Anda di halaman 1dari 26

Governo de Gois Secretaria de Estado da Sade Superintendncia de Vigilncia Sanitria e Ambiental Gerncia de Desenvolvimento Tcnico em Servios e Ambientes Coordenao

da gua

MANUAL DE VIGILNCIA AMBIENTAL E INSTRUES DE COLETA PARA ENSAIOS LABORATORIAIS

PROGRAMA DE VIGILNCIA DA QUALIDADE DE GUA PARA CONSUMO HUMANO NO ESTADO DE GOIS

1. INTRODUO A gua como produto indispensvel manuteno da vida no planeta, tem despertado o interesse dos mais diversos setores, os quais estudam modelos de utilizao e gerncia, que sejam compatveis com a crescente demanda e relativa escassez da mesma, nos padres desejados. primeira vista, o abastecimento de gua parece inesgotvel, mas se considerarmos que 97% (noventa e sete por cento), gua salgada, no utilizvel para a agricultura, uso industrial ou consumo humano, a impresso j muda.Agrava-se ainda que, da quantidade de gua doce existente 3%(trs por cento), apenas 0,3% (zero virgula trs por cento) aproximadamente aproveitvel, pois a maior parte encontra-se presente na neve, gelo ou em lenis subterrneos situados abaixo de uma profundidade de 800 m, tornando-se invivel ao consumo humano.Alm disso, somente 30% da populao mundial tm garantia de gua tratada, os demais dependem de poos ou outras fontes de abastecimento passveis de contaminao. Em decorrncia das enfermidades de transmisso hdrica, que tem a gua como o veculo do agente infeccioso (contaminao por helmintos, protozorio, vrus, fungos e bactrias) e as enfermidades de origem hdrica, que so causadas pelas alteraes fsico-qumicas da gua (contaminantes qumicos, orgnicos e inorgnicos), bem como medida bsica de promoo da Sade, o Ministrio da Sade desenvolveu o Programa SISAGUA, que abrange aes de vigilncia e controle da qualidade da potabilidade da gua de sistemas e solues alternativas de abastecimento utilizadas para consumo humano, segundo as diretrizes da Portaria de Potabilidade de gua Para Consumo Humano MS/518 de 25 de maro de 2004. O estado de Gois constitudo por 246 municpios. Destes, 23 funcionam como sistemas municipais de gua, ou seja, so sistemas de abastecimento em que a responsabilidade pela distribuio e qualidade da gua das prefeituras municipais. Nos outros municpios esta responsabilidade da SANEAGO. As atividades do Programa devem ser exercidas continuamente pela autoridade de sade publica e pelo responsvel pelo controle a nvel municipal, no intuito de se detectar precocemente fatores de risco sade da populao, e diagnstico de surtos e epidemias.

DEFINIES: PORTARIA N518, DE 25 DE MARO DE 2004.

Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativas ao controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade, e d outras providncias. GUA POTVEL gua para consumo humano cujos parmetros microbiolgicos, fsicos, qumicos e radioativos atendam ao padro de potabilidade e que no oferea riscos sade.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE GUA PARA CONSUMO HUMANO Instalao composta por conjunto de obras civis, materiais e equipamentos destinados produo e a distribuio canalizada de gua potvel para populaes, sob responsabilidade do poder publico mesmo que administrada em regime de concesso ou permisso (ex: SANEAGO, SAAE, DMAE).

SOLUO ALTERNATIVA CONSUMO HUMANO

DE

ABASTECIMENTO

DE

GUA

PARA

Toda modalidade de abastecimento coletivo de gua distinta do sistema de abastecimento de gua, incluindo, entre outras, fonte, poo comunitrio, distribuio por veculo transportador, instalaes condominiais horizontais e verticais. Basicamente existem dois tipos de soluo alternativa para o abastecimento de gua: - Soluo coletiva, que ocorre em reas urbanas e reas rurais com populao concentrada. Os custos de implantao so divididos so divididos entre os usurios. - Soluo individual, que se aplica normalmente em reas rurais de populao dispersa. Neste caso, as solues referem-se exclusivamente ao domicilio, assim como os respectivos custos.

CONTROLE DA QUALIDADE DA GUA PARA CONSUMO HUMANO Conjunto de atividades exercidas de forma contnua pelos responsveis pela operao de sistema ou soluo alternativa de abastecimento de gua destinadas a verificar se a gua fornecida a populao potvel, assegurando a manuteno desta condio.

VIGILNCIA DA QUALIDADE DA GUA PARA CONSUMO HUMANO Conjunto de aes adotadas continuamente pela autoridade de sade publica, para verificar se a gua consumida pela populao atende a esta Norma e para avaliar os riscos que os sistemas e as solues alternativas de abastecimento de gua representam para a sade humana.

COLIFORMES TOTAIS Grupo de bactrias do grupo coliforme (gneros Escherichia, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella). Destes apenas a Eschrerichia coli tem como hbitat primrio o trato intestinal do homem e animais. Os demais - Citrobacter, Enterobacter e Klebsiella alm de serem encontrados das fezes, tambm esto presentes em outros ambientes como vegetais e solo. So capazes de fermentar a lactose com produo de gs quando incubados a 35-37, por 48 horas.

COLIFORMES TERMOTOLERANTES Subgrupo das bactrias do grupo coliforme que fermentam a lactose com produo de cido e gs a 44-45,5C em 24 horas. Fazem parte deste grupo a Escherichia coli e algumas cepas de Enterobacter e Klebsilla. Escherichia coli considerado o mais especfico indicador de contaminao fecal recente e de eventual presena de organismos patognicos pelos seguintes motivos: - encontrado exclusivamente no trato intestinal do homem e outros animais; - Ocorre em nmero muito alto nas fezes; - Apresenta alta resistncia ao ambiente extra-enteral; - Existem tcnicas rpidas, simples e precisas para sua deteco e/ou contagem.

PARAMETROS MICROBIOLOGICOS DE POTABILIDADE DA GUA (VMP) Valor Mximo PermitidoArt. 11-Tabela 1. - gua para consumo humano em toda e qualquer situao, incluindo fontes individuais como poos, minas, nascente, dentre outras: Escherichia coli ou coliformes termotolerantes: Ausncia em 100ml gua na sada do tratamento: - Coliformes totais: Ausncia em 100ml gua tratada no sistema de distribuio (reservatrios e rede): - Escherichia coli ou coliformes termotolerantes: Ausncia em 100ml Coliformes totais em sistemas que analisam 40 ou mais amostras por ms:

- Ausncia em 100ml em 95% das amostras examinadas por ms Sistemas que analisam menos de 40 amostras por ms: - Apenas uma amostra poder apresentar mensalmente resultado positivo em 100ml.

