Anda di halaman 1dari 9

DIREITO MEDIEVAL

DIREITO ERUDITO Durante a Baixa Idade Mdia, ocorre no ocidente europeu um renascimento que se manifesta em vrios planos (econmico, cultural, etc.) e inclusive no Direito. Com o renascimento das cidades e do comrcio percebe-se a necessidade do direito para assegurar a ordem e a segurana nesta nova realidade.

A partir do sculo XII, nas universidades medievais renasce a Cincia do Direito. Nestas Universidades o ensino do Direito quase exclusivamente baseado no estudo do Direito Romano, especialmente o Cdigo de Justiniano.

Essa

Cincia do Direito no era idntica da poca romana, pois a interpretao dos textos romanos se fazia a luz das idias da poca, principalmente a filosofia crist. importante destacar que esse direito terico, e por isso, de certa forma distante dos direitos locais da Idade Mdia (pautados nos costumes).

o direito erudito penetrou no direito positivo dos diferentes Reinos da Europa. Esta penetrao no foi uniforme, e o grau de romanizao variou: foi maior na Pennsula Itlica, na Pennsula Ibrica, na regio da Alemanha e regies Belgo-Holandesas. O mesmo no ocorreu na Frana, nos pases escandinavos e eslavos e na Inglaterra, este

ltimo pas foi menor graas ao desenvolvimento do Common Law. H assim, um renascimento do Direito Romano.

Irnrio deu incio ao movimento chamado dos Glossadores, que fazem renascer o contedo do direito romano, sob o crivo da Igreja e levam-no para toda a Europa. Este direito aparece como expresso da sabedoria no meio da confuso dos privilgios e da barbrie dos costumes na Europa, poca.

Direito Romano renasce submetido aos preceitos do direito divino, e torna-se o Direito comum (ius commune) da cristandade, e serve de padro para as legislaes nacionais corrigindo as deficincias, suprindo as lacunas dos sistemas particulares. Foi o paradigma dos reis, que viram nele, inclusive um reforo de sua autoridade.

A penetrao do D. erudito nos pases europeus teve intensidade diferente, porm alguns elementos comuns se firmaram:

. terminologia conceitos romanos interpretados geram concepo comum das noes jurdicas; . papel reconhecido regra de Direito abstrata e geral; . princpio: o Direito deve ser justo e razovel regras de Direito devem se basear em concepo racional de justia. * Direito Erudito foi elaborado (sc. XII ao XV) nas escolas dos glossadores e comentadores (+ tarde pelos humanistas): . glossadores (scs. XII e XIII) - comentrio dos textos seguindo sua ordem; - estilo simples, inicial, com grande respeito ao texto Justinianeu; - consolidao das glossas (sntese) feita

por Acrsio, sc. XIII. . comentadores ( final sc. XIII e sc. XIV) - tratam os temas sem seguir a ordem do Texto Justinianeu; - buscaram o Direito da Antiguidade Romana para seus prprios interesses e uso, sem paixo pelo texto puro, mas pelo seu valor contemporneo ==> passaram da interpretao das regras individuais e singulares do D. Romano investigao de princpios fundamentais ==> interpretao filosfica. juristas das universidades medievais contriburam: . vitria do Estado racionalizado; . atuaram: no direito privado; na administrao da justia; . inovaram: diplomacia; administrao

(teoria da Soberania do Estado; aparelho administrativo; fundamentaram a laicizao do Estado)

Anda mungkin juga menyukai