Anda di halaman 1dari 15

FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA

UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA

10 MESTRADO EM TREINO DE ALTO RENDIMENTO

MTODOS E TCNICAS DE INVESTIGAO EM CINCIAS DO DESPORTO AVALIAO DA FUNO NEUROMUSCULAR II

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

CICLO MUSCULAR DE ALONGAMENTO-ENCURTAMENTO AVALIAO DA FORA REACTIVA


TAPETE DE CONTACTO PLATAFORMA DE FORAS

Pedro Mil-Homens Maria Joo Valamatos

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

A FORA REACTIVA

1. Fundamentao
A Fora Reactiva uma forma de manifestao da fora relativamente independente das outras componentes da fora, quer isto dizer, que, por exemplo, se relacionarmos a influncia dos nveis de Fora Mxima na "performance" do Ciclo Muscular de AlongamentoEncurtamento (CMAE), no ser de estranhar que encontremos valores de correlao muito baixos. Esta observao traduz uma independncia entre o funcionamento muscular em CMAE e as aces isomtricas e concntricas. A produo de fora em CMAE est dependente da interaco de vrios mecanismos que se completam e potenciam. Assim, antes do contacto com o solo, os msculos agonistas do movimento so pr-activados, como resultado de um processo de pr-programao do Sistema Nervoso Central (Dietz et al., 1981). Este nvel de pr-activao ao permitir a ligao de algumas pontes cruzadas entre as protenas contrcteis, vai ser responsvel pelo nvel inicial de stiffness muscular, o qual ser o primeiro factor para resistir de forma activa ao rpido e forte alongamento do complexo msculo-tendinoso durante o perodo inicial de contacto com o solo. A partir de determinado momento, a tenso muscular ser to grande que se torna necessrio um forte "input" nervoso para equilibrar o sistema. A ocorrncia deste "input" nervoso de natureza reflexa, vai permitir que a maior parte da energia elstica possa ser armazenada nos tendes dos msculos extensores da perna (Gollhofer et al., 1992). Este conjunto de mecanismos permitir na fase propulsiva (fase concntrica) uma utilizao desta energia elstica, que se traduzir numa potenciao da fora e numa baixa activao nervosa (Gollhofer et al., 1992). A "performance" do CMAE est assim, essencialmente associada qualidade dos mecanismos de regulao neurais e ao estado de treino/adaptao do complexo msculotendinoso relativamente ao seu potencial contrctil e elstico.

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 1 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Figura 1 Representao esquemtica da anlise estrutural da fora, para aces musculares que envolvam o Ciclo Muscular de Alongamento Encurtamento. As linhas mais carregadas traduzem uma influncia maior de uma estrutura sobre a outra.

A durao do tempo de contacto com o solo permite distinguir entre dois tipos de CMAE. O CMAE do tipo longo caracterizado por um grande deslocamento angular das articulaes coxo-femoral, do joelho e tibio-trsica e por uma durao total superior a 250 ms. Como exemplos de gestos desportivos nos quais esto envolvidos CMAE deste tipo, poderemos referir o salto para o lanamento no basquetebol, o salto de bloco no voleibol e os deslocamentos laterais da maior parte dos desportos colectivos. Ao invs, o CMAE do tipo curto caracteriza-se por um deslocamento angular das referidas articulaes muito reduzido e com uma durao total entre 100-250 ms. A chamada para o salto em comprimento, triplosalto e salto em altura, constituem os exemplos mais significativos deste tipo de CMAE.

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 2 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

2. Avaliao da Fora Reactiva

2.1. Fora Explosiva Squat Jump


O teste de salto vertical (squat jump), realizado a partir de uma posio inicial de flexo dos joelhos de, aproximadamente, 90, visa avaliar a performance de salto numa aco muscular puramente concntrica. Constitui um indicador da fora explosiva do atleta e serve de base de comparao com os saltos seguintes.