PARMETROS FSICO-QUMICOS DE POTABILIDADE DA GUA - Cloro residual: Recomenda-se que o teor mximo de cloro residual livre, em qualquer ponto do sistema de abastecimento, seja de 2,0mg/L. -pH: Recomenda-se que, no sistema de distribuio, o pH da gua seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5. Art. 13 - Aps a desinfeco, a gua deve conter um teor mnimo de cloro residual livre de 0,5mg/L, sendo obrigatria a manuteno de, no mnimo 0,2mg/L em qualquer ponto da rede de distribuio, recomendando-se que a clorao seja realizada em pH inferior a 8,0 e tempo de contato mnimo de 30 minutos. -DBO: Demanda Bioqumica de Oxignio. a medida da capacidade de oxignio dissolvida na gua e utilizada pelos microorganismos na oxidao bioqumica da matria orgnica. , portanto, um parmetro para avaliar a pureza de um corpo hdrico; quanto maior o grau de poluio, maior o DBO (quanto menor a quantidade de oxignio, maior a contaminao orgnica). -DQO: Demanda Qumica de Oxignio. a medida da capacidade de consumo de oxignio pela matria orgnica presente na gua. Mede a poluio da gua. -Turbidez: Ocorre devido presena de matria em suspenso na gua (argila, matria orgnica etc.) e altera sua transparncia.

2- COMO PREVENIR ENFERMIDADES DE TRANSMISSO HDRICA Enfermidades de transmisso hdrica so aquelas que tm a gua como o veculo do agente infeccioso (helmintos, protozorios, vrus, fungos e bactrias).

Classificao

Doenas Clera

Agente Vibrio cholerae

Transmisso gua/ Alimentos (sobretudo frutos do mar)

Febre tifide

Salmonella tiphy

gua/ Alimentos (sobretudo laticnios)

Com suporte na gua

Disenteria bacilar

Bactria do gnero Shigella

gua/Alimentos/contato direto

Disenteria amebiana Protozorio (Entamoeba histolitica)

gua contaminada/alimentos

gua/ alimentos/ contato direto Hepatite A Tracoma Relacionados higiene Escabiose (sarna) VHA (vrus da hepatite A) Bactria (Chlamydia trachomatis) Contato direto com secrees ou objetos infectados

caro (Sarcoptes scabiei) Verme (Schistosoma mansoni)

Contato direto com pessoas ou objetos (roupas, toalhas) infectados. Contato da pele com gua contaminada por larvas produzidas pelo caracol, hospedeiro.

Esquistossomose

Causadas por contato com a gua Leptospirose

Bactria (Leptospira interrogans)

Contato da pele com gua contaminada com urina de ratos, os mais comuns hospedeiros da bactria. Picada do mosquito Aedes aegypti, hospedeiro intermedirio.

ca Dengue Causadas por vetores que s se reproduzem na gua Vrus do gnero flavivirus Vrus do gnero flavivirus Protozorio (plasmodium)

Febre Amarela

Picada do mosquito Aedes aegypti, hospedeiro intermedirio.

Malria

Picada do mosquito Anopheles

Utilize sempre que possvel a gua da rede publica de abastecimento Mantenha o reservatrio de gua de sua casa sempre limpo, com a tampa da caixa dgua bem fechada, evitando assim a entrada de insetos e outros animais. Os reservatrios de gua potvel de residncias e prdios devem: - ser limpos de 6 em 6 meses - Norma Tcnica Relativa ao Saneamento e ao Meio Ambiente-artigo 7- 4 - sem vazamentos - ter paredes internas com superfcie lisa, impermevel, resistente, sem rachaduras. - ter cobertura adequada com abertura de visita de modo a permitir a entrada de um homem para fazer a limpeza Obs: ao contratar servios de empresas especializadas em limpeza de caixas dgua certifique-se de que possuem o alvar de licena da vigilncia sanitria estadual ou municipal para atuarem. Se no for possvel o uso de gua tratada, os seguintes cuidados devem ser tomados: Ferva a gua por cinco minutos ou adicione ao filtro duas gotas de Hipoclorito de sdio a 2,5% (fornecido gratuitamente pela SPAIS ou adquirido no comrcio, devendo ser registrado no MS) para cada litro de gua, deixando em repouso por trinta minutos. Esse tempo de espera necessrio para que ocorra ao do Hipoclorito sobre as bactrias presentes no lquido, promovendo assim sua desinfeco. Se a gua estiver turva, antes de aplicar o cloro, deixe-a em repouso para que as partculas em suspenso se depositem no fundo da vasilha. Quando a gua estiver mais clara, filtre-a para outro recipiente e adicione o cloro. Mantenha os poos, cisternas ou fontes protegidas, evitando contaminao ou a entrada de animais. Os poos devem ficar distantes de fossas, sumidouros de gua servida ou quaisquer outras fontes de contaminao.

3-FONTES DE CONTAMINAA DA GUA As enfermidades de origem hdrica so causadas pelas alteraes fsico-qumicas da gua (contaminantes qumicos, orgnicos e inorgnicos) A contaminao da gua ocorre com a introduo de substncias que provocam alteraes na qualidade do ambiente aqutico. Ela pode ocorrer por diversos motivos: Contaminao por matria orgnica originada de esgotos domsticos, (ausncia de saneamento bsico), sabes e detergentes. Os detergentes e sabes em p comercializados atualmente, apesa

