le courage, je ne dsespre pas de composer un drame qui se place entre le genre srieux et la tragdie (DIDEROT, 1959, p. 190-191). Traduo nossa.
DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

ISSN: 1983-8379

trata-se de edificar pelo exemplo da virtude, e no mais pela simples denncia do ridculo e do vcio. A proposta de Diderot apoiada por outros grandes nomes da literatura, dentre os quais Beaumarchais, que publica, junto com seu primeiro drama, Eugnie, um Ensaio sobre o gnero dramtico srio (Essai sur le genre dramatique srieux), no qual defende o novo gnero e sua eficcia no papel de moralizar a sociedade. De acordo com Beaumarchais, o riso provoca um estado de excitao que impede uma reflexo mais profunda, um olhar para dentro de si. Sendo assim, depreende-se que a emoo pelas lgrimas cria no espectador um estado mais propcio assimilao das mensagens a serem transmitidas (NAUGRETTE, 2001, p. 37). Assim nasce o chamado gnero srio, gnero hbrido localizado entre a tragdia e a comdia, que no simplesmente uma justaposio de gneros opostos, mas a tentativa de mostrar ao espectador toda uma gama de emoes verdadeiras nas quais ele possa se reconhecer, seja com uma comdia sria ou uma tragdia domstica. Passa-se a representar o homem moderno, o homem em sua sociedade, e a prosa substitui o verso, a fim de que a linguagem utilizada na representao se aproxime ainda mais da realidade representada. Para que o pblico se envolva na trama, necessrio substituir os caracteres, tipos universais e atemporais, por suas condies sociais: so personagens individualizados, diferenciados pela profisso, estado civil, grau de parentesco... Os personagens possuem uma densidade psicolgica, decorrente, segundo os filsofos das Luzes, de sua condio na sociedade a instalao do determinismo social em cena: O homem , com efeito, aquilo que a presso longa e contnua do hbito, das funes exercidas, dos preconceitos de classe recebidos e conservados, fez dele. (...) O carter adquirido substitui o carter inerente. 7 So exaltados os valores da burguesia nascente (uma burguesia ainda reformista, no revolucionria), tais como famlia, trabalho, sucesso, e explorada a pantomima - o movimento dos corpos , bem como o cenrio e o figurino: o espectador assume uma posio

7 Un homme est, en effet, ce que la pression longue et continue de l'habitude, des fonctions exerces, des prjugs de classe reus et conservs, a fait de lui. (...) Le caractre acquis remplace le caractre inn. COLLIGNON, 1895, p. 168. Traduo nossa. Para um contraponto a esta teoria, ver COLLIGNON, 1895, p. 169.
DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

ISSN: 1983-8379

de voyeur, que observa a intimidade domstica dos personagens. Tambm so evocados temas que preocupam o pblico burgus, tais como a falncia e a questo dos filhos naturais, questo esta que tema da pea Le fils naturel, e ser retomada quase um sculo mais tarde por Alexandre Dumas filho, em pea homnima (1858).

1.1. Le fils naturel de Diderot

Clairville apaixonado por Rosalie. Ele pede a seu amigo Dorval, jovem estimado e virtuoso mas que no conhece seu prprio pai, que interceda por ele junto sua amada. Quando ele o faz, Rosalie diz a Dorval que ele quem ela ama. Embora dividido entre seus sentimentos por Rosalie e seu respeito por Clairville, que lhe acolheu em sua casa e em sua famlia, Dorval opta pela considerao ao amigo e deixa livre o caminho para Clairville e Rosalie. Quando o pai de Rosalie, Lysimond, chega para abenoar o casamento de sua filha com Clairville, ele reconhece que Dorval seu filho ilegtimo. Os irmos reconhecem, ento, que a renncia ao amor foi benfica, e d-se o desfecho feliz: Rosalie e Clairville se casam, assim como Dorval e Constance, irm de Clairville. Conforme se nota, a pea a prpria colocao em prtica das teorias propostas em Entretiens sur le fils naturel, e a confirmao do subttulo preuves de la vertu - Provas da Virtude, virtude esta associada aos ideais iluministas de progresso e de perfectibilidade humana. O drama burgus no atingiu grande sucesso, e uma das razes, a adoo de uma simplificao e de uma generalizao extremas, fator que o impediu de ser verdadeiramente realista. Alm disso, o caracterstico tom srio passou a ser julgado como enfadonho (CANOVA-GREEN, 1997, p. 286). Porm, o gnero dramtico srio sobreviveu, adaptandose a um pblico mais popular; e o que mais importante: seus princpios deixaro marcas na esttica teatral francesa por mais de dois sculos, incluindo a obra de Alexandre Dumas filho.

