Anda di halaman 1dari 4

1

O Surgimento do Cidado e sua definio na Constituio de 1824


A Assembleia Constituinte e Legislativa do Imprio do Brasil iniciou seus trabalhos em 3 de maio de 1823, sendo composta por deputados eleitos por meio do voto censitrio nas provncias. Quase todos os deputados eram nascidos no Brasil, havia padres, matemticos, mdicos, funcionrios rgios, militares, bacharis em direito, juzes e desembargadores alm de membros componentes da Igreja Catlica Apostlica Romana, como o caso do presidente do rgo o Bispo Jos Caetano da Silva Coutinho. De maneira geral, estava representada na Assembleia uma parcela considervel da elite do Imprio do Brasil. Para essa elite, a estruturao da Assembleia fundamentava-se nos princpios da cidadania, da diviso de poderes e na soberania no Estado. No entanto o significado de cidado era questionado por intelectuais e polticos da poca. Neste contexto, o recm-nascido Imprio do Brasil, iniciou o os debates legislativos, nos quais dentre outros diversos temas havia a questo da cidadania. Em 1 de setembro de 1823, a Junta de Constituio, apresentou Assembleia Constituinte o Projeto de Constituio para o Imprio do Brasil. O projeto buscava conformar uma comunidade poltica constituda por cidados com direito de participar direta ou indiretamente do exerccio do poder poltico segundo [...] os auxlios da sabedoria Divina [..] e os princpios de Justia. 1 A partir desta primeira proposio, juntamente com o debate sobre a definio de cidado brasileiro estava outra questo de suma importncia, a definio de nacionalidade brasileira. Para o deputado o deputado do Rio de Janeiro, Manoel Jos de Souza Frana,
Ns no podemos deixar de fazer esta differena ou diviso de Brasileiros, e Cidados Brasileiros. Segundo a qualidade da nossa populao, os filhos dos negros, crioulos captivos, so nascidos no Territrio do Brasil, mas todavia no so Cidados Brasileiros. Devemos fazer esta differena: Brasileiro he o que nasce no Brasil, e Cidado Brasileiro he aquelle que tem direitos cvicos. Os Indios que viviem nos bosques so Brasileiros, e com tudo no so Cidados Brasileiros, em quanto no abrao a nossa civilizao. Convem por consequncia 2 fazer esta diferena por ser heterognea a nossa populao.

Como continuao o deputado defendeu ainda a ideia a criao do termo Membros da Sociedade do Imprio, alm de ampliar a sua ideia de Cidado Brasileiro e Brasileiro:
O termo Cidado he o caracterstico que torna o individuo acondicionado de certos Direitos Politicos que no podem ser communs a outros quaisquer indivduos, posto que Brasileiros seja. Por exemplo, os crioulos, ou filhos dos escravos que nascem no nosso Continente so sem duvida Brasileiros, porque o Brasil he o seo paiz natal; mas so elles por ventura ou

1 2

BRASIL. ASSEMBLEIA GERAL...,t.2, sesso de 1 de setembro, p.689. BRASIL. ASSEMBLEIA GERAL...,t.3, sesso de 23 de setembro, p.90.

pdem considera-se como Membros civis da Sociedade Brasileira, isto he, acondicionados 3 dos Direitos Polticos do Cidado Brasileiro? No certamente.

Consoante a estas argumentaes, esta claro que a Junta Constitucional no havia estabelecido claras diferenas ou vnculos entre as categorias Membros da Sociedade do Imprio, Brasileiros e Cidado, fato que permitia interpretaes ambguas quanto condio ou ao status de escravos, libertos e indgenas. Diante destas ambiguidades os representantes da Assembleia Constituinte elucidaram que os direitos polticos deveriam ser restritos ao grupo possuidor de rendas. Resume ento a posio dos membros da Assembleia o deputado da Bahia, Antonio Ferreira Frana:
A Sociedade Brasileira contm to somente homens livres, ou tambm escravos? A Sociedade do Imprio do Brasil compem-se de nacionais e de estrangeiros; de livres e de escravos. A todos estes he que eu chamo Membros, e isto he sem dvida mui diverso do sentido que se deve dar s palavras Cidados Brasileiros [...] he verdade que nem todos tem igual abilidade para desempenharem os Officios da sociedade, porque a natureza no deo a todos iguaes talentos; isto porm o que prova, he que nem todos podem exercer os mesmos direitos, mas no que sejo Membros da sociedade para terem differente denominao. A desigualdade de talentos, e inabilidade 4 natural e mesmo social trs consigo desigualdade de direitos.