- Os detergentes e sabes em p comercializados atualmente, apesar de menos nocivos, contem fosfatos, substancias que podem promover um crescimento acelerado de algas nos rios. Quando elas morrem, logo so decompostas por bactrias que consomem o oxignio disponvel na gua e exalam mau cheiro. - Contaminao por derivados de resduos qumicos de indstrias e minerao: so de difcil degradao, por isso podem ficar boiando na gua ou se depositar no fundo de rios e lagos e mares, onde permanecem inalterados por muitos anos. Dentre os mais nocivos esto os chamados metais pesados-chumbo, mercrio, cdmio, cromo e nquel. Chumbo- um dos metais pesados mais presentes na terra, podendo ser encontrado praticamente em qualquer ambiente ou sistema biolgico, inclusive no homem (provoca saturnismo). Utilizado em fbricas de baterias, pintura a pistola, fundio de chumbo, lato e cobre etc. Mercrio-utilizado principalmente nos garimpo, na extrao do ouro e da prata. Sua principal ao txica de manifestaes de distrbios neurais. Cromo-O efeito mais importante o cncer pulmonar, que se desenvolve entre 20 e 30 anos aps a exposio. - Contaminao por poluentes radioativos, causados por acidentes ambientais. - Contaminao por agrotxicos, quando os resduos qumicos presentes no solo deslocam-se horizontal ou verticalmente contaminando rios, lagos, lenis freticos e oceanos. (atividades agrcolas e pecurias). -Contaminao ocupacional ou ambiental: -Flor em excesso-presente no ambiente, quando em excesso provoca fluorose. -Solventes orgnicos - substancias liquidas a temperatura ambiente com caractersticas de volatilidade e lipossolubilidade.So empregados como solubilizantes, dispersantes ou diluentes em diferentes processos industriais. Ex: Benzeno: Nas exposies crnicas atuam sobre a medula ssea, produzindo quadros de reduo do numero de hemcias e/ou leuccitos e/ou plaquetas.

4-ETAPAS DO TRATAMENTO DA GUA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO A gua bruta-aquela captada de rios, lagos ou represas e que ainda no foi tratada- encaminhada a uma ETA (Estao de Tratamento de gua), onde submetida a uma srie de processos que garante sua qualidade e elimina microorganismos nocivos e residuais. A ETA purifica a gua para que ela alcance os padres mnimos de potabilidade. As principais etapas do tratamento so:

- Coagulao/Floculao: Ao entrar na ETA a gua bruta recebe o coagulante (sulfato de alumnio) e s vezes cal, responsvel pela correo do pH. O coagulante faz com que as partculas de sujeira iniciem o processo de unio que formaro os flocos decantadores. A coagulao , portanto, a retirada das impurezas que biam na gua por meio do emprego de sulfato de alumnio. A gua se torna ento cida, e necessrio acrescentar sal para neutraliz-la. Em seguida estimulada a floculao. A gua agitada para que as partculas de impurezas se aglomerem. - Decantao ou Sedimentao: A gua floculada entra em grandes tanques (decantadores), atravs de cortinas de distribuio que regulam sua velocidade de entrada. A decantao faz com que os flocos que se originaram na etapa anterior, sendo mais pesados que a gua, depositem-se no fundo da gua (no decantador) formando uma camada de lodo, que periodicamente removida atravs de lavagens ou descargas para o canal de guas residuais da estao. , portanto, a separao da gua e da camada de lodo. - Filtrao: Aps a decantao a gua passa pelos filtros onde as pequenas partculas e microorganismos que no tenham sido removidas at ento possam ser retiradas. O filtro constitudo por uma camada de areia (leito filtrante) e outra de pedregulhos e cascalhos com tamanhos variveis (camada suporte), por onde a gua tem de passar antes de chegar a um novo reservatrio. Periodicamente os filtros so lavados para remover as partculas retidas no leito filtrante, o que conseguido pela inverso do fluxo da gua. Finalmente, o pH da gua corrigido para que ela no seja nem muito cida nem muito alcalina. - Desinfeco: Uma vez filtrada a gua, a desinfeco realizada pela ao do cloro que elimina: os microorganismos nocivos remanescentes do tratamento, mau cheiro, gosto desagradvel e qualquer colorao anormal, sendo mantido um teor residual de acordo com a legislao. Alm de ser acrescentado no incio do tratamento (pr-clorao), o cloro colocado tambm na gua decantada (interclorao) e na gua filtrada (ps clorao). A ps-clorao evita que a gua se contamine durante o processo de distribuio - Fluoretao: A ultima etapa a adio de cloro, pratica que ocorre em algumas cidades.

5-DESINFECA DE SOLUES ALTERNATIVAS Diversas comunidades so abastecidas por poos rasos que captam gua em aqferos freticos bastante susceptveis de contaminao.Na maioria dos casos, tal se sucede em funo da inexistncia de redes coletoras de esgotos, acarretando o emprego extensivo de fossas negras, e pela escavao e revestimento inadequado dos poos. Desinfetar uma gua significa eliminar os microorganismos patognicos presentes na mesma. A gua para consumo humano proveniente de poo, cacimba, fonte, carro-pipa, riacho, aude etc. dever ser clorada no local utilizado para armazenamento (reservatrio,

tanque, pote, filtro, jarra, etc.,) utilizando-se o hipoclorito de sdio a 2,5% nas seguintes dosagens: VOLUME DE GUA 1000 LITROS 200 LITROS 20 LITROS 1 LITRO DOSAGEM DE HIPOCLORITO DE SDIO A 2,5% 100ML 15ML 2ML 0,08ML MEDIDA PRTICA TEMPO DE CONTATO 30 MINUTOS 30MINUTOS 30MINUTOS 30MINUTOS

2 COPINHOS DE CAF (DESCARTVEIS) 1 COLHER DE SOPA 1 COLHER DE CH 2 GOTAS

Obs: Observar o tempo de contato do cloro com a gua antes de consumir. O cloro o desinfetante mais empregado e considerado bom, porque: -realmente age sobre os microorganismos patognicos presentes na gua -no nocivo ao homem na dosagem requerida para desinfeco - econmico -no altera outras qualidades outras qualidades da gua, depois de aplicado. - de aplicao relativamente fcil -deixa um residual ativo na gua, isto , sua ao continua depois de aplicado. - tolerado pela grande maioria da populao

Existem algumas solues simplificadas para a desinfeco de guas de pequenas instalaes e em domiclios, que sero apresentadas a seguir. 5.1-Clorador por difuso O clorador por difuso uma mistura de 340 gramas de cloro em p (4 copos cheios) e 850 gramas de areia lavada (4 copos), colocada numa garrafa de plstico vazia (pode ser de gua sanitria ou lcool).A areia tem a funo de facilitar a liberao lenta do cloro para a gua.Essa mistura suficiente para a desinfeco de um volume da ordem de 2000litros de gua.(Usar luvas para misturar a cal clorada com areia) So feitas duas perfuraes em lados opostos (por onde o cloro ser liberado) com 0,6 cm de dimetro (da largura de um lpis), a 10cm do gargalo, que dever ser previamente tampado. A garrafa amarrada com um fio de nylon grosso que deve ser amarrado fora da cisterna, em qualquer ponto de apoio (geralmente na prpria tampa), prximo superfcie. e abaixada para o fundo da cisterna. A garrafa deve permanecer na posio vertical, dentro da gua e prxima superfcie. Aps 30 dias a mistura deve ser trocada.