2. Teatro e Revoluo

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

ISSN: 1983-8379

Alguns autores, seguindo o objetivo reformador de Diderot e Beaumarchais, perceberam as virtudes pedaggicas do teatro, e passaram a exigir ento uma maior liberdade na escolha dos temas, com foco nos temas ligados s preocupaes dos espectadores. Era o teatro como escola de boas maneiras (cole des bonnes moeurs), cujas virtudes pedaggicas incluam a misso de atingir e instruir uma populao em grande parte iletrada. Com a Revoluo, os novos valores de igualdade e liberdade passaram a ser recorrentes em cena, alm do patriotismo propagandista, demonstrando uma concepo militante do papel do teatro. O teatro era visto como um instrumento privilegiado de educao, por sua dimenso exemplar e o sentimento de identificao que provoca. Por isso, era necessrio que os atos postos em cena inspirassem a adeso aos valores que o autor defendia. A lei de 13 de janeiro de 1791 abole a censura , mas a liberdade permanecer submetida obrigao de no provocar a desordem pblica. O Decreto da Conveno, de 2 de agosto de 1793, obriga os teatros parisienses a representar, trs vezes por semana, as tragdias que retraam os gloriosos eventos da liberdade e as virtudes de seus defensores. Funo pedaggica paradoxal, em que as virtudes da liberdade so impostas em cena por um repertrio rigidamente estabelecido. Um importante tema representado durante o perodo revolucionrio o feudalismo, em que a aristocracia e o trabalho dos camponeses so postos em cena, com um sentimento de rancor e de revanche por parte destes ltimos. O trabalho, outrora smbolo da condio servil, visto neste momento como um valor fundamental da dignidade. O anticlericalismo tambm um assunto bastante presente, seguindo a poltica empreendida pelos governos revolucionrios contra a Igreja, reivindicando a laicizao da sociedade. Finalmente, cabe salientar a importncia do patriotismo e, principalmente, da famlia, que passa a ser vista como fonte de regenerao social. A Revoluo faz triunfar a concepo burguesa do casamento, com respeito s regras de autoridade, em contraponto s frouxas regras da aristocracia neste sentido.

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

ISSN: 1983-8379

3. O drama romntico moderno de Alexandre Dumas

O povo, autor da Revoluo Francesa, espera que o teatro, sua distrao principal, fornea-lhe os meios de conhecer sua histria. A partir de 1830, o drama moderno se impe como um espelho crtico da sociedade contempornea, dando continuidade escola criada pelas luzes. O drama histrico aparece para romper com a tragdia clssica. Esta ltima, engessada em suas regras de unidades (de tempo, de lugar e de ao), verossimilhana e utilizao de temas da Antiguidade, ainda com separao de pblico por gnero, no permitia a representao da sociedade moderna e sua evoluo. O drama histrico pretende, ento, dar ao povo a oportunidade de conhecer sua histria, histria esta que no foi feita exclusivamente pelos grandes homens, mas tambm por aquelas pessoas comuns da platia. E o teatro , enfim, o melhor meio para difuso da histria, por ser capaz de atingir a grande massa de analfabetos existentes no perodo. Em Henri III et sa cour (1829), Alexandre Dumas apresenta um drama histrico, em prosa, em que a questo da contestao do poder monrquico apenas um pano de fundo de seu real objetivo, que mostrar os bastidores da vida da corte, seus hbitos, as inquietaes e rivalidades pessoais. A presena de personagens histricos, de trajes de poca e de cenrios picturais desenhados por Cceri, renomado cenarista da Comdie, indica a poca em que se passa a ao da pea e integra os traos constitutivos do ethos da encenao teatral, ou seja, sua mscara enunciativa (MELLO, 2005b, p. 2). O figurino passa a ser resultado de uma pesquisa que buscava uma fidelidade histrica, por fim correspondendo aos retratos oficiais de figuras da nobreza, fato que constitui uma inovao em relao tragdia clssica, cujas apresentaes eram feitas em trajes contemporneos (MELLO, 2005a, p. 54-55). Segundo Naugrette (2001, p. 220), aps a instaurao da Monarquia de Julho e o afrouxamento da censura, os autores dramticos no mais necessitavam utilizar a histria como subterfgio para falar do presente. neste momento que Alexandre Dumas, com a pea Antony, cria o drama en habits noirs, drama de casaca, em que so tratados temas contemporneos.

