Anda di halaman 1dari 2

SERIE DE ESTUDOS - FINAL DOS TEMPOS

ELCIO LODOS / ENTENDENDO FINAL DOS TEMPOS 1 Ensino

Entendendo os Sinais dos Tempos


I. O COMANDO PARA CONHECERMOS OS SINAIS DOS TEMPOS A. Jesus nos deu 12 circunstncias como sinal para a gerao do Seu retorno (Mt. 24:4-8; Lc. 21:7-18). Em Mateus vemos 7 delas a seguir: falsos cristos, guerra, conflito tnico, conflito econmico, fome, pestilncia e terremotos. Lucas descreve mais 5, que so: comoes, vises amedrontadoras, grandes sinais nos cus, confuso nas naes e ondas ferozes. Jesus expressa seu desejo de que as pessoas na gerao do Seu retorno saibam que esse dia est prximo. Seu retorno ser em um perodo onde todos esses eventos de Mat. 24 estiverem ocorrendo ao mesmo tempo. Assim tambm, quando virem todas estas coisas, saibam que Ele est prximo s portas! Eu lhes asseguro que no passar esta gerao at que todas estas coisas aconteam (Mt. 24:33-34). C. Qual a durao de uma gerao bblica? Uma gerao nas Escrituras vai de 40 a 100 Anos (Gen.15:13-16; Num. 32:13; Sl. 90:10; Mt. 1:17; Atos 7:6). Moiss falou do cativeiro egpcio como durando 400 anos ou 4 geraes (Gen. 15:13). Assim, uma gerao pode durar 100 anos. Houveram 14 geraes de Abrao a Davi (Mt.1:17) cada uma durando em mdia 70 anos. Jesus repreendeu sua gerao por no ter sido capaz de ler os sinais da sua primeira vinda. Pedir por um sinal era um pedido legtimo, Joel profetizou que o Messias daria sinais dos cus (Joel 2:30). A hipocrisia deles foi testar Jesus pedindo sinais alm dos que Ele j estava fazendo (Mt.16:1-4). Paulo ensinou que a Igreja deveria saber os tempos e as estaes relacionados com a volta do Senhor (I Tess.5:1-6).

B.

D.

E.

II.

SINAIS DO FINAL DOS TEMPOS E A NAO DE ISRAEL A. Nas Escrituras, Israel ponto de referncia para discernirmos o cronograma proftico de Deus para o drama do final dos tempos. Israel sempre foi um indicador primrio de tempo para o calendrio proftico de Deus. O completo drama bblico sobre o final dos tempos dado no contexto de eventos relacionados a Israel. Muitas profecias do final dos tempos relacionadas com Israel, so prximas e inter-conectadas. Elas incluem: o retorno dos Judeus terra deles e controlando Jerusalm, adorando no templo reconstrudo em um contexto de sacrifcio de animal como no Velho Testamento,

B.

SERIE DE ESTUDOS - FINAL DOS TEMPOS


ELCIO LODOS / ENTENDENDO FINAL DOS TEMPOS 1 Ensino

Leis sobre o sbado e falando a lngua Hebraica. Elas ressaltam Israel no centro de controvrsia mundial no meio de anti-semitismo e um exrcito restaurado. C. O restabelecimento do Estado de Israel e o ganhar controle da cidade de Jerusalm, cumpre muitas profecias (Dan. 9:24, 27; Joel 3:2, 12; Zac. 12:3; 14:2; Lc. 21:24). Em maio de 1948, Israel se tornou uma nao em um dia e ganhou controle de Jerusalm na guerra dos seis dias em Junho de 1967. Nos ltimos anos voc (Gog) vir para a terra daqueles (Israel) trazidos de volta da espada e reunidos de muitos povos nas montanhas de Israel, que por muito ficou desolada; eles foram trazidos das naes, e agora todos habitam em segurana (Eze. 38:8). Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu tal coisa? Seria a terra feita para dar a luz em um s dia? Pode uma nao nascer de uma s vez?...Siodeu luz aos seus filhos (Isa. 66:8). Naquele diaJerusalm ser habitada novamente no lugar prprio dela (Zac. 12:6). D. Um maravilhoso e nico sinal da gerao do retorno do Senhor o profetizado renascimento da nao de Israel. O evento mais extraordinrio em profecia bblica o retorno dos Judeus sua antiga terra e a formao da nao de Israel. Nenhum sinal do final dos tempos mais dramtico ou convincente do que Israel ter se tornado uma nao. Israel estava espalhada nas naes desde 70 AD. Pela primeira vez em 2000 anos, h agora um governo Israelense no controle de Jerusalm.

III.

CONCLUSO A. Quando colocamos todos estes sinais juntos, fica claro que j estamos vivendo no perodo que Jesus descreveu como comeo das dores`. Como tudo no drama final acontecer dentro de uma gerao, nosso tempo realmente curto. Como uma gerao bblica vai de 40 a 100 anos, deveramos estar mesmo atentos aos eventos nossa volta.

B.

C.

Anda mungkin juga menyukai