10

Areia limpa: 1-Peneirar areia com granulometria 0,8. 2-Colocar sobre uma placa de metal em aquecimento. 3-Misturar com uma p para homogeneizar o calor. 4-Colocar em local limpo, arejado e sem umidade. Obs: Cloro em p conhecido no comrcio como Hipoclorito de Clcio ou Cal Clorada O clorador s deve ser usado em poos revestidos, limpos e com tampa e ainda naqueles com profundidade mnima de trs metros entre o espelho d'gua e a superfcie. Nos poos sem revestimento o cloro vai reagir com o barro e o material do solo formando compostos txicos e no vai ficar disponvel para matar as bactrias e microorganismos porventura existentes na gua. o sistema mais simples e barato de desinfetar a gua. O cloro no produto caro. A areia e a embalagem representam tambm custo muito baixo.

Geralmente essa mistura suficiente para tratar 1.000 litros de gua em poos revestidos ou cisternas. Entretanto, quando a quantidade de gua for superior a essa ou ainda, quando houver uma retirada diria muito grande de gua, ou seja, rpida renovao do lenol d'gua, pode ser necessrio colocar mais um clorador. O clorador pode permanecer durante 30 dias dentro do poo. A quantidade de cloro que liberada muito pouca (0,1 a 0,5 ppm). Mas bom lembrar que aquelas pessoas que no tm o costume de beber gua com cloro podem eventualmente, estranhar o gosto da gua clorada.

Para volume maior que 1000 litros: s colocar um clorador para cada 1000 litros, distribudos em profundidades diferentes e distanciados de forma eqitativa.

11

5.2-Clorador desenvolvido pela EMPRAPA: O clorador feito com os seguintes materiais, que podem ser comprados em lojas de material de construo: 1 bucha de reduo soldvel longa de 60 por 25 milmetros;(4) 3 tubos de PVC de 25 milmetros de dimetro e 30 centmetros de comprimento (5,9,11); 3 adaptadores de 25 milmetros por 3/4 de polegada (1,12); 2 registros de esfera com borboleta em PVC de 3/4 de polegada (3,6); 1 nipel de 3/4 de polegada (7); 1 Te soldvel de 25 milmetros (10); 1 Te soldvel de 25 milmetros por 0,5 polegada com rosca (8); 1 torneira de jardim de 0,5 polegada (2); Lixa especial para PVC; Cola para PVC O clorador feito com os seguintes materiais, que podem ser comprados em lojas de material de construo: Antes de comear a colar os tubos e conexes, pegue a lixa especial para PVC e limpe a superfcie brilhante das extremidades dessas peas. Feito isso, v encaixando cada parte conforme mostra o desenho. Para facilitar a montagem, fixe primeiro a base do clorador para depois colocar os tubos e conexes da parte central do equipamento. No cano de captao da gua, que geralmente vem de um poo artesiano, cole um adaptador de 25 x 3/4". Em seguida, fixe essa pea ao registro de esfera de 3/4", que ser colado a outro adaptador de 25 x 3/4". Na extremidade de um dos tubos de 25 milmetros, encaixe esse adaptador. No outro lado do cano, cole o Te de 25 milmetros. Essa pea ir se fixar a outro tubo de 25 milmetros e, na parte superior, ao nipel de 3/4". Na outra ponta desse cano, voc ir colar o Te de 25 milmetros por 0,5 polegada com rosca, pea importante para fixar a torneira de jardim e a tubulao que levar a gua at o reservatrio. Na parte central do clorador, o nipel de 3/4" fixado de um lado ao Te de 25 milmetros e do outro ao segundo registro de esfera de 3/4". Cole esta pea a um adaptador de 25 x 3/4" para, em seguida, encaixar o conjunto a um tubo de 25 milmetros de dimetro. Este, por sua vez, ser colado bucha de reduo. Para limpar a cola que sobra nas junes, passe mais uma vez a lixa especial para PVC.

12

5.3-Outros mtodos qumicos de desinfeco 5.3.1-Ozona: um desinfetante poderoso. No deixa cheiro na gua, mas, origina um sabor especial, ainda que no desagradvel. Apresenta o inconveniente de uma operao difcil, e, o que mais importante, no tem ao residual. 5.3.2-Iodo: desinfeta bem a gua aps um tempo de contato de meia hora. , entretanto, muito mais caro para ser empregado em sistemas pblicos de abastecimento de gua. 5.3.3-Prata: bastante eficiente: sob forma coloidal ou inica no deixa sabor nem cheiro na gua e tem uma ao residual satisfatria. Porm, para guas que contenham certos tipos de substncias, tais como cloretos, sua eficincia diminui consideravelmente.

6-FORMAS DE CAPTAO DE GUA - gua de chuva pode ser armazenada em cisternas, que so pequenos reservatrios individuais protegidos. captada nas calhas dos telhados e, destas vo ter aos condutores verticais e, finalmente aos reservatrios. Estes podem ser de tambor, cimento, amianto ou plstico. - Nascente-o aproveitamento da gua de encosta realizado pela captao em caixas de tomada. A caixa deve ter as paredes impermeabilizadas, tampa, canaletas para afastamento das guas de chuvas, bomba para retirada da gua, ser convenientemente afastada de currais, pocilgas, fossas e ter sua rea protegida por uma cerca. - Galeria filtrante (fundo de vales)-Aproveita-se a fonte de fundo de vale por meio de sistema de drenagem subsuperficial, sendo a drenagem feita por um sistema de drenos que termina em um coletor central e destes vai ao poo. O poo coletor deve obedecer aos mesmos requisitos usados para o poo raso ou fonte de encosta. - Poo escavado (lenol fretico)-tambm conhecido como poos rasos ou freticos, com dimetro mnimo de 90 centmetros, so destinados tanto ao abastecimento individual como coletivo. Esta soluo permite o aproveitamento da gua do lenol fretico, atuando geralmente entre 10 a 20 metros de profundidade, podendo obter de dois a trs mil litros d gua por dia. O poo deve ter a parede impermeabilizada at a altura mnima de trs metros e deve ter uma calada de concreto com um metro de largura em volta da boca do poo, para evitar infiltraes das guas de superfcie. Sobre a boca do poo deve ser construda uma caixa de concreto ou alvenaria de tijolos, fazendo-se o prolongamento externo da parede de revestimento do poo. Devero ter altura entre 50 e 80 centmetros a partir da superfcie do solo. A boca do poo deve ser fechada com cobertura de concreto ou madeira, deixando abertura de inspeo com tampa de encaixe. A retirada da gua dever ser feita por bomba hidrulica. - Poo tubular profundo (lenol subterrneo)-Os poos tubulares profundos captam gua do aqfero denominado artesiano ou confinado, localizado abaixo do lenol fretico, entre duas camadas impermeveis e sujeitas a uma presso maior que a atmosfrica. conhecido tambm como jorrante quando a gua jorra acima da superfcie do solo sem necessidade de meios de elevao. Caso a gua se eleve dentro do poo sem, contudo