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

ISSN: 1983-8379

Antony considerado o primeiro drama moderno. Nele so apresentados os valores da sociedade burguesa, como casamento, fidelidade, honra, dando ao pblico a oportunidade de se reconhecer no palco, de observar diretamente a sociedade contempornea e suas prprias situaes cotidianas, em detrimento das questes relacionadas ao passado, at ento predominantes no drama histrico. o movimento da opinio pblica que cada vez mais reivindica junto aos autores dramticos a presena do mundo contemporneo nos espetculos. Ao desvelar a sociedade contempornea, Antony tambm mostra uma sociedade responsvel pela criao do mal que ela reprime: ela que, marginalizando o bastardo, lhe d o gosto desenfreado da revanche; ela enfim, por suas maledicncias e sua rejeio dos amantes adlteros, que precipita seu fim (NAUGRETTE, 2001, p. 154). Se o drama histrico servia-se da histria com interpretaes contemporneas para fins eminentemente polticos, a proposta do drama moderno est mais relacionada questo social, tal como seu ancestral drama burgus. Substituindo o antigo determinismo da fatalidade trgica est o j citado determinismo social, e com ele h uma mudana de perspectiva: se, por um lado, as leis naturais so imutveis, por outro lado temos as leis sociais que, embora com dificuldade, podem ser mudadas. A questo principal da pea Antony a bastardia, imbricada em outra questo mais ampla que o lugar do homem do povo na sociedade burguesa. Antony pede a mo de sua amada Adle em casamento, mas no alcana seu intuito por no ter um nome de famlia a oferecer. A jovem se torna esposa do Coronel d'Hervey e me de famlia, mas eis que o destino os rene novamente. Para salvar sua reputao e de sua filha, ela pede que Antony a mate antes que seu marido os veja juntos, e ele obedece, por am-la: ao marido que chega em seguida e v a esposa morta, Antony diz: Ela resistiu a mim, eu a assassinei. O grande mrito de Dumas expor um personagem que fora a sociedade a reconhecer-se hipcrita e contraditria: o personagem Antony, agressivo e provocador, faz grande sucesso entre o pblico, refletindo as contradies de uma sociedade que produz uma imagem negativa do filho ilegtimo ao mesmo tempo em que o aplaude em cena. O drama moderno inscreve as paixes romnticas (exaltao dos valores do amor, da liberdade, da contestao poltico-social) em uma intriga contempornea, situando-se deste ponto de vista
DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

ISSN: 1983-8379

na filiao do drama burgus imaginado por Beaumarchais e Diderot (NAUGRETTE, 2001, p. 223). O elogio de Antony e a hipocrisia da sociedade fica evidente na passagem transcrita a seguir:

Ah! Ser amada assim e poder confessar a Deus e ao mundo; ser a religio, o dolo, a vida de um homem como ele... to superior aos outros homens; ...dar-lhe toda felicidade, e depois numerosos dias passariam como horas... Ah! no entanto, veja de que um preconceito me privou!... esta a sociedade justa que nos pune por uma falta que nem um nem outro cometeu. 8 (ato III, cena VI)

Sem nome e sem meios materiais a oferecer, o filho ilegtimo condenado ao crculo vicioso das relaes adlteras. A hipocrisia puritana leva os amantes morte, em nome de uma honra ilusria; embora a moral burguesa seja satisfeita com a punio dos amantes, a compaixo do espectador pela mal casada Adle reflete o sucesso da denncia social pretendida pelo autor (NAUGRETTE, 2001, p. 225).

