Anda di halaman 1dari 8

Captulo 5 - Voc no cristo SE NO PERSEVERAR AT O FIM

MINHA QUERIDA ESPOSA KAREN a pessoa mais guerreira que conheo! Digo com toda certeza que voc jamais conhecer uma pessoa com maior tolerncia a dor do que ela. Quo guerreira? Grato por perguntar. Ela to guerreira que deu luz ao nosso quarto filho via cesariana sem anestesia - por opo. Imagine por um momento. Karen tambm gosta muito de correr. Antes de termos filhos, ela tinha uma checklist ligada s corridas, relativa a alvos a serem atingidos antes de assumir a responsabilidade de me. Ela passou um vero inteiro correndo trilhas nas Montanhas Rochosas e participando de maratonas em grandes altitudes. Quando voltou para casa, na Filadlfia, comeou a treinar para a Maratona da Filadlfia. Sendo o fantstico marido que sou, queria encoraj-la, treinando com ela. Afinal, mais fcil atingir-se uma meta quando algum est partilhando da experincia com voc. Bem, isso no l totalmente verdade. Detesto correr por mais do quem alguns poucos minutos. Prefiro o tipo de corrida que se pratica no baseball: d-se um pique de cinco segundos, e a se espera em p durante uns 5 minutos. Mas correr pelo prazer de correr? Correr durante um tempo realmente longo, sem parar? E a, depois de tanto esforo, acabar no mesmo lugar que se comeou? Ainda assim, quatro vezes por semana, Karen, nosso cachorro e eu saamos pela trilha que corre ao longo do rio, desde o Valley Forge Park, at dentro da cidade. Depois de vinte minutos comecei a "ativamente desgostar" do que eu estava fazendo. Depois de trinta minutos, estava odiando a ideia. Depois de quarenta minutos, eu queria mais me encolher na posio fetal ao lado da trilha. Passados quarenta e cinco minutos, eu j estava orando por uma morte suave. Passada uma hora, eu rumava para casa, para colocar bolsa de gelo no meu quadrceps femural. Uma hora e meia mais tarde, Karen passava correndo pela casa para deixar o cachorro que estava no mesmo estado que eu. Uma hora e meia mais tarde Karen chegava em casa, suada, mas desconcertantemente esperta para algum que havia corrido por quatro horas. Qual a diferena entre ns dois? Perseverana. Ela tinha, eu no. Quando as coisas apertavam na trilha, eu desistia. Karen continuava correndo, mesmo com dor e dificuldade. Bem, a perseverana fsica boa, se voc a tiver. Mas a Bblia fala de outro tipo de perseverana que muito mais importante: a perseverana espiritual. Um verdadeiro cristo precisa e permanecer fiel at o fim, seja esse fim a morte ou a volta de Cristo. Jesus expressa isso da seguinte maneira: "Aquele, porm, que perseverar at o fim, esse ser salvo" (Mateus 10.22). Reconheo que a ilustrao acerca da perseverana de minha esposa tem suas limitaes. A perseverana espiritual inclui o nosso labutar de perseverana, sim, mas tambm depende do operar perseverante de Deus. Daqui a pouco falamos nisso. Por enquanto, comecemos com um conceito bsico: se no perseverar at o fim, voc no um cristo.

Os Milhes Faltantes
Uma rpida busca na Internet revelar dezenas de sites dirigidos por "ex-cristos" que viram a luz e abandonaram a f, geralmente irados.1 A maioria dos que se afasta da f, entretanto, o faz silenciosamente e frequentemente - sem perceber. Era uma vez uma poca em que fizeram uma orao, assinaram um carto de deciso, ou vieram frente num apelo. Foram batizados, se filiaram a uma igreja e tiveram um incio promissor. Deram uma moralizada na vida, procuraram ser bonzinhos, frequentaram igreja aos domingos, mas... a... pararam. Colocaram o foco em outra direo. Talvez tenha ocorrido de uma hora para outra, ou talvez lenta e imperceptivelmente. Mas aconteceu.

Depois de ler vrios destes sites, impressionante como eles criticam a si mesmos e expressam pesar por terem nutrido tal certeza quanto sua f em Cristo. Mas agora eles tm a mesma quantidade de certeza sobre a sua falta de f! Talvez voc pense que eles obtiveram alguma humildade intelectual no processo.