13

ultrapassar a superfcie do solo dito semi-surgente. O dimetro, normalmente de 150 mm ou 200 mm, determinado em funo da vazo a ser extrada. Quanto profundidade, pode variar de 60 a 300 metros ou mais, dependendo da profundidade em que se encontra o aqfero. - Tomada direta de rios, lagos e audes (mananciais de superfcie).

7-MANANCIAIS PARA ABASTECIMENTO toda fonte de gua utilizada para abastecimento domstico, comercial, industrial e outros fins. De maneira geral, quanto origem, os mananciais so classificados em: - Manancial superficial aquele que escoa na superfcie terrestre, compreendendo os crregos, ribeires, rios, lagos e reservatrios artificiais. - Manancial subterrneo aquele que se encontra totalmente abaixo da superfcie terrestre, compreendendo os lenis fretico e profundo, tendo sua captao feita pelos poos rasos ou profundos, galerias de infiltrao ou pelo aproveitamento das nascentes. - gua meterica a gua existente na natureza na forma de chuva, neve ou granizo.

8-MATA CILIAR As matas ciliares so sistemas vegetais essenciais ao equilbrio ambiental e, portanto, devem representar uma preocupao central para o desenvolvimento rural sustentvel. A preservao e a recuperao das matas ciliares, aliadas s prticas de conservao e ao manejo adequado do solo, garantem a proteo de um dos principais recursos naturais: a gua. As principais funes das mata ciliares so: >controlar a eroso nas margens dos cursos dgua, evitando o assoreamento dos mananciais. >minimizar os efeitos das enchentes >manter a quantidade e a qualidade das guas; >filtrar os possveis resduos qumicos como agrotxicos e fertilizantes; >auxiliar na proteo da fauna local

9-INSTRUES PARA EXAME MICROBIOLGICO DE GUA

14

Verificar se o ponto de amostragem recebe gua diretamente da rede de distribuio. Para amostras da PPI-GUA relativas ao sistema de abastecimento, coletar a gua sempre em torneiras do jardim, antes da caixa dgua do domiclio. Em caso de gua de torneiras ou bombas deixar correr as primeiras guas (torneira de dois a trs minutos e, bombas, cinco minutos). Material necessrio: >frascos esterilizados cedidos pelo LACEN >caixa de isopor ou isotrmica >gelo embalado ou gelox >fita crepe >sacos plsticos para embalar os frascos >lcool a 70 >algodo >termo de coleta

9.1-COLETA DE GUA

ANLISE MICROBIOLGICA

9.1.1-gua in natura (poos e/ou cisternas) Estas amostras sero recebidas em caso de investigao de surtos, ou programas prestabelecidos com o laboratrio.

Identificar o numero da amostra correspondente ao numero de termo de coleta 9.1 - Diretamente do poo: No caso de poos ou cisternas, amarrar com barbante ou fio de nilon o gargalo do frasco e introduzir o mesmo lentamente, sem permitir que o frasco toque nos lados do poo. Submergir o frasco, permitindo que se obtenha amostra mais profunda colher a quantidade suficiente para preencher do frasco. Tampar imediatamente, resfriar e armazenar adequadamente at o envio ao laboratrio. Obs: O frasco esterilizado possui como proteo do gargalo e da tampa um envoltrio de papel. Retire-o no momento da transferncia com cuidado de tal maneira que o gargalo ou a parte interna da tampa no entre em contato com as mos ou com material estranho (terra, por exemplo). Segure a tampa de maneira apropriada, pela base, para que no ocorram contaminaes. Feche o frasco logo que termine a coleta ou transferncia. 9.1.2 Torneira (Sistema de Distribuio e Soluo Alternativa) Identificar o numero da amostra correspondente ao numero de termo de coleta

15

Abra a torneira totalmente e deixe a gua escoar por 03 minutos, para que a gua que porventura esteja estagnada no encanamento seja desprezada. Limpe as partes interna e externa da torneira com algodo embebido em lcool a 70% ou hipoclorito de sdio a 2,5% . Abra a torneira novamente e deixe escoar a gua por mais alguns segundos. Abra o frasco coletor esterilizado com cuidado para no haver contaminao do gargalo ou da tampa (evitar que a parte interna entre em contato com qualquer superfcie contaminada, inclusive mos). Colha a quantidade suficiente para preencher do frasco (aproximadamente 200ml de gua). Feche bem. Tampar imediatamente, resfriar e armazenar adequadamente at o envio ao laboratrio.

ANLISE FISICO-QUIMICA Abra a torneira e deixe escoar a gua por um minuto. Abra o frasco de plstico de pelo menos 500ml de capacidade e lave-o por trs vezes com a gua a ser coletada. Feche bem o frasco e identifique a amostra; envie ao laboratrio em caixas isotrmicas com gelo em no mximo 12h aps a coleta.

10 TRANSPORTE

A gua Dever Ser Transportada Em Frasco de plstico para fsico-qumica, e frasco esterilizado prprio para coleta de gua tratada ou gua in natura, fornecidos pelo LACEN. O Frasco AT deve ser utilizado para a coleta de gua tratada e o Frasco AP para gua de poo. A gua deve chegar ao laboratrio em temperatura ambiente (at 1 hora aps a coleta ou baixa temperatura de 4 a 10 C at 12 horas aps a coleta). Obs: Para que seja mantida baixa temperatura, a amostra dever ser acondicionada em saco plstico e colocada dentro de uma caixa de isopor com gelo ou gelox em quantidade suficiente para manuteno da temperatura. (No caso de uso de gelo para a refrigerao, este dever ser acondicionado em embalagem ntegra, por exemplo, saco plstico ou frasco plstico, de maneira a evitar o contato direto entre a amostra e o mesmo).