2.2. Fora Reactiva Counter Movement Jump


O Counter Movement Jump (CMJ) pretende avaliar o que o atleta capaz de realizar numa aco muscular excntrica-concntrica de longa durao, isto , com um tempo de contacto com o solo superior a 200 ms. Nesse sentido, envolve uma contraco concntrica antecedida por uma aco muscular excntrica. No incio do teste, os membros inferiores devero assumir uma posio vertical, com um ngulo de 180 entre os segmentos corporais coxa-perna. Na aco excntrica, este ngulo dever atingir os 90 sensivelmente.

2.3. Fora Reactiva Drop Jump


O Drop Jump (DJ) tambm avalia a componente elstica muscular, numa aco muscular excntrica-concntrica de curta durao, isto , com um tempo de contacto com o solo inferior a 200 ms. Consiste na realizao de um salto vertical aps queda de um plano elevado, sem a realizao de nenhum impulso sobre a superfcie de onde se cai. A inteno do atleta avaliado deve ser a de realizar imediatamente aps a queda, o mximo impulso de forma a elevar-se o mais possvel.

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 3 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Condies de Realizao
Para a correcta execuo tcnica destes testes, dever existir uma explicao e familiarizao tcnica prvia sua realizao. 1. Os sujeitos devero permanecer imveis no tapete de contacto com os ps bem apoiados e colocados largura dos ombros. As mos devero estar na cintura plvica de modo a anular o balano auxiliar dos braos, e o tronco o mais prximo possvel da vertical. 2. No Squat Jump, deve ser anulada a interferncia da aco sinrgica do tronco, o efeito elstico induzido por uma prvia flexo de pernas, ou qualquer desvio relativamente vertical. 3. Os atletas devero ser estimulados a atingir a maior elevao possvel, realizando as aces de forma rpida e explosiva, e caindo com os membros inferiores em extenso. 4. No Counter Movement Jump e no Drop Jump, o tempo de transio entre as fases excntrica e concntrica deve ser o mais curto possvel. S desta forma se solicitam os factores de potenciao referidos: reflexo de alongamento > aumento do stiffness muscular > armazenamento e utilizao da energia elstica > potenciao da fora. 5. No Drop Jump, devem ser integradas vrias alturas de queda, de forma a identificar a carga de alongamento que melhor potencia a performance em CMAE . Em cada execuo e independentemente da altura de queda, dever ser reforada aos atletas, a necessidade de um rpido e reactivo contacto com solo.

Aconselha-se a realizao de vrias execues de cada salto (no mnimo trs), respeitando-se um intervalo de 2 a 3 minutos entre cada. Para posterior tratamento ser considerado o melhor resultado em cada teste.

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 4 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Parmetros a Considerar
1. Tempo de Contacto; 2. Tempo de Voo; 3. Elevao do Centro de Gravidade; 4. Relao Tempo de Voo / Tempo de Contacto

Recursos Materiais
Tapete de Contacto e um microprocessador (Reinhard B. Fichte).

Os dados obtidos devero ser inscritos na respectiva Ficha de Avaliao da Fora Reactiva.

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 5 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Definies de Software (microprocessador)


1. Assim que ligar o tapete de contacto ao microprocessador aparecer no display o Menu de Avaliao:

CM JUMP SQUAT JUMP DROP JUMP

: : :

1 2 3

2. Em funo do tipo de salto a realizar, seleccione o nmero respectivo nos dgitos do microprocessador. Qualquer que seja o salto, sempre necessria uma impulso mxima vertical. Quando o atleta salta verticalmente e cai novamente sobre o tapete, o sistema mede o tempo em que este permanece no ar. A partir daqui ser calculada e apresentada no display a altura de salto (elevao do centro de gravidade). Obviamente, para que os dados sejam considerados vlidos, necessrio garantir que a tcnica de salto correctamente executada.

3. Pea ao atleta para se colocar sobre o tapete e permanecer imvel. Aps este procedimento dever iniciar de imediato a avaliao premindo o boto Enter. Sempre que pretenda repetir o teste, garanta que o atleta est sobre o tapete e faa Enter. 4. Para iniciar outra avaliao (outro tipo de salto), prima o boto Clear. O sistema voltar ao seu menu inicial, permitindo a seleco de outro tipo de teste. 5. No Drop-Jump, a avaliao dever ser iniciada sem que o atleta esteja sobre o tapete.
_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 6 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Exportao para Excel Ficha da Fora Reactiva


Os dados obtidos devero ser processados na ficha Excel. Abra o ficheiro Fora Reactiva.xls

Nas clulas assinaladas a verde digite a altura de salto (em cm), dos saltos SJ e CMJ. Imediatamente, o programa calcula a diferena entre CMJ e SJ e a percentagem em que o CMJ superior a SJ (indicador do nvel de treinabilidade). Situao semelhante ocorre para os saltos em profundidade Drop Jumps. Aqui importa digitar, no s a altura de salto, mas tambm o tempo de contacto (em ms).