O que gerou essa mudana no foco? Pode ter ocorrido por vrios motivos. Quem sabe certos padres de comportamento pareceram impraticveis. Ou certas doutrinas, pareceram improvveis. Ou, quem sabe, a caminhada crist pareceu desagradvel. Ou outras coisas, volta, pereceram mais atraentes. A questo que pararam de buscar, seguir a Cristo. Desistiram da corrida e voltaram para casa. No fizeram uma coletiva de imprensa, nem postaram no Facebook, para anunciar as mudanas. Alguns talvez at ainda se chamem de cristos, caso pressionados. Mas por um motivo ou outro, na prtica, deixaram de ser cristos. Esse xodo silencioso da f pode ser visto nos dados estatsticos reunidos pela Conveno Batista do Sul (dos Estados Unidos), a maior denomina Batista nos Estados Unidos. Em 2004, havia dezesseis milhes de membros espalhados por quarenta e trs mil igrejas. Dezesseis milhes de pessoas que foram batizadas aps professarem sua f em Cristo, dezesseis milhes de pessoas que se filiaram a uma igreja. Ainda assim, apenas seis milhes, dentre as dezesseis milhes de pessoas, frequentavam Escola Bblia Dominical em uma igreja da referida conveno, aos domingos.2 Ou seja, dez milhes de pessoas cujo paradeiro ignorado nesse sentido. Talvez haja um bom motivo para tais indivduos. Quem sabe alguns se filiaram a uma igreja no pertencente Conveno Batista do Sul, e simplesmente se esqueceram de se desligar da antiga igreja. Mas mesmo levando-se em conta os fatores abrandadores, a realidade estarrecedora: milhes de pessoas que professaram fidelidade a Cristo, agora nada querem com ele. E isso somente na Conveno Batista do Sul.

Um Antigo Problema
Apstatas e os que abandonam a f podem ser muitos hoje em dia, mas no so um tipo novo de gente. O Novo Testamento destaca gente de bastante proeminncia saltando do barco: Judas Iscariotes Foi bisav de todos os demais. Parecia um verdadeiro discpulo de Cristo (Joo 13.2122) Mas no fim, traiu Jesus e se suicidou (Mateus 27.5). Himineu, Alexandre e Fileto Estes homens abandonaram a verdade do Evangelho, naufragaram na f, e se desviaram da verdade (1 Timteo 1.19-2. 2.17-18). Demas Paulo repassa a calorosa saudao de Demas s igrejas em vrias de suas cartas, Ele deve ter sido bem prximo de Paula. Mas quando Paulo escreveu sua ltima carta, Demas o havia abandonado, por cauda de seu amor pelo mundo (2 Timteo 2.10).

Estudiosos creem que o apstolo Joo escreveu sua primeira carta em resposta a crentes que estavam abandonando a f. Um grupo de cristos professos comeou a rejeitar que Jesus, o Filho de Deus, veio em carne. Esse grupo rompeu com a congregao fiel, deixando os demais membros confusos, em conflito pessoal e vulnerveis.3 Joo queria ajudar a igreja a entender essa ciso, por isso, escreveu: "Eles saram de nosso meio; entretanto, no eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles dos nossos" (1 Joo 2.19). Os membros que saram podem ter parecidos crentes robustos na f. Alguns, quem sabe at, eram lderes naquela congregao. Mas as cores autnticas agora estavam aparecendo. importante ressaltar o que Joo no estava dizendo. Ele no estava dizendo: "Essas pessoas um dia foram crists, mas hoje no so mais". Em vez disso, ele estava dizendo que elas nunca, de fato, foram crists. "Nenhum deles dos nossos", ele diz. Caso contrrio, ainda estariam na igreja. O fato de terem abandonado a f demonstrava que no eram crentes genunos. Veja a lio que tiramos disso, e vou dizer isso de forma enftica: a Bblia ensina que o cristo genuno no abandonar a f. Crentes genunos no abandonam a Cristo. O que isso significa para voc e para mim? Significa que o que importa no se certo dia ns agimos e falamos como cristos, mas se continuamos a seguir a Cristo hoje e se continuaremos a faz-lo at o fim.
2 3

John Hammett, Biblical Foundations for Baptist Churches: A Contemporary Ecclesiology (Grand Rapids, MI: Kregel, 2005), 109. Kruse, The Letters of John, 2.