16

11 - RECEBIMENTOS DE AMOSTRAS Antes de enviar as amostras para anlise Ler o manual de coleta Entrar em contato com o Departamento de Produtos do LACEN para pedir frascos esterilizados para a coleta de gua com antecedncia mnima de 48 h. Agendar com a seo de Microbiologia com antecedncia mnima de 24 h para o envio das amostras. O prazo de validade da esterilizao de um ms (a data no frasco corresponde ao dia da esterilizao); aps este tempo o frasco dever retornar ao laboratrio para nova esterilizao. Somente sero analisadas as amostras contidas em frascos esterilizados fornecidos pelo laboratrio e que forem transportadas dentro das condies acima estabelecidas. Para cada amostra coletada deve ser preenchido o Termo de coleta de gua em 03 vias. Quando for necessrio fazer ensaios microbiolgicos e fsico-qumicos para a mesma amostra, fazer um nico auto. Caso ocorram transtornos no envio das amostras, entre em contato com o Departamento de Produtos do LACEN at s 16hs PELO FONE: 3201 3888 OU FAX: 3201 3891. Horrio de recebimento: 7:00 s 16::00 hs.

AS AMOSTRAS SERO RECUSADAS QUANDO:

Ultrapassar o tempo de 12 horas aps a coleta No estiverem em temperatura resfriada. Amostras acondicionadas fora das condies apropriadas. Frasco com data de esterilizao vencida. Preenchimento incompleto ou incorreto do termo de coleta (assinatura, data, hora, local, tipo de gua, dados de amostras, etc). Amostras que no estejam includas no programa de monitoramento. OBS: Frascos vencidos devero retornar ao laboratrio para nova esterilizao, com mxima urgncia, para que sejam reprocessados e colocados em uso.

12- PLANO DE AMOSTRAGEM PPI GUA

O nmero de amostras a serem coletas mensalmente ser proporcional populao total do municpio de acordo com o quadro abaixo:

17

ANLISE BACTERIOLGICA EM FUNO DA POPULAO TOTAL DO MUNICIPIO.

Plano de Amostragem PPI Populao Sistema de abastecimento At 20.000 hab. 02 De 20.000 a 100.000 hab. 10 De 100.000 a 400.000 hab. 15 De 400.000 a 2.000.000 hab. 25 De 2.000.000 a 10.000.000 hab. 80

Soluo Alternativa 02 10 15 25 80

ANLISES FISOCO-QUMICAS DE CLORO RESIDUAL E TURBIDEZ, EM FUNO DA POPULAO TOTAL DO MUNICIPIO.


PARMETRO TIPO DE POPULAO TOTAL DO MUNICPIO MANANCIAL < 5001 a 10.001 20.001 50.001 a >100.000 5000 10000 a a 100.000 hab. hab. hab 20.000 50.000 hab. hab. hab. CRL(1) Superficial ou 10 14 18 25 36 53 Subterrneo Turbidez Superficial ou 10 14 18 25 36 53 Subterrneo Notas: (1) Cloro Residual Livre

Padro de turbidez para gua ps-filtrao ou pr-desinfeco: Desinfeco: Turbidez<1,0 UT em 95% das amostras Filtrao rpida (tratamento completo ou filtrao direta): Turbidez 1,0 UT Filtrao lenta: 2,0 UT em 95% das amostras Obs:As anlises de turbidez devem ser realizadas no mnimo diariamente para desinfeco ou filtrao lenta e no mnimo a cada quatro horas para filtrao rpida, segundo artigo 12, pargrafo 3 da portaria 518/2004/MS. Padro de cloro Portaria 518/2004/MS - Artigo 13: Aps a desinfeco, a gua deve conter um teor mnimo de cloro residual livre de 0,5mg/L, sendo obrigatria a manuteno de, no mnimo 0,2mg/L em qualquer ponto da rede de distribuio...

18

13-INSTRUES PARA COLETA DE GUA PARA ANLISE DE METAIS PESADOS (ARSNIO, CDMIO, MERCRIO, CHUMBO, ANTIMNIO)

13.1-COLETA DE GUA

A escolha dos locais de coleta deve sempre levar em considerao a localizao da possvel fonte de contaminao e sua distribuio territorial. No local da amostragem devemos anotar todas as condies observadas, atentando para condies climticas e demais condies ambientais, alem de fatos que possam interferir e ajudar quando da interpretao dos dados na caderneta de campo ou em uma ficha de campo.

Alguns procedimentos podem ser adotados durante a coleta: >O frasco deve ser mantido fechado at o momento da coleta, para evitar contaminao da amostra. >A amostra deve ser representativa da gua que est sendo coletada; >O volume da amostra depender do tipo de trabalho e da quantidade de elementos a serem analisados; pode-se tambm lavar o recipiente com a gua do local que se deseja analisar fazendo o que chamamos de ambiente. >Todas as mostras devem ser devidamente identificadas e coletadas em duplicata. > recomendvel que at o momento da anlise as amostras sejam mantidas a 4C de temperatura >Caso a gua seja de poo recentemente aberto, esperar alguns dias com o mesmo em funcionamento antes de fazer a coleta da amostra, para que o mesmo elimine qualquer tipo de material em suspenso, resultante da perfurao. >No caso de poo j em funcionamento, abrir a torneira, deixar correr a gua por 5 minutos, e ento fazer a coleta. >No caso de audes, reservatrios ou rios, evitar coletar muito na margem. 13.1.1-Coleta com frascos de vidro: Material necessrio:

19

>Recipientes de vidro escuro adequados coleta e transporte da amostra, fornecidos pelo LACEN. >cido ntrico >Pipetas ou frasco conta gotas plstico para cido ntrico >lcool etlico >Etiqueta para identificao dos recipientes >Caixa isotrmica >Caderneta para anotaes >Termo de coleta Na coleta de campos em corpos dgua, aps a retirada da tampa (embaixo dgua) segura-se o frasco pela base, mergulhando-o at uma profundidade de aproximadamente 30cm da superfcie livre dgua. O frasco deve ser dirigido de modo que a boca fique no sentido contrrio correnteza e fechado ainda submerso.