Apesar das deliberaes inicialmente unnimes e discriminativas referentes conceituao de Cidado, uma parcela dos deputados percebia o nmero crescente de alforrias e, principalmente, temia as implicaes sociais desse fato. Agravava ainda mais o temor desta parcela de deputados, a repercusso da independncia do Haiti, que fora liderada por negros. A independncia haitiana, setorizou a Assembleia, que retornava aos debates quanto definio de Brasileiro e de Cidado Brasileiro. Foi-se ento, que aps quase um ano de debates, encontrada a soluo para esta crtica situao parlamentar e definida a nova Constituio Brasileira. A soluo fora a remoo de todos os artigos que definiam os Brasileiros e os Membros da Sociedade. A Constituio de 1824 definiu portanto, no Ttulo 2, Dos Cidado Brasileiros, art. 6
I. Os que no Brasil tiverem nascido, quer sejam ingnuos ou libertos, ainda que o pai seja estrangeiro, uma vez que este no resida por servio de sua Nao. II. [...] III. [...] IV. Todos os nascidos em Portugal e suas Possesses, que sendo j residentes no Brasil na poca em que se proclamou a Independncia nas Provncias, onde habitavam, aderiram a 5 esta expressa, ou tacitamente, pela continuao da sua residncia.

A Constituio de 1824 a dotou tambm o voto censitrio em trs diferentes nveis: o cidado passivo, sem renda suficiente para ter direito a voto; o cidado ativo votante, com renda suficiente para escolher, pelo voto, o colgio de eleitores e
3 4

BRASIL. Assembleia Geral..., t. 3, sesso de 24 de setembro, p. 105. BRASIL. Assembleia Geral..., t. 3, sesso de 24 de setembro, p. 106. 5 BRASIL. Constituies Brasileiras - 1824.Braslia: Senado Federal, 1999, p. 80.

o cidado ativo eleitor e elegvel. No terceiro nvel, fazia-se outra exigncia, alm da renda: impunha-se ao eleitor que tivesse nascido ingnuo, quer dizer, no se admitia, portanto a participao poltica de escravos, libertos nascidos em outras partes do Atlntico e indgena. Portanto, legitimada pela elite do Imprio do Brasil, a Constituio de 1824, foi conferida sobre preceitos discriminatrios e exclusivos no que se refere ao mbito poltico, conferindo licitude ordem escravocrata; que aliada a ideia de igualdade, em mbito civil, conferiu ao Imprio a adjetivao de salus populi6.

Trata-se da uma mxima do direito romano: Salus populi suprema lex est (a salvao do povo seja a suprema lei). No Antigo Regime, a traduo corrente de salus populi era salvao do Estado, explicitamente alusiva ao reino e era um dever prioritrio do monarca. Ento, salus populi um poder extraordinrio para benefcio geral do povo, cuja singularidade ser um poder que atua alm do funcionamento ordinrio do poder judicirio. Extrapolando o exerccio regular do poder poltico, sobrepe-se lei, inclusive devido prpria condio excepcional que o leva a agir. Conforme explica Renato Janine Ribeiro, a propsito da exposio de Hobbes sobre os deveres do governante, em Do cidado (cap. XIII, item 2): Thomas Hobbes, Do cidado, 2 ed.. traduo de Renato J. Ribeiro, So Paulo: Martins Fontes, 1998, nota 2, p. 385. Quando D. Pedro justificou a dissoluo da Assembleia Constituinte, exps que o fundamento de sua ao estava assentado na disposio de exercer um poder supremo de salvao por aquele Estado: a salvao da Ptria, que me est confiada, como defensor perptuo do Brasil, e que a Suprema Lei, assim o exige. Proclamao de D. Pedro justificando a convocao de uma nova Assembleia (13 de novembro de 1823), Paulo Bonavides, Roberto Amaral, Textos polticos da histria do Brasil, Braslia: Senado Federal, 1996, p. 475. Ressaltamos, na frase de D. Pedro I, um aspecto em particular da expresso, tal como foi dita por ele. A ideia de ameaa (a imagem da Ptria em perigo), recolocada pela discrdia, pela eminncia do dilaceramento de um Imprio assentado em bases constitucionais. Uma ameaa que paira tambm sobre a harmonia dos poderes divididos, ou, mais exatamente, sobre o chefe do poder executivo, de que ele seja tolhido em suas atribuies, resultando na subverso do Estado.

Bibliografia
1. OLIVEIRA, Eduardo. A idia de Imprio e a fundao da Monarquia Constitucional no Brasil (Portugal-Brasil, 1772-1824). Tempo, Rio de Janeiro, n18, pp. 43-63. Artigo recebido em Janeiro de 2005 e aprovado para publicao em Maro de 2005. 2. ALVES, Andria. O Parlamento Brasiliro: 1823-1850; Debates sobre o Trfico de Escravos e a Escravido. Tese de Doutorado, Braslia. 2008. 3. SILVA, Caque. Da efetivao do Princpio Constitucional da Igualdade Material. Faculdade de Direito de Presidente Prudente, So Paulo. 2008. 4. Anotaes de Aula de Histria, presididas por Evermando dos Santos Santana. Liceu de Artes e Ofcios de So Paulo, So Paulo. 2013.

Anda mungkin juga menyukai