Muitas igrejas ensinam que ser cristo mera questo de se tomar uma deciso. Se em algum momento de sua vida voc quer se tornar cristo, voc diz a Deus que aceita o perdo dele, ento o negcio est fechado. Tratam a coisa como uma vacina contra sarampo que, uma dose que se toma, a pessoa est inoculada contra o fogo do inferno, continue ou no a seguir a Cristo. Se essa era a compreenso de salvao que voc tinha, ao comear a ler este livro, ento voc o achar radical. Mas eu posso assegurar que no to radical quanto soa. Alis, muitos cristos do passado trataram tais conceitos como bsicos. Por exemplo, a Confisso Batista de New Hampshire, escrita em 1833, resume o ensinamento bblico dessa questo com as seguintes palavras: "Cremos que os verdadeiros crentes so os que perseveram at o fim; (e) que o apego perseverante deles a Cristo a marca registrada que os distingue dos que professam a f superficialmente..."4 Como podemos saber se somos crentes de verdade? Como podemos nos distinguir dos que fazem uma profisso de f superficial? Verdadeiros crentes perseveram at o fim. O apego deles a Cristo persevera e jamais se esvai.

Bem No Corao Do Evangelho


Repare que h dois erros a evitar, aqui. Por um lado, precisamos cuidar com o erro de dizer que possvel perder a salvao. O cristo genuno no perde sua salvao. O cristo genuno persevera. Por outro lado, temos que cuidar com o uso irresponsvel da expresso "uma vez salvo, salvo para sempre", como se fosse possvel tomar uma deciso por Cristo, mas viver como o diabo gosta. Isso tambm no funciona. O cristo genuno persevera no seguir a Cristo. Para enxergarmos isso, considere a natureza da salvao que Jesus assegurou a seu povo. muito mais que um "bilhete gratuito para se ver livre do inferno". Em vez disso: ramos escravos do pecado; Jesus veio nos libertar (Romanos 6.22) Estvamos mortos; Jesus veio para nos dar vida (Efsios 2.5) Estvamos perdidos; Jesus veio para nos buscar (Lucas 19.10) Estvamos espiritualmente doentes; Jesus veio nos curar (Lucas 5.31-32) Estvamos espiritualmente cegos; Jesus veio para que pudssemos enxergar a verdade (2 Corntios 4.4-6) ramos filhos rebeldes; Jesus veio nos restaurar a nosso Pai (Lucas 15.11-32). ramos inimigos de Deus; Jesus veio nos tornar amigos (2 Corntios 5.18-19). Cultuvamos dolos que no nos podiam ajudar; Jesus veio nos arrancar de suas garras (1 Tessalonicenses 1.9).

D para perceber porque um verdadeiro crente, algum que experimentou o perdo de Cristo genuinamente, permanecer fiel at o fim? Da perspectiva humana, ser salvo significa ser salvo de uma vida de desobedincia e rebelio. Algum que persevera em desobedecer e se rebelar simplesmente no foi salvo, porque salvao, entre outras coisas, significa ser salvo disso. como apontar para algum assentado numa poa de lama e dizer que voc a salvou da lama. Suas palavras no fazem sentido. Quando algum que um dia professou a f agora no tem desejo de adorar, desfrutar, de obedecer e amar a Deus, isso demonstra que essa pessoa jamais recebeu a salvao reconciliadora e purificadora de Jesus. Da perspectiva de Jesus, til darmos ateno s metforas da salvao. Algum a quem foi concedida a viso, no pode comear a "desver". Algum que foi ressuscitado, est vivo, no morto. Algum que foi adotado como filho filho. A questo que Jesus salva. Ele no salva e a "dessalva". Se ele salvasse e a "dessalvasse", no seria um bom salvador.

Confisso de F Batista de New Hampshire (1833), artigo XI.