4. O drama burgus de Alexandre Dumas filho

Aps o furaco da revoluo Francesa, as formas de comdia herdadas do sculo XVIII continuam a se desenvolver, mas a comdia de costumes que vai encontrar grande crescimento. Chron, Riboutt, tienne e Picard so alguns dos nomes mais reconhecidos do gnero no incio do sculo XIX (GRARD GENGEMBRE, 1997, p. 351). A partir de 1850, assiste-se a um crescimento do nmero de peas cujo objetivo tornar a arte til. Alexandre Dumas filho, grande expoente do perodo, define as intenes de seu teatro moralista, que vai absorver e atualizar os gneros srios: Toda literatura que no visa a perfeio, a moralizao, o ideal, o til enfim, uma literatura raqutica e doentia, natimorta 9 (DUMAS FILS, 1899, p. 31. Le fils naturel, prefcio).

8 Ah, tre aim ainsi et pouvoir l'avouer Dieu et au monde; ... tre la religion, l'idole, la vie d'un homme comme lui.... si suprieur aux autres hommes; ... lui rendre tout le bonheur que je lui devrais, et puis des jours nombreux qui passeraient comme des heures... Ah, voil pourtant ce qu'un prjug m'a enlev!... voil cette socit juste qui punit en nous une faute que ni l'un ni l'autre de nous n'a commise.... Traduo nossa. 9 Toute la littrature qui n'a pas en vue la perfectibilit, la moralisation, l'idal, l'utile, en un mot, est une littrature rachitique et malsaine, ne morte. Traduo nossa.
DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

ISSN: 1983-8379

O maior sucesso de Dumas filho, La dame aux camlias (1852), consagra o gnero do drama moral. Nesta pea, a herona, Marguerite Gauthier, uma prostituta que renuncia ao jovem burgus que ama, Armand Duval, para salvar-lhe a honra. Ela morre, mas seus mritos so reconhecidos - o triunfo do compromisso e da dignidade burguesa (GRARD GENGEMBRE, 1997, p. 355). Dumas filho oscila entre o drama moral e a comdia moralizante, cujo exemplo de maior sucesso Le Demi-Monde. A pea foi um sucesso porque teve xito em mostrar os costumes deste mundo artificial que vive de mentiras e falsas aparncias, e ao faz-lo Dumas filho aguou a curiosidade do pblico, e nada melhor do que a realidade tal como ela (ou como ele a v) para satisfazer tal curiosidade. Para sustentar suas comdias-tese (Comdie-thse) e passar sua lio moral, Dumas filho utiliza alguns artifcios. A presena de prefcio uma caracterstica marcante do autor: nele que o interlocutor preparado, as teses so expostas e tem incio sua argumentao, que d o tom daquilo que est por vir no decorrer da trama. Trata-se, de certa maneira, do mesmo recurso utilizado por Diderot, com os ensaios Entretiens sur le fils naturel e Discours sur la posie dramatique, os quais acompanharam as publicaes de suas peas, conforme supracitado. Outro elemento sempre presente um personagem raisonneur, moralista e dotado de preconceitos, que um porta-voz do autor para dar a palavra final e reforar a lio; por fim os temas contemporneos e os personagens reais so tambm recursos utilizados para alcanar e convencer o pblico.

4.1. Le fils naturel de Alexandre Dumas filho

Em Le fils naturel, Dumas filho pretende mostrar ao pblico as conseqncias do no reconhecimento dos filhos ilegtimos por parte dos pais, um egosmo que afetar a vida da criana, a qual encontrar obstculos devidos ausncia de um nome de famlia. A infelicidade dos filhos ilegtimos reflete-se no s nas relaes com o pai, mas tambm nas relaes sociais: a sociedade tambm responsabilizada por adotar tal procedimento como

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

10

ISSN: 1983-8379

normal, negligenciando o debate sobre o assunto. Porm, o que se observa no texto da pea um personagem que no poderia se queixar, nem dos homens, nem da sociedade, pois rico, inteligente, sedutor, e encontra todas as portas abertas, caractersticas e oportunidades que muitos filhos legtimos no possuem. Aps ser reconhecido como um homem de sucesso, seu pai, que antes o desprezara, passa a procur-lo a fim de oferecer um nome que no mais desejado. Tal enredo permite-nos supor que o objetivo de Dumas filho tenha sido, mais uma vez com propsitos moralistas, mostrar um pouco de sua biografia, por ser ele prprio um filho bastardo que alcanou sucesso e reconhecimento pblico. O espetculo comea com a jovem Clara Vignot aguardando seu amante, Charles Sternay, cujas visitas foram se tornando cada vez mais raras. Ele prometeu dar seu nome ao filho, fruto desta paixo; mas, apesar da confiana que Clara deposita em suas palavras, Charles mente ao dizer que precisa viajar para refazer sua fortuna perdida. Na verdade, ele quer se desvencilhar de Clara, pois est prestes a se casar. Vinte e trs anos se passam desde a separao, e Jacques de Boisceny, filho de Clara Vignot, apaixona-se por Hermine, que a prpria sobrinha de Sternay. Conheceram-se em um encontro fortuito, casual, e casar-se-iam no fosse o impedimento da me da noiva. o amigo de infncia de Clara Vignot, Aristide Fressard, que se encarga de revelar a Jacques o segredo de seu nascimento. A partir da, o heri da pea vai em busca de seu pai para obter seu nome, sem sucesso. As recriminaes de Jacques contra Sternay e as reprovaes que dirige me do o tom moralista pretendido pelo autor.