13.1.2-Coleta com tubos plsticos de 50ml As determinaes de gua, quando necessrio, e dependendo do objetivo do estudo, devem ser filtradas utilizando membranas de 0,45 m (para anlise dos elementos dissolvidos) e/ou acidificadas com HNO3. Material necessrio para cada coleta: >02 tubos plsticos com tampa, para centrfuga, capacidade para 50ml, ou frascos prprios fornecidos pelo LACEN. >Fita isolante ou adesiva colorida (vermelha verde e transparente). >Fita ou aparelho para medir pH. >Unidade de membrana filtrante Millipore 0,45 m de porosidade. >Caneta para retro projetor. >Seringa plstica de 20 ou 50ml >Sacos plsticos >Saco de tecido de algodo para coleta de sedimento >cido ntrico (em frascos plsticos) >Mscara >Luvas grossas >Botas plsticas

Identificar os tubos de coleta: >anion fita verde >ction fita vermelha Coletar 50ml de gua com a seringa e, aps aerao (contato com gua), transferir atravs da unidade filtrante para cada um dos tubos. Para cada coleta pode-se usar a mesma seringa, usando-se uma unidade de membrana filtrante para cada amostra, que deve ser identificada de acordo com o tubo e tambm enviada para anlise. Se necessrio pode-se fazer mais coletas usando-se novos tubos e novas membranas. 20

Lacrar as tampas dos tubos com as fitas coloridas, utilizando-se a vermelha para ction,e a verde para anions. Para anlise de ctions deve-se adicionar 01 gota de cido ntrico para cada 05ml da amostra (ex: para 50ml de gua adiciona-se 10 gotas de HNO3). Ensacar e fechar com fita adesiva transparente, em cruz. Obs: O processo de filtragem por meio de membrana filtrante retem o material em suspenso. Os parmetros fsicos qumicos pesquisados so: pH, condutividade, oxignio dissolvido, turbidez e temperatura.

14.2-Armazenamento e Transporte As amostras devem ser acondicionadas em isopor ou caixa isotrmicas com gelo ou gelox, tendo-se o cuidado de vedar bem a tampa do frasco para evitar vazamento da amostra; caso o frasco de coleta de seja de vidro, providenciar pedaos de papelo para evitar possveis choques e conseqente quebra do frasco.

ANEXO
1-PRINCIPAIS TIPOS DE CONTAMINANTES:
>Elementos traos - so aqueles que ocorrem em nveis baixos >Espcies inorgnicas - Ca, Mg, Na ,K entre outros >Contaminantes orgnicos Esgotos Sabes e detergentes >Combustveis >Biolgicos Bactrias patognicas, parasitas e vrus. >Pesticidas e herbicidas Tambm conhecidos como praguicidas, agrotxicos, pesticidas, defensivos agrcolas, venenos, biocidas etc. Os agrotxicos so classificados quanto ao grau de toxicidade, quanto aos tipos de organismos que controlam e quanto ao grupo qumico que pertencem de acordo com a OMS: 1-Quanto ao grau de toxicidade: Classe I-extremamente txicos/tarja vermelha Classe II-altamente txicos/tarja amarela Classe III-medianamente txico/tarja azul Classe IV-pouco txico-/tarja verde 2-Quanto classificao qumica: Organofosforados

21

Carbamatos Organoclorados Piretrides Dietiditiocarbamatos Derivados do cido fenoxicetico 3-Tipos de organismos que controlam: Inseticidas: organofosforados (usados no controle de formigas) e carbamatos (inibidores das colinesterases), organoclorados (acumulam no ambiente-usados para culturas de algodo e citros), pretoides (irritao nos olhos e mucosas-usados em detetizaes domiciliares). Fungicidas: dietilditiocarbamato (alguns contem mangans, o que possibilita o surgimento de sintoma de Parkinson; podem ser carcinognicos, teratrognicos e mutagnicos -usados na cultura do tomate, pimento e na fruticultura). Herbicidas: so de uso crescente por serem substitutivos de mo de obra e podem causar leses hepticas, renais e fibrose pulmonar (insuficincia respiratria). 3-LAVAGEM DA CAIXA DAGUA 1-Avise a todos em casa o dia e o horrio da lavagem da caixa dgua.O ideal o fim de semana. Guarde gua com antecedncia em baldes e panelas. Voc pode precisar. 2-Junte todo material necessrio para limpeza: escada, balde, panos, escova de nylon macia, apanhador de plstico (limpo) e luvas. 3-Feche o registro de entrada da casa ou amarre a bia. Comece a esvaziar a caixa abrindo as torneiras e dando descarga. Aproveite para lavar os pisos ou molhar as plantas. 4-Enquanto a caixa estiver esvaziando, voc j pode ir escovando as paredes. Deixe apenas um palmo de gua para lavagem e FECHE a sada da gua, para a sujeira no descer pelo cano. 5-No use: sabo, detergente, nem outro produto. S utilize escova de nylon macia. Alm das paredes, esfregue tambm o fundo da caixa.

6-Retire a gua suja e a sujeira depositada no fundo da caixa. Utilize panos limpos e apanhador.Use um pano para enxugar as paredes e outro para o fundo. 7-Abra a transmisso de entrada, ou solte a bia. Adicione 1 litro de gua Sanitria para cada 1000 litros de gua de sua caixa. Descanse por 02 horas sem usar a gua. Enquanto isso, sua caixa dgua estar sendo descontaminada. 9-Lave tambm a tampa. Ela importante para evitar a entrada de pequenos animais e sujeira. Anote dia/ms/ano e cole na lateral da caixa.

22

10-Aps duas horas, abra a sada da caixa para que a mistura (gua/gua sanitria) ajude a desinfetar os canos de sua casa. Use esta mistura apenas para lavar os pisos de sua casa. 11-Abra a entrada de gua da casa ou solte a bia. Deixe encher a caixa e ento j pode usar vontade com toda segurana e tranqilidade 4-COMO USAR A GUA SEM DESPERDICIO 1-No banheiro; -Reduza o tempo de banho e economize pelo menos sis litros por minuto -Encha a banheira s at a metade -Fecha torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes.Voc economizara de 10 a 20 litros por minuto. -Instale descargas de vaso sanitrio de baixo consumo e aeradores nas torneiras (redinhas que se encaixam no bocal).Se a caixa dagua for acoplada ao vaso, coloque dentro dela uma garrafa plstica cheia dgua e tampada, para diminuir o volume gasto. -No jogue lixo no vaso. _No dispare a descarga desnecessariamente. 2-Na cozinha e na lavanderia: -Feche a torneira enquanto ensaboa a loua. Ela desperdia de 10 a 20 litros por minuto, enquanto uma cuba cheia de gua no gasta mais do que 38 litros no total. -compre modelos de maquinas de lavar roupas e loua que consomem pouca gua S ligue os equipamentos quando estiverem cheios. Prefira usar o ciclo mais curto. -Instale aeradores nas torneiras, que diminuem o volume consumido, porem no sua eficcia. 3-No lazer: -Lave o carro ou o quintal com balde, no com mangueira. Se quiser, use dois baldes, um com gua e sabo, outro com gua limpa. 4-Por toda parte: -Feche bem as torneiras. Uma torneira que goteja lentamente perde cerca de 50 litros por dia. -Chame um encanador para que ele elimine todos os vazamentos da casa.