Motivos Pelos Quais As Pessoas Apostatam


Jesus certa feita contou uma parbola para nos ajudar a entender porque pessoas que inicialmente pareceram seus seguidores, acabaram apostatando. Ele disse: Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E, ao semear, uma parte caiu beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto no ser profunda a terra. Saindo, porm, o sol, a queimou; e, porque no tinha raiz, secou-se. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e no deu fruto. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, oua" (Marcos 4.3-9). Mais tarde, no mesmo captulo, Jesus explicou o objetivo de sua histria aos discpulos. Falou de quatro tipos de solos representando quatro tipos diferentes de pessoas e o tipo de recepo delas Palavra de Deus: O primeiro tipo de pessoas que ouvem a Palavra de Deus no tem interesse nela. Nada acontece porque Satans no permite que nada acontea: "enquanto a ouvem, logo vem Satans e tira a palavra semeada neles" (Marcos 4.15). O segundo tipo de pessoas que ouvem a Palavra de Deus parecem, a princpio, a aceitarem. Parecem ser cristos. Mas a coisa no dura: "em lhes chegando a angstia ou a perseguio por causa da palavra, logo se escandalizam" (Marcos 4.16-17). O terceiro tipo de pessoas que ouvem a Palavra de Deus, no importa que reao positiva inicial mostram Palavra, como no caso anterior, no dura: "os cuidados do mundo, a fascinao da riqueza e as demais ambies, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutfera" (Marcos 4.18-19). O ltimo tipo de pessoas que ouvem a Palavra de Deus, nesses ela cola! Ela os salva. O crescimento brota e perdura: Eles "ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um" (Marcos 4.20). Para o que estamos estudando aqui, estamos interessados no segundo e terceiro tipos de pessoas da parbola de Jesus. O primeiro tipo nem sequer se chamaria de cristo e o ltimo tipo persevera na f e d muito fruto. Mas o segundo e terceiro tipos mostram sinais iniciais de um compromisso cristo, mas, ao final, acabam no dando fruto, no encontram salvao. Considerando o caso de cada um deles, encontramos dois motivos comuns do porque pessoas apostatam da f.

1. Perseguio por Causa da Palavra


As pessoas do segundo tipo ouvem as boas novas de Jesus e recebem-nas com alegria. Esto vibrando com Jesus, e desfrutam da companhia dos novos amigos cristos. Talvez cheguem a se batizar, se tornam membros de igreja, e vestem a camiseta do cristianismo. Mas a vem a perseguio. Talvez seja sutil - a famlia e os velhos amigos comeam a fazer gozao da nova camiseta vestida. Talvez a perseguio seja violenta - o governo as ameaa de cadeia ou algo pior. Seja o que for, elas comeam a pagar um preo por serem associadas a Jesus, exatamente como Jesus previu: "Se me perseguiram a mim, tambm perseguiro a vs outros" (Joo 15.20). Aparentemente, no h como seguir o Messias que foi crucificado pelos poderes do mundo sem que isso deixe de redundar em algum sofrimento. E, tristemente, os cristos via de regra deixam de encorajar as pessoas a "calcular o preo" antes que se decidam por seguir a Jesus. Fossem ou no as pessoas desse segundo grupo ensinadas a calcular o preo (por favor, faa isso ao partilhar o Evangelho!), a ideia de seguir a Cristo logo perde seu brilho diante das circunstncias adversas. E chega um momento em que a coisa toda parece ser mais dor de cabea do que algo que valha a pena. Lenta, porm seguramente, esses seguidores por convenincia acabam se distanciando da comunidade crist. E chega o momento em que encerram a "fase crist" de sua vida como algo de vaga memria.

Compare isso com a reao dos destinatrios da carta aos Hebreus. A igreja havia sido marginalizada e passava por perseguio de representantes do governo. O autor de Hebreus, portanto, relembra esses cristos dos sofrimentos passados e elogia a perseverana deles, encorajando-os a ficarem firmes. Ele escreve: Lembrai-vos, porm, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; ora expostos como em espetculo, tanto de oprbrio quanto de tribulaes, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque no somente vos compadecestes dos encarcerados, como tambm aceitastes com alegria o esplio dos vossos bens, tendo cincia de possuirdes vs mesmos patrimnio superior e durvel. No abandoneis, portanto, a vossa confiana; ela tem grande galardo. Com efeito, tendes necessidade de perseverana, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem vir e no tardar; todavia, o meu justo viver pela f; e: Se retroceder, nele no se compraz a minha alma. Ns, porm, no somos dos que retrocedem para a perdio; somos, entretanto, da f, para a conservao da alma (Hebreus 10.32-39). Aqueles cristos verdadeiros haviam aguentado perseguio pelo nome de Cristo. Haviam sido publicamente humilhados e haviam sido arruinados financeiramente, mas se ativeram apegados a Jesus e no voltaram atrs. Como todos os crentes atravs dos tempos, eles haviam experimentado o novo nascimento e empenhado sua fidelidade a Jesus. Nenhum montante de dificuldades haveria de liber-los desse compromisso. Em contrapartida, os que professam a f em Cristo e o abandonam quando as provaes chegam, em grande probabilidade, jamais foram cristos.

