Anda di halaman 1dari 5

Apostila 2 PSICOLOGIA E DINMICA DE GRUPO Instrutor (a): Anderson Martins Ferreira GRUPO SOCIAL Grupo social o grupo de pessoas

s que se comunicam entre si diretamente, mas mantendo suas individualidades, costumes e crenas, porm todos interagem em torno de um objetivo comum. Os integrantes seguem um modelo e/ou padro, desenvolvido por cada sociedade e que consideram importante e correto. composto por: Pessoas: So seres humanos dotados de limitaes, inteligncia, vontade e potencialidades. Objetivo comum: caminho escolhido pelo grupo, esforo conjunto. Interao: capacidade de se comunicar, oferecendo e recebendo influncia. A FORMAO DE GRUPOS Espontneos: sem planejamento prvio, surge pela necessidade imediata e seu objetivo depende do objetivo pelo qual foi criado. Tem normas de funcionamento altamente flexveis. Organizados: voluntariamente planejado e destinam-se ao alcance de objetivos mais complexos e em longo prazo. Suas normas costumam ser mais estveis com hierarquia interna razoavelmente definida. TRABALHANDO EM GRUPO Recomendaes:

Respeitar o prximo. a chamada Regra de Ouro das relaes humanas. Evitar cortar a palavra de quem fala, espere sua vez. Controlar suas reaes agressivas, evitando ser indelicado ou irnico. Evitar tomar a responsabilidade atribuda ao outro, a no ser a pedido deste ou em casos de emergncia. Procurar as causas de suas antipatias a fim de venc-las.

Apostila 2

Procurar definir bem o sentido das palavras no caso de discusses em grupo, para evitar mal entendido.

Para manter um bom relacionamento importante agir com: 1. 2. 3. Autenticidade Ser o que realmente , sem mscaras; Empatia saber se colocar no lugar do outro; Apreo ter amor incondicional ao seu semelhante; 4. Flexibilidade de comportamento no se pode ter uma reao uniforme em todos os casos. Os repertrios de condutas vo variar de acordo com cada caso. Importante: Todo esforo humano para a construo e manuteno de um bom clima de convivncia grupal resulta no desenvolvimento das relaes humanas mais satisfatrias. Pessoas que se sentem mais respeitadas e importantes, costumam ser mais participativas e solidrias dentro do grupo, desenvolvendo um grau maior de maturidade e responsabilidade.

RELAES HUMANAS a cincia do comportamento humano, no que se refere ao relacionamento interpessoal. INTELIGNCIA INTRAPESSOAL Capacidade voltada para o auto-conhecimento, administrando esses conhecimentos para favorecer a si mesmo. INTELIGNCIA INTERPESSOAL Capacidade de perceber (compreender) as pessoas, o que as motiva, como trabalham, distinguir seus estados de nimo, temperamento, motivaes e interaes. INTELIGNCIA EMOCIONAL Conhecer as prprias emoes a capacidade de controlar os sentimentos, a cada momento, fundamental para a auto-compreenso.

Apostila 2

Lidar com emoes: lidar com os sentimentos para que seja apropriado, esta aptido se desenvolve na autoconscincia. Motivar-se: por as emoes a servio de uma meta essencial. Centrar a ateno para a automotivao e para criatividade. Autocontrole emocional: saber adiar a satisfao e conter a impulsividade. Reconhecer emoes nos outros: a empatia. Pessoas empticas esto mais sintonizadas com os sinais sutis do mundo externo. Lidar com relacionamentos: a arte de se relacionar, em parte, a aptido de lidar com as emoes dos outros. COMPREENDENDO OS OUTROS

Compreender o outro pelo que ele ; Esquema rgido de pensar; Paradigma padro, modelo, conjunto de regras e regulamentos; Paralisia de Paradigmas quando acha que somente sua maneira/forma de pensar esta correta.

I II III IV V

OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAES HUMANAS. (Silvino J. Fritzen) Fale com as pessoas. VI Interesse-se sinceramente pelos Sorria para as pessoas. Chame as pessoas pelo nome. Seja amigo e prestativo. Seja cordial. Fale e aja com VII VIII IX X outros. Seja generoso ao elogiar e cauteloso ao criticar. Saiba considerar os sentimentos dos outros. Preocupe-se com a opinio dos outros. Procure apresentar um excelente servio.

sinceridade.

Apostila 2

COMUNICAO entendida como a transmisso de estmulos e respostas provocadas, atravs de um sistema completo ou parcialmente compartilhado. A comunicao pode ser verbal e no-verbal. Acontece quando duas pessoas so comuns: COMUM = COMUNICAO Ter afinidade, empatia, estar junto, ser como um todo. Estabelecendo a Comunicao Emissor > Mensagem > Receptor Emissor o que emite/manda algo; Mensagem algo que foi mandado pelo emissor, Receptor aquele que recebe a mensagem. Elementos da comunicao

Codificar transformar, elaborar um sistema de signos; Descodificar decifrar a mensagem, dependendo do repertrio de cada pessoa; Feedback corresponde a informao que o emissor consegue receber do receptor.

Tipos de Comunicao

Gestos; Postura; Tom da voz;

Apostila 2

Ritmo da voz; e Entonao.

Na interao pessoal a comunicao verbal e no verbal (gestos, olhares, movimentos faciais e corporais) so importantes para que o processo de comunicao seja eficiente.

Anda mungkin juga menyukai