23

DECRETO PRESIDENCIAL N. 5.440, DE 4 DE MAIO DE 2005. O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto nas Leis nos 8.078, de 11 de setembro de 1990, 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 9.433, de 8 de janeiro de 1997, DECRETA: Art. 1o Este Decreto estabelece definies e procedimentos sobre o controle de qualidade da gua de sistemas de abastecimento pblico, assegurado pelas Leis nos 8.078, de 11 de setembro de 1990, 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 9.433, de 8 de janeiro de 1997, e pelo Decreto no 79.367, de 9 de maro de 1977, e institui mecanismos e instrumentos para divulgao de informao ao consumidor sobre a qualidade da gua para consumo humano, na forma do Anexo - "Regulamento Tcnico sobre Mecanismos e Instrumentos para Divulgao de Informao ao Consumidor sobre a Qualidade da gua para Consumo Humano", de adoo obrigatria em todo o territrio nacional. Em ordem cronolgica, as legislaes citadas tratam: O Decreto n.o 79.367 /1977 dispe sobre a competncia do Ministrio da Sade para legislar sobre normas e o padro de potabilidade de gua para o consumo humano e sua fiscalizao no mbito do territrio nacional. A Lei n.o 8078/1990 - dispe sobre a proteo e defesa do consumidor. O Cdigo de Defesa do Consumidor estabelece normas de proteo e defesa do consumidor, de ordem pblica e interesse social, nos termos dos arts. 5, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituio Federal e art. 48 de suas Disposies Transitrias. Em seu art. 6, estabelece os direitos bsicos do consumidor e, dentre eles, em seu inciso III, o direito informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem; A Lei n.o 8080/1990 dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e funcionamento dos servios correspondentes entre outras providncias. Constitui-se na denominada Lei Orgnica do SUS Sistema nico de Sade, pois estabelece as bases para o funcionamento do sistema, abrangendo: objetivos e atribuies, princpios e diretrizes, organizao, competncias e gesto financeira. Em seu artigo 5 entre outros, em seu inciso I so considerados objetivos do SUS a identificao e divulgao dos fatores condicionantes e determinantes da sade. Em seu artigo 6 - inciso VIII, estabelece que esto includos no campo de atuao do SUS a fiscalizao e a inspeo de alimentos, gua e bebidas para consumo humano. A Lei n.o 9433/1997 Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituio Federal, e altera o art. 1 da Lei n 8.001, de 13 de maro de 1990, que modificou a Lei n 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Em seu artigo 26 aponta como um dos princpios bsicos para o funcionamento do Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos o acesso aos dados e informaes garantido a toda a sociedade. Alm da legislao citada no artigo 1, a Portaria 518, de 25 de maro de 2004 coloca de forma clara e direta o direito do consumidor informao sobre a qualidade da gua:

24

- Art. 7 - inciso VI que compete ao municpio garantir populao informaes sobre a qualidade da gua produzida e distribuda e as prticas operacionais adotadas.

Art. 9 - inciso VI estabelece que cabe aos responsveis pela operao dos sistemas de abastecimento de gua fornecer a todos os consumidores, nos termos do Cdigo de Defesa do Consumidor, informaes sobre a qualidade da gua distribuda..., bem como no inciso VIII ...informar adequadamente populao a deteco de qualquer anomalia operacional no sistema ou no conformidade na qualidade da gua tratada, identificada como de risco sade... - Art.10 inciso VII, que os responsveis pelas solues alternativas de abastecimento de gua ...informar adequadamente populao a deteco de qualquer anomalia identificada como de risco sade.... - Art.29 determina que sempre que forem identificadas situaes de risco sade, o responsvel pela operao do sistema ou soluo alternativa de abastecimento de gua e as autoridades de sade pblica devem estabelecer entendimentos para elaborao de um plano de ao e tomada de medidas cabveis, incluindo a eficaz comunicao populao, sem prejuzo das providncias imediatas para a correo da anormalidade. Art. 2o A fiscalizao do cumprimento do disposto no Anexo ser exercida pelos rgos competentes dos Ministrios da Sade, da Justia, das Cidades, do Meio Ambiente e autoridades estaduais, do Distrito Federal, dos Territrios e municipais, no mbito de suas respectivas competncias. Pargrafo nico. Os rgos identificados no caput prestaro colaborao recproca para a consecuo dos objetivos definidos neste Decreto.

5- BIBLIOGRAFIA:

Portaria 518/MS de 25 de maro de 2004 - Parmetros de Potabilidade da gua para consumo humano Decreto Presidencial n. 5.440, de 4 de maio de 2005 - Institui mecanismos e instrumentos para divulgao de informao ao consumidor sobre a qualidade da gua para consumo humano. CONAMA 357 - Da gua e seus usos preponderantes. 25

Brasil, Fundao nacional de Saneamento. Manual de Saneamento. 3. ed.ver. -Braslia: Fundao nacional de Sade, 2004. 408p. Brasil, Ministrio da Sade. Fundao nacional de Sade. Portaria 518 de 25 de maro de 2004 aprova o controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade. Gois, Secretaria Estadual de Sade. Lei 10.156 de 16 de janeiro de 1987. Dirio Oficial do Estado de Gois, 10/02/1987. Norma Tcnica Relativa ao Saneamento e ao Meio ambiente. Dirio Oficial do Estado de Gois, Gois, 05/11/1997. SILVA, Andr. L.M.S .et al. Como cuidar da nossa gua. BEI Comunicao, 2004(Coleo entenda e aprenda/consultor Marcos S Corra). FRANCO, Bernadette.D.G.M.; LANDGRAF, Marisa. Microbiologia dos Alimentos. Editora Atheneu, 1986. Universidade das guas-Disponvel em http//www.uniagua.org.br LEGISBRASIL-Disponvel em http//www.ambientebrasil.org.br

26

Anda mungkin juga menyukai