Anda di halaman 1dari 2

ME DO OURO

Luclia Garcez

O Autora:
LUCLIA GARCEZ mineira, mas foi criada em Braslia. doutora em Lingustica Aplicada e mestre em Literatura. Foi professora de Letras na UnB e estagiou na Universidade de Lisboa. Autora de Tcnica de redao, Martins Fontes, 2001, recebeu o prmio UnB 30 Anos: Obra de Arte - Literatura, 1992, e meno honrosa e publicao no Concurso Nacional Revelao Feminina: Prmio Cora Coralina, 1986 (Contos), promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Caracteres:
Janurio Isolina Pedro

Resumo Central:
Esta uma das histrias sobre a origem da lenda da me de ouro...Tudo comeou com o sonho de liberdade e felicidade de um escravo...Janurio, que trabalhava no trabalho forado nos garimpos, planejou sua fuga com sua mulher, Isolina, e seu filho em uma tranqila noite, conseguiu escapar e depois de vrios dias chegou a uma aldeia onde moravam outros escravos de outras minas e plantaes, em aquele lugar se sentiu em famlia, unidos pelos mesmos sofrimentos e sonhos. No entanto Janurio continuou indo mais para o centro-oeste da floresta, de onde vieram notcias de muito ouro, deixou dolorosamente Isolina e o filho, foi difcil para ele, mas com grande esperana de uma vida melhor, ele partiu. Juntamente com Pedro depois de muitos dias eles chegaram aldeia de negros fugidos, perto do rio Paran. Assim descansou, escolheu um ponto no rio e alimentado pelo sonho de encontrar ouro e buscar sua esposa e o filho, trabalhou duro todos os dias, sob o sol ou na chuva, dentro no rio. Finalmente numa manh Janurio encontrou as maiores e mais belas pepitas de ouro. Depois de entregar todos os das uma parte para os companheiros, passou a guardar, numa pequena caverna por trs da cachoeira maior, o tesouro que libertaria seus amigos e sua familia da pobreza e do sofrimento. Ali, onde ningum suspeitava que houvesse uma reentrncia na pedra, foi acumulando a liberdade, o futuro. Nem sempre a sorte duradoura, e ficar tempo todo dentro da agua prejudicava a saude, Januario encontrara o ouro, estava rico, mas seu corpo enfranquecido no lhe obedecia como antes. Foi tomado por una febre ter trazida pelos mosquitos, era malria. Gravemente doente, os amigos tentaram ajudar com remdios diferentes, mas sem sucesso. Continouo Delirante e ardendo durante vrios dias e noites, e as palabras no saam, a desordem das idias no permitia que contasse o segredo da cachoeira. Com as ultimas foras

de seu corao, entregou a vida e seu segredo a Deus, pedindo que oriemtasse o filho e a mulher a encontrarem o tesouro, e fechou os olhos com a imagem da famlia na lembrana. Desde ento, todos os garimpeiros que se aproximan daquele ponto do rio so atrados por um brilho intenso que vem das pedras no fundo das aguas. Muitos deles, animados pelos reflexos que vem das pedras do rio, mergulham em busca do ouro e no voltam mais. De vez em quando, os garimpeiros acampados ao longo das margens do rio Parana so surpreendidos pelo sbito surgimento de um facho de luz que, num movimiento incandescente, conducido por uma figura de mulher, sai da agua e inunda o espao. Atordoados e amedrontados, abandonam correndo o garimpo, e gritam:

A me do ouro! A me do ouro!

Me Do Ouro:
Quem e aparncia A Me-de-Ouro uma personagem do folclore brasileiro, muito popular no interior das regies Sudeste e Nordeste do Brasil. Possui a aparncia de uma linda mulher loira, com cabelos comprido dourados que reflete a luz do Sol. Aparece sempre trajada de um longo vestido de seda branco. Em algumas regies, a Me-de-ouro tambm representada por uma bola de fogo que tem a capacidade de se transformar nesta linda mulher. O que faz a Me-de-Ouro De acordo com a lenda, a Me-de-Ouro tem a capacidade de voar pelos ares, indicando locais onde existem jazidas e ouro que no devem ser exploradas pelo homem. Desta forma, uma espcie de protetora destes depsitos naturais de ouro. H tambm verses de que a Me-de-ouro atue como uma defensora das mulheres que so maltratadas pelos maridos. De acordo com a lenda, a Me-de-ouro atrairia homens casados para uma caverna, libertando assim as esposas destes maridos e colocando no caminho delas homens bons.

Anda mungkin juga menyukai