2. Prosperidade que Sufoca a Palavra


Os pertencentes ao terceiro tipo, como os do segundo, tambm recebem a Palavra, mas mais cedo ou mais tarde, se afastam dela. O que os distrai so os cuidados do mundo, seja isso porque so pobres e carregados de ansiedade com um aluguel que no conseguem pagar, quer seja porque so ricos e sempre esto atrs de uma casa maior e melhor. A f de certas pessoas emboscada por pobreza ou sofrimento. A f de outros sufocada por muito sucesso. Privao tenta alguns a que abandonem a Cristo, na esperana de pastos mais verdejantes. Prosperidade faz com que outros o percam de vista. Em outras palavras, nada tem a ver com quanto algum tem. Tem ligao com aquilo que se persegue. Por um lado, pensamos na prosperidade como coisa boa, e em certo sentido, ela o . Mas tambm pode ser espiritualmente perigosa. Pense por um instante: As posses materiais podem atuar como um anestsico, aliviando a dor da alma e entorpecendo as pessoas quanto necessidade que tm de Cristo. A riqueza nos tenta a confiar nela quanto a nosso bem-estar, em lugar de confiarmos em Jesus. Prosperidade significa que temos mais a perder, tornando mais difcil deixarmos tudo por amor a Cristo. As riquezas demoram a aparecer. Requerem muito trabalho e investimento para serem adquiridas e mantidas, deixando-nos com menos tempo a ser dedicado s coisas espirituais. Conforme o famoso rapper conhecido como o Notrio B.I.G. (Negcios em Lugar de Diverso) expressou, "Mais grana, mais rolo". E quanto mais possumos, mais temos para potencialmente considerar tesouro em lugar de Cristo.

A Bblia fala reiteradamente acerca do perigo das riquezas. Consideraremos esse assunto nos prximos captulos, mas por enquanto basta dizer que se algum abandona Jesus para correr atrs de riquezas e prosperidade, esse tal jamais fez de Jesus o seu tesouro (Mateus 13. 44-46).

DOIS LADOS DA MESMA MOEDA


Como, ento, permanecemos na f e permanecemos fieis at morrermos ou at Jesus voltar (seja l o que vier primeiro)? A epstola de Judas nos ajuda a responder esta pergunta: Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericrdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. E compadecei-vos de alguns que esto na dvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede tambm compassivos em temor, detestando at a roupa contaminada pela carne. Ora, quele que poderoso para vos guardar de tropeos e para vos apresentar com exultao, imaculados diante da sua glria, ao nico Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glria, majestade, imprio e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os sculos. Amm! (Judas 21-25) Judas menciona duas realidades que devemos manter numa relao de tenso criativa.

1. A Perseverana uma Responsabilidade do Crente


De um lado, Judas nos instrui a nos guardar "no amor de Deus". Deus nos ama, sim, mas ns precisamos nos guardar nesse amor. Em outras palavras, perseverana uma responsabilidade do crente. E Judas no o nico autor no Novo Testamento que fala nesses termos. Atravs do Novo Testamento, vrios autores nos alertam para que investamos tempo e energia assegurando que estamos perseverando. Apontam para o constante perigo da apostasia exatamente para que demos ouvidos admoestao e faamos o que for necessrio para permanecer fieis. Vejamos alguns exemplos: Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiana e dele no nos afastemos envergonhados na sua vinda (1 Joo 2.28). Combate o bom combate da f. Toma posse da vida eterna, para a qual tambm foste chamado e de que fizeste a boa confisso perante muitas testemunhas. Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pondo Pilatos, fez a boa confisso, que guardes o mandato imaculado, irrepreensvel, at manifestao de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Timteo 6.12-14). No abandoneis, portanto, a vossa confiana; ela tem grande galardo. Com efeito, tendes necessidade de perseverana, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem vir e no tardar; todavia, o meu justo viver pela f; e: Se retroceder, nele no se compraz a minha alma. Ns, porm, no somos dos que retrocedem para a perdio; somos, entretanto, da f, para a conservao da alma (Hebreus 10.3539). Portanto, tambm ns, visto que temos a rodear-nos to grande nuvem de testemunhas, desembaraando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverana, a carreira que nos est proposta (Hebreus 12.1). Tais admoestaes e exortaes pressupem que a perseverana obra e responsabilidade de cada cristo, individualmente. Resumindo, existe uma diferena entre minha esposa e eu, quando o assunto corrida. Ela persevera; eu no. A vida crist tambm assim: somos chamados a ficar firmes. Nas palavras de Jesus, mais uma vez: "Aquele, porm, que perseverar at o fim, esse ser salvo" (Mateus 10.22).