Concluso

Pretendemos, ao longo deste trabalho, ilustrar os caminhos percorridos pelo drama burgus, desde sua criao por Diderot no sculo XVIII at sua retomada e atualizao por Alexandre Dumas filho em suas comdias de costumes, identificando as caractersticas que permaneceram e as que foram modificadas, no perodo de quase um sculo que os separa. Vimos que a pintura da realidade contempornea, dos costumes, linguagens e

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

11

ISSN: 1983-8379

sentimentos da burguesia passaram a ser o foco da literatura escrita para o teatro, tanto em Diderot como em Dumas filho. Porm, cabe salientar que o termo genrico burguesia representa grupos distintos: grosseiramente falando, o grupo reformista que a burguesia representava no momento em que escrevia Diderot, ainda em busca de uma monarquia constitucional, difere da burguesia do sculo XIX, que j uma classe social estabelecida como tal, com ideologia prpria e conscincia de classe, adquiridas no perodo revolucionrio. Se o drama burgus do sculo XVIII pecava pelo excesso de indulgncia em seu moralismo, Dumas filho, por outro lado, levou-o extrema severidade. Analisando as duas peas homnimas, percebe-se a utilizao pelos dois autores de recursos opostos para pregar a moralidade. Na pea Le fils naturel de Diderot, quando Dorval e Rosalie renunciam ao amor, descobre-se que so irmos. A virtude, at ento infeliz, revela-se vitoriosa e recompensada. Ademais, Lysimond, pai de Dorval, um homem honesto, cujas circunstncias impediram de reconhecer o filho o oposto do pai de Jacques, o filho natural da pea de Dumas filho. Este ltimo representa um caso mais comum na vida real, que a busca do prazer pelo homem e o posterior abandono do filho ilegtimo e sua me. Percebe-se no drama srio de Diderot um otimismo que no evidente na pea de Dumas filho, na qual a busca pela realidade traz aos palcos caracteres exacerbadamente marcados, quase maniquestas: Sternay um personagem que no tem nenhuma qualidade, criado sob medida para causar repugnncia. Para o filsofo das luzes, melhora-se o homem mostrando-lhe atitudes honestas e argumentos justos que o influenciem: assim sua busca de uma atmosfera moral para o pblico (ARRAT, p. 105). Em Alexandre Dumas filho, a lio muito mais dura: em suas peas, ela ensinada a partir dos maus exemplos, que so duramente condenados. De uma forma ou de outra, a mxima de que a virtude sempre recompensada e o crime sempre punido prevalece.

RSUM: Le but du prsent article est de prsenter les chemins parcourus par le drame bourgeois, depuis son
DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

12

ISSN: 1983-8379

cration par Diderot au XVIIIe sicle jusqu' sa reprise et actualisation par Alexandre Dumas fils dans ses comdies de moeurs. Nous traiterons les questions suivantes: les caractristiques du genre srieux de Diderot et son moralisme; le drame romantique de Alexandre Dumas pre, qui, avec la pice Antony, tablit des rapports entre le genre srieux et la comdie de moeurs; et le drame bourgeois de Dumas fils.

Mots-cls: Drame bourgeois; Genre srieux; Comdie de moeurs; Diderot; Alexandre Dumas fils.