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 7 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Se explorarem a parte inferior da ficha, encontraro uma representao grfica destes parmetros e um espao para escrever um pequeno relatrio.

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 8 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Alternativa de Avaliao com Recurso a Plataforma de Foras


Fora Reactiva Plataforma de Foras
O desempenho muscular em Ciclo Muscular Alongamento-Encurtamento pode ser avaliado atravs do registo das Foras de Reaco do Apoio. Nesta condio teremos que registar e processar a curva de fora-tempo resultante do teste de salto efectuado sobre uma Plataforma de Foras. Este procedimento efectuado com recurso ao software informtico AcqKnowledge (para detalhes de software consulte o manual de Fora Mxima).
SJ CMJ

DJ

Force

EM G

Elgon

A D

As trs componentes das Foras de Reaco do Apoio


Se as curvas a serem tratadas forem provenientes da Plataforma de Foras, p. e., as componentes vertical e laterais das foras de reaco do solo (Fz, Fy e Fx), o seu aspecto ser o seguinte:

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 9 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Parmetros de Estudo
Os parmetros mais importantes a tratar so:

A ngle (K nee) 1RA D SJ 0 Fz 2000 N + W FT - + W FT 1 2 3 1 + CM J 2 4

- + DJ 1 2

FT -+

1 (s)

1 (s)

1 (s)

SJ Squat Jump

CMJ Counter Movement Jump

DJ Drop Jump

Legend: W: peso do corpo -: fase excntrica +: fase concntrica FT: tempo de vo 0: momento em que Fz iguala o peso do corpo 1: sada da plataforma 2: contacto com a plataforma, aps o salto 3: momento em que Fz iguala o peso do corpo 4: incio do contacto com a plataforma, no DJ

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 10 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Clculo do Parmetros
A forma de calcular este conjunto de parmetros, com o auxlio do software Acqknowledge, a seguinte. O cursor vertical, assinalado com uma seta na figura seguinte, o instrumento que permite seleccionar zonas especficas de interesse. Tempo de Contacto No caso da figura em causa, seleccionmos o tempo de contacto. Nos Pop-Up Menus, seleccionmos o parmetro Delta T, que nos indica o intervalo de tempo entre o primeiro e o ltimo ponto em que colocmos o cursor.

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 11 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Tempo de Voo Na figura seguinte, est seleccionado o tempo de voo. Da mesma forma, nos Pop-Up Menus, ser disponibilizado o intervalo de tempo em que o sujeito permaneceu em trajectria area.

Fora Mxima e Mdia E agora a fora mxima e mdia, produzidas.

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 12 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Exportao para o Excel

Para de uma forma rpida processarmos estes dados, abra o ficheiro Fora Reactiva_2.xls.

Nas clulas assinaladas a verde digite o valor do tempo de vo (em segundos), dos saltos SE e SCM. Imediatamente o programa calcula a elevao do centro de gravidade (em cm), a diferena entre SCM e SE e a percentagem em que o SCM superior a SE (indicador do nvel de treinabilidade).

Situao semelhante ocorre para os saltos em profundidade. Aqui importa digitar, no s o tempo de vo, mas tambm o de contacto.

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 13 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

______________________________________Mestrado em Treino de Alto Rendimento

Se explorarem a parte inferior da ficha, encontraro uma representao grfica destes parmetros e um espao para escrever um pequeno relatrio.

_____ Avaliao da Funo Neuromuscular (MTICD) Avaliao da Fora Reactiva_____ 14 Laboratrio de Optimizao do Rendimento Desportivo - FMH

Anda mungkin juga menyukai