2. Perseverana Deus Agindo


Por outro lado, isso apenas metade do quadro. Se a nica coisa que voc lembrar deste captulo for a ilustrao inicial acerca da perseverana de minha esposa, voc ter perdido algo crucial. Precisamos perseverar, sim, mas a perseverana , em ltima anlise, obra de Deus. Judas no colocou sua confiana, por ltimo, no trabalho rduo ou esforo de seus leitores. Ele tambm os relembrou de que Deus " poderoso para vos guardar de tropeos e para vos apresentar com exultao, imaculados diante da sua glria" (Judas 24). O crente pode ter a confiana de que perseverar at o fim porque o prprio Senhor que mantm seu povo fiel. Deus se utiliza das admoestaes das Escrituras j citadas para alertar seu povo e para capacit-lo a evitar apostatar. Oua mais uma vez: Estou plenamente certo de que aquele que comeou boa obra em vs h de complet-la at ao Dia de Cristo Jesus (Filipenses 1.6). Em quem tambm vs, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvao, tendo nele tambm crido, fostes selados com o Santo Esprito da promessa; o qual o penhor da nossa herana, at ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glria (Efsios 1.13-14). As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheo, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecero, e ningum as arrebatar da minha mo. Aquilo que meu Pai me deu maior do que tudo; e da mo do Pai ningum pode arrebatar (Joo 10.27-29). Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poder separar-nos do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8.38-39). Assim como a salvao de um crente no obra de suas mos, a perseverana tambm no o . A maravilhosa graa que salva um miservel a mesma maravilhosa graa que o leva ao lar celeste. A promessa de Jesus que ningum pode nos arrebatar de sua mo, ou a promessa de Deus que nada pode nos separar do amor de Cristo - elas significam que devemos recostar e nada fazer? De forma alguma. Ns trabalhamos, sabendo que Deus que opera em ns. Veja como Paulo expressa os dois lados da moeda: "Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, no s na minha presena, porm, muito mais agora, na minha ausncia, desenvolvei a vossa salvao com temor e tremor; porque Deus quem efetua em vs tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2.12-13).

Concluso
Se voc est caminhando com Cristo, este captulo no visa amedront-lo. Voc pode confiar que o Senhor manter voc prximo a ele, medida que o segue. Continue a combater o bom combate e perseverar at a trombeta final tocar. Entregue-se tarefa de encorajar outros cristos a fazerem o mesmo. Se, entretanto, voc apostatou da f, ou est cogitando faz-Io, aceite esta palavra de advertncia! Se est dependendo duma profisso de f que um dia fez que, na realidade, nenhuma ligao tem com a vida que voc vem vivendo, eu oro para que voc oua as Escrituras lhe chamando a Cristo. Se voc se afastou de Cristo, voc no um cristo.

COMO CORRESPONDER
Reflita: Por que a natureza da salvao de Cristo implica em que o verdadeiro crente no voltar para uma vida de incredulidade? Voc est seguindo a Cristo neste momento? Como que a perseverana pode ser, ao mesmo tempo, responsabilidade nossa e de Deus? Arrependa-se: Confesse a Deus as maneiras que o mundo tem conspirado com seus desejos pecaminosos para tent-lo a deixar de seguir a Cristo. Pea que ele lhe perdoe por sua f inconstante. Lembre-se: Medite nas palavras do Salmo 130.3-4: "Se observares, SENHOR, iniquidades, quem, Senhor, subsistir? Contigo, porm, est o perdo, para que te temam". Agradea a Deus porque ele no guarda registro de nossas iniquidades, mas em lugar disso colocou-as todas sobre os ombros de Seu Filho, para que pudssemos ser perdoados. No h como batalharmos o suficiente para conseguirmos nos manter na f, portanto, louve a Deus porque ele mantm suas ovelhas na palma de suas mos. Preste contas: Qual o papel da igreja local quanto a ajudar o povo de Deus a perseverar na f? Existe algum na sua vida que est lhe encorajando a permanecer fiel a Cristo? Em caso negativo, quem poderia preencher esse papel?

Anda mungkin juga menyukai