Referncias

ABOUT, dmond. Thtres: Le demi-monde, comdie de Alexandre Dumas fils. Revue des deux mondes. T. 10, p. 205-208, abr./jun. 1855. ALBRIC SECOND. Thtres- Gymnase-Dramatique: Le demi-monde. Revue LArtiste, vol. V, T. 14, 1855, p. 179-182. ARISTTELES. Arte potica. So Paulo: Ars Poetica, 1993. ARREAT, Lucien. La morale dans le drame, l'pope et le roman. Paris: F. Alcan, 1906. Disponvel em <http://gallica2.bnf.fr>. Acesso em: 12 set. 2008. ASSZAT, J. Oeuvres compltes de Diderot. T. 7. Paris: Garnier Frres, 1875. BEAUMARCHAIS. Thtre complet, lettres. Paris: Gallimard, 1957. Bibliothque de la Pliade. BRUNETIRE, Fernand. Les poques du thtre franais (1636-1850). Paris : Hachette, 1931. CANOVA-GREEN, Marie-Claude. La vie thtrale au XVIIIe sicle. In: VIALA, A. (org.), Le thtre en France des origines nos jours. 231-49. Paris: PUF, 1997. COLLIGNON, A. Diderot: sa vie, ses oeuvres, sa correspondance. Paris: Flix Alcan, 1895. CORNEILLE, Pierre. Thtre complet. Vol. 1. Paris: Gallimard, 1950. Bibliothque de la Pliade. DIDEROT, Denis. Oeuvres esthtiques. Paris : Garnier, 1959. DUMAS fils, Alexandre. Thtre complet avec prfaces indites. T. II. Paris: Calmann Lvy, 1898. ______. Thtre complet avec prfaces indites. T. III. Paris: Calmann Lvy, 1899. DUMAS, Alexandre. Thtre complet. T. II. Paris: Calmann Lvy, 1883.
DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

13

ISSN: 1983-8379

GENGEMBRE, Grard. Le thtre bourgeois (1800-1870). In: VIALA, A. (org). Le Thtre en France des origines nos jours. Paris: PUF, 1997. p. 349-360. GODECHOT, Jacques. As Revolues. So Paulo: Livraria Pioneira, 1976. GOETHE, J.W. Des hommes clbres de France au XVIIIe sicle. Paris: Antoine-Augustin Renouard, 1823. JULLEVILLE, L. P. DE. Le thtre en France. Paris: Armand Colin, 1889. LONGINO. Do sublime. So Paulo: Martins Fontes, 1996. MELLO, Celina Maria Moreira de. A cenografia de um drama romntico; Henri III et sa cour (1829) de Alexandre Dumas. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino & GAVAZZI, Sigrid. Da lngua ao discurso; reflexes para o ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2005a., p. 41-58. ______. O espetculo est na sala. Recorte revista de linguagem, cultura e discurso, ano 2, n. 2, jan./jun., 2005b. Disponvel em: <http://www.unincor.br/recorte>. Acesso em 10 dez. 2008. MNIL, Alain. Diderot et le drame: thtre et politique. Paris: Presses Universitaires de France, 1996. MONSELET, Charles (1825-1888). Les premires reprsentations clbres. Paris : DegorceCadot, 1875. MONSELET, Charles. Alexandre Dumas fils. In: ______. De A a Z, portraits contemporains. Paris: G. Charpentier, 1888, p. 85-91. MONTGUT, mile. Le thtre raliste : Le fils naturel, comdie en cinq actes, par Alexandre Dumas fils. Revue des deux mondes. T. 13, p. 701-716, jan./fev. 1858. NOEL, Carlos Martin. Les ides sociales dans le thtre de A. Dumas fils. Paris: A. Messin, 1912. PAVIS, Patrice. Dictionnaire du thtre. Paris: Dunod, 1996. SAINT-VICTOR, Paul de (1827-1881). Le thtre contemporain: Emile Augier, Alexandre Dumas fils. Paris, Calman Lvy, 1889. SARCEY, Francisque. Alexandre Dumas fils. Cosmopolis, Revue internacionale. T.1, n. 1, p. 171-183, jan. 1896. Thtre du XVIIIe sicle. T. II. Paris: Gallimard, 1974. Bibliothque de la Pliade.

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

14

ISSN: 1983-8379

VIALA, Alain (org). Le Thtre en France des origines nos jours. Paris: PUF, 1997. WOGUE, Jules. Le thtre comique aux XVIIe et XVIIIe sicles: scnes choisies. Paris: H. Paulin, 1905.

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 2 nmero 1

15

Anda mungkin